Blog do Chico Maia

Acompanhe o Chico

O árbitro foi péssimo, mas o futebol do Galo foi muito fraco

Resumo bem definido pelo Duke, hoje, no Super NotíciaDUKETodo mundo achava que seria muito fácil, inclusive os jogadores do Atlético, segundo o próprio Tardelli em entrevista depois do jogo.

Com gol alvinegro logo aos seis minutos, a impressão de facilidade aumentou, mas o IAPE não estava morto e resolveu correr e dar trabalho.

Como diria o José Luiz Gontijo, o trio de arbitragem, foi “péssimo dos péssimos” (Andrey da Silva e Silva-PA, José Nilton da Costa e Francisco Machado Gaspar, ambos do PI), e ajudou o time maranhense nos dois gols, mas o futebol do Galo deixou muito a desejar.

Os detalhes do jogo estão no site da Placar:

“Atlético passa sufoco no Maranhão, mas vence o Iape e terá jogo de volta”

O Atlético teve muitas dificuldades na estreia pela Copa do Brasil, mas venceu o modesto Iape-MA por 3 a 1. A partida desta quarta-feira foi realizada no estádio Nhozinho Santos, em São Luís, e com resultado, além de não eliminar o jogo de volta, o Galo teve um tabu de cinco anos quebrado. Nas últimas cinco edições da competição, o clube sempre alcançou a vaga logo no jogo de ida, o que não aconteceu desta vez.

Os gols da partida foram marcados por Renan Oliveira, Diego Tardelli e Ricardo Bueno para o lado do Atlético, enquanto Vanvan, melhor jogador do Iape-MA, marcou os dois tentos da equipe do Maranhão. O classificado deste confronto vai enfrentar o Grêmio-SP, que eliminou o Iraty-PR, vencendo por 3 a 0 no interior paulista e revertendo a vantagem do jogo de ida que ficou 3 a 1 para os paranaenses.

Esta foi à primeira vez na história que Atlético e Iape-MA se enfrentam. O time maranhense está apenas em seu terceiro ano como clube profissional e é a primeira vez que disputa uma competição nacional. Eles conseguiram a vaga ao derrotar o JV Lideral na decisão da Copa União Maranhense 2010.

O Jogo – Quem pensou que o Iape-MA iria apenas se defender se assustou com a postura inicial da equipe maranhense, que partiu para cima do Galo. Logo aos três minutos, Pires arriscou um chute de fora área que desviou na zaga atleticana e quase enganou o goleiro Renan Ribeiro.

Mas aos seis minutos, no primeiro ataque do Galo na partida, o meia Renan Oliveira recebeu ótima assistência de Magno Alves, entrou livre dentro da área e com muita calma marcou o primeiro gol do Atlético nesta edição da Copa do Brasil. Os maranhenses não se intimidaram com o gol, e aos 14, depois de cobrança de falta pela direita, o arqueiro alvinegro Renan Ribeiro não conseguiu segurar, e Vanvan aproveitou para empatar o jogo para o Iape-MA.

Aos 18, nova tentativa dos donos da casa, mais uma vez com Vanvan, que driblou a defesa atleticana e bateu rasteiro no canto direito de Renan Ribeiro, que se esticou todo, mas a bola bateu na trave. O troco do Galo, veio aos 25, com o atacante Magno Alves, que arrematou de longa distância e levou perigo ao gol do Iape-MA.

Apesar de apresentar muita vontade, o Galo não conseguiu repetir as mesmas atuações das partidas anteriores pelo Campeonato Mineiro. Aos 38, depois de lançamento para área, Vanvan recebeu e mandou para as redes virando o jogo para os maranhenses. Os jogadores e a comissão técnica do Atlético reclamaram no lance pedindo impedimento, mas o árbitro José Nilton da Costa confirmou o gol.

O técnico Dorival Júnior cobrou uma mudança de postura da equipe para o segundo tempo, e o puxão de orelhas logo surtiu efeito. No primeiro minuto, Diego Tardelli recebeu passe de Ricardinho e saiu na cara do gol, o atacante finalizou na saída do goleiro para empatar o jogo.

Ainda sem mostrar tudo que sabem, os jogadores atleticanos melhoraram um pouco na partida, mas a equipe não estava concentrada no jogo. Mesmo assim, o Galo buscava o gol da revirada, aos 15, Zé Luís puxou o contragolpe e fez o passe para Leandro, que acionou Magno Alves, que esperou a passagem do lateral, que em velocidade chegou batendo, mas o goleiro Flaubert fez a defesa.

Após este lance, o Atlético acordou na partida, e passou a ditar o ritmo do jogo, aos 20, Tardelli quase marcou, mas o defensor maranhense salvou quase em cima da linha. Aos 31, Ricardo Bueno, que havia acabado de entrar, recebeu de Tardelli e girou com estilo antes de arrematar para o gol e fazer o terceiro do Galo na partida.

Após este tento, o Atlético continuou buscando o gol que daria a classificação, e aos 43, Neto Berola entrou livre na área e bateu forte cruzado, mas o arqueiro Flaubert operou milagre para garantir o jogo de volta, na próxima quarta-feira, na Arena do Jacaré.

FICHA TÉCNICA
IAPE-MA 2 x 3 ATLÉTICO

Local: Estádio Nhozinho Santos, em São Luís
Data: 23 de fevereiro de 2011, quarta-feira
Horário: 22h (de Brasília)
Árbitro: Andrey da Silva e Silva (PA)
Assistentes: José Nilton da Costa e Francisco Machado Gaspar (ambos do PI)
Cartões amarelos: (Iape-MA) Robson, Hans Miller e Aldinho; Atlético, Zé Luís e Ricardinho

Gols:
ATLÉTICO: Renan Oliveira aos seis minutos do primeiro tempo; Diego Tardelli, no primeiro minuto, e Ricardo Bueno, aos 31 minutos do segundo tempo
IAPE-MA: Vanvan, aos 14 e aos 38 minutos do primeiro tempo

IAPE-MA: Flaubert; Daniel, Hans Miller e Carlinhos; Arcinho, Pires (Aldinho), Uruca, Valbson (Hiltinho) e Bruno Paiva (Tica); Vanvan e Robson
Técnico: Paulo Fernando Cabrera

ATLÉTICO: Renan Ribeiro; Jackson, Werley, Réver e Leandro; Zé Luís, Serginho, Ricardinho (Wesley) e Renan Oliveira (Neto Berola); Magno Alves (Ricardo Bueno) e Diego Tardelli
Técnico: Dorival Júnior

* http://placar.abril.com.br/copa-do-brasil/iape/noticias/atletico-mg-passa-sufoco-no-maranhao-mas-vence-o-iape-e-tera-jogo-de-volta.html?utm_source=twitter&utm_medium=microblog&utm_campaign=twitter-abril


» Comentar

Comentários:
26
  • Clayton Batista Coelho ( Claytinho - Só Boleiro do Nova Vista/BH ) disse:

    E aí Dudu GALOMAIO, muito fuminho bão aí na roça ?? rsrs

    Quer dizer então que no seu DNA, tem células azuis ??

    Tá explicado… rsrs

    Ahhh… E respeita o que seu irmão diz viu ?? Já que ele é um cara mais lúcido… rsrs

    Abraços

  • Clayton Batista Coelho ( Claytinho - Só Boleiro do Nova Vista/BH ) disse:

    Quando vi o tal do “Pereirinha” entrando em campo e o Dorival Júnior ainda se dando ao trabalho de “dialogar” com ele, pensei: Meu Deus ! Como um clube como Atlético Mineiro chega a esse ponto… rsrs

    Bater boca com o “poderoso” Pereirinha ?!?!?!?

    Seria cômico, se não fosse trágico… rsrs

  • Dudu GALOMAIO (RESENDE COSTA-MG) disse:

    inteligente??? haha… abafa o caso… rs

  • Ulisses disse:

    É Galomaio, seu irmão é o mais inteligente da família e certamente o único que já comemorou um título em casa. Esquenta não….

  • Pavão disse:

    IAPE – Instituto amigos do Pereirinha x Atletico mineiro . Quanta tradição de ambas as partes…

  • Clayton Batista Coelho ( Claytinho - Só Boleiro do Nova Vista/BH ) disse:

    Sei viu Dudu… rsrs

    Vou “encomendar” uma pesquisa aí pra Resende Costa e depois vamos ver o resultado… rsrs

    Mas é isso aí… Aproveite bem suas férias !

    Abraços

  • Márcio disse:

    Caro Chico!
    O lance do gol do IAPE (Instituto de Aposentados e PEnsionistas?) foi cômico. Parecia pelada. O bandeira achou que o jogador impedido faria o gol e deu impedimento. O juizão viu a bandeira levantada e apitou. O cidadão da bandeira viu que quem fez o gol foi o que saiu de trás e deu o gol. O juiz ouviu as ponderações e assinou embaixo. Ridículo. Tem razão o Atlético ao reclamar, mas tem razão o pessoal do instituto também, porque o gol foi legítimo. A lambança é que foi ilegítima.

    Quero ver a dupla K/P, Kalil-Perrela, unida contra essa corja aí. Eu me lembro de que uma vez o América peitou todo mundo e… levou tinta. De lá para cá, só se viu vaquinha de presépio. A hora é agora.

  • Hernando disse:

    Poderia ser verdade, será?! To achando que se resguardaram para pegar o mequinha domingo, mesmo assim, não esconde a ruindeza e lerdeza do Renan Oliveira, não dá um sanguinho, o Ricardo Bueno é ruim mesmo, não adianta, se pelo menos entrasse e fizesse gol todo jogo!! O Renan sabe jogar bola, deve ser algum problema de ânimo e fraqueza!! Não achei o Leandro tão ruim assim, estava até defendendo bem! Mas o time lembrou bem a época do Luxemburgo, e o unico reforço contratado jogando foi o Magno Alves e comparando com o Obina, sinceramente não vi melhoras não!!

  • Prietto disse:

    Prezado Chico:
    Como bem cantou o saudoso Noite Ilustrada, “laranja madura na beira da estrada Zé, ou tá bichada ou tem marimbondo no pé.”
    Me contraria a venda de Diego Souza, deixando o Galo antes de demonstrar o bom futebol que sabemos que ele joga. Não está explicada a sua saida: desentendimento com o técnico?, desentendimento com a diretoria?, ou alguma contusão que o impeça de recuperar a forma física? Insatisfação com a reserva não admito que seja. Mal começou a temporada e ainda não houve tempo para se definir titularidade. E, quem sabe de futebol, admitirá que Renam Sonolência Oliveira não tem futebol para barrar D. Souza.
    Portanto, deve haver algo de podre no reino da Dinamarca parasque esse excelente jogador seja liberado para o Vasco, culminando com a permanência de R. Oliveira no time, até que nossa paciência se esgote e a diretoria se dê conta de que terá que contratar outro jogador para a posição. Pois tolerar R. Oliveira no mineiro já está demais. O que direi, então de tolera-lo no Brasileirão com a apatia e pipocagem que lhe é peculiar.
    Gostaria de ouvir sua opinião. Abraço;

    Prietto;

  • André Rosa disse:

    O trio de arbitragem foi péssimo mas, o futebol apresentado pelo Galo ontem foi terrível, terrível…

  • J.B.CRUZ disse:

    CARO DUDU GALOMAIO, até que enfim uma boa notícia!!Um vitorioso,alegre e de bem com a vida!!Seu Irmão Cruzeirense!!

  • Emílio Melo Figueiredo - Sete Lagoas / MG disse:

    Dudu..

    Tá bebendo durante a semana? Tá ficando doido? Delirando? haha..
    Torcida do Atlético maior que a do Cruzeiro no interior? NUNCA……

    Abs!

  • Dudu GALOMAIO (RESENDE COSTA-MG) disse:

    no texto acima: “unico cruzeirense num total de oito” irmaos

  • Dudu GALOMAIO (RESENDE COSTA-MG) disse:

    Clayton, vc tocou num ponto curioso.
    Eu era ainda adolescente e um dos meus irmãos (o único cruzeirense de um total de 8) dizia que em Resende Costa todo mundo era cruzeirense, que uma minoria torcia pro Galo.

    Eu ficava muito aborrecido, por adorar esta cidade.
    Mas o tempo passou e pude vir mais vezes à cidade, andar com as próprias pernas e assim perceber a grande “lorota” contada por este cidadão celeste… rsrsrs

    Aqui há um maior número de atleticanos (graças a Deus) e um bom número de cruzeirenses também, mas são bem mais desanimados que a galera alvinegra. Infelizmente, há uma pequena porção que escolhe os times do RJ e SP. Influências das emissoras de rádio e TV desses locais até 20 anos atrás… Mas isso já diminuiu muito e a tendência é acabar.
    Assisti Galo X Guarani e Galo X IAPE com uma turma muito boa aqui. Já me encomendaram bolar o novo modelo da camisa “RESENDEGALO”… Já lançamos 2 modelos anteriores…

    Abraço!

  • Dudu GALOMAIO (RESENDE COSTA-MG) disse:

    Emílio, quem começou com esta história de “desmerecer” foram vcs mesmos cruzeirenses. Aí nos sentimos na obrigação de fazê-los enxergar que o Cruzeiro já ganhou muitos títulos sem enfrentar um rival decente. É apenas questão de desconfiômetro… rs

    Sobre o terceiro gol do Galo, do horroroso Ricardo Bueno, houve um desvio da trajetória da bola no braço do zagueiro maranhense, pois o goleiro local estava até bem no jogo, realizando boas defesas…

    Bobo será quem se iludir com o magro placar de 3×2 em terras maranhenses. Provavelmente esse time não irá oferecer a mínima resistência aqui em MG, até porque dificilmente o Galo jogará tão mal e desinteressado como ontem.

    Saudações!

  • Clayton Batista Coelho ( Claytinho - Só Boleiro do Nova Vista/BH ) disse:

    E aí Dudu GALOMAIO, bão ??

    Aproveitando bem suas merecidas férias aí em Resende Costa ??

    Diz uma coisa… É verdade que 93,18% da população de Resende Costa é Cruzeirense ??

    Mas fala a verdade hein ?? rsrs

    Abraços

  • Clayton Batista Coelho ( Claytinho - Só Boleiro do Nova Vista/BH ) disse:

    Cumé que é ???

    Não despacharam o “poderoso” IAPE não ??

    Ahhhh… Mas também né, o time só tem 3 anos de fundação, está com muito gás e já é uma das grandes forças do “qualificadíssimo” futebol do Maranhão… rsrs

    Mas tá tudo dentro dos conformes… Semana que vem, os jornais de quinta-feira estamparão: “Atlético Mineiro arrasa o IAPE na Arena do Jacaré e se classifica na Copa do Brasil” !! Se bobear, vai ter até carreata na cidade… rsrs

    E o sonho da LIBERTADORES continua… rsrs

  • Frederico Dantas disse:

    Sobre o apito do jogo de ontem.

    Futebol é negócio. E este negócio hoje no Brasil hoje é tocado por gente que faria Don Corleone ser um mero batedor de carteira, como postou há uns dias o Chico. O Atlético hoje vai de encontro ao “dono do negócio”. Se tem um jeito rápido, direto e difícil de ser comprovado de o “dono do negócio” prejudicar o clube que se interpuser em seu caminho, este jeito é com o apito.

    Sou um crítico daqueles que que toda segunda-feira vêm aqui reclamar de árbitros. Mas que o CAM tem que se resguardar, isso tem. Tá na alça de mira do “dono do negócio”.

  • Frederico Dantas disse:

    Copas, por natureza, têm sempre times fracos em suas primeiras fases. Isso vale para Copa do Brasil, pra Copa Libertadores, para Copa dos Campeões do UEFA, pro Campeonato Mundial de Clubes… pra Copa do Mundo.
    Nem por isso estes torneios são desmerecidos ou desvalorizados, como muitos aqui tentam fazer. Sejam cruzeirenses ou atleticanos.

  • rodrigo assis disse:

    Juiz errou, não roubou, não é culpa dele o resultado

    quem errou mais foi o dorival que ainda insiste com o “MORTO” Renan Oliveira, e aquela substituição colocando o ricardo bueno, só pode ser brincadeira de mal gosto, esse bueno nunca poderia ter vestido a camisa do atlético, erra 11 em 10 lances.

    O dorival esta agindo de má fé, espera jogar fora pra colocar esse bueno, pois ele mesmo não tem coragem de insistir com essa baba frente a torcida aqui em 7L.

  • Luciano Nogueira 7L disse:

    Time completamente desmotivado. Não puseram o pé em nenhuma dividida. Começaram o jogo sem nenhum esquema, achando que iam ganhar de qualquer jeito.
    Ou seja, mereceram o jogo de volta.

  • Francisco Barbosa disse:

    Vanvan não foi o melhor do IAPE, foi o menos ruim do jogo.

  • Junior Gam disse:

    O time jogou mal, e não mereceu nem essa vitoria.
    Um vexame!

  • Emílio Melo Figueiredo - Sete Lagoas / MG disse:

    O gente.. antes de “zuar” times fracos da Libertadores, tem-se que ver o telhado de vidro que se tem em casa!

    O time “monotítulo” passa sufoco contra o Iape, no Maranhão. Eu hein…

    Mas sem a gozação, é dificil enfrentar esses times, em seus domínios. Ai certas pessoas desvalorizam alguns titulos do Cruzeiro, por falar que enfrentou times fracos. Caso o “monotitulo” se sagre campeão da Copa do Brasil, tem que ressaltar que passou pelo Iape, que não foi tão fácil assim. Hoje futebol está nivelado.

    Aquele lance do impedimento. Que bandeirinha bizzaro!

    O 3º gol do Atletico, que goleiro bizarro tb!

  • Paulo Henrique disse:

    Confio no trabalho do Dorival, mas é nítido que há muito o que melhorar no Galo. Aquela vitória sobre o Cruzeiro, e as outras sobre fracos times do interior, não podem nos iludir.

    Foi o time que mais contratou, mas poucos reforços são usados ainda. Ontem só o Magno Alves era titular, considerando o Richalysson são apenas dois. O que aconteceu com o Jobson? Quando o Mancini entrará em forma? Leonardo Silva com 50% de condições joga muito mais que o limitado (mas bem assessorado) Werley. Renan Oliveira fez o gol e sumiu. Por que ainda insistem com o péssimo Ricardo Bueno? Nosso banco de reservas quase sempre é 80% de jogadores de frente. Nossos laterais são péssimos. E a defesa ainda tem muito que melhorar.

    Sobre Diego Souza, já vai tarde. Tomara que o Daniel Carvalho não se machuque mais, pois esse sim mostrou raça e vontade de jogar.

    Mesmo com a arbitragem ruim, o Galo tinha obrigação de fazer pelo menos cinco gols no “Instituto Amigos do Pereirinha”.

  • Renato Paiva disse:

    Assistindo o primeiro tempo, deu vontade de parar de acompanhar o futebol. Como jogadores como esse Leandro, lateral esquerdo do Galo, podem estar atuando até hoje? E o Renan Oliveira?
    Quase brochei, viu!!