Blog do Chico Maia

Acompanhe o Chico

Montillo x Valdívia: questão de marketing

As escolas de jornalismo põem milhares de novos profissionais no mercado de trabalho anualmente no Brasil, mas os jargões e hábitos se repetem. Por incrível que pareça, oito anos depois, ainda andaram dizendo que Luiz Felipe Scolari conhecia muito bem o time do Cruzeiro pelo fato de ter trabalhado no clube, em 2002.

Com tantas novas mídias e a velocidade da comunicação todo bom treinador conhece todo adversário igual à palma da mão. Qualquer clube grande pesquisa à exaustão a vida pregressa de um possível contratado, dentro e fora de campo.

O resumo de tudo é que quem joga, joga, quem não joga corre, e quem tem mais talento resolve as partidas a favor do seu time. Há jogadores que têm melhores empresários que outros e fazem diferença apenas na imprensa. Questão de marketing. Dois exemplos estavam em campo no Cruzeiro e Palmeiras de hoje: Montillo e Valdívia. O argentino/chileno era um desconhecido no Brasil, porém está dando mais retorno na Toca da Raposa do que o Valdívia no Parque Antártica.

Nessa vitória do Cruzeiro, Montillo mostrou isso.

 

Menos mal

 

Nessas andanças de feriadão em Conceição do Mato Dentro, Dores de Guanhães e adjacências, alguém muito próximo do Gilberto Silva garantiu que ele não foi um dos líderes da radicalização da seleção do Dunga contra a imprensa na Copa da África. Teria sido apenas solidário ao próprio treinador e aos colegas que eram favoráveis a isso: Júlio César, Lúcio e Kaká.

 

Pressão

 

Antes mesmo da derrota para a Ponte Preta sexta-feira, torcedores do América enviaram abaixo assinado à diretoria pedindo a cabeça do técnico Mauro Fernandes. Para mim, um equívoco. Trocas de treinadores durante as competições provocam efeito positivo num primeiro momento, mas depois se mostram frustrantes.

 

Diferente

 

Alguém dirá que o Internacional se deu muito bem trocando Jorge Fossati por Celso Roth que foi campeão da Libertadores. Porém, são competições de regulamentos distintos, onde o mata-mata decide a disputa sul-americana e o brasileiro é por pontos corridos.

Mauro Fernandes trabalha com um grupo barato de jogadores, sem comparação com a Ponte e demais concorrentes ao G-4.


» Comentar

Comentários:
15
  • Clayton Batista Coelho ( Claytinho - Só Boleiro - Nova Vista/BH ) disse:

    Olá Anderson Palestra,

    Quanto ao Gilberto e ao Farias, concordo com vc. Agora sobre o Walysson, tomara que eu quebre a cara e que ele possa provar o contrário mais pra frente, mas pelo que vi dele, não é jogador pro Cruzeiro.

    Abraços

  • Clayton Batista Coelho ( Claytinho - Só Boleiro - Nova Vista/BH ) disse:

    Olá Alisson Sol,

    Eu dou a mão a palmatória viu… Lembro que quando o Cruzeiro demitiu o Adilson, eu critiquei a Diretoria do Cruzeiro, que havia falado que tentaria o Felipão ou que tentou, mas acabou trazendo o Cuca. Já naquela época vc alertava sobre o Felipão…

    Recebi a notícia do Cuca como novo técnico do Cruzeiro, de forma temerária. Mas agora também o estou reconhecendo como uma grata surpresa.

    Abraços

  • J.B.CRUZ disse:

    ALISSON SOL: Excelente comentário..Já foram bons,(LUXA,FELIPÃO,RONALDO) agora já era, relaxaram!!

  • Alisson Sol disse:

    Olá Clayton,

    Na minha opinião, Luxemburgo e Felipão sofrem hoje do mesmo problema do Ronaldo, jogador do Corinthians: estão “fora de forma”. Pode até parecer brincadeira: como pode um técnico estar fora de forma?

    Compare com a situação do Ronaldo. Ele certamente não desaprendeu a jogar futebol. Ao contrário, adquiriu uma enorme experiência durante sua carreira. Mas o menino, que eu vi pessoalmente dividir um sanduiche com outro jogador do Cruzeiro em um Shopping no começo da sua carreira, hoje deve comer do bom e do melhor, quando desejar. As distrações são muitas, e ao invés de treinar todo o tempo que tem, Ronaldo tem inúmeros eventos onde tem de ir, alguns por contrato, e outros por prazer. O mesmo deve estar acontecendo com Luxemburgo e Felipão. Na descendente de suas carreiras, concentram-se mais na escolha das palavras que vão dizer nas entrevistas após a partida do que na preparação do time antes. Não precisam mais provar nada a ninguém, pois podem sempre jogar na mesa o seu sucesso do passado. Quem sofre são seus times atuais.

    Por outro lado, estou tendo uma boa surpresa com o Cuca. Há tempos não vejo um técnico que pareça assistir o mesmo jogo que os torcedores vêem. Mas Cuca parece que está sendo um destes técnicos, que vê os defeitos do time e, dentro das suas opções de banco, mexe sempre com a intenção de vencer. Grata surpresa.

  • Jacqueline Costa disse:

    Mais uma derrota, a mesma desculpa: jogamos bem, mas perdemos. Antes tivesse jogado mal e ganhado. O que assusta é que nem com as seguidas derrotas, o Luxemburgo muda o discurso. Existem lições que se tomam na vida e não devem ser esquecidas: Vocês se lembram do Tite e do Bonamigo ? Pois é, chegaram querendo ensinar futebol para o Atlético, cheios de cátedras e conceitos, desprezaram a história do Clube; Resultado: Série B, Catanhas e Mexiricas. O Luxemburgo está repetindo o discurso: Eu farei do Atlético campeão, o Atlético agora será um time de ponta, etc…. Será que o Atlético precisa mesmo do Luxemburgo para APRENDER a jogar um Campeonato Nacional?! A História do Galo não deve ser desprezada: O Atlético é o time que mais chegou às Semifinais do Campeonato Brasileiro: 14 vezes. Sempre fez belíssimas campanhas. Tanto é que se o Campeonato Brasileiro fosse sempre por pontos corridos, o Atlético seria Pentacampeão. Coincidentemente, desde que embarcou nesses tais projetos, de pessoas que não tinham nenhum conhecimento do clube e que quiseram re-inventar o Atlético, o time se perdeu. O Kalil tem feito um esforço enorme para reerguer o Clube. A administração é nota 10: Enxugou o pessoal ( na sede do galo tinha a secretária da secretária…); conseguiu por as contas do Clube em dia, trouxe jogadores de ponta… O problema é que deu poderes demais ao Luxemburgo. Remontar um time inteiro num Campeonato difícil como o Brasileiro é como trocar pneu com o carro andando… O resultado não podia ser diferente do que está aí. Já que o Luxemburgo não vai embora mesmo, queira Deus que ele acorde, “calce as sandálias da humildade”, se limite apenas a ser técnico e dê um padrão de jogo para esse time. Esse bla, blá, blá de projetos e cátedras já cansou. Futebol é resultado. Que joguemos feio, gol de mão aos 48 do segundo tempo, gol de canela, de barriga, mas que ganhemos.

  • Anderson Palestra disse:

    Clayton, é cedo para falar do Wallysson, muito cedo para falar do Farias, mas já vejo o Cruzeiro crescendo com a entrada do Gilberto. Roger é só segundo tempo.

  • Basilio disse:

    Quando fomos rebaixados em 2005, o Kalil disse que pra um time ser rebaixado é preciso errar demais. E lá vamos nós…
    Está se projetando o mesmo filme de 2005, oportunidade em que não ganhamos nenhum clássico. Atualmente, dos considerados grandes, só vencemos o Vasco.

  • Números e jogos do América no primeiro turno série B 2010:

    1ª rodada: América 0 x 0 Bragantino
    2ª rodada: Coritiba 1 x 1 América
    3ª rodada: América 1 x 0 Figueirense
    4ª rodada: América/RN 0 x 2 América
    5ª rodada: América 4 x 0 Ipatinga
    6ª rodada: Portuguesa 1 x 0 América
    7ª rodada: América 2 x 0 Vila Nova
    8ª rodada: Brasiliense 1 x 1 América
    9ª rodada: América 1 x 2 Naútico
    10ª rodada: América 2 x 0 Icasa
    11ª rodada: ASA 2 x 1 América
    12ª rodada: América 2 x 1 Duque Caxias
    13ª rodada: Santo André 3 x 0 América
    14ª rodada: América 1 x 0 Paraná
    15ª rodada: Guaratinguetá 1 x 3 América
    16ª rodada: Bahia 3 x 0 América
    17ª rodada: América 2 x 0 São Caetano
    18ª rodada: Sport 1 x 0 América
    19ª rodada: América 1 x 3 Ponte Preta

    Aprovetamento de 66,67% antes da copa do mundo.
    Aproveitamento 44,43% pós copa do mundo.

    Dos “considerados favoritos ao G4”, venceu Figueirense, Paraná. Perdeu para Portuguesa, Naútico, Bahia, Sport e Ponte Preta. Empatou com o Coritiba em “seu estádio” em Joinville.

    Quem acompanha a série B sabe que os times citados acima estão no mesmo nível de elenco, até por isto a competição é equilibrada. O que eu vejo nos números e em competições de turno e returno que é fundamental somar pontos contra o adversário de mesmo porte, são aqueles jogos que chamam de “seis pontos”.

    Algumas coisas que observei: quando somos mandantes a arbitragem é de primeira linha e dificilmente acontecem erros nos jogos; quando somos visitantes são árbitros desconhecidos, os chamados “caseiros” e quase sempre ocorrem erros que nos prejudicam, como expulsões, cartões, faltas desleais, penaltis “mandraques entre tantas outras coisas.

    Equipe que o time chamado de “titular” não está definida ainda, dificilmente tem sucesso. “Chorar” contra erros de arbitragem todos sabemos que não ajuda em nada e a tendência é piorar para os próximos jogos.

    Sobre abaixo-assinados para a Diretoria, eu nem fiquei sabendo e não participo destas coisas. Como eu vejo o América, deixo minha opinião e cada um que dê a sua. Quem quiser reclamar que o faça individualmente, sem grupinhos, pois cada um no “seu quadrado”, cada um com sua opinião. Eu por exemplo, quero apenas o acesso, nem “exijo” o título.

    Confio na Diretoria e espero que ela não seja daquela idéia perdedora de “morreremos abraçados” porque quem sofre com os erros são os torcedores.

    Futebol é muito simples, o que o atrapalha são os “professores pardais”. Sou adepto do “feijão com arroz”.

    Para finalizar, pergunto: a diretoria do atletico mineiro vai morrer abraçada com o treinador deles que no momento, os números o colocam, com uma chance muito grande de cair para a série B novamente? Contra números e fatos não há argumentos.

    Saudações Americanas!

  • Clayton Batista Coelho ( "Claytinho Só Boleiro do Nova Vista/BH" disse:

    Tem razão Chico,

    Questão de marketing mesmo !

    Principalmente no eixo Rio-São Paulo existe muito disso. Muita badalação e as vezes nem tanto resultado prático…

    Esse Montillo tem sido uma grata surpresa. Deu um toque diferenciado no meio campo do Cruzeiro, não é só aquele meia que prende a bola e só fica dando assistências ou fazendo lançamentos. Ele também parte pra cima e não tem medo de dividida.

    A lamentar, não poder ver o Montillo jogando no Minerão. E pelo que conhecemos do Perrella, nem veremos. Porque a continuar assim, ele não permanece no Cruzeiro até a reinauguração do Mineirão mesmo. Vão passá-lo no cobre rapidinho… Infelizmente !

    No jogo de hoje, o Farias mostrou que Robert e Walysson, não devem ser relacionados nem pro banco… Calma gente… Não tô dizendo que o cara é fera não, mas deu pra perceber que ele manja muito mais “da coisa” do que os outros dois já citados…

    Ponto negativo no jogo de hoje: Wellington Paulista. Além de não fazer nada, cometeu um penalty infantil.

    O Sr. Jonathan também tá muito desligado. Perde bolas bobas, arma contra-ataque pro time adversário e quando se aventura ao ataque, não arruma nada…

    Um “salve especial” pro Cuca ! Soube mexer no time. Mostrou que não tem nada de protecionismo com o Wellington Paulista e o time voltou outro pro segundo tempo.

    O que tá legal, é que parece que os jogadores do Cruzeiro acordaram e viram que se levarem a coisa a sério, da pra melhorar mais nesse segundo turno. Estilo Obama… “Sim, nós podemos” !

    Uma virada como a de hoje, na casa do adversário, é pra ser exaltada e muito valorizada.

    Chico, sobre a “questão de marketing” isso vale pra técnicos também não vale ? Vejamos o caso do Felipão… Tão badalado, mas continua o mesmo de sempre, mais folclórico do que eficiente… E aqui vai um alô pro ALISSON SOL, que há muito já vinha falando que o Felipão não era essa coisa toda, que muitos de nós achávamos que era…

    Abraços e boa semana pra todos !

  • J.B.CRUZ disse:

    Parabéns ao Estádio JOSÉ DE MAGALHÃES PINTO (MINEIRÃO).
    45 anos servindo ao esporte mineiro, principalmente ao CRUZEIRO ESPORTE CLUBE que colocou o nome do Estado de MINAS em todas manchetes BRASILEIRAS e MUNDIAIS e acumulando ao logo do tempo, conquistas e glórias para a alegria da CHINA AZUL!!!

  • Chico,
    O Atlético fez 2 gols de pênalti hoje. Teve o jogo nas mãos e conseguiu levar a virada com direito a passe do Jataí para o Fernandão.
    Mas, não se pode desprezar a ajuda inestimável do Fábio Costa no 1° gol do São Paulo e o erro de cobertura da defesa atleticana no lance do gol espirrado como Marcelinho…
    Todo mundo falando do time atleticano que está muito mal… Ora, um time com o elenco que o Atlético tem, caro prá siri, não pode estar com uma campanha RIDÍCULA destas. São 12 cepadas.
    O Luxemburgo tem que tentar alguma coisa diferente do que fez até aqui.
    Este negócio de justificar derrotas dizendo que o time jogou bem, e que teve um apagão momentâneo, não cobre a ferida.
    Todo mundo tá vendo…
    O time está mal escalado e apostou em jogadores que todos sabem ter problemas físicos como Fernandinho e Leandro Chinelo.
    Colocou muita expectativa em cima de Diego Macedo e Rafael Cruz que não são esta coisa toda não.
    O time não tem um cão de guarda de responsa, dispensou erradamente o Jonílson, no meu entender.
    O Serginho não é o cara e Edison Mendez também joga mais à frente. Fabiano Genro ipsis literis, pela mesma forma.
    Jogar com 3 beques naturais mata o time, pode acreditar no que digo. E o Luxa não sabe e não gosta de jogar com 3-5-2… bobagem insistir no erro.
    Ricardinho não tem velocidade para ser usado como ala… é covardia colocá-lo para jogar por ali…
    E os tais Jataí ou Jackson não mostrarm bola, ou entrando num time desajustado não conseguem render…
    Prá piorar a coisa, nenhuma das grandes apostas do AtléticoMG vem jogando bola… nada, nada, nada de excepcional mostraram Diego Tardelli, Diego Souza, Daniel Carvalho, Ricardinho, Fabiano Genro, Berola… Obina tem se valido dos gols de pênalti. Aliás, parece que o AtléticoMG é um dos times que mais teve pênaltis marcados a seu favor.
    E dizer o que da defesa que conseguiu levar 33 gols em 19 jogos…
    Claro que a vaca ainda não foi para o brejo…
    Mas, pelas contas será preciso se ter pelo menos 50% de aproveitamento no returno para se escapar da zona de rebaixamento.
    E o Atlético terá que focar na Sul-Americana para buscar a classificação à Libertadores, sem despregar o olho do Brasileiro.
    Tanto isto é possível que ano passado o Fluminense conseguiu o feito.
    Mas, advirto que a reação teria que vir já e os primeiros jogos serão chaves para a reação, a começar do jogo contra o Vasco do invicto PC Gusmão no Rio de Janeiro. Lembrar que PC dirigiu o Ceará que veio até o Mineirão e detonou o seu time no turno…
    Vanderlei Luxemburgo é grande conhecedor de bola, sem dúvida alguma, para mim ainda é um dos top 3 do Brasil, mas, não sei se tomar a 13ª cepada no Rio, se a torcida vai continuar tendo a mesma boa vontade com ele…
    E você o que acha ???

  • J.B.CRUZ disse:

    Os resultados de fim-de-semana: Absolutamente normais..
    Quanto ao América, está muito bem..Sempre entre os primeiros, tem tudo para subir a primeirona..Mauro Fernandes está fazendo um bom trabalho e Fábio Junior voltou a ser o grande artilheiro de sempre..Calma Gente, pelo andar da carruagem e o Mineirão em obras, vislumbra-se maus momentos para o galo que já acostumou a ganhar jogos só em casa…A campanha agora é: FICA VANDERLEI!!!

  • Basilio disse:

    Minha maior tristeza é ver o Galo perdendo em falhas individuais. Será que nunca vai aparecer um Cristão, pra dizer ao setor defensivo do Galo, que eles não tem habilidades pra sair jogando. Nada de toques inúteis dentro da área, é chutão pra cima e para os lados mesmo. Quem sabe, depois que o Galo estiver matematicamente no Z4, o Luxa coloque o Renan goleiro pra jogar. O Fábio Costa é tão horrroroso quanto o Luxemburgo!

  • Demóstenes Padilha disse:

    Chico. Como vamos fazer Chico? A quem podemos recorrer?

  • Gilberto disse:

    O Cruzeiro teve que jogar contra o juiz, mais uma vez. Esse Weber Roberto sempre apronta contra o Cruzeiro a favor dos times paulistas.
    Mas valeu.
    O time rosado ganha 2 penalts num jogo só, não pode reclamar de nada.
    O ingresso agora será 1,00?