Blog do Chico Maia

Acompanhe o Chico

Dom Corleone virou batedor de carteira perto de colegas chefões do futebol brasileiro

A vida imita a arte. Estou me lembrando de um dos melhores filmes que já assisti: O Poderoso Chefão I, seguido pelo II e depois pelo IIICHEFAO

No caso, a briga Globo x Record pelos direitos de transmissão do Campeonato Brasileiro. De um lado, a poderosa emissora do Roberto Marinho, que manda em tudo no país desde a ditadura militar de 1964. Do outro, a Record, apoiada pelas redes menos endinheiradas, que somadas, representam uma ameaça real à poderosa.

Só que a Globo tem um aliado estratégico, que ela tentou derrubar em 2002, quando ele estava cambaleando, por causa da CPI do futebol, no Congresso Nacional. Quase conseguiu, mas, contrariando as previsões, ele venceu a Copa da Coréia/Japão e voltou a ficar forte como nunca: Ricardo Teixeira.

No Brasil, quando o resultado dentro de campo é satisfatório, nenhum dirigente de futebol balança no cargo, e pior: quando sabe manipular, nenhum dirigente de nenhuma modalidade esportiva sai do poder. Estão aí Carlos Arthur Nuzman, no COB e um monte de presidentes de federações para provar.

Logo depois da Copa de 2002, Teixeira iniciou um movimento de vingança contra a Globo, que tinha feito, meses antes, um programa “Globo Repórter” especial, dedicado só a mostrar o esquema dele nos bastidores da CBF pelo mundo. Mas os dois lados são adeptos da teoria: “se não pode com o inimigo, junte-se a ele”.

Através de aliados comuns buscaram o entendimento e voltaram a ser “amigos para sempre”, e ai de quem atravessar o caminho deles.

Veja este texto do Ricardo Perrone, em seu blog no UOL:

O velho truque da Taça das Bolinhas

A ideia funcionou, mas não é original: usar a disputa entre Flamengo e São Paulo pela Taça das Bolinhas para rachar o Clube dos 13.

 Às vésperas da última eleição do C13, a CBF declarou o São Paulo primeiro pentacampeão brasileiro e reacendeu o conflito entre rubro-negros e tricolores. Na ocasião, estremeceu o grupo que apoiava o candidato à reeleição, Fábio Koff. Mesmo assim ele ganhou.

Agora, perto da publicação do edital de concorrência da venda dos direitos de transmissão do Brasileiro, o troféu volta a ser usado como munição.

Primeiro, foi entregue ao São Paulo pela Caixa Econômica Federal. E o reconhecimento da conquista do Brasileiro de 87 pelo Flamengo pode ter sido o golpe de misericórdia. O São Paulo não vai entregar a taça ao rubro-negro. Em retaliação, o time da Gávea deve anunciar sua saída do C13.

Nada parece ter sido por acaso. Tanto é que Andrés Sanches já estava no Rio antes de o anúncio da CBF ser feito. Nesta segunda, ele se encontrou com executivos da Globo para falar mais uma vez sobre o próximo contrato. Andrés prefere a Globo porque tem melhor relacionamento com ela do que com as outras emissoras. Acha que assim pode obter mais dinheiro para o Corinthians. E se vingar a ideia de criação do G7, ele vai ferir o rival Juvenal Juvêncio, um dos três todos-poderosos do C13. Os outros são Koff e Alexandre Kalil, do Galo.

O contrato sem Flamengo e Corinthians, além de outros clubes que eles tentarão arrastar, valeria muito menos. A entidade ficaria esvaziada e perderia sua principal atividade. Assim, Ricardo Teixeira também se vingaria da derrota de seu candidato, Kléber Leite, na eleição do C13, e fortaleceria seus laços com o presidente do Corinthians. Tudo isso com a ajuda da Taça das Bolinhas.

http://blogdoperrone.blogosfera.uol.com.br/sem-categoria/o-velho-truque-da-taca-das-bolinhas/

CHEFAO1


» Comentar

Comentários:
23
  • EDUARDO BH disse:

    Caro CM,

    Veja vc a noticia que saiu no uol sobre os times do Rio. Parece que o Ricardo teixeira vai atingindo seu objetivo de promover o racha no clube dos 13. Vc antecipou isto no seu blog. Este racha não será bom para os clubes fora do eixo Rio-Sao Paulo, caso não se unam para negociar com as TVs.
    saudações.

    “Grandes do Rio anunciam que vão negociar direitos de TV sem o Clube dos 13
    Do UOL Esporte
    Em São PauloSeja o primeiro a comentar

    Uma nota oficial publicada nesta quarta-feira anunciou que as diretorias de Botafogo, Flamengo, Fluminense e Vasco vão, a partir de agora, negociar os direitos de transmissão de TV conjuntamente, mas sem o Clube dos 13, entidade que fazia esse tipo de negociação até agora.

    O comunicado feito por parte dos quatros maiores clubes do Rio de Janeiro afirma que a decisão tomada foi feita em função da “defesa intransigente dos interesses do futebol do Rio de Janeiro e, ainda, a satisfação dos interesses maiores do futebol brasileiro em geral”.

    Confira o comunicado completo:

    Os presidentes do Botafogo de Futebol e Regatas, do Fluminense Football Club, do Clube de Regatas do Flamengo e do Club de Regatas Vasco da Gama reuniram-se em 22/02/2011 para discutir os aspectos relacionados à concorrência, encaminhada pelo Clube dos 13, com o propósito de aquisição dos direitos de transmissão dos jogos do Campeonato Brasileiro de futebol profissional.

    Como resultado, restou decidido que os clubes adotarão posição conjunta, diante da questão em causa, tendo como fundamento principal a defesa intransigente dos interesses do futebol do Rio de Janeiro e, ainda, a satisfação dos interesses maiores do futebol brasileiro em geral.

    Foram, em conseqüência, fixadas, pelos quatro clubes, as seguintes preliminares:
    – Não reconhecer como adequada a forma pela qual, até aqui, o Clube dos 13 conduziu, perante aos associados, o projeto para o novo contrato de transmissão;
    – Os clubes, em conseqüência, manifestam-se desobrigados, diante do Clube dos 13, dispondo-se os mesmos a tratar, diretamente com as empresas interessadas, todos os aspectos comerciais referentes aos direitos de transmissão dos jogos do Campeonato Brasileiro.

    Rio de Janeiro, 23 de Fevereiro de 2011

    Mauricio Assumpção
    Botafogo de Futebol e Regatas
    Presidente
    Patricia Amorim
    Clube de Regatas do Flamengo
    Presidente
    Peter Siemsen
    Fluminense Football Club
    Presidente
    Carlos Roberto Dinamite de Oliveira
    Club de Regatas Vasco da Gama
    Presidente”

  • J.B.CRUZ disse:

    SENHÔRES!!O futebol-arte,apaixonante,ingênuo e até mágico, acabou no início da década de 80 quando os jogadôres com a desculpa de fazer pé-de-meia, bandearam para Europa..Hoje o que vemos é um futebol feio,retrancado, com técnicos arrumanda esquemas para não perder emprego, coloca o time só com um atacante e quando marca um gol é goleada e tome retranca..Todos envolvidos com o futebol de hoje, só estão querendo se dar bem financeiramente..E o ¨dono ¨ de tudo que é o torcedor, pagando tudo!!

  • Adolfo disse:

    Como diria um certo narrador esportivo: “que desagradável”. A frase mais batida que escutamos é a de que o futebol é a paixão do brasileiro. Mas tá difícil. Só canalhices. Que exemplo deverá ser repassado?O exemplo das vantagens sem escrúpulos, da proteção, claro! E como a mensagem bem mostrar, a proteção dos mafiosos. Quando um jogador é pego com travecos, o que pode salvá-lo? Uma entrevista no fantástico, passando a imagem de coitadinho enganado. Que coisa, hein! Quando é preciso impor que se vote em um candidato a presidência da entidade que representa os clubes, como o objetivo de que estes fiquem na mão da entidade, justamente ao contrário da razão de ser desse clube, que existe para fortalecê-los, bastar barganhar títulos. E muitos aderem! Quando um jogador, que já não joga bem faz tempo, jura amor por um clube do qual saiu litigado, e assina contrato com outro, “jurando amor à nação”, enojando assim todos os demais, basta uma entrevista no “espetacular”, com cara de coitado preocupado com desmoronamento. Pronto, tá resolvido! E tem trouxa que briga, faz inimigos e até mata, pela “paixão”. Pois é, que lixo! Sinceramente, futebol é a vergonha nacional!

  • Fabrício Melo disse:

    Amigos do blog, gostaria de pensar como vocês, mas infelizmente, nossa história tá cheia de heróis mortos. Não dei conselho a ninguém ser desonesto, só disse para agir mineiramente, comer pelas beiradas, etc. o Kalil foi vítima logo após o desfecho da cpi da bancada da bola, pois foi proibido de frequentar estádios de futebol por 2 anos no processo movido pelo caixa d’agua. Quem for honesto neste país,que atire a primeira pedra!

  • Bigode disse:

    Estava eu curtindo férias no Rio por volta de 93 ou 94, próximo ao carnaval e num evento na orla da Barra da Tijuca, convidaram o inglês Ronald Biggs, assaltante do Trem Pagador; para abrir o carnaval. Ao final, apareceram com um cartaz bem grande nos moldes de um cheque e no espaço do valor por extenso escreveram assim: “ladrão que rouba ladrão, tem cem anos de perdão”. Além da gozação não pagaram o cachê do cara.
    Foi mais ou menos isso que o Ricardo Teixeira fez com o São Paulo, pois não senta na mesma mesa que o J. Juvêncio. Isso é típico do malandro carioca. R. Teixeira também não gosta da Patrícia, mas a Globo… Tá tudo em casa!

  • Gleiston Dias disse:

    Chico, sou leitor assiduo do seu site e o considero um dos melhores, porém pelo que você comentou no início parece que a Record é comandada por “anjinhos” e todos sabem claramente de onde vem o dinheiro da emissora. E nesta briga todo prefiro e sempre vou preferir as transmissões da Rede Globo que são anos luz melhores que qualquer outra emissora. A Record se quer tem um programa esportivo aqui em Minas

  • Ronaldo Totoli disse:

    Mas tudo é como é por que existem pessoas como o Fabrício aí. Na opinião dele, o correto é “ser esperto” e não ser honesto. O correto é “ficar em cima do muro e tomar partido na hora certa, ficando ao lado de quem está por cima (…)” e não ficar do lado de quem está certo, de quem trabalha pro bem-estar dos outros. Provavelmente vc escreveu no impulso, sem pensar, mas é aí q se mostra a nossa verdadeira natureza. Enquanto tivermos esse pensamento mesquinho com a “Lei de Gerson” a nos guiar, o país pode até melhorar economicamente, como está, mas o resto vai continuar na mer*** (parafraseando o rodrigo assis). É como dizia o Kafunga, “no Brasil, o errado é que é o certo”…

  • Saulo disse:

    Acho que meu querido Galo deveria se unir ao rival de sempre, o Cruzeiro, contra o inimigo comum: o eixo. Não faz sentido Corinthians e Flamengo quererem ganhar mais do que já é desproporcional. Temo pelos resultados em campo e, espero, que Kalil e Perrela deixem besteiras e picuinhas de lado e pensem nos clubes. A corrupção tá comendo solta no futebol. Que poço de excrementos…

  • tom vital disse:

    Digo: ” Fora Ricardo Teixeira e seus caporegimes.”

  • Frederico Dantas disse:

    E tem que briga e se mata por causa de futebol.
    Tenham dó.

  • Aldemário Filho disse:

    As grandes empresas de mídia brasileiras são golpistas e monopolistas. Só um movimento popular organizado mudaria essa situação.

  • Cristian Alecrim disse:

    Olha Chico, não duvido nada que aquelas acusações da Revista Placar contra o Atlético e consequentemente contra o Alexandre Kalil, tenha alguma relação com essa discussão sobre os direitos de transmissão do Campeonato Brasileiro. Pode ser uma tentativa mal sucedida de desestabilizar o presidente atleticano, que queiram ou não é um dos braços fortes do Clube dos 13.

  • Clayton Batista Coelho ( Claytinho - Só Boleiro do Nova Vista/BH ) disse:

    Alguém sabe se é verdade que o Diego Souza está sendo negociado com o Vasco ??

    Coitado do cara… Já regrediu na vida ao vir jogar no Atlético Mineiro, onde quase foi parar na SEGUNDONA… E agora será que vai tentar se reerguer no futebol, justamente no combalido Vasco ??

    A verdade é, que o Atlético Mineiro está doidinho tentando se desfazer do Diego Souza, mas nenhum clube vai cometer a loucura de pagar por ele, algo perto do que o próprio Atlético Mineiro pagou.

    Então, ou o Atlético Mineiro cede nos valores, ou vai continuar aí com esse bonde, como um verdadeiro come-dorme por mais uns 02 anos…

    Diego Souza, o maior fiasco dos últimos anos no futebol Brasileiro !

    Seria culpa dele mesmo ?? Ou do time seca-pimenteira ?? rsrs

  • Fabrício Melo disse:

    Já já Dom Teixeira é canonizado, pois sua caneta já realizou inúmeros milagres a flamenguistas, palmeirenses, santistas, baianos, crucrus etc…

  • dudu(gzl) disse:

    Fabrício Melo, não concordo com você, dizer para o Kalil ser igual o linguiceiro, pelo amor de deus amigo, o Kalil tem que mostrar seu carater e lutar pelos direitos do GALO, com unhas e dentes, sem falcatrua e mentiras (diferentimente dos irmãos metralhas). É por isso que o Brasil é uma merda, por causa de pessoas com o pensamento igual ao seu, que só pensam em seu própio beneficio, passando por cima de tudo e de todos, corrupção e falcatrua é mato. Confio no Kalil!

  • Fernando disse:

    E o pior de tudo é ver comentários, como o certo é abaixar a cabeça para a Máfia! O Cruzeiro sempre se vendeu e assim como o clube do mal, vem no poder por vários anos, O Kalil é o único a remar contra a maré e ter coragem e integridade para lutar contra o injusto e o errado, mas aí o que acontece a população em vez de apoiar e protestar e cobrar não! Fala para não fazer nada, abaixar a cabeça! Este é o nosso Brasil, merece toda está m***. Chico eu fico desanimado, pois quem luta pelo certo, não tem vez nem apoio, mudar nossa realidade é muito difícil pois a imprensa é comprada e o povo é burro. Nosso destino é ser mediócre mesmo (sem falar na falta de caráter).

  • tom vital disse:

    O Poderoso Chefão é mesmo uma verdadeira obra de arte.Pascal disse:
    ” A ética é universal e a moral é pessoal.” No futebol brasileiro tudo é pessoal.Nem mesmo entre os jogadores existe união.Se houver racha no Clube dos Treze é só uma parte fechar com a Record e a outra parte
    fechar com a Globo.Esse negócio de ficar em cima do muro como faz o Zezé é pura covardia.A hora é de união e não de covardia.Proponho a criação de uma campanha na Internet pela moralização do futebol brasileiro:” Fora Ricardo Teixeira e seus capos regime.”

  • Renato Paiva disse:

    Me desculpe, Fabrício Melo, mas o Kalil tem que se posicionar sim! É por essas e outras que vivemos nessa república de bananas, que cada um toma determinada atitude com base em interesses próprios, sem se importar com o coletivo.
    Aqui está em jogo o futuro do FUTEBOL BRASILEIRO e não de Atlético, Cruzeiro ou Corinthians.
    Temos que levar a vida mais a sério e GRITAR contra esses absurdos, a exemplo do que está ocorrendo com os países árabes. Não podemos nos curvar à bandidagem e nos juntar a ela. Ora, ora, ora…. Chega de palhaçada no futebol e no Brasil como um todo!
    Parabéns pelo artigo, Chico e Perrone!!

  • Maurício Reis disse:

    Interessante a matéria, Chico. Boa chamada, mas uma coisa deve ser lembrada: Don Corleone era mafioso, mas tinha escrúpulos, tinha ética e tinha principalemente LEALDADE. Ricardo Teixeira está na CBF há quantos anos? Durante esse tempo ele usou de tudo pra se manter no poder. Em 87 a CBF, se achando dona do patrimônio cultural brasileiro que é o futebol, fez pirraça, não quis organizar o Campeonato Brasileiro. Ainda bem que o clube dos 13 o organizou. Impressionante que tal episódio possa ser usado como moeda de barganha 23 anos depois. Se a CBF fosse de fato uma CONFEDERAÇÃO, muitas palhaçadas que vemos hoje no futebol não ocorreriam, a paixão do povo não seria traída pela ganância de dirigentes inescrupulosos que tentam transformar o espetáculo do esporte em um teatro de marionetes sem graça.

  • Alex Meneses disse:

    Bom dia Chico e leitores, gostaria de discordar do Fabrício Melo, pois não devemos nos vender a imoralidade, apoio o Presidente Alexandre Kalil, prefiro ficar sem títulos que os ganhar de forma desonesta. Este país esta com a corrupção no DNA, fico indignado que estes cartolas que estão se perpetuando no poder, penso até em parar de torcer por futebol, tudo esta errado, e quando alguém tenta combater estes, são perseguidos brutalmente. Parabéns para aqueles que de alguma forma combatem a corrupção.

    Abraço a todos…

  • audisio disse:

    Corinthians e Flamengo são gigantes mas não são capazes de fazer nada sem os outros. O retorno do torneio Rio São Paulo não teria o mesmo apelo do campeonato nacional. A integração por meio da mídia e das comunicações fizeram a cabeça do torcedor mesmo sendo ele do Rio e de São Paulo a favor de uma disputa nacional, deste modo mesmo o poder de barganha de Flamengo e Corinthians sendo grande e maior o do que dos outros clubes, não representa serem absolutos e independentes do resto dos grandes clubes brasileiros. Não podem jogar sozinhos.
    Um campeonato sem Atlético, Inter, São Paulo, Vasco, Santos, Fluminense, Grêmio, Cruzeiro, Botafogo e até mesmo sem o tempero Cearense e Bahiano não teria o menor apelo para a torcida, quer seja ela de qual estado for. Do mesmo jeito que o campeonato sem Flamengo ou Corinthians não seria a mesma coisa. No conjunto destas equipes é que está a força do campeonato.
    Se Flamengo e Corinthians se acham muito mais do que os outros que saiam e façam um torneio paralelo com a participação dos dois mais a Cabofriense e o Bragantino e sentirão as dores do abandono. Eles serão os maiores prejudicados.
    Apesar de representarem um mercado de cerca de 50.000.000 de consumidores, da região mais rica do país são apenas 30% do Brasil como um todo. Já foi o tempo onde São Paulo e Rio de Janeiro representavam 85% de tudo que o país produzia, estes números se refletem também na disputa pelo mercado futebol. Ainda lembrando que Atlético e Cruzeiro são gigantes do sudeste e temos ainda representantes do Sul desenvolvido e de partes do nordeste em desenvolvimento.

  • rodrigo assis disse:

    Esses caras são realmente mafiosos, mas não chegam aos pés de Don Vito nem de Don Michael Corleone, porém, que eles chegam perto, isso chegam.

    A verdade é uma só, essa Patricia Amorim, que chegou falando em colocar a ética dentro do Flamengo, também já esta até a cintura de mer**

  • Fabrício Melo disse:

    O Kalil não deveria comprar essa briga, só prejudica o Galo, que a anos vem sendo preterido pelo poder dominante do futebol. Esse é um dos motivos do jejun de títulos nacionais, é sempre roubado nas decisões. Neste quesito o Zezé é mais esperto, fica em cima do muro e toma partido na hora certa, ficando ao lado de quem está por cima da “carne sêca”.