Blog do Chico Maia

Acompanhe o Chico

Números, falácias e onda desnecessária

Os adeptos dos números e projeções no futebol não gostam, mas a verdade é que isso só vale quando a bola entra a favor do time que você gosta.

O melhor exemplo foi o Barcelona ano passado, na decisão da Liga dos Campeões, quando teve 70% da posse da bola e perdeu o título para a Inter. Precisava vencer por dois gols de diferença, mas venceu só por 1 x 0.

O Atlético viveu situação parecida contra o Botafogo, mas nem o empate, que o manteria fora do rebaixamento, conseguiu.

Loco Abreu fez a diferença nesses 2 x 0 dos cariocas.

Em Presidente Prudente o Cruzeiro fez a sua parte e manteve o Grêmio Prudente em seu devido lugar, sem a menor chance de algum risco.

Voltou a dividir a liderança com o Fluminense, ficando atrás no saldo de gols.

Depois do jogo o técnico Cuca desabafou publicamente, reclamando do Jaeci Carvalho que disse na coluna dele no Estado de Minas, que a diretoria mandou que ele escalasse o time de forma mais ofensiva.

Só não entendi o motivo do Cuca levar este assunto para a entrevista coletiva.

O Jaeci é muito amigo do Zezé Perrella e escreve o que bem entende. Mas daí, o próprio Cuca, levar um assunto desses para todo o público, não tem nada a ver.

Um tumulto à toa. O treinador poderia ter escrito uma carta ou telefonado para o colunista. Diria o que bem entendesse e fim de papo.

Estranhamente o Valdir Barbosa, que conhece como poucos as entranhas do futebol, também foi para os microfones falar do assunto.

E não disse nada!

Uma onda totalmente evitável, quando o Cruzeiro vive um ótimo momento.


» Comentar

Comentários:
23
  • Thais disse:

    Eu acho que o Cuca esta certo de falar o que pensa , se o Jaeci pode , porque o Cuca nao pode ? Tem que falar em particular pq ?

  • Arísio disse:

    Ué? Então o Cuca apanha em público e deveria revidar em particular? De certa forma, um repúdio mais reservado por parte do treinador poderia ter sido feito. Mas apenas para não dar holofote a essa figura que mancha o jornalismo esportivo mineiro.

  • Diego disse:

    O Jaeci torna público o que pensa e o Cuca não deve? Não concordo. A imprensa tem o dever de dizer a verdade, não condeno o Jaeci, mas deve ser humilde quando aqueles que se sintam lesados respondam publicamente.

  • Marcos disse:

    Cadê aquele Atlético que jogou contra o Cruzeiro em Uberlândia? Cadê o Obina? Será que tomaram Doril? O Galo não pode ver a estrela solitária carioca que sente a síndrome do rebaixamento ao seu redor. O Galo pode dominar os 90% de jogos contra o Botafogo que sempre perde! Em caso de derrota pro Guarani, a torcida atleticana pode se preparar pra ver os jogos do seu time na Rede TV em 2011.

  • ely disse:

    o juiz prejudicou sim o atletico, marcava faltas somente para o botafogo e dava cartao por reclamaçao somente a atleticanos e ainda deixou de dá um penalt, onde a bola chegaria no obina e o zagueiro cortou com a mao.

    fica de olho galo.

  • J.B.CRUZ disse:

    Quanto aos resultados de ontem, NORMAL..
    A vida continua dando exemplos aos ingratos!!O CRUZEIRO tirou o galo do ¨BURACO ¨, eles não agradeceram e ainda deitaram gozações..Agora voltaram com as próprias pernas..Vai gostar de sofrer lá na ……….Cidade do galo!!
    Enquanto lá nas tocas(2) o CRUZEIRO vai bem OBRIGADO!!!

  • J.B.CRUZ disse:

    O CUCA tem total apoio da Diretoria e da torcida..Com a chegada dele o CRUZEIRO voltou ao estilo antigo e novamente encanta os estádios brasileiros…Já há bem tempo (de uns dois anos para cá) que as opiniões de Jaeci já não convence mais os torcedores..A gente já não mais acredita!!!AVANTE, CRUZEIRO!!!AVANTE, CUCA!!!!A torcida acredita em você!!!

  • Alisson Sol disse:

    Se “O Jaeci é muito amigo do Zezé Perrella e escreve o que bem entende.“, o mesmo vale para o Cuca: deve poder falar na entrevista o que bem entende.

    Falando de futebol, após a vitória sobre o lanterna, o Cruzeiro realmente decide suas aspirações no campeonato nos jogos contra São Paulo e Corinthians. Se chegar às últimas partidas dependendo de resultados contra Vasco e Flamengo, não precisa contar com uma possível ajuda “contra o Fluminense”. Pelo andar da carruagem, Vasco e Flamengo parece que vão passar um bom aperto para se livrarem do rebaixamento.

  • Lima_BH disse:

    Quer dizer que o Jaeci pode difamar o Cuca no “maior” jornal de Minas e o Cuca deve defender sua honra através de um bilhetinho?
    kkkkkkkkkkk Só rindo!

  • Fernando Rabelo disse:

    Foda o Galo perder dessa maneira. Mas eu achei o ataque completamente desplicente no 1 tempo, teve uns lampejos de time do Luxemburgo quando o galo tocava, tocava, tocava e tocava a bola. Eu ainda tou sismado com Tardelli, tudo bem que o cara correu mas na hora H foi foda. Ontem ele e Obina parecerem que não gostavam um do outro. Tiveram duas chances na cara que se eles tocassem um pro outro resolveria o problema. Futebol é coletivo e quem não dá o gol para seu parceiro pode ver isso acontecendo contra.

  • Alex Souza disse:

    Chico Maia, não deveria o Jaeci Carvalho, antes de escrever e publicar “o que bem entende”, ter ligado ou escrito uma carta ao Cuca para saber das coisas? Jornalista esportivo não tem o dever de ouvir as partes antes de publicar algo ou isto só vale para outros setores?
    Para com isto… É a conversa fiada de sempre: “uma fonte dentro do Cruzeiro”… O QUE VOCÊS ESCREVEM É LIDO E REPERCUTIDO NO ESTADO E NO BRASIL.
    Olha Chico, o Cruzeiro está em crise, lutando para ser campeão brasileiro deste ano. A diretoria, atletas e comissão técnica, com apoio da torcida, trabalham para tirar o time do buraco, afinal, como disse o Kalil no programa da Dimara, as coisas estão “degringolando” no Cruzeiro (vendendo pedaço de jogador para pagar salário, perdendo a disputa com o CAM pelo grande Renteria, sendo investigado por causa de transação de jogadores, etc, etc…).
    No CAM, segundo o dirigente, está tudo certo (clube saneado, projeto, técnico de renome internacional, melhor CT, melhor torcida). As coisas estão tão bem que ultimamente tem sobrado até tempo para enviar DVD à CBF dizendo que foi prejudicado no clássico (aliás parece que todos os clássicos vencidos pelo Cruzeiro foram roubados).
    Fico só observando setores locais da mídia esportiva repetindo o mantra, o bordão, que o CAM adora divulgar: “CAM é time de raça e Cruzeiro de toque de bola”; “Cruzeiro não ataca no segundo tempo para o lado da torcida do CAM”; “Cruzeiro não dá sorte se joga com camisa branca”; “existe uma “camarilha” na FMF para beneficiar o Cruzeiro”; “Cruzeiro faz pressão no auxiliar que corre junto a seu túnel”; “O CAM é o clube mais roubado do futebol brasileiro”; “o Cruzeiro é freguês do CAM no campeonato brasileiro”…
    A paixão e a preferência clubística fazem com que o Cruzeiro esteja permanentemente lidando com crises reais e as fabricadas… Espero que saiamos de mais esta.
    O Cruzeiro vem achando a receita: esquecer o CAM e o Clássico pois ele nunca foi determinante para conquistas (este ano 3 pontos e quatro gols para cada lado). O título é determinado mesmo pelos resultados contra São Paulo, Corinthians, Santos, Internacional, Grêmio, Flamengo, Fluminense, Botafogo, Palmeiras, sobretudo nos jogos em casa. As coisas ainda se complicam quando se perdem pontos para Atl/PR, Prudente, Goiás, Atl/GO… A rivalidade regional e as crises fabricadas depois de uma derrota num clássico local sepultaram carreiras de jogadores e treinadores dos dois lados, embora nunca tenham sido determinantes de conquistas de títulos.
    E HORA DE ACORDAR… A MÍDIA LOCAL DEVERIA ASSUMIR ESTE PAPEL E PARAR DE FICAR REPERCUTINDO ETERNAMENTE OS TRIUNFOS E DERROTAS NO CRUZEIRO X CAM, COMO É ESSA POLÊMICA CUCA E JAECI. CRUZEIRO NUNCA SERÁ PARÂMETRO PARA O CAM E ACREDITO QUE NEM TENHA ESSA PRETENSÃO.

  • Andreyde disse:

    Acredito que o Cuca tem todo dever e obrigação, de sim levar a publico sua insatisfação com um jornalistasinho Carioca que até deve ser torcedor do tricolor carioca, que vem tentando desastabilizar o time do Cruzeiro com reportagens e materias sem cabimento ou qualquer fundamento.
    Quem se lembra do Cruzeiro de Adilson Batista, façam uma comparação e digam qual time é mais ofensivo.
    Não que o Adilson tenha sido um mal tecnico para o Cruzeiro, mas Cuca joga pra vencer e ai que esta o diferencial.
    Pra Frente Cuca, vamos fazer o Cruzeiro ser Campeão.

  • Pavão disse:

    O Botafogo tbm colocou o A Mineiro no seu devido lugar…

  • rony rossi disse:

    ola chico, acompanho todos os dias sua coluna, tanto que esta salva em meus favoritos. Bom, não concordo muito com o que voce diz( que o cuca usou a imprensa para desabafar, afinal o jaeci não usou foi a imprensa para dizer o que disse?). Quando envolve o lado pessoal meu caro chico, o sujeito tem todo o direito de “perder a cabeça”.

  • Anderson Palestra disse:

    Convenhamos Chico, ele pode até ser seu amigo, mas que ele é um porre ele é.
    O Jaeci é rídiculo, fazedor de média, jornalista da CBF, vide caso Alexandre Simões.
    Acho que o Cuca tá certo, tem que malhar o judas de forma pública, uma vez que o deplorável Estado de Minas dá azo a sujeitos como o tal.
    Eu sinceramente não sei como alguém aqui em MG dá emprego para esse sr.
    Chico, você pode e tem todo o direito de deixar de publicar esse comentário. Até entendo, pois temos que ser corporativistas. Se não defendermos a nossa classe, quem o fará?
    Só tenho a lamentar que você seja amigo dele.
    Outros repórteres são ruins, tipo Lélio Gustavo, Alvaro Damião e Bob Faria, mas mau caráter só conheço esse carioca.

  • Silvania disse:

    Chico, vc disse tudo.
    Quem é Jaeci Carvalho para botar fogo no palheiro?

  • Clayton Batista Coelho ( Claytinho - Só Boleiro do Nova Vista/BH ) disse:

    Mudando de assunto…

    Dias atrás, se não me engano, teve um tópico aqui no Blog, falando que as coisas pro Atlético, são sempre mais difíceis… E os Atleticanos em sua maioria disseram que é isso mesmo, que tudo pro Atlético é mais difícil… Na ocasião, acabei não tendo tempo de comentar a respeito, devido a correria que eu estava e ainda estou… Mas vamos lá…

    Façam-me o favor né ?? Isso tá mais pra complexo de inferioridade !

    Vcs acham que para times como Grêmio, São Paulo e Inter-RS serem Campeões Mundial foi fácil ?? Acham que pro Cruzeiro ser Bi da Libertadores foi fácil ?? ( Com relação ao Cruzeiro, já sei que muitos vão dizer que foi só por “sorte”… rsrs ).

    Rapadura é doce, mas não é mole não…

    Mas, olhando por um outro ângulo, até que essa coisa de dizer que “tudo pro Atlético é mais difícil” não deixa de ter o seu fundo de verdade…

    Pra um bom time, com muita luta e sacrifício, talvez ele conquiste um grande título. Mas pra time limitado, tudo é mais difícil mesmo.

    Então, isso nada mais é que o reconhecimento público de que o time do Atlético é inferior. Porque, se tudo é mais difícil, é sinal que o próprio time já entra em campo se colocando num patamar inferior ao adversário.

    Se algum dia o Atlético conseguir pelo menos uma Copa do Brasil, vcs acham que será com facilidades ??

    Essa coisa de ficarem se colocando como coitadinhos, vítimas, é que fazem com que o time continue nessa condição de mero coadjuvante nos últimos Campeonatos Brasileiro.

    A vida é dura pra quem é mole… rsrs

  • Clayton Batista Coelho ( Claytinho - Só Boleiro do Nova Vista/BH ) disse:

    O Chico Maia, bom dia !

    Chico, o bom do seu Blog é que, como se trata de um espaço democrático, podemos discordar até mesmo do dono… rs

    Respeito sua opinião sobre esse episódio Jaeci / Cuca, mas discordo totalmente ! O Jaeci usa um espaço num jornal como o Estado de Minas, pra emitir sua opinião ( Porque se for informação, agora está obrigado a falar a fonte que lhe passou ), num jornal que cobre todo o Estado de MG e boa parte do Brasil, fala uma coisa que interfere diretamente ao trabalho do profissional Cuca e vc acha que realmente bastaria só uma carta ou um telefonema do Cuca pro Jaeci, pra esclarecer as coisas ??

    Então, o Cuca como não tem espaço em jornal, exerceu o seu direito de desefa da forma que poderia fazer, usando a Rádio Itatiaia que foi o veículo que o estava entrevistando no momento do seu desabafo e claro, também porque ele sabe da audiência da Rádio Itatiaia.

    Se assim ele não fizesse, aí sim daria margens pra dúvidas do seu trabalho junto aos torcedores. Na minha opinião, o Cuca foi digno. Toda ação, gera uma reação. Anormal seria, se ele não tivesse reagido desta forma. E até pra reagir e ele foi moderado e educado, reiteirou que não estava criticando a pessoa do Jaeci, pois nem o conhece. Estava sim criticando e reclamando do “profissional” Jaeci, um formador de opinião que tem uma coluna no Estado de Minas.

    Vc achou estranho o Valdir Barbosa ter pedido a palavra e não ter dito nada… Mas ali, ele estava representando a Diretoria do Clube. O que ele fez, foi manifestar o seu apoio ao Cuca e ao seu direito do desabafo. O que era pra ser dito, o Cuca já tinha feito.

    Se o Jaeci tem essa informação mesmo, pra não perder ainda mais a sua crebilidade, ele teria agora de falar o nome da fonte.

    Então não acho que uma carta ou um telefonema estaria de bom tamanho não… Acho que o Cuca foi corretíssimo. Ele não tem compromisso com Jornalista, não tem que alisar ninguém, não precisa disso. Ele mostrou pro Jaeci que com ele é, bateu, levou !!! Acho até que ele foi educado até demais, poderia ter descarregado um pouco mais…

    Será que se alguém falasse que nas colunas do Jaeci, algum Diretor do EM impôe essa ou aquela matéria, ele iria somente escrever uma carta ou dar uma ligadinha pra essa pessoa e dizer que isso não acontece ??

    E com relação a “onda totalmente evitável” que vc citou… Esquenta não… Esse Jaeci ultimamente não tá conseguindo fazer nem uma marolinha, quanto mais uma onda… rsrs

    Abraços

  • Aurélio Miguel disse:

    Defendo o colega neh Chico! Discordo totalmente de vc…

    ele tem que falar em público sim, pois o Jaeci não publicou sem consulta-lo. Agora o Jaeci que prove que a diretoria escalou ofensivamente. Reporter tem que ter fontes seguras para esse tipo de caso.
    Na minha opinião isso que o Jaeci escreveu eh totalmente desnecessario, afinal temos um Mineiro disputando titulo e nao eh nada legal querer desestabilizar o otimo ambiente.

  • Rodrigo Gomes disse:

    Tá bom, o Jaeci joga m… no ventilador, espalha um boato desses e você acha que o Cuca “não deveria levar esse assunto pra entrevista coletiva”? Fez certo o Cuca, um cara fazedor de onda igual esse Jaeci não pode sair falando o que bem entender e ficar por isso mesmo. O Cuca tem que deixar claro publicamente sua posição sobre o assunto, já que foi vítima de um boato covarde desses.

  • Clayton Batista Coelho ( Claytinho - Só Boleiro do Nova Vista/BH ) disse:

    O Cruzeiro fez a sua obrigação, ganhou o jogo e continua no topo da tabela ! De zebra, já basta a do domingo passado né ?? rs

    Belo gol o do Zagueiro Léo, que na minha opinião deveria formar a zaga com o Caçapa, quando ele se recuperar claro. Continuo não confiando no Edicarlos.

    O Robert fez o golzinho dele ( só isso também… ), numa bela jogada do Gilberto, que geralmente coloca a bola onde quer e não como alguns jogadores que parece que fecham o olho na hora de cruzar uma bola na área e ficam torcendo pra dar certo…

    Mudando de assunto… E o Galo hein ?? rsrs Definitivamente a Arena do Jacaré não tem nada a ver com o Galo… rsrs Lotaram a Arena e levaram duas traulitadas de uma vez só… Perderam feio pro Corinthians no Sub-23 por 4 x 1 e pra coroar a tarde/noite e dar à sua torcida o que ela já está mais do que acostumada: dor / raiva / sofrimento, ainda perderam pro Botafogo… rsrs Ô “Loco” ( Abreu ) meu… rsrs

    E eu não falo que lá eles não se entendem ?? Final de jogo, Kalil vem ao seu etilo e descarrega sobre o Juiz… Depois, os repórteres foram repercurtir junto aos jogadores e com o Dorival, que discordaram… O Serginho disse que não tinha nada que reclamar do Juiz e que o Atlético que não tinha tido a competência suficiente pra vencer o jogo. Já o Dorival, disse que não ia falar da arbitragem, que isso é coisa do time perdedor… rsrs

    Tudo está no seu lugar… Cruzeiro no topo !! E o Galo hein ?? rsrs

  • Zurykson BH disse:

    É o corporativismo de sempre!
    Nós vivemos em um país democrático senhor
    Chico Maia, e como o Jaecy Carvalho tem o direito
    de publicar suas “notícias” (para ser educado), o
    técnico Cuca também tem toda liberdade de
    dar a sua versão sobre o caso.
    E mais lamentável ainda é o senhor pregar que uma
    simples carta resolveria o caso. Ou seja, um cara
    escreve uma coluna no maior jornal do Estado, com repercussão
    nacional, atingindo a moral do técnico, e o senhor acha que uma
    simples carta resolveria o estrago causado.

  • Guilherme Nazar disse:

    Kalil esta certo de levar ate o fim essa vergonha que e a arbitragem no Brasil. chega no RJ eles marcam ate espiro a favor dos cariocas. ja aqui.

    – rio de janeiro