Blog do Chico Maia

Acompanhe o Chico

Os preparativos para que a Arena do Jacaré substitua Mineirão e Independência a partir de junho

A notícia interessa diretamente a todos que pretendem ir a Sete Lagoas assistir os jogos do Atlético, Cruzeiro e América a partir do fechamento do Mineirão dentro de algumas semanas.

Está na edição do jornal Sete Dias de hoje, nas bancas da região de Sete Lagoas:

* Anastasia vai anunciar

duplicação da MG-424

Celso Martinelli

Com muito sucesso, foi realizado durante toda a terça-feira o seminário “Sete Lagoas – Campeonato Brasileiro & Copa 2014: estamos preparados?”. Destaque para a participação de diversas autoridades do meio esportivo e turístico, o evento trouxe grandes novidades. A principal delas foi anunciada por um dos diretores do Comitê Executivo Copa 2014 do Governo de Minas Gerais, Fernando Ladeira. Segundo ele, em breve, o agora governador Antonio Augusto Anastasia – Aécio Neves renunciou para concorrer a uma vaga no Senado – vai anunciar a duplicação da MG-424 entre Pedro Leopoldo e Sete Lagoas, a fim de facilitar o acesso até o Aeroporto Tancredo Neves (Confins).

Em sua explanação, Fernando Ladeira afirmou que a rodovia vai merecer um tratamento especial. “Já temos recursos assegurados e é um dos projetos na pauta do Comitê Executivo Copa 2014. São vários os projetos específicos, e Sete Lagoas também está inserida neste contexto. Vamos deixar a melhor imagem de Minas Gerais para o mundo. O objetivo é trazer visibilidade”, garantiu. O diretor prometeu que todas as demandas da cidade serão levadas, pessoalmente por ele, até a presidência do Comitê.

Idealizado pelo Jornal SETE DIAS e Centro Universitário Unifemm com apoio da Acisel, CDL, Sindcomércio e realização da Prefeitura Municipal de Sete Lagoas, o seminário foi marcado por sugestões e cobranças, principalmente ao poder Executivo. O reitor do Unifemm, Antônio Bahia, espera maior liderança da prefeitura a partir de agora. “Se não houver ação, poderemos ter problemas com a abertura da Arena do Jacaré. É preciso dar prosseguimento ao que foi lançado aqui”, afirmou.

O jornalista Chico Maia, diretor do Jornal SETE DIAS, considerou que a cidade ainda dorme para tudo que está por vir e admite que Sete Lagoa ainda não está preparada. O Secretário de Estado de Esportes, jornalista Alberto Rodrigues, cobrou mais ação do Executivo. “Em Sete Lagoas será jogado futebol. A Arena do Jacaré e o Independência serão os estádios de Minas Gerais durante a reforma do Mineirão. É preciso trabalhar de forma intensa e rápida”, cobrou o secretário.

A realização de um Cruzeiro e Atlético na Arena não foi descartada. Segundo Ricardo Raso, diretor de infra-estrutura da ADEMG, os primeiros jogos a serem realizados na cidade definirão se Sete Lagoas tem condições de receber o maior clássico de Minas. O seminário foi dividido em dois grandes blocos. Ao final do evento foi redigido documento com as principais propostas levantadas nos debates, que será entregue ao governador Antonio Anastasia e ao prefeito Mário Márcio Campolina Paiva, “Maroca”.

Confira o que de mais importante falou cada uma dos palestrantes convidados:

· Antônio Bahia (Reitor do Centro Universitário Unifemm)

“Temos o capital intelectual, mas não substituímos o município e sua maior liderança, que é o prefeito”.

· Chico Maia (Jornalista – Diretor do Jornal SETE DIAS)

“Não temos pronto socorro em condições, as vias de acesso são precárias, a duplicação da BR-040 ainda não foi concluída e a MG-424 é um caso de polícia. Falta sinalização na cidade, o receptivo turístico é deficiente. São questões públicas que Sete Lagoas ainda não discutiu”.

· Alberto Rodrigues (Secretário de Estado de Esportes)

“A Arena do Jacaré e o Independência serão os estádios de Minas Gerais durante a reforma do Mineirão. É preciso trabalhar de forma intensa e rápida. Vamos trabalhar Maroca, porque o Estado vai dar todo o respaldo a Sete Lagoas”.

· Nadab Abelim (Secretário de Governo de Sete Lagoas)

“A principal preocupação é com a segurança e o número de pessoas que estarão circulando em Sete Lagoas. Precisamos reestruturar a cidade. Sabemos dos problemas, agora é criar metas e executar os projetos”.

· Fernando Ladeira (do Comitê Executivo Copa 2014 do Governo de Minas Gerais)

“Já temos recursos assegurados para a duplicação da MG-424. Este é um dos projetos na pauta do Comitê Executivo Copa 2014”.

· Thiago Lacerda (presidente do Comitê Executivo Copa 2014 de Belo Horizonte)

“As seleções é que escolhem onde vão ficar durante a Copa. Para ser uma cidade base é necessário atender requisitos básicos, como um campo de futebol com as dimensões e gramas iguais aos dos estádios da Copa. Também é preciso oferecer equipamentos para a preparação das delegações. O governo vai mandar um livro indicando as cidades mais adequadas”.

“O hospital deve ser adaptado para atender as exigências da Seleção que porventura fique hospedada na cidade”.

· Ricardo Raso (Diretor de infra-estrutura da ADEMG)

“A Arena do Jacaré tende a ser multiuso. A cidade se aperfeiçoa a cada evento, passa a saber lidar com o espaço. O Axé, que é realizado no Mineirão, representa em termos de receita mais do que 50 clássicos entre Cruzeiro e Atlético”.

“A logística que envolve, tanto para Atlético e o Cruzeiro, vir a Sete Lagoas é bem melhor do que ir até Ipatinga. Os primeiros jogos a serem realizados na Arena definirão se o município está preparado para receber o clássico”.

“O investimento na Arena do Jacaré já chega a R$ 14 milhões, houve alterações no projeto inicial, o que elevou o custo”.

· Tenente-Coronel Aloizio Vaz O. Júnior (Comandante do 25º Batalhão da PMMG)

“Sete Lagoas não tem efetivo suficiente para garantir a segurança dos torcedores”.

“Estamos preocupados com confrontos na BR-040. O objetivo é fiscalizar as torcidas organizadas antes mesmo de chegarem ao estádio”.

“Será necessária a utilização da PM de Belo Horizonte e reproduzir o que é feito no Mineirão”.

· Osvaldo Wiermann Júnior (Delegado Regional de Polícia Civil

“Os problemas vão desaguar na Polícia Civil após as ocorrências. Não estamos preparados ainda para tal demanda. Não tenho certeza se o comando da Civil vai trazer para Sete Lagoas a Delegacia de Eventos. Tenho cobrado maior suporte do Governo do Estado”.

· Marco Aurélio (Comandante do Corpo de Bombeiros Militar)

“É uma situação ainda desconhecida para o município. Os Bombeiros vão intervir assim que conhecer a estrutura do estádio finalizada. Espero que esteja prevista uma sala de enfermagem na Arena a fim de não aumentar a demanda nos hospitais caso alguém precise de atendimento”.

· Cel. Gilberto Luiz (Coordenador da Guarda Municipal)

“A promessa do Executivo é aumentar nosso efetivo. Em breve, a guarda também vai dar maior suporte ao trânsito”.

· Inspetor Darlan Lima (Polícia Rodoviária Federal)

“A PRF já conta com uma delegacia metropolitana, que vai dar suporte durante a vinda dos torcedores da capital e região para Sete Lagoas. Não estamos preparados ainda, mas vamos unir forças com as demais instituições de segurança para atender esta demanda”.

· Eduardo Betti (Secretário Municipal Trânsito e de Transporte)

“Juntos com a Turi e Cooperselta vamos discutir o número de veículos necessários nos dias de jogos e criar um itinerário específico até a Arena. O certo é que a concentração de torcedores não será no CAT, que já não atende a atual demanda no dia a dia”.

“Intervenções no entorno do estádio serão feitas. Vamos seguir as sugestões do Departamento Estadual de Obras Públicas (DEOP). Inicialmente, os lotes serão em parte desapropriados, principalmente onde há muros e o ‘corredor polonês’, que serão removidos. Vamos construir temporariamente uma alameda de 30 metros para facilitar o acesso dos torcedores”.

· Ivana Nascimento (representante do Secretário de Saúde)

“A secretaria vai ter um planejamento estratégico em dias de jogos. Estas ações serão divulgadas. Vamos contar com novas ambulâncias e maior suporte do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu)”.

· Eder Bolson (Secretario de Desenvolvimento Econômico e Turismo)

“Contamos com um total de 1.187 leitos. Sete Lagoas precisa, pelo menos, de mais 15 empreendimentos na categoria superior, hotéis de 3 a 5 estrelas, que gerariam mais 1.500 leitos. Temos conhecimento de sete empreendimentos da rede hoteleira em andamento”.

“Estão em andamento obras do receptivo da Gruta Rei do Mato, com recursos do Governo do Estado. Garantiram que o receptivo será de nível internacional. A conclusão está prevista para outubro deste ano”.

“Hoje não temos nenhum projeto pronto para a captação de recursos para o Turismo. Infelizmente, Sete Lagoas não é percebida como cidade turística nem em Minas Gerais. O Comtur (Conselho Municipal de Turismo) vai dar maior suporte à prefeitura na elaboração de projetos e captação de recursos”.

· Leonídio Pontes (Empresário, Grupo Calsete)

“Sete Lagoas é uma cidade atípica. Tudo o que você quer, você não consegue. Foram cinco anos na Justiça para conseguirmos implantar o Shopping Sete Lagoas, que somente este ano está tornando-se uma realidade. O próximo passo é viabilizar a construção de um hotel junto ao Shopping. É preciso unir forças para desenvolver, mas o poder público deve ser o indutor”.

· Hernani de Castro (Vice-presidente executivo da Federação dos Convention & Visitors Bureau-MG)

“Sete Lagoas precisa criar a cultura de eventos. A cidade precisa fazer parte da Federação dos Convention & Visitors, visto que a cadeia produtiva aqui não é integrada”.

· Eduardo Rocholli (vice presidente da Acisel)

“A prefeitura tem uma responsabilidade dupla: a primeira é de captar recursos e a outra de incentivar a iniciativa privada. Com a redução do ISS ficaria mais atrativo para o empresariado construir novos hotéis em Sete Lagoas”.

· Vanessa Maciel (presidente da CDL)

“A CDL é parceria e seremos co-participantes na resolução dos problemas. É preciso maior interlocução entre o Executivo municipal e o governo do Estado. Nossa preocupação hoje é com os camelôs que proliferam no Centro da cidade e, com os jogos na cidade, só tendem a aumentar”.

· Idolindo de Oliveira (presidente do Sindvarejo)

“Todos estão cientes dos problemas e oportunidades, falta em Sete Lagoas é mais ação do poder público, que não assumiu a cidade ainda”.

· Roberto Rodrigues (Gerente da concessionária Turi)

“A partir de maio 100% da nossa frota estará apta a atender portadores de deficiência e cadeitrantes; até o final de abril contaremos com 16 novos ônibus, com menor emissão de poluentes, para atender melhor a demanda durante os jogos”.

· Silvana Nascimento (coordenadora do Turismo de Negócios da Secretaria de Estado de Turismo)

“Vejam mais oportunidade do que problemas. Em Sete Lagoas, deve ser feito o dever de casa. O Campeonato Brasileiro vai reforçar a imagem do município. O legado é importante. É preciso planejar o que será feito de eventos no estádio após as competições”.

“A construção de um Centro de Convenções é uma necessidade”.

“Até 2014 os destinos indutores do turismo em Minas – e Sete Lagoas é um deles – devem preencher todos os requisitos para ser uma cidade base da Copa. A cidade sai na frente pela proximidade com Confins e por possuir um dos melhores estádios de Minas”.

· Mário Márcio Campolina Paiva (prefeito de Sete Lagoas)

“Estou consciente da responsabilidade. Vejo 99% de chances de Sete Lagoas ser uma sub-sede da Copa de 2014, tudo caminha para isso. Estamos juntos com a iniciativa privada e seremos participativos”.

* www.setedias.com.br


» Comentar

Comentários:
22
  • Renato Paiva disse:

    Disponha Clayton!

  • Falando em transferência de jogos para Sete Lagoas, o ÚNICO clube que somará prejuízo atrás de prejuízo é o CAM. Motivo: sua torcida (falei “torcida”!) não poderá acompanhar seu time. São recordes e recordes quebrados de si mesma. Simplesmente fantástica!
    – Com relação aos demais, bem, deixa prá lá que “esses” não sabem o que é torcer, amar um clube de futebol, seu sentimento é muito pequeno, quase inexistente ou completamente inexistente, sem importância, sem razão de ser!
    – Lembro-lhes uma frase do já saudoso Armando Nogueira: “BRASIL, CAPITAL BRASÍLIA; MINAS GERAIS, CAPITAL ATLÉTICO MINEIRO”!
    – Dá-lhe, Gaaalllllôoooooooo…

  • Alisson Sol disse:

    Este evento sempre ocorrem no “primeiro mundo”, pois é o que permite alguém “escorregar” e fazer revelações estarrecedoras.

    Lendo o texto, o que mais me incomodou foi esta declaração:

    Marco Aurélio (Comandante do Corpo de Bombeiros Militar)

    “É uma situação ainda desconhecida para o município. Os Bombeiros vão intervir assim que conhecer a estrutura do estádio finalizada. Espero que esteja prevista uma sala de enfermagem na Arena a fim de não aumentar a demanda nos hospitais caso alguém precise de atendimento”.

    Isto significa que os bombeiros não conhecem ainda o projeto do estádio? Por que e se não houver a tal sala de enfermagem agora? Vão improvisar?

    O brasileiro é até mais “flexível” que outros povos, pois aceita a “improvisação”, e geralmente a faz bem. Nos EUA, destruiriam o estádio e refariam tudo se houvesse algo faltando, e na Inglaterra iam simplesmente colocar uma placa dizendo que a “sala de enfermagem” é em um prédio ao lado. Mas o que incomoda é que, até onde me lembro, todo projeto deste porte tinha de ser aprovado pelos bombeiros antes do início da construção, e também depois de pronto (mas aí só para confirmar se não houve desvio do projeto). Agora, o Comandante dos Bombeiros dá a entender que não sabe se há ou não sala de enfermagem. Daqui há pouco a Cemig vai dizer que não sabe se vai ter como fornecer luz ao estádio…

  • Chico,

    A parte não duplicada da MG 424 é péssima, uma vergonha. Obra mais do que bem vinda.

  • Macalé disse:

    Sélagoa nunca mais será a mesma depois do campo de futebol iluminado.

  • rodrigo assis disse:

    duplicarem a MG424 é o sonho de todo mundo em matozinhos, o trecho entre pedro leopoldo e sete lagoas é um lixo, principalmente a parte que corta matozinhos

  • Clayton "Claytinho - Só Boleiro do Nova Vista/BH" disse:

    Tem razão Emílio !

    Abraços e bom feriado pra vc também !

  • Emílio Melo Figueiredo disse:

    Clayton,

    É so a gente falar de seleção. Dai num corre o risco de sair discusaão pesada…haha

    Abraços a todos, bom feriado…

  • Clayton "Claytinho - Só Boleiro do Nova Vista/BH" disse:

    Valeu Renato Paiva !

    Vou fazer contato com seu amigo Arísio sim. Já anotei o site e vou acessar agora mesmo.

    Tá vendo gente como uma rivalidade sadia pode até render bons frutos ?? rs O Renato Paiva é um grande Atleticano e está dando esta dica pra um Cruzeirense.

    Obrigado mesmo Renato !

    Abraços

  • alexmartinamc disse:

    O Arisio é gente da melhor qualidade, cruzeirense nato, amigão do Chico!!!

  • Renato Paiva disse:

    Clayton,
    Tenho um amigo aqui de Sete Lagoas que pode se interessar em manter contato com você. Ele é proprietário de hotel (www.realhotel.com.br) aqui e tem um terreno com ótima localização e projeto já pronto pra construção de um outro. O nome dele é Arísio Júnior. Gente fina, apesar de ser Cruzeirense como você. kk. Faça contato com ele. Os dados estão no site. Quem sabe não sai uma boa parceria aí.
    Sds.

  • Dudu GALOMAIO disse:

    Tá falado Emílio…

  • Emílio Melo Figueiredo disse:

    Sete Lagoas ainda não esta preparada no que tange à hospedagem, estrutura de segurança, em geral. O novo shopping que está sendo construído tem previsão de conclusão daqui a 198 dias. A cidade cresce, mas a estrutura não. É hora de agir, nçao pensar apenas em construir, pensar emplanejamento e estrutura para suportar o avanço industrial e tecnológico.
    Mas a idéa anima a todos nós de Sete Lagoas. E desejo de todo setelagoano que esse avançõ da cidade de certo.
    Sete Lagoas receberá de braços abertos a visita de todos os amantes do futebol…

  • J.B.CRUZ disse:

    Viva SETE LAGOAS, merce tudo que está acontecendo de bom com esta cidade..

  • Emílio Melo Figueiredo disse:

    Em Sete Lagoas / MG…

  • Emílio Melo Figueiredo disse:

    Dudu…

    Apesar de nao torcermos para o mesmo time, fico a dispoção paa ajudá-lo a tomar aquela Brahma gelada nos nossos bons butecos, com ótimos tira-gostos…

    Abraços..

  • Eurico disse:

    Esse Dedé de Dora deve ter algum problema com Sete Lagoas. Só corneta, deve ser um rejeitado.

  • Clayton "Claytinho - Só Boleiro do Nova Vista/BH" disse:

    Parabéns aos idealizadores deste Evento, em muito boa hora.
    Pelo que percebi, foram destacadas todas as deficiências, que serão levadas ao Governador de MG. Torçamos para que haja vontade política de fazer a coisa acontecer de fato, que com certeza todos nós ganharemos com isso. Sete Lagoas é uma cidade adorada por praticamente 10, entre 10 Belorizontinos. E acho que chegou a hora desta bela cidade aproveitar esse gancho da Copa do Mundo, pra se estruturar melhor e assumir um novo posicionamento. Com isto, a cidade não seria beneficiada somente pelo futebol, mas também aumentaria consideravelmente a possibilidade de atrair grandes Empresas pra região.

    Chico, não vi nenhum comentário sobre a parte de hospedagens da cidade… Saberia me dizer se existem projetos para construção de Hotéis na cidade ?? Tenho especial interesse nesta parte, porque atuo em MG como Representante Comercial de um grande Grupo Hoteleiro, com bandeira reconhecida internacionalmente, que tem total interesse em participar de licitações para administração de Hotéis ou Flats em Sete Lagoas. Sabendo de alguma coisa, peço-lhe a gentileza de me informar.

    Abraços

  • Dedé de Dora disse:

    Só uma perguntinha: Sélagoa já providenciou o tratamento do seu esgoto?

  • Geovany Altissimo disse:

    Fico assustado é com tantas manifestações de participantes do evento sobre a morosidade e ineficiência do poder publico municipal. Só agora que a prefeitura se atinou para os problemas externos do estadio. Como dizia a minha mãe, ” é muita lerdeza “.

  • Iraq Rodrigues disse:

    Evidentemente ira a Sete Lagoas é muito mais fácil que ira a Ipatinga.
    Dá-lhe Jacaré…

  • Dudu GALOMAIO disse:

    Chico, eu tinha planejado ir a esse novo estádio do Democrata quando o GALO jogou lá em 2008… acabei nao podendo ir.
    Assim que os jogos forem realizados lá, pretendo ir a pelo o menos um jogo do GALO.
    Vc que conhece bem a região, poderia nos dar boas dicas de lá (bares, restaurantes, etc…)
    Abraço!