Blog do Chico Maia

Acompanhe o Chico

No país da hipocrisia o que vale é dinheiro no bolso

Dunga fica falando em patriotismo mas quando é para faturar uma boa grana extra graças ao cargo de técnico da seleção, ele não quer nem saber.

Vejam que análise interessante do Ruy Castro em sua coluna de segunda feira na Folha de SP:

RUY CASTRO

A Copa dos goles

RIO DE JANEIRO – Um tradicional festival de jazz -música que só interessa a adultos, e, mesmo assim, a uma fração deles- deixou de existir no Brasil há alguns anos porque não podia ser patrocinado por uma marca de cigarros. Já a seleção brasileira, que estará onipresente nos lares brasileiros dentro de três semanas, pode ser patrocinada por uma bebida alcoólica.
A dita bebida, uma cerveja, tomará o país em dimensões nunca vistas e por todas as mídias existentes, incluindo publicidade estática, indução subliminar e telepatia. Uma rima pobre -“brahmeiro”, “guerreiro”-, pespegada aos jogadores, será o mote de milhões de crianças enquanto durar a Copa do Mundo, enfatizando, inclusive para os pais, a “naturalidade” do consumo de cerveja desde tenra idade.
Quinze por cento desses milhões desenvolverão alcoolismo dentro de dez anos. E, embora estejamos falando de futebol, isso não é um chute. É apenas a porcentagem de pessoas que desenvolvem a doença num universo humano com acesso livre a bebidas alcoólicas, o que sói ser o caso do Brasil. Não por acaso, esse é também o número estimado de alcoólatras no país: 28,5 milhões -15 % da população.
A ideia de que a cerveja não é uma bebida alcoólica -e, daí, apropriada a patrocinar atletas- tem espantosa circulação entre nós. Não há força capaz de sequer enquadrar sua publicidade em certos horários, como conseguiram com o cigarro (este banido de todos os veículos) e com as outras bebidas.
O patriota Dunga -aliás, um dos “brahmeiros” oficiais da campanha- não faz questão de que gostem dele, mas de que “gostem do Brasil”. Pois saiba Dunga que, seja ou não o seu time campeão, o legado histórico da Copa de 2010 para o nosso futuro será medido não em gols, mas em goles. Muito apropriado para uma Copa dos copos.


» Comentar

Comentários:
18
  • Vladimir Rocha disse:

    A propaganda pode até ser exagerada, mas o texto do ótimo Ruy Castro também é, parece mais picuinha que crítica e até me estranha, sabendo como gosta de uma birita a intelectualidade brasileira, não sei se ele, Ruy, se enquadra nessa afirmação.
    Penso que não são as propagandas que leva a alcolismo, são questões mais amplas e mais complexas, como a pobreza, falta de expectativa de vida e baixa estima.
    De forma geral, o Brasil é um país tutelar e autoritário, que prefere proibir a educar, a punir

  • Clayton Batista Coelho ( "Claytinho - Só Boleiro do Nova Vista/BH" ) disse:

    Eu morro de rir… rsrs

    Tem uns Atleticanos, que só de ouvirem a palavrinha “Copa”, começam até a se coçar… rsrs

    Copa do Brasil… Copa Libertadores… Copa do Mundo… rsrs

  • No país do futebol os patrocinadores principais são bebidas alcoólicas. Desculpem o termo: “que se f. nós, Professores.” Trabalho com crianças de 6 a 14 anos e é lamentável como estão as crianças! Olha que estamos entre os melhores estados em Educação no Brasil!

    Temos que Abraçar e Educar nossas crianças ou será tarde demais.

    abraços!

  • Daniel Oliveira disse:

    terminou hoje a jornada futebolistica do grande jogador Marques, ou melhor dizendo agora ex-jogador. Até parece que já estava combinado o seu ultimo gol e titulo pelo Glorioso. O futebol perde o galo também, mas marques para na hora certa.

  • Renato disse:

    Dunga não tem culpa,porque é a CBF quem contrata patrocinadores.

  • Dudu GALOMAIO disse:

    bom, vou indo nessa… boa noite a todos…
    comprem pipoca e assitam a sessão cinema de hoje, com o filme “a espera de um milagre”…
    no futebol tudo pode acontecer… eu vou assistir Santos x Grêmio e ficar atento aos foguetes, para dar aquela “zapeada” na TV… rsrsrsrs

  • Emílio Melo Figueiredo disse:

    Pois é..O Chico Maia falou isso, tava com Kalil ao lado. Tiver que mudar de canal. É como Atleticano torcer pro Ipatinga na época da parceria com o Cruzeiro!!!

  • Dudu GALOMAIO disse:

    Emílio, nessa associação aí… a camisa do Democrata Jacaré é igual a do Estudiantes né???
    Ainda bem que vc é Bela Vista;;; rsrsrsrs

  • Emílio Melo Figueiredo disse:

    Totalmente fora do assunto do post, acabo de ver aqui oos melhores momentos de Milan 3 x 0 Juventus. Pelo amor de Deus desse Dunga. Só ele mesmo para deixar o Gaucho de fora!!! Burro!!!

    Chico Maia,

    Estava assistindo ontem a suia entrevista na TVSL, na arena do Jacare. Parabens pelas palabras. Mas lembrou ate do Estudiantes, poxa!!!

    Força pro Jacaré, mas confesso que não vou conseguir torcer a favor..

    Abraços!!!

  • Rodrigo disse:

    Depois dessa da Vanessa Lombardi.. podemos esperar qualquer coisa.. aqui: http://bit.ly/9uVEC7

  • Jefferson Junio (Juninho) disse:

    Juninho Jornalismo esse é meu Blog http://juninhojornalismo.blogspot.com/
    Grande Chico Maia sempre te acompanhando, Blog, Twitter esse é o meu Blog. Tive na Bienal do Livro conversei com você no final, abraços

    – Belo Horizonte

  • Dudu_congonhas disse:

    Hj vou tomar uma Brahma. Isso é que importa. rsrsrsrs

  • J.B.CRUZ disse:

    No início dos anos 80 quando começou a debandada de jogadores brasileiros para a Europa, começou também empobrecer o futebol brasileiro..FALCÃO, CEREZZO e ZICO foram os primeiros a encantarem com as verdinhas(dóllar)..Amor a camisa, time do coração, garra, suor e lágrimas ficaram em segundo plano nas ações e sentimentos dos jogadores..Agora por alguns dólares a mais, lá vamos nós para a Europa,Ásia,oriente e Médio localidades menos votadas mas que tem moeda mais forte que o BRASIL..

  • luciano carvalho disse:

    chico, sempre leio o seu bloge vou acessando, a partir do seu o do mario marra e tambem do jaeci carvalho, o que aconteceu com esse, sumiu, escafedeu-se.

    – sao pedro dos ferros-mg

  • Stefano Venuto disse:

    Nem tanto ao céu, nem tanto ao inferno. Para mim propaganda de cigarro e de bebida se equivalem. Concordo que é hipocrisia deixar de se realizar um evento cultural, porque é patrocinado por uma marca de cigarros. Só acho no caso Dunga inconveniente, associar bebida e esporte, o que para mim é de uma total incoerência. Cada um sabe a imagem que quer passar para a sociedade, Dunga é livre para fazer o que quiser com a imagem dele, até não convocar o Diego Tardelli. Uma coisa Chico tem razão, vivemos nesse país, onde dinheiro compra até amor sincero.

  • William disse:

    A publicidade extrema é ruim assim como essa chatice de politicamente correto.

  • HUMBERTO MENDES MAZZINI disse:

    Prezado Chico,

    também sou atleticano e acompanho vc. desde os tempos do Minas Esporte. Gostaria de fazer algumas considerações sobre o nosso Galo e saber sua opinião.
    Será que ninguém enxerga que o maior problema do Atlético são as jogadas aéreas? Verifique quantos gols levamos dessa maneira. Já no campeonato mineiro (contra o Ipatinga foram dois) foi uma lástima. Pudera! Nosso time é baixo. Até os zagueiros são baixos. Os volantes são baixos. Os laterais, nem se fala. O que me espanta é que nosso treinador (que ganha uma fortuna) não percebe isso…
    Até quando vamos levar gols de bola alçada na área e decorrentes dessa jogada ???
    Um abraço,

    Humberto – São João del-Rei

    – são João del-Rei

  • Aldemário Filho disse:

    Chico,

    Cerveja é uma bebida universal e muito gostosa, porém concordo com o autor do texto, a publicidade extrema do produto é perigosa e nociva.