Blog do Chico Maia

Acompanhe o Chico

Ronaldo para a tempo de preservar a sua imagem

Como diz filósofo Valdívio Marcos de Almeida, “o tempo é praga, e arregaça com o sujeito”.

Ronaldo queria parar só no fim do ano, mas viu que não dá mais. Estava sendo ridicularizado com suas atuações e aquela barriga toda.

Fez muito pelo futebol e sai dos gramados na hora certa.

Uma pena que o tempo não preserve nem os grandes craques.

Reportagem do site da Veja, hoje:RONALDO

* Ronaldo vai anunciar aposentadoria nesta segunda-feira

Aos 34 anos, jogador encerra uma das brilhantes carreiras do futebol. Em entrevista a jornal, Fenômeno afirma que as dores o impedem de continuar

A carreira de um dos jogadores mais brilhantes da história do futebol vai chegar ao fim nesta segunda-feira. Aos 34 anos, Ronaldo Luís Nazário de Lima, o Fenômeno, anuncia nesta tarde sua aposentadoria. O jogador convocou uma entrevista coletiva no Centro de Treinamento do Corinthians, clube que defende desde 2009, para o anúncio oficial. Mas a decisão de Ronaldo já foi confirmada por ele em entrevista ao jornal O Estado de S. Paulo e também ao programa Fantástico, de Rede Globo, neste domingo.

Ao Estado de S. Paulo, Ronaldo afirmou que “não aguenta mais”. “Eu queria continuar, mas não consigo. Penso uma jogada, mas não executo como quero. Tá na hora. Mas foi lindo pra caramba”. Ele encerrará sua carreira 18 anos depois de sua estreia pelo Cruzeiro, com um saldo de mais de 400 gols em sete clubes e na seleção brasileira – incluindo 15 gols em Copas -, e ostentando os títulos de melhor jogador do mundo em 1996, 1997 e 2002.

Trajetória: Os números que fazem de Ronaldo um Fenômeno

Em entrevista concedida a VEJA às vésperas da Copa do Mundo de 2006, Ronaldo afirmou que não pretendia pendurar as chuteiras antes dos 35 anos.

A gota d’água – Ronaldo se declarou bastante frustrado com a eliminação precoce do Corinthians na Taça Libertadores da América, torneio cuja conquista, inédita, se tornou uma obsessão para o time paulista. Os alvinegros foram eliminados pelo modesto Tolima, da Colômbia, antes mesmo da fase de grupos da competição. Como resultado, , o Fenômeno se viu sem motivação para encarar mais um ano de lesões e dificuldades para manter-se no peso, a exemplo do que já ocorrera em 2010.

A reação irascível de parte da torcida corintiana após a eliminação da equipe no torneio continental também colaborou para acelerar a decisão de deixar os gramados: torcedores invadiram o Centro de Treinamentos do clube, depredaram carros, picharam muros com frase ofensivas e acossaram membros da comissão técnica e jogadores.

Enquete: Na sua opinião, a decisão de Ronaldo está correta?

Dores – Com um histórico de nove cirurgias, Ronaldo reclamava das dores que sentia para realizar tarefas bem mais singelas que ludibriar zagueiros adversários. “Até para subir escadas sinto dores”, declarou ao Estado de S .Paulo. As cirurgias a que o atleta se submeteu, em especial as três no joelho, quase abreviaram sua carreira. Em 2001, boa parte da imprensa esportiva, apoiada não raro em vaticínios de médicos renomados, dava como certo o final da trajetória de Ronaldo nos gramados. Mas o jogador não só se recuperou, como ajudou o Brasil a conquistar o pentacampeonato na Copa do Mundo de 2002.

Desta vez, porém, o corpo do craque não apresentou a mesma capacidade de recuperação de outros tempos. Os números de Ronaldo com a camisa corintiana refletem a dificuldade em superar as dores. Em 2009, no ano de sua chegada, ele marcou 23 gols em 38 jogos; no ano passado, foram seis gols em apenas 11 partidas; neste ano, quatro jogos e nenhum gol, situação incomum para o jogador que registrou média de gols respeitáveis em quase todos os clubes que defendeu – 0,91, por exemplo, tanto no holandês PSV quanto no Barcelona, equipe que o alçou ao estrelato do futebol mundial. Na seleção brasileira, está atrás apenas de Pelé, com 62 gols marcados em 97 jogos.

Futuro: Aposentado, Ronaldo deverá dedicar-se ao marketing esportivo

Números – Ronaldo acumulou marcas impressionantes em sua carreira. Ele é o maior artilheiro da história das Copas do Mundo, com 15 gols – em 2002, marcou dois deles na final da competição, sagrou-se artilheiro e levou o grupo comandado pelo técnico Felipão à conquista do pentacampeonato. Foi eleito o melhor jogador do mundo pela FIFA em três anos: 1996, 1997 e 2002, marca que compartilha com outro gênio dos gramados e ex-companheiro de Real Madrid, o francês Zinedine Zidane. Marcou 414 gols em toda a carreira.

* http://veja.abril.com.br/noticia/esporte/ronaldo-vai-anunciar-aposentadoria-nesta-segunda-feira


» Comentar

Comentários:
16
  • Klang disse:

    JB, vá tomar seu rivotril do dia.

  • Márcio disse:

    Caro Chico!
    Um fenômeno! Precisamos parar com essa bobagem de não elogiar porque não jogou no nosso time. Acho que, paralelamente ao seu problema de saúde, entristece saber que alguns idiotas contribuíram para acelerar a aposentadoria. Aposto que muitos estiveram no clima de festa quando da sua chegada ao Ccrinthians. Depois vêm descarregar o ódio pela desclassificação de onze em um ou dois só, quebrar ônibus, ameaçar jogadores… Torcedor é isso? Quanto ao Reinaldo, foi outro fenômeno, mas onde cabe a comparação? Título mundial? Nenhum; brasileiro? Nenhum (aliás um campeão moral – aquele roubado); artilharia em Copa do Mundo? Não! Melhor do mundo por três vezes seguidas? Não! Jogou no Barça, no Real, no Milan, na Inter, no PSV? Não! Se esqueci ou errei em algo, desculpem-me! É esse o “preto da unha do mosquito”? Não poder, provavelmente, (difícil estabelecer um padrão de comparação) ser melhor do que o Ronaldo, não embaça o craque que o Reinaldo foi. Dois dos maiores que vi. Poderiam ter feito muito mais, se não tivessem enfrentado tantos zagueiros desleais e pernas-de-pau. Felizmente vi Pelé, Garrincha, Tostão, Gérson, Rivelino, Zico. Lá, bem distante, vem o resto, puxado por esses dois monstros da bola.

  • J.B.CRUZ disse:

    O colega KLANG ás 16:02, deveria estar delirando naqueles pequenos cochilos que fazemos depois do almoço..Comparar reinaldo-banheirinha com Ronaldo fenômeno, é o mesmo na comparação entre galo e CRUZEIRO….Brincadeiras á parte,,,,,,,,,,

  • tom vital disse:

    Ronaldo era mesmo um Fenômeno.Mas os deuses também têm o seu crepúsculo.Um dia de tristeza para o futebol.

  • Alisson Sol disse:

    Em relação ao passado até a volta da Europa: brilhante em sua maior parte. Unico senão: a final da Copa em 1998. O trabalho de muita gente foi jogado fora só para que ele pudesse “jogar”, quando não tinha condições para isto.

    Em relação ao presente: acho que passou um pouco da hora de se aposentar, e com isto custou uma Libertadores ao Corinthians.

    Em relação ao futuro: é esperar que se dedique à carreira de empresário, e não gaste todo o dinheiro que acumulou e, em 20 anos, estejamos fazendo jogos beneficientes para ajudá-lo. Duas coisas que não deve fazer se não quer manchar a reputação: ir para a TV (estilo Casagrande, Neto, etc.) ou para a política.

  • Klang disse:

    Quem é Ronaldo pra chegar ao preto da unha do mosquito que pousou nos pés do Reinaldo, esse sim o maior que vi jogar.

  • Clayton Batista Coelho ( Claytinho - Só Boleiro do Nova Vista/BH ) disse:

    o maior que EU VI jogar !!!

  • Será que a nossa ‘gloriosa’ CBF vai oferecer uma despedida digna ao Ronaldo, com jogo entre a seleção canarinho e algum outro adversário?

  • Ramon Menezes disse:

    Um dos melhores centroavantes que vi jogar.
    Se ele conseguisse se manter em BOA forma, ainda jogaria um futebol competitivo por mais uns dois anos, pois é melhor do que muito cabeça de bagre iniciante.
    Mas com a pança deste tamanho não dá mais, né.

  • Klaillton Saraiva disse:

    Chico, como o clássico rende controvérsia até o próximo jogo de ambos, desculpe mudar o tom da prosa. É que os crucrus reclamam do 1º gol do Galo e dentro do mesmo comentário afirmam que não viram o lance. O Cuca disse que o Leonardo Silva fez penalti no Róger, confirmando que ele também não viu o lance, pois o autor da infração foi o Zé Luis. Variação total!
    Outro dia o Kalil citou Hitler e foi amplamente questionado pelos crucrus, mas você viu como Zezé age igualzinho Hitler? É só o crucru estar perdendo ele sai muito antes do jogo acabar feito o líder nazista, que, ao saber da invasão dos russos à Berlim, botou o revolver na cabeça de Goebel, Eva Braun e na própria, partindo dessa para outra melhor. Isso é que é líder!

  • Emílio Melo Figueiredo - Sete Lagoas / MG disse:

    Desde que acompanho futebol, em meados de 1991, foi o melhor jogador que vi jogar!!!

    E começou a brilhar no maior de MG!!!

  • paulo roberto de oliveira disse:

    Ei chico maia boa tarde, O vanderlei luxemburgo não apostou no renan ribeiro e o garoto está dando um show,você não acha que esá na hora da imprensa repensar sobre o status que ela deu para o luxemburgo. Será que ele não está em queda livre.

    – gov. valadares

  • Junior Gam disse:

    Foi um grande jogador, nos deu grandes alegrias jogando pela Seleção Canarinho.

  • rodrigo assis disse:

    valew pela brilhante carreira na seleção

  • valcir ALVES disse:

    e uma pena pois e o melhor jogador que vi jogar so posso agradecer pelos serviços prestado ao futebol