Blog do Chico Maia

Acompanhe o Chico

Conceição pede socorro!

DSC08706Por falar em política, O “Estado de Minas” e o portal Uai publicaram ontem detalhes sobre as eleições para prefeito da minha querida Conceição do Mato Dentro, que deverão ser realizadas dia 6 próximo.

Esta confusão na qual os políticos puseram a cidade está sendo altamente prejudicial para toda a comunidade local e da região.

Uma guerra que está afundando Conceição, que nunca esteve tão feia, esburacada e mal cuidada.

Seu patrimônio histórico está ruindo e os políticos brigando entre eles para ver quem fica com o poder.

Uma das principais cidades da Estrada Real, do ciclo do ouro e dos diamantes. De importância estratégica, histórica para o Brasil, Portugal e outros países da Europa como Espanha, Inglaterra e França, já que lá ficavam alguns dos mais rigorosos postos de fiscalização e repressão ao contrabando das riquezas exploradas em Diamantina e adjacências.

Igrejas e casarões estão caindo, e até a sede da prefeitura, um prédio belíssimo, do Século XVIII.

Não quero saber quem vai se eleger, mas seja quem for, precisa ser competente e trabalhar muito para salvar esta cidade, uma maravilha mineira que está abandonada de lideranças e se definhando.

Com a ausência do poder, empresários gananciosos se aproveitam para especular, como pode ser visto nestas fotos, onde um casarão também do Século XVIII está sendo “canibalizado”.

Trata-se do Casarão da Saudade, na entrada de Conceição, que há anos agoniza. Não sei se o veremos ainda de pé na próxima vez que formos à cidade.

Muito triste!

Veja a reportagem do “Estado de Minas”:

“Cidade mineira promove terceira eleição em três anos para escolher prefeito”

Alice Maciel /Marcelo da Fonseca

A novela política em Conceição do Mato Dentro, Região Central de Minas, parece não ter fim. Os eleitores voltarão às urnas em 6 de fevereiro, pela terceira vez em menos três anos, para eleger o prefeito. Detalhe, ele será o sexto a assumir o cargo neste período. As duas únicas coligações que registraram candidatura têm como cabeças de chapa a ex-prefeita interina Nelma Carvalho (PR), que renunciou ao cargo no fim de novembro, deixando a cidade órfã de prefeito, e Paulo Ambrósio da Silva (PTC), apadrinhado pelo prefeito cassado em maio de 2009, Breno José de Araújo Costa (DEM).

E, como se não bastasse enfrentar a terceira eleição, os moradores de Conceição do Mato Dentro ainda correm o risco de não ter candidatos para competir. As duas chapas que se inscreveram para a disputa já receberam oito pedidos de impugnação das candidaturas. De acordo com resolução do Tribunal Regional Eleitoral (TRE-MG), até 25 de janeiro, todos os pedidos de registro de candidatos a prefeito e a vice-prefeito devem ser julgados pelo juiz eleitoral responsável. Como nenhuma delas ainda foi indeferida, as eleições continuam marcadas para o início do mês que vem.

As duas coligações estão sendo questionadas por improbidade administrativa. A candidata Nelma Carvalho afirmou estar confiante que seu registro será aprovado para as eleições. “Estamos em campanha desde o dia 8 e não acredito que seremos impedidos de concorrer. Nossa chapa está recebendo todo tipo de denúncias, mas vamos provar que nossas contas estão todas certas”, disse Nelma. Sobre as contestações de sua candidatura, Nelma preferiu não comentar.

O candidato Paulo Ambrósio também espera que as eleições possam ser realizadas sem problemas e informou que não chegou a ser notificado pelo Judiciário sobre as impugnações. “Espero que esses processos não atrapalhem em nada, até porque nada chegou para nossa chapa até o momento, então acredito que finalmente teremos eleições”, afirmou Paulo.

Breno Costa, por sua vez, não desistiu de pôr o filho na administração da cidade. Depois de tentar emplacar Breno Júnior (DEM) em 2009, agora ele quer eleger Priscila Pires de Souza Costa (PTC) vice-prefeita. Breno Júnior, assim como o pai, teve problemas com a Justiça Eleitoral. Eleito em setembro, foi impedido de tomar posse por ser filho do prefeito cassado.

“Essa confusão toda só traz prejuízos”, lamentou o prefeito interino Antônio José da Silva Neto (PDT). Ele assumiu a administração do município em 1º de janeiro, depois de ser eleito presidente da Câmara dos Vereadores. Antes dele, Ildeu Simões da Silva (DEM) foi obrigado a assumir a vaga no Executivo, porque Nelma havia renunciado ao cargo. O ex-prefeito interino do DEM ficou apenas um mês no Executivo.

Quem sai mais prejudicado com a dança das cadeiras na Prefeitura de Conceição do Mato Dentro são os moradores, observa o empresário Roberto Lages, de 46 anos. “ A cidade está sem chefe”, ressaltou “ É uma vergonha isso aqui. É uma cidade turística que ainda vive no coronelismo”, acrescentou o aposentado Candido José Vieira, de 75 anos. Ele reivindica uma interferência judicial no município.

Na opinião do contador Geraldo de Mattos, 47 anos, a comunidade deveria se manifestar de alguma forma contra a situação. “Os candidatos que vão disputar as eleições já estiveram no poder e não mostraram serviço. A cidade está cheia de buracos, a saúde é uma vergonha”, criticou.

* http://www.em.com.br/app/noticia/politica/2011/01/18/interna_politica,204313/cidade-mineira-promove-terceira-eleicao-em-tres-anos-para-escolher-prefeito.shtml

 

DSC08703


» Comentar

Comentários:
9
  • Jean Paulo disse:

    Pessoal ja derrubaram o casarão não existe mais.

  • agnaldo muniz ribeiro disse:

    Oi gente o meu comentario, é que na minha opinião os homens publicos dessa cidade, deveria estar mais voltados para os reais problemas do povo, e não ficarem acusando-se mutuamente, perdendo tempo em agredir-se verbalmente uns aos outros, não creio que a verdadeira política se faça assim, acho na minha opinião, o povo deferia escolher melhor os seus representantes, não se deixar levar por promessas que não podem cumprir, creio que um verdadeiro candidato será aquele que apresentar projetos que tragam melhoras, que tragam soluções para os graves problemas que existe nesta cidade, eu sou um pastor evangelico, e milito nesta cidade à mais de 8 anos, aprendi amar este povo tão sofrido, como soteropolitano, nasci na periferia de Salvador, criei-me em Feira de Santana, onde cresci, trabalhei e constitui família hoje, depois de quase uma decada, tenho conhecimento das graves necessidades do povo que hoje considero minha cidade, Conceição da Feira, aprendi amar essa cidade com minha terra natal, embora não conheça geograficamente toda, mas, eu vejo como as coisas tem que mudar e com urgencia, eu aconselho aos conceiçãoenses, que pensen melhor na hora de votar, e escolher o candidato que apresente projetos que tragam, soluções para os graves problemas da cidade, que escolham melhor aqueles que poderão ser os seus verdadeiros representantes na camara de vereadores, e tambem para prefeito nas proximas eleiçoes, somente assim poderemos ver Conceição da Feira sair do atraso que se encontra, e trazer o progresso e prosperidade para todos os seus filhos.

  • ninja L. disse:

    porque conceicão não tem segurança?nem orelhão? nem medico?faz 40 anos que eu sai da cidade e quando eu vou a cidade esta a mesma coisa quando sai . não existe lei?não tem lei?esta parecendo o complexo do alemão eu já estive na sua casa e não fui atendido voce quer que convoque ,bin laden já morreu mas chamamos outra pessoa louca para acabar com os puliticos.eu gosto de conceição mas os puliticos são muito sem vegonha ,pilantra NELMA ME DISCULPA ,NELMA PELO O AMOR DE DEUS FASSA ALGUMA COISA PARA NOSSA CIDADE NINJA L.

  • Oliveira disse:

    Chico, o que mais me preocupa são todas aquelas nascentes que estão desaparecendo e a destruição daquela linda serra em função da extração do minério. Pra mim isso doi muito, tem o efeito de uma bomba atômica.

  • Cristiano disse:

    Caro Amigo Chico,

    Estive recentemente em um casamento em Conceição e pude constatar tudo que relata no blog. É realmente vergonhoso o descaso com o patrimonio historico que acontece ali. É necessário neste momento uma união das forças politicas em prol da cidade e que deixe a questão politica em segundo plano.

    Estive com uma amiga sua lá, a DeMiranda, que lhe mandou um abraço. Bebemos umas boas cervejas e batemos papo no bar do Chiquinho.

    Abraço,

    Cristiano Lamego

  • marcos obednego monteiro disse:

    Falha Nossa: Casarões e não casarôes.

  • marcos obednego monteiro disse:

    Infelizmente este é o retrato do descaso dos governantes e também do povo para com as obras de artes nacionais. Milhões de turistas deixam o país para adorararem estatuas na Europa e restante do mundo. Muitos não conhecem uma só obra de “Aleijadinho” Inimá de Paula, Mestre Ataíde, para ficar somente em alguns mineiros. Verdadeiras obras de arte como os casarôes mostrados, ruem por falta de manutenção em Minas Bahia, Rio de Janeiro, Goiás ETC. Sobra verba para tudo. Bilhões já estão sendo gastos para a Copa do Mundo de 2014, e assistirmos aquelas “peladas” como foi a de 2010 na África. Acabou a copa, os negros sul africanos voltaram à miséria cotidiana. O que será gasto no Brasil com a mesma é mais que suficiente para a recuperação de todo o nosso patrimônio histórico e artístico. Acabará a copa que nem começou e depois pagaremos as contas. O melhor da festa é esperar por ela.

  • Francisco Barbosa disse:

    Esse casarão representa a qualidade do nosso sistema educacional, parodiando o Stefano Venuto Barbosa seria melhor trocar Copa do Mundo pela reforma do casarâo. Chico de tanto ler seus escritos elogiando CMD dava vontade de ir lá conhecer, mas pelo jeito não irei tão cedo provar pastel de angú, vou ficar aqui no meu Sul de MG com meus pastéis de farinha de milho.

  • Wellington Oliveira disse:

    Chico boa tarde ,eu sou assiduo em seu blog,e parabenizo por ele ,mas não sei se estou erado,ou a data que puses-te m algarismos romanos é que esta ,essa data que puseras ai pra dizer sobre a Rota do Ouro,e de pedras preciosas,abraço ai,(XVIII)

    – lisboa