Blog do Chico Maia

Acompanhe o Chico

Público de teatro

Fotos: Eugênio Sávioeusavio_292* O governo do Rio Grande do Sul mandou para a África, o Comandante Geral da Brigada Militar do Estado, Coronel João Carlos Trindade Lopes, e mais oito oficiais para observar todos os aspectos da Copa do Mundo, visando 2014. Conversei com ele e seu grupo durante um bom tempo hoje e fiquei convencido que não só os gaúchos tirarão muito proveito dessa missão, mas todo o sistema de segurança da Copa no Brasil daqui a três anos, já que teremos a Copa das Confederações em 2013.

Vieram os militares gaúchos especialistas nas áreas de interesse cruciais para a o bem estar da população e para os cofres públicos brasileiros. Sim, porque a Fifa tem a estrutura e funcionamento de uma empresa multinacional gigante, com muitos parceiros comerciais, todos espertos na busca do lucro. E é na área da segurança que muita gente lucra, até de forma indevida. Vale lembrar que, das contas não aprovadas dos Jogos Pan-Americanos no Rio em 2007, muitas delas estão neste segmento, que o pessoal do COB até hoje não conseguiu explicar.

O governo sul-africano está com um enorme pepino nas mãos, porque foi obrigado a assumir despesas de última hora, que não estavam previstas, e a Fifa não quer nem saber. Dos cofres dela não sairá mais nenhum tostão dos US$ 100 milhões que ela se comprometeu para este mundial para a segurança.

Empresas privadas, especialmente da Inglaterra, faturam alto em eventos como este, às vezes vendendo serviços desnecessários, ou assumindo a terceirização, através de lobbys muito bem feitos. Muita gente sai ganhando fortunas e o governo do país paga a conta.

Os gaúchos estão se informando de tudo, pessoalmente.

 

Teatro

 

Quanto à segurança nos estádios em si, o Cel. Trindade voltará ao Brasil mais tranquilo. Como ele próprio afirmou, quem está acostumado a garantir a integridade dos torcedores “em um Gre-Nal”, não tem maiores problemas com o público de Copa do Mundo, composto na maioria por estrangeiros. “É como consumidores de espetáculos de teatro”, diz.

Nos estádios é proibido até fumar, apesar da cerveja liberada, e torcedores adversários juntos.

 

Vanguarda

 

O Comandante da PM gaúcha fez questão de lembrar mineira, dizendo que, junto com São Paulo, estes três Estados estão na vanguarda da segurança pública no Brasil, e certamente serão modelos a ser seguidos em 2014. Citou o Cel. Renato Vieira (Comandante Geral), como exemplo de conhecimento em policiamento de grandes eventos, lembrando dos clássicos entre Atlético e Cruzeiro, trabalhosos como os do Sul, e criadores de especialistas no assunto.

 

Seminário

 

Em setembro as polícias militares do país vão se encontrar em Maceió para a primeira grande discussão sobre o esquema de trabalho para a Copa do Mundo de 2014. Antes, os gaúchos vão realizar um Seminário, no Beira-Rio, para debater tudo que eles viram de bom e do que pode ser feito melhor em relação à Àfrica do Sul.

O resultado desse encontro será repassado às cidades sedes e aos demais Estados de todo o Brasil, já que a Copa é do país.

 

Know-how

 

Numa iniciativa louvável, a Brigada Militar já está convidando, aqui mesmo, a gauchada presente na África que veio para a Copa: torcedores, dirigentes, imprensa e empresários, para que cada um contribua com informações que viu em sua área específica e que servirão para traçar o planejamento para o nosso Mundial.

Cada segmento tem a sua visão sobre a complexidade de itens que um evento como este reúne, e nada pode ser esquecido.

 

Sem alterações

 

Nos estádios, normalmente, a polícia age mesmo é orientando o público quanto aos setores de suas cadeiras e pedindo que sente-se durante os jogos para não atrapalhar outras pessoas. Durante esta Copa, o único problema foi nas oitavas de final, depois de Argentina e México, quando torcedores andaram se estranhando. Mas a simples presença da polícia sul-africana, ostentando seus sofisticados equipamentos, acalmou os ânimos.

* Estas e outras notas estarão em minha coluna de amanhã, no jornal O Tempo, nas bancas!

eusavio_293


» Comentar

Comentários:
1