Blog do Chico Maia

Acompanhe o Chico

O poder incontestável e exagerado dos árbitros de futebol

PMARBITROSEm suas crônicas dos anos 1950 Nélson Rodrigues desancava os árbitros e chegava a dizer que eles deveriam, todos, passar por corretivos radicais, tipo, serem degredados, degolados e essas outros exageros típicos do grande jornalista e dramaturgo.

De volta e meia, lembro-me dessas crônicas do Nelson e dou razão a ele, claro que sem os castigos sugeridos, mas da raiva que essa turma nos faz, impunemente.

E o poder que eles detém!?

Tanto quanto ou mais que um Juiz de verdade, togado!

O pior é que a praga da incompetência ou suspeição está espalhada no mundo inteiro. Ninguém vai esquecer com facilidade as presepadas de alguns famosos durante a Copa da África, né?

Em todas as divisões, categorias, faixas etárias, sexo e raça há apitadores e bandeiras ruins de serviço.

Ontem vi um desses exemplares na terceira divisão mineira (que a FMF chama de segunda).

O senhor Antônio Márcio Teixeira é muito fraco. Não gosta de exibir cartões, deixa o pau quebrar e não se entende com os seus bandeiras. Foi ruim para os dois times em campo.

E dizem que é bravo: num jogo do Campeonato Mineiro de juniores chamou o auxiliar-técnico do Atlético, Vladimir, para resolver no braço, depois da partida, dentro da Cidade do Galo.

Eu hein!?

Esta foto, feita pelo Rogério Borges ( http://rogeriogborges.com.br/ ), mostra um pouco do poder de um árbitro, cercado de forte aparato policial, como se fosse um Rei ou o presidente da república.

Trata-se da “corte” do Evandro Rogério Roman, Doutor em Educação Física no Paraná, no intervalo de Atlético 2 x 1 Corinthians, na Arena do Jacaré, quarta-feira.

É Doutor em sua principal atividade profissional, e mais um fraco como árbitro de futebol.PMARBITROS


» Comentar

Comentários:
7
  • Ivan Sérgio dos Santos disse:

    O Jogador não pode nem reclamar dentro de campo. As “bonecas” dos arbitros de futebol se acham, parecem o “Todo Poderoso Chefão”. Quando são punidos pelo STJD, ao invéz de irem para a geladeira, a punição deles, é apitarem jogos menos importantes. Jogador é julgado e fica meses suspenso. Deveria ter “TIRA TEIMA” nos jogos. Será que esses babacas não assistem depois as “CAGADAS” que fizeram? Como disse acima o Marcão de Varginha, “Eles se acham intocáveis”. Ontem por exemplo no Jogo entre Ceará e Flamengo, o babaca do Juiz Expulsou o Angelim e o Técnico Luxemburgo. Eles deveriam apitar com uma “Lupa” pra poder enxergarem melhor.
    São um bando de merda, que se acham.

  • Às vezes a “participação” do juiz numa partida que decide classificação e/ou até título, fica, digamos, um tanto quanto “suspeita”, prá não dizer má vontade, desonestidade, conivência até… e quando isso acontece (não raras vezes!), um dos mais prejudicados é sua torcida, que por um bom tempo será lembrada como sofredora e outros pejorativos. Resta saber até quando vai perdurar a situação do juiz que no momento é intocável, infelizmente!!
    – Essa é mais uma razão que tão bem explica os estádios vazios e a violência no futebol, acredito eu!

  • Dudu GALOMAIO - BH disse:

    Flávio Azevedo… tudo bem, meu caro?
    Queira por gentileza, de uma vez por todas, dizer de que maneira o América foi prejudicado contra o Galo?????????????????????
    Pelo amor de Deus… que choradeira sem motivo. E isso atravessa o tempo. Já se vão 5, 6 meses e até hoje a mesma reclamação sem justificativa.
    Se for pelo 2º cartão amarelo do Preto, isso se deveu a interpretação do árbitro. O mesmo aconteceu com o Jonílson no 1º turno (América x GALO) e ninguém ficou reclamando isso. Saiba perder e pare de inventar coisas, como fazem alguns colegas seus partidários de equipe.
    O América perdia o jogo da volta por 2×0 e quando ficou com um a menos, melhorou e empatou o jogo (contando com o relaxamento do adversário, claro). Seu time teve uma sequência ridícula de resultados no Mineirão frente a Tupi, Democrata, etc e a culpa do América não ter sido campeão é de uma expulsão por redundância (2 cartões amarelos) devido a intepretação do árbitro???????
    Esse mesmo juiz impediu o Fabiano de sair cara a cara com o gol, ignorando a lei da vantagem (na época que o Fabiano estava fazendo gols aos montes).
    O simples fato de vc declarar torcer também para o Flamengo, pela lei do bom senso, já te limita a reclamar de juiz, mesmo se tivesse alguma razão, porque o “burro-negro” carioca ganhou 80% dos seus títulos na “mão-grande”.
    Claro que não é nada pessoal. Mas acho que o bom momento do Coelho na série B é muito mais importante do que essa choradeira (ANTIGA) sem motivo.

    Veja a campanha horrorosa do meu Galo. Fomos garfados contra o Ceará, perdendo com um gol impedido do Washington no primeiro turno no Mineirão. Fomos prejudicados também contra o Botafogo (gol de mão do Herrera), contra o Palmeiras e em outras circunstâncias. Mas dá até vergonha de procurar justificar pelo desempenho pífio do time. Seria muita cara-de-pau.

    Abraço e bom fim de semana pra vc!

  • flávio azevedo disse:

    seria ótimo ter lido esta opinião sobre arbitragem quando ‘degolaram’ o meu América favorecendo descaradamante o atlético mineiro e a imprensa mineira só teve a cara-de-pau de falar que todo árbitro erra mesmo aqui ou lá na cochichina. pimenta nos olhos doss outros é refresco. é comprovado já que no lance do impedimento é quae impossivel a olho humano perceber imediatamente a bola partind e o jogador impedido, são milésimos de segundos. agora que chegou a tv fazem covardia a todo momento com os árbitros que ganham um mixaria danada e ainda são eles que pagam a conta pelos maus treinadores, jogadores não profissionais. e para piorar a vida do árbitro as escalações são todas feitas por indicação (canetadas) e não por mérito próprio do árbitro. desculpem-me o desabafo de uma pessoa que tá lá e sabe como a vida de árbitro é complicado.

  • Fabrício Melo disse:

    O 1º gol do Flamengo foi impedido, voltaram a beneficiar o Fla. O Avaí foi assaltado em SP, o Flu, no Rio, também. Os da linha se frente quase todos perderam, o campeonato tá emocionante e a audiência da Globo vai aumentar, com certeza.

  • Stefano Venuto Barbosa disse:

    Chico,

    já deviam ter pensado numa forma de conter os abusos dos árbitros. Uma forma seria a gravação de todos os diálogos do juiz durante a partida e remessa a um órgão corregedor, formado por advogados, juízes desportivos e próprios árbitros.

  • Emílio Melo Figueiredo - Sete Lagoas / MG disse:

    Os juizes de futebol se acham demais. E na maioria das vezes estragam o espetaculo. Mas, precisamos deles.

    Quanto ao Campeonato Chico Maia,

    Faltam 10 rodadas para o fim desse disputado Brasileirao. Vamos lembrar ano passado. Nessa altura do campeonato, Palmeiras era lider e Flamengo vinha atras com 12 pontos atras. Flamengo campeao. Cruzeiro estava la embaixo, Cruzeiro fulminante na Libertadores!!! Entao, enganados aqueles que acham que o Brasieliro se resume a Cruzeiro, Corinthians e Fluminense!!! vai ser emocionante, tanto em cima quanto embaixo na tabela!!!

    E o Cruzeiro vai forte. Dos tres primeiros, é o que está em maior crescente!!! E ganha dois ótimos reforços: Gilberto e W. Paulista!!!

    No mais, bom final de semana a todos. Muito futebol e auqlea cervejinha, com moderação! Haha…