Blog do Chico Maia

Acompanhe o Chico

Se papel aceita tudo, a internet muito mais

Bela-Vista---escudo-originaHá uma frase antiga que diz: “papel aceita tudo”, e se é assim, na internet muito mais, com todos os benefícios e males que pode causar.

Existe um site chamado “Times do Brasil”, até interessante, mas que merece muito cuidado quando for consultado.

Acessei uma página onde há um show de erros, exageros e injustiças históricas e factuais. Fala do Bela Vista, de Sete Lagoas, o grande rival do Democrata.

Equipe do Bela Vista em viagem de excursão para a Europa na década de 50bela vista_1_embarque

Sou democratense, mas como setelagoano fiquei incomodado com o tratamento desrespeitoso e superficial dado ao “Bevê”, ou “Rela”, apelidos carinhosos do clube, que teve seus momentos áureos em Minas Gerais, nas décadas de 1950/60, e ainda hoje tem a sua força na região, além de ter possuir um patrimônio invejável, que poucos clubes do interior possuem.

Vou me ater neste momento a três erros absurdos, verdadeiras heresias, que por si só põem em dúvida toda a reportagem: as cores, o escudo e o uniforme.

O Bela Vista é verde, o site o apresenta como vermelho; o escudo mostrado é um arremedo distante do verdadeiro, e a camisa do clube é toda verde ou toda branca, e no site aparece listrada, idêntica ao arquirival Democrata.

 

bela vista_uniforme picaretabela vista - escudo picareta

A principal história contada sobre o clube tem verdades, mas também muitos exageros, sobre a famosa excursão belavistana à Europa em 1958.

Mas vale a pena acessar o site, com o cuidado de acreditar desacreditando.

Como eu ainda não tinha nascido na época, terei de consultar as revistas “Manchete Esportiva” daqueles tempos, que ganhei de presente do Flávio Carvalho, para corrigir outros erros graves e enviar aos responsáveis pelo site, para que o Bela Vista não tenha este tratamento injusto.

Meu pai era belavistano e contava essa história de forma bem diferente do site.

Confira a seguir o que está no “Times do Brasil”: 

“O falso campeão do Brasil”

Na década de 50 vários clubes brasileiros excursionaram pelo exterior. Com maior ou menor sucesso, são histórias que se incorporaram ao acervo do futebol brasileiro. Nenhuma dessas campanhas, no entanto, se equipara à aventura de um clube do interior de Minas Gerais, que no final daquela década protagonizou uma das maiores vergonhas do futebol brasileiro em todos os tempos. Estamos falando do Bela Vista Futebol Clube, de Sete Lagoas.
A equipe disputou, sem muito sucesso, o Campeonato Mineiro de Futebol entre os anos de 1958 e 1962. Nesse período conseguiu a façanha de derrotar o Atlético Mineiro em dois jogos oficiais, um deles em Belo Horizonte, em 1961 (3×2) e o outro em Sete Lagoas, em 1962 (3×1). Nessa época o Bela Vista disputava com o Democrata um dos maiores clássicos do futebol mineiro na década de 50. Conhecido com o “Clássico do Sertão”, movimentava a pacata cidade de Sete Lagoas, distante apenas 62 quilômetros de Belo Horizonte. Mas nem de longe o Bela Vista podia se comparar ao rival, que conseguiu se sagrar por três vezes vice-campeão mineiro, em 1955,1957 e 1963.
A excursão:
Assim, em 1958, como os clubes mais tradicionais do futebol brasileiro, o pequeno Bela Vista também deu um jeito de excursionar pelo Velho Mundo, aproveitando o título mundial conquistado pela Seleção Brasileira. Apanhou, feito gente grande, mas voltou com uma boa história na bagagem: quase empatou com o Real Madrid no Santiago Bernabeu. Na partida, no Rio de Janeiro, os rapazes do Bela Vista, devidamente uniformizados, concederam entrevistas e posaram para fotografias. Anunciaram que excursionariam pela Europa com um plantel de 16 jogadores para um mínimo de trinta jogos, somente contra clubes pequenos. 

Mas o primeiro adversário foi justamente o Real Madrid, melhor time europeu da época. O Bela Vista, apresentado como campeão brasileiro, carregou uma multidão para o estádio, e em um jogo disputado, perdeu por apenas 2×1. Contudo, após os primeiros resultados, a fragilidade do time apareceu e as goleadas também. Os jogadores Assis e Marinho, emprestados pelo Vasco, desertaram da delegação na França, seduzidos por propostas de clubes europeus. Os dirigentes, que preferiam freqüentar hipódromos franceses a tomar conta do time, e o próprio técnico Orlando Rodrigues também abandonaram o clube. Na Inglaterra, já com o veterano jogador Gaia fazendo as vezes de técnico, o Bela Vista perdeu de 12×1 para o Newcastle, diante de 25 mil pessoas. Diante do fiasco do clube, o CND (Conselho Nacional de Desportos) começou a pressionar para que o Bela Vista retornasse ao Brasil, mas seu diretor, Ronaldo Pontes, disse que tinha um contrato celebrado, com autorização do próprio CND, e que seu clube não iria, em hipótese nenhuma, quebrar compromissos. Até o Itamarati foi envolvido na tentativa de parar aquela desastrosa jornada. Enfim, para alegria geral, o Bela Vista concordou em regressar ao Brasil. Não sem antes aproveitar a falta de lugares no avião e realizar mais dois jogos, cujos resultados não foram conhecidos pela imprensa brasileira.

bela vista_2_time

O Bela Vista, de Sete Lagoas em 1961, no Campeonato Mineiro. De pé: massagista
não identificado, Joel, Gutemberg, Amauri, Marcos, Gilberto Gato e Edésio;
agachados: Miltinho, Waldir Nenezão, Jair, Eduardo e Chiquinho. Arquivo pessoal de
Gutemberg Vieira França

bela vista_2_estadio

Nome Oficial: Estádio Santa Luzia
Capacidade: 2.000 pessoas
Endereço: Rua Tupiniquins, 340 – Santa Luzia – Sete Lagoas-MG
Proprietário: Bela Vista Futebol Clube

http://www.timesdobrasil.hd1.com.br/senmtse4nhjakp/minas%20gerais/bela%20vista%20de%20sete%20lagoas-mg.htm


» Comentar

Comentários:
19
  • Engraçado falam sempre dos 10 títulos do B.V. mas ninguém diz quando foram os anos de tais títulos.

  • Carlos Magno disse:

    Chico sou esposo da neta do grande jogador Genuino, gostaria de saber se você tem algumas historias e fotos do mesmo para que nunca caia o esquecimento a grande lenda do futebol Genuino.
    E para passar para seus bisnetos e sucessivamente.

  • Renato Paiva disse:

    Muito legal! Apesar de ser democratense, também espero que o BV volte ao PROFISSIONALISMO (com todas as letras). Será importante para Sete Lagoas.

  • Renato Alexandre disse:

    Para atualizar: o Bela Vista continua em atividade. Está participando, nas categorias de base (infantil e juvenil) da Copa Integração que tem alcance estadual. Este assunto foi colocado em pauta num momento muito propício porque o time voltou, no último domingo, a participar de competições amadoras. Na abertura da 3ª Copa Cultura de Sete Lagoas a equipe do Garimpo venceu o Expresso São Geraldo por 4 a 1.
    Foi a primeira partida oficial do time comandado pelo técnico Gilberto Gracioano, que recentemente venceu a Copa Eldorado dirigindo o Uberlândia (SL). Esta “volta” é um esforço da diretoria que, com o apoio de belavistanos de todas as gerações, promete dar grandes alegrias para a torcida.

  • edisio torres disse:

    Prezado Chico;
    E por esta e outras, que sempre estou dizendo, que voce é um dos melhores jornalistas do Brasil na atualidade. Sério, ético, imparcial e sempre nos brindando com assuntos fantasticos. Os responsaveis pelo site devem sim serem notificados, uma vez que a historia, o passado do Bela Vista não pode ser desrespeitado. Quando joguei futebol em “SéLagoas” foi no Democrata e na época me causou alguns probleminhas. Na familia de minha mãe, dos sete filhos somente um era democratense. Minha mãe me dizia: ô meu filho nunca imaginei que voce seria jogador do Democrata. Mas a verdade é que o Rela sempre foi uma agremiação simpatica.
    Edisio

  • Frederico Dantas disse:

    Chico.

    Já havia visto isso há um tempo e, inclusive, encaminhei ao presidente do BV para tomar as providências. Parece coisa de democratense fazendo algum tipo de sacanagem e o site, na sua inocência, engoliu como verdade.

    Dizem que o Periquito do Garimpo está voltando devagar ao futebol adulto e, depois, quem sabe, ao profissional, já que na formação de atletas nunca deixou de existir. É hoje talvez a principal escolinha de futebol de campo de Sete Lagoas.

    A julgar pela sede social do clube, às margens da Lagoa Paulino, a coisa está mesmo melhorando. Durante anos foi o prédio mais feio da lagoa. Hoje está lindo, verde, como deve ser o BV.

  • Nelson Henrique disse:

    Chico,

    a Internet e uma grande ferramenta para a difusão da informação. Porém devemos ter muito cuidado, com o que lemos e escrevemos. Como você mesmo disse, papel aceita tudo. Não é somente com a Internet que devemos ter cuidado.
    Para termos certeza das informações temos que recorrer a outras fontes, etc. Não deveria ser assim. Os jornalistas e correlatos não perceberam que não “vendem” mais somente informação. O que “vendem” é credibilidade!
    Em tempos não muito remotos, as informações eram passadas em uma via de mão única. Hoje tudo mudou. Com a facilidade e rapidez de se conseguir informações, podemos verificar as incorreções, ou mesmo quando está havendo uma parcialidade. Credibilidade, como tantas outras coisas, é algo difícil de se conseguir, mas facílimo de se perder.
    Informe os dados que conseguir ao tal site. Se for apenas uma incorreção terão o máximo prazer em corrigir. Assim você estará contribuindo para a credibilidade deles.
    Porém o fato aconteceu e o Bela Vista levou sim algumas goleadas. O problema é o modo pejorativo que alguns tratam o assunto. Seria bom que você pudesse pesquisar na Hemeroteca de Minas, que fica no 3º Andar da Biblioteca Luiz de Bessa, situada na Praça da Liberdade.
    É sempre melhor beber na fonte.
    Seguem alguns sites para que você possa pesquisar

    http://www.cruzeiro.org/blog/a-excursão-do-bela-vista-a-europa
    http://www.nilodiasreporter.blogspot.com
    http://www.museudoesporte.com

    P.S Os links para museu do esporte e nilo dias reporter não funcionaram. Não sei o porque.
    Entre no site museudoesporte através de uma ferramenta de busca. Vá a seção Menu, Futebol Nacional, e Bela Vista voltou coberto de gols e presentes.
    No site de nilodiasreporter, vá aseção arquivo do blog, no mês de janeiro de 2010. A primeira reportagem e sobre o Bela Vista.

  • Emílio Melo Figueiredo disse:

    Bons jogadores passaram por Bela Vista e Democrata! O Democrata tinha um jogador, o qual foi “comparado” a Pelé. Trata-se de TIÊ…Posso falar da política atual do Bela Vista. As escolinhas, em seus times de infantil, mirim, juvenil, etc sao comandadas por Careca ( ex Atletico ) e Abelardo ( ex palmeiras ), a um bom tempo. Valorizam jogadores de Sete Lagoas. Se o B.V tivesse mais apoio, como tem o Democrata, acredito que revelaria bons nomes. O ultimo deles, Thiago Heleno nao vem passando uma boa fase no Cruzeiro. Ele começou no Bela Vista. E o Bela Vista voltou com o amador disputando torneios na cidade, com o comando de Gilberto Graciano ( ex tecnico e funcionario do Democrata ).

  • Dedé de Dora disse:

    Aguardo relatos sobre o desempenho do time da Praça Tiradentes nos campos de terra de Sélagoa.

  • Ronaldo Totoli disse:

    Oi Chico,

    Lembro-me de ver fotos e artigos da época mostrados por meu avô, Zé Costa, que foi um dos participantes nessa viagem à Europa com o Bela Vista. Ele, como belavistano que era, tinha muitas histórias pra contar (algumas parecidas com o artigo, outras nem tanto…) sobre essa excursão. Mas o mais importante é que ele tinha uma memorabília enorme sobre a excursão que eu, infelizmente, não sei com quem está hoje em dia. Provavelmente tudo deve estar sã e salvo ou com minha avó, ou com meu tio Flávio, quem foi jogador do Bela Vista, como vc bem sabe.

    No mais, grande abraço pra vc! Sempre um prazer ler o blog!

  • J.B.CRUZ disse:

    Excelente relato de Renato Alexandre..Voltei no tempo…Todos os Clubes sempre tem História para contar…

  • Daniel Lanza disse:

    Já havia visto este site e achei o texto um tanto quanto pesado, por mais que sabemos das verdades que nele existem. Infrelizmente, devemos reconhecer que o “Rela” foi deixado de lado por alguns dirigentes quando esteve na Europa. Esta é a história que sempre ouvi dos familiares belavistanos mais velhos.
    Sou democratense, fanático, ao ponto de acompanhar apenas a vida deste Clube, porém, torço para que o Bela Vista consiga sair da situação que está para que o Clássico do Sertão volte a ser destaque no Campeonato Mineiro.
    O desrrespeito ocorreu no texto, principalmente quanto ao uniforme. Cheguei a pensar que poderia ter havido mudanças no escudo e cores durante sua história, o que foi comum em muitos Clubes.
    Na internet vc encontra o que quiser. Se desejar, encontrará um texto onde dirá que o primeiro astronauta a pisar na Lua era brasileiro.

  • João Paulo Castilho disse:

    Qualquer dia desses pudia falar dos bons momentos do Formiga EC!

  • Renato Alexandre disse:

    Chico, um breve histórico do BV.

    O BELA VISTA
    O Bela Vista Futebol Clube foi fundado em 21 de abril de 1930, por três sete-lagoanos, os três pioneiros Feruca, Juvenal Estanislau de Souza e Natal Lanza. Posteriormente muitos outros se juntaram a eles, mas como não foi possível montar um time completo, eles uniram-se ao extinto Vera Cruz, na época comandado por Geraldo Cândido, para formar a primeira equipe do Bela Vista, ou BV, como é conhecido entre seus torcedores.

    O Bela Vista é repleto de história de um tempo romântico do futebol. A mais famosa é a excursão a Europa na década de 60, logo após o Brasil conquistar seu primeiro título mundial na Suécia. A viagem foi organizada pelo ex-presidente Guilto Rodrigues dos Santos e por Adelchi Ziller. Foram 24 jogos em países como Espanha, Holanda, Itália, Alemanha e Inglaterra. Algumas partidas foram memoráveis para os belavistanos como a contra a seleção alemã quando o BV conquistou um empate de 1 a 1. A Alemanha foi a quarta colocada no mundial da Suécia. A derrota de 2 a 1 para o poderoso Real Madrid também foi considerada uma façanha. A equipe espanhola jogou com craques consagrados como Puskas, Kopa e Di Stéfano no Santiago Bernabeu lotado com 90 mil torcedores e só conseguiu vencer aos 45 minutos do segundo tempo com um gol de pênalti.
    O Bela Vista chegou a fazer parte da elite do futebol mineiro, ao lado de Atlético, América e Cruzeiro, mas seu grande rival foi sempre o Democrata de Sete Lagos. Esta rivalidade era tanta que em 1958, uma partida entre as duas equipes foi transferida para o estádio Independência em Belo Horizonte. Resultado: BV 2 a 1.
    O maior referencial do clube é o ex-jogador Genuíno, já falecido, um atacante que chegou a ser comparado com o Pelé. Ele fez parte da equipe que foi à Europa, ao seu lado ex-jogadores como Edésio, Délio, Gaya, Marinho, Jorginho e o ex-treinador Orlando Rodrigues.
    Após deixar a elite do futebol mineiro, em 1961, o BV passou a dedicar-se exclusivamente ao futebol amador da região de Sete Lagoas. Em 35 anos de futebol amador, a equipe sagrou-se campeã 10 vezes, sendo um pentacampeonato e um tricampeonato. Na fim da década de 80 o time retornou aos campeonatos profissionais, participando do Campeonato Mineiro da Terceira Divisão e conquistando o acesso a Segunda Divisão. As dificuldades financeiras inviabilizaram a continuidade no futebol profissional.

  • Emílio Melo Figueiredo disse:

    Absurdo esse uniforme alvi-rubro que o site coloca no Bela Vista! Uma pena o B.V estar com está. Sou belavistano de coração!

  • Klailton Saraiva disse:

    Chico, antigamente fazíamos trabalhos escolares através de enciclopédias. A mais famosa era a Barsa, onde líamos e resumíamos os fatos e memorizávamos o objeto em estudo. Hoje o aluno acha qualquer texto na internet, imprime e entrega ao professor. Não aprende ler, entender e escrever e muito menos conhecimento. E na internet tem cada “pérola”…
    Chico, mudando de assunto, ficamos muito satisfeitos com a convocação do atleta Fabrício Dias, o Lorena (um dos maiores pontuadores da Liga) do Moc/Funadem pelo Bernardinho para o pré-time que vai disputar o mundial 2010 de Vôlei. Outra surpresa foi o retorno do levantador Ricardinho que a 3 anos não era convocado.