Blog do Chico Maia

Acompanhe o Chico

Promotor Antônio Baeta nos escreve e esclarece ocorrido na Arena

O Promotor Antônio Baeta nos escreveu esclarecendo o que ocorreu na Arena do Jacaré, momentos antes de Atlético 1 x 1 Palmeiras:

“Prezado Jornalista,
Foi com surpresa que hoje li sua coluna, intilulada ”Promotor na Berlinda”.
Efetivamente nunca conversamos, mas tenho a plena certeza de que nunca neguei qualquer entrevista.
Quanto aos fatos, se você efetivamente os assistiu, deve ter ouvido o diálogo: a senhora em questão era a coordenadora da COMOVEC, e ali estava em decorrência da instalação do Juizado Especial Criminal. Ela possuía uma credencial expedida pela FMF, ocorre que se encontrava em poder do Eduardo Cosso.
Como você realmente presenciou os fatos, verificou que em momento algum se tentou forçar a barra. Foi explicado para a funcionária a situação, sendo que ao negar o acesso, imediatamente a parabenizei pela sua atitude, e a pessoa em questão desceu e foi pegar a credencial. Importante destacar que ela ali se encontrava não para assitir ao jogo, o que é fácil comprovar, porque a Coordenadora da COMOVEC permaneceu o tempo no Juizado, sem acesso ao jogo, ao lado do Juiz de Direito designado. Ela foi até ali para olhar a distribuição das torcidas, principalmente porque a torcida do Palmeiras ficava ao lado. Posteriormente, quando sozinho, novamente me dirigi à funcionária e mais uma vez a parabenizei, falando com a mesma que ela era um exemplo que deveria ser seguida por todos.
A narrativa dos fatos, da maneira que foi feita, tentando criar uma versão inexistente e, antes de tudo, contrária ao que prego e insistentemente combato, não é real e muito menos verdadeira.
Fico triste, principalmente por voce narrar que estava presente e poderia ter escrito o que realmente ocorreu.
Tenho a mais absoluta certeza de que voce presenciou eu parabenizar a funcionária, pois foi em bom tom. Ainda, poderia ter me perguntado o que estava ocorrendo, e tudo seria esclarecido.
Em momento algum se tentou colocar alguém mediante carteirada naquele local para assistir o jogo, pois sou contrário a estes atos e os combato. Não me identifiquei à funcionária e ela não me conhecia. Em momento algum disse à funcionária que eu era Promotor.
Infelizmente, depois do divulgado, mesmo que se esclareça, muitos só vão lembrar da versão incorreta.
Paciência, é o preço que o homem público paga. Aceito críticas, mas não posso aceitar versões criadas em cima de situações de modo a sugerir uma conduta imprópria.
E ainda, depois do que se escreveu, com os comentários já feitos, acredito que fica até difícil para você esclarecer os fatos.
A funcionária solicitou o ingresso ou a credencial. Foi explicado o fato. A funcionária cumpriu seu dever. Em momento algum me identifiquei como Promotor ou lhe disse a famosa frase ”sabe com quem está falando!” A Coordenadora da Comoveec, assim como eu, entendemos que a funcionária estava correta, pois a credencial ainda não tinha sido entregue e não seria possível apresentá-la naquele momento. Ela retornou ao Juizado, esperando que o Eduardo Cosso ali entregasse a credencial. Imediatamente a funcionária foi parabenizada por mim e após elogiá-la, pedi que sempre agisse daquela maneira, ou seja, proibísse acesso ao local de pessoas sem ingressos ou credencial. Posteriormente, por uma segunda vez em que passei no local, a elogiei novamente. Como voce a tudo presenciou, deveria ter informado a seus leitores a minha reação.
Fico triste com a facilidade que as pessoas possuem em denegrir a imagem pública de outras.”
Atentenciosamente.
José Antônio Baêta de Melo Cançado.

* Agradeeço ao Dr. Antônio Baeta pela atenção e esclareço que não vi o desfecho da conversa dele com a funcionária, nem os parabéns que ele deu a ela (e é claro que acredito no que ele relata), porque o jogo estava começando e desci para a tribuna de imprensa.


» Comentar

Comentários:
27
  • Antonio Catão Jr. disse:

    Primeiro: Ele tem Doutorado ou é Médico? Então por que o “Dr.” Baêta?
    Segundo: Ele é um sem serviço, que ganha pelo menos R$20.000,00 mensais (fora benefícios, quinquênios, etc.) pagos pelos nossos bolsos e que está sempre querendo aparecer em cima do Galo.
    Terceiro: se teve que explicar muito é porque tem culpa no cartório.
    Quarto: Quer conhecer o caráter de uma pessoa? De-lhe poder.
    Quinto: A quantas andam as investigações sobre os Perrelas (que não são Perrelas – são Oliveira Costa (isso é uma outra história)?
    Saudações!

  • Anderson Souza disse:

    Tenho vergonha em pagar regularmente meus impostos para sustentar esse tipo de serviço!

    Esta atitude é vergonhosa para qualquer cidadão de bem, eu peso que deveria ser punida.

    Se estivesse na pelo deste senhor teria vergonha dos seus atos e pediria desligamento do serviço público ao invés de tentar explicar o inexplicável.

    No próximo jogo todo mundo deixa o ingresso no carro e tenta entrar no estádio, é só falar, meu ingresso está no carro mais eu comprei, a não pode entrar sem ingresso? Parabéns eu buscar o meu para eu entrar!

    Tenha Santa Paciência! Precisamos melhorar muito o processo seletivos dos nossos servidores, afinal são empregados da sociedade e não ao contrário!

    Parabéns Chico Maia!

  • Zeca disse:

    Alisson, seu comentário, como sempre, muito bom!
    Abraço

  • André Souza disse:

    Isso não o torna menos nojento e sem serviço

  • Paulo Henrique - 7 Lagoas disse:

    Também gostei muito da análise do Alisson Sol. Parabéns!

    Achei importante o Promotor vir ao espaço prestar esclarecimentos, devidamente publicados pelo Chico (tem grandes órgãos de mídia que fazem acusações muito piores, sem provas, e não são muito afeitos ao direito de resposta do envolvido).

    Acredito que o próprio Promotor, ou algum assessor, leia as respostas. Permitam-me então levantar algumas questões.

    Sou admirador da instituição Ministério Público. Tem uma missão fantástica e desempenha grande trabalho. Deslizes, há! Afinal de contas somos seres humanos.

    Não compartilho com comentários jocosos ou desrespeitosos, mas gostaria de tecer algumas considerações específicas ao Promotor Baeta:

    – Acho correta a resposta do Promotor, mas frases do tipo “Fico triste com a facilidade que as pessoas possuem em denegrir a imagem pública de outras” me parecem desnecessárias. Fica parecendo que o jornalista agiu de má fé. Se frase como essa saísse da boca do Lula, já haveria campanha pela liberdade de imprensa na certa;

    – concordo com seu trabalho de exigir estádios com um mínimo de
    condições. Se ninguém brigar por isso, teremos direitos do torcedor desrespeitados como se tudo fosse normal;

    – no entanto, entendo que existem coisas muito piores no futebol que ainda não vi o MP avançar sobre elas. Como disse um colega acima, a quantas andam as investigações sobre enriquecimento ilícito dos Perrelas?? E as investigações sobre fraudes e crimes cometidos pelo Ziza Valadares, quando presidente do Galo, na parceria com o Democrata-GV?? E os Paulo Curys, Afonsos Paulinos e Newtons Cardoso da vida?? E aqueles escândalos das arbitragens que compraram passagem de avião superfaturadas?? E aquela denúncia, feita por Cléver Assunção e outros, de que a FMF os obrigava a beneficiar times da capital (na época, o América que penava no módulo II)??? E os supostos “caixas 2” em rendas de jogos?? E a lei da transparência no futebol?? Como andam os balanços e prestações de contas dos clubes??

    – valorizo o trabalho do Promotor, mas acredito que combater as questões acima seriam de maior valia na defesa dos direitos do torcedor e na caminhada rumo à moralização do futebol! Espero que o Promotor, já que teve acesso à noticia do Chico, também tenha acesso ás minhas questões e estabeleça um debate conosco (contribuintes, cidadãos e torcedores);

    – vetar estádios de times pequenos, por falta de condições, é correto. Mas precisamos também pegar os “peixes grandes”. Às vezes vemos Promotores iniciando esse tipo de trabalho, mas nunca vemos o desfecho!

    Respeitosamente!

  • Fabrício Melo disse:

    Se a funcionária cedesse ao pedido do promotor, será que ela perderia o cargo? Ainda que tenha se retratado e poucos fazem isso no Brasil, o promotor foi no mínimo deselegante com a funcionária, colocando-a em situação constrangedora.

  • Clayton Batista Coelho ( Claytinho - Só Boleiro - Nova Vista/BH ) disse:

    Nota-se claramente, que os que insistem em criticar o Dr. Baeta, são os Atleticanos…

    Seria a síndrome de perseguição ?? rsrs

  • Luciano Nogueira - SL disse:

    Do relato do Promotor me ficou apenas uma certeza. A funcionária que barrou a pessoa que não portava a credencial tem mais apego ao cumprimento das normas que o próprio Promotor.
    Acho que o correto não seria os “parabéns” mas sim um “muito obrigado”, por haver lembrado ao Promotor as regras que devem ser cumpridas.

  • Rodrigo Brêttas disse:

    Não acredito nesse promotor. É certeza que ele utilizou-se de ironia para com a funcionária que exigiu a credencial (ou o ingresso). E deve ter voltado para marcar bem a fisionomia e o nome dela. Se ele sabia que a sua acompanhante estava sem a credencial, por qual motivo tentaram entrar? Só pela arrogância do texto que ele escreveu é possível duvidar do que ele diz ter acontecido. Promotor: EU NÃO ACREDITO NA SUA VERSÃO.

  • Renato Paiva - 7 Lagoas disse:

    Parabéns ao Alisson Sol pela sua análise! Perfeito!

  • Renato disse:

    Muito atraente esse assunto. Até parece que não há um time mineiro brigando pelo título e outro lutando para não cair.

  • PAULO disse:

    Acho divergente o que foi explicado pelo promotor, já que ele não devia parabenizar a funcionária por cumprir com a sua função e sim não ter nem se quer pedido a entrada da coordenadora da COMOVEC, afinal de contas as regras estão aí para serem cumpridas, se no local só pode se entrar com a credencial ele nem deveria ter tentado argumentar nada e simplesmente esperado o Sr. Eduardo Cosso trazer a credencial.

    Pelo que entendi não houve pressão e ele não se identificou, mas que o “jeitinho brasileiro” foi tentado e acho que ele no cargo que ocupa não deveria ter este tipo de atitude já que ele(principalmente) no meu entender tem que dar EXEMPLO.

    Vida que segue!!!!!

  • Paulo disse:

    Duas observações:
    1º Pois é Chico, quando alguém escreve fazendo críticas a jornalistas “colegas” seus, você sai em defesa deles e desce borduada no cara. E agora???

    2º Aproveitando que o Promotor é leitor assíduo deste blog, eu o faço a seguinte pergunta: Dr. Como estão as investigações do caso Enriquecimento ilícito dos Perrellas?

    • Chico Maia disse:

      Caro Paulo,
      você está completamente equivocado. Você e todos os outros que escreveram que eu estaria defendo o Jaeci Carvalho.
      Entendo que o correto é isso: escrevi o que vi, o Promotor retrucou dentro do direito dele, no espaço onde falei dele. Para quê iria para uma entrevista coletiva falar de um assunto restrito ao meu blog e minha coluna?
      E agora o quê? Não preciso e não há necessidade de nenhum colega meu entrar neste assunto. Porque haveria necessidade?
      Muitas vezes o leitor não raciocina e escreve a primeira coisa que pensa.
      Até agora estou procurando onde defendi o Jaeci Carvalho.
      Abraço,
      Chico Maia

  • Lucas Santana disse:

    Citou 4 vezes q elogiou a menina…parece conto de mentiroso.por mais que sua intenção fosse a correta , não estando devidamente credenciada não deveria nem pensar em faze-la passar sem a tal , logo qualquer entendimento como o do idoneo e justo Chico faz-se plausível.Compreendí mas não convecí

  • Gustavo Ferreira disse:

    Uma coisa só não ficou clara. O promotor Baeta e a dita funcionária do juizado tentaram entrar sem credencial? Pq é isso q me parece. De qualquer maneira, ele está errado, pois tentou forçar uma situação que não deveria ocorrer. Em momento algum ele e a funcionária do juizado deveriam sequer tentar entrar sem credencial.
    E parabenizar a funcionária da FMF por fazer corretamente o seu trabalho, me poupe, isso é obrigação dela, não uma virtude.

  • Clayton Batista Coelho ( Claytinho - Só Boleiro do Nova Vista/BH ) disse:

    É Chico,

    Com os fatos, agora devidamente esclarecidos, reconheço que fui induzido ao erro de avaliação da pessoa do Dr. Baeta, quando no meu comentário sobre o tópico em questão, eu disse que achava lamentável alguém que deveria dar exemplo, ficar querendo dar é “jeitinho”…

    Lendo agora acima o que o Promotor lhe escreveu, acho que desta vez vc interpretou errado parte do que vc presenciou.

    Mesmo um Jornalista que tem toda credibilidade como vc, está sujeito a isso. O mais importante e o que lhe diferencia dos demais, é a sua postura ética. Da mesma forma que publicou uma informação equivocada, também deu espaço para o direito de resposta do Dr. Baeta no mesmo lugar.

  • Luiz Cláudio disse:

    Explicou, mas não justificou.

    Voces já viram alguém com cargo publico admitir que errou?

    Este Baeta é um aparecido e fim de papaoi.

  • Fernanda Pereira disse:

    Prezado Jornalista,
    Parabenizo-o pela coragem de fazer emergir a verdade dos fatos, uma pena que não constou de sua reportagem que não presenciou o desfecho da conversa e tão pouco os parabéns dado à funcionária pelo Promotor. Aliás, seus leitores deveriam ja ter percebido que na “Terra Brasilis”, felizmente, existe gente séria e que realiza seu trabalho com honestidade e competência!

  • Ulisses disse:

    Chico boa noite, é com alegria que li a resposta do promotor Baeta. Alegria sim pois, apesar de não concordar com algumas intervenções que julgo serem impróprias do cargo que o mesmo ocupa, tenho por mim que os ocupantes do MP não precisam usar de carteirada para adentrarem em eventos, tendo em vista que são muitíssimo bem remunerados. Acima de tudo, ficou o esclarecimento da situação e lembro que outro leitor do blog cobrou de você, que informasse o desfecho da situação, ou melhor queria saber se teria ocorrido a carteirada ou não.
    Melhor é acreditar na probidade das pessoas. Que ainda temos pessoas éticas em todos os setores. Que condutas truculentas e autoritárias não são de maneira alguma a regra e sim excessão. Me ensinaram que toda árvore dá frutos bons e pobres e que os bons são infinitamente maioria e que devemos nivelar por cima.
    Em pouco espaço de tempo tivemos duas celeumas, essa do promotor e a do Jaeci. Em ambas as questões, o uso da cautela e do caldo de galinha, não teriam feito mal algum. No mais é bola pra frente, pois, acompanho seu trabalho desde o Minas Esporte e sou leitor assíduo do blog devido a sua independencia, profissionalismo e correição de atitudes (lembra o acidente com a viatura da Florestal na Pampulha?).
    Vida que segue, continue sua luta cotidiana em prol do bem do futebol principalmente e de tudo que o cerca.

  • Alisson Sol disse:

    Fico feliz que se tenha dado espaço à resposta mas, como bem disse o promotor, apenas a versão inicial será conhecida por muitas pessoas.

    Agora, a situação foi meio forçada sim. O trecho que deixa isto claro é: “Ela possuía uma credencial expedida pela FMF, ocorre que se encontrava em poder do Eduardo Cosso.“. Se a funcionária sabia disto, não devia ter sequer tentando entrar. Então “Foi explicado para a funcionária a situação, sendo que ao negar o acesso, imediatamente a parabenizei pela sua atitude, e a pessoa em questão desceu e foi pegar a credencial.“. Por que não desceu antes?

    Não me venha com esta desculpa de “parabenizei a funcionária”. Quer dizer que se eu chegar ao aeroporto e notar que estou sem passaporte eu primeiro tento entrar assim mesmo, e depois é que volto para pegar o documento? Tenha santa paciência! Este pessoal está é tão acostumado a carteiradas que, quando encontra alguém que não aceita, se surpreende e nem tem a coragem de forçar a barra. Não é motivo algum para se “parabenizar a funcionária”, pois fica claro que se ela não estivesse ali não haveria a validação da documentação necessária. Alguém parabeniza o lixeiro por levar o lixo?

  • rodrigo assis disse:

    esse baeta é um chato, devia esquecer o atlético e preocupar-se com coisas mais importantes

  • Ronaldo Totoli disse:

    Poxa, pra um promotor, ele escreve mal a beca….

  • Felipe disse:

    Como é chato esse Baeta. Já estou “cançado” de ouvir falar nele. Tem muita notícia mais interessante por aí!

  • Gustavo disse:

    Pois é Chico, vivendo e aprendendo….

  • Frederico Dantas disse:

    Prezado Promotor.

    Como leitor deste espaço e comentarista no post que lhe disse respeito, asseguro-lhe, com este comentário, que tomei ciência de sua versão dos fatos no mesmo veiculo que conheci a opinião do jornalista.

  • Stefano Venuto Barbosa disse:

    Se foi assim, foi e acabou. O promotor Baeta tem uma irazinha pessoal com o Galo, ou então dorme de terno e sapato, 24 horas promotor, coisa que não acredito, nessa Terra Brasilis.