Blog do Chico Maia

Acompanhe o Chico

Dorival Júnior pode apostar em Bernard, até na lateral

Nesta foto do Esporte Interativo, Bernard parte para cima, pelo júnior do Galo BERNARD5

Muita gente perguntando pelo Bernard, que foi o principal jogador do Democrata de Sete Lagoas na terceira divisão mineira do ano passado.

Jogar no Atlético é diferente, onde a pressão é outra e o nível dos adversários é infinitamente superior.

Com os seus 18 anos, Bernard carregou o Democrata nas costas, apesar da baixa estatura (1,65m), quatro centímetros menos que o Conca do Fluminense (1,69m), seis menos que o Montillo (1,71m) e nove menos que o D’alessandro (1,74), do Inter.

Era sempre caçado em campo, apanhava, se levantava e voltava a partir para cima dos marcadores.

Camisa 10, foi artilheiro do Campeonato com 14 gols, vários de cabeça, ao lado do veterano Diego Silva, do Nacional de Nova Serrana.

O que a torcida democratense viu este rapaz fazer ficou na memória, jogando em casa e fora de Sete Lagoas. Faltou uma vitória para que o time subisse para a segunda divisão. Ficou no quase, mas não fosse o Bernard nem se classificaria para o octogonal decisivo.

Mas, quem joga mesmo, joga em qualquer lugar, principalmente quando tem personalidade e formação familiar sólida, como é o caso desse jogador que o Dorival Júnior relacionou pela segunda vez consecutiva para o time principal.

Foi cortado do banco para o jogo contra o Villa, mas para esta noite, contra o Uberaba, o treinador disse que ele pode até começar jogando.

Quando foi promovido ao profissional pelo Dorival, concedeu várias entrevistas e a sua humildade e gratidão chamaram a atenção. Uma delas ao Eduardo Araújo, em blog do site Esporte Interativo.

Veja a resposta dele sobre a importância do Democrata em sua carreira:

“Blog: Você foi emprestado ao Democrata de Sete Lagoas no ano passado. Como foi a experiência?

Bernard: Bom, no começo, cheguei até a conversar com o Rogério Micale (ex-técnico da base), dizendo que eu não queria ir. Queria ficar no Júnior do Galo para disputar o Campeonato Mineiro, pois eu estava com a expectativa que íamos ganhar e, também, estávamos com carência de jogadores no meio de campo. Mas mesmo assim tive que ir. Porém, depois que eu fiz a primeira partida na Arena do Jacaré, não queria sair mais. Peguei um carinho enorme com a torcida e eles comigo também.”

Se quase se matou em campo pelo Democrata, na terceira divisão mineira, imaginem o que será capaz de fazer com a camisa do Atlético!

Óbvio que, só querer, não é poder, porém, quando se tem talento, tudo é possível.

Anda sendo escalado na lateral direita nos treinos, mas o Dorival é especialista em trabalhar com jovens e tem crédito para realizar experiências como essa.

Confira a ficha dele no site do Galo e a relação de jogadores chamados pelo Dorival para esta noite contra o Uberaba na Arena do Jacaré:

 * Apelido: Bernard
Nome: Bernard Anício Caldeira Duarte
Posição: Meio-campista
Nascimento: 08/09/1992
Naturalidade: Belo Horizonte-MG
Chegada nas categorias de base do Atlético: abril de 2008

Dorival Júnior relaciona 20 atletas para Galo x Uberaba

O técnico Dorival Júnior relacionou 20 atletas para a partida desta quarta-feira, contra o Uberaba, em Sete Lagoas. Válido pela 8ª rodada do Campeonato Mineiro, o confronto será realizado às 21h50, na Arena do Jacaré.

A preparação alvinegra para o confronto com a equipe do Triângulo se encerrou na tarde desta terça-feira, com um treino descontraído na Cidade do Galo.

Confira os 20 atletas relacionados:

Goleiros: Giovanni e Renan Ribeiro;
Lateral: Leandro;
Zagueiros: Leonardo Silva, Réver e Werley;
Volantes: Richarlyson, Serginho, Toró e Zé Luis;
Meias: Bernard, Mancini, Renan Oliveira, Ricardinho e Wendel;
Atacantes: Jobson, Magno Alves, Neto Berola, Ricardo Bueno e Wesley.

BERNARD1

E nesta foto do Rogério Oliveira, honrando a camisa do Democrata Jacaré


» Comentar

Comentários:
17
  • Sebastião A.Neto disse:

    RENAN OLIVEIRA É PIADA.

  • Sebastião A.Neto disse:

    MENOS GENTE,MENOS!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

  • Franck disse:

    Caro Chico, acompanho seu trabalho deste adolescente, na época de Minas Esporte com Contijo e Cia.
    Sempre leio seus comentários, agora principalmente no blog pela facilidade, não sou de mandar comentários, sou daqueles que gosta mais de ouvir do que falar, no caso aqui de ler, mas gostaria de pedir a você socorro, por você ser atleticano, e acima de tudo uma pessoa do bem, de ótimo caráter e de grande credibilidade.
    Na minha visão geral o que o time do Atlético necessita urgentemente é de 2 laterais de verdade, mas precisa também se analisarmos bem de 1 zagueiro, 1 volante, não vou citar camisa 10, pois esta cheio de meias lá e tem o Bernard que você sempre elogiou, e sou da opinião de que se o jogador é bom não importa idade, e o momento se ele sabe ele joga, mas contratar 1 camisa 9 seria ótimo também.
    Mas justificando minhas pedidas não foi só neste jogo contra o Uberaba, mas em vários jogos que o Rever falha (deixo bem claro nada contra o profissional) estou comentando algumas atuações que vi, e ontem ele deixou o cara dominar no peito dentro da área nas costa dele, ah e a cabeçada na trave foi nas costas dele também e da mesma forma em partidas anteriores, mas um toque de calcanhar e personalidade nas entrevistas tem blindado ele, e só tenho visto elogios pelo menos na maior parte da imprensa.
    Laterais eu imagino que não precisa de justificativas, já o volante em minha opinião apesar de eu gostar da vontade do Zé, seria bom termos mais um ali do estilo Gilberto Silva ( não sei se o próprio Gilberto Silva se encaixaria não vejo ele jogar então não sei como esta pela idade) para passar mais tranqüilidade.
    Já no ataque nos últimos 3 jogos 2 gols de Bueno, seria pouco se o Atlético tivesse laterais que acertassem pelo menos metade dos cruzamentos, mas mesmo sendo contestado de cabeça ele provou que faz e ele pode ter certeza, se não for artilheiro aqui será em outro clube, ele é tipo Jardel (pena que não tem mais o Marques pra entregar a bola na cabeça dele) mas seria ótimo termos um jogador que chegasse para fazer a diferença com a torcida, Adriano é quase impossível mas também ele não me agrada pelo extra campo, e na minha concepção um bom caráter vale mais que muitas coisas, mas eu gostaria de ver o Afonso Alves tendo uma chance de mostrar seu futebol no Brasil.
    Bom pra finalizar tenho o seguinte pensamento e é o básico em toda empresa, custo/beneficio, não sei o valor de salário de jogador, mas entre pagar o que o Rever ganha que com certeza é muito prefiro o Werley, ou trazem Welton Felipi,(falhar por falhar deixa o que cobra menos) ou qualquer outro da base que se jogar 6 meses de titular já conseguem vende-lo e fazer caixa, outra, se for pra trazer Diego Macedo, Rafael Cruz, Patric, prefiro o Sheslon ou Marcos Rocha, ou seja, ou traz alguém que já venha em condições de jogo, ou sobe o time Junior pra jogar pois pelo menos vontade eles tem e ganham nem precisa falar que muito menos que os Diegos Souzas da vida,
    Acho que será ate mais fácil ser campeões com eles, espero ver pelo menos um titulo do Galo na minha vida.
    Desde já agradeço Chico, e lhe peço que comente o que você puder, mesmo que seja pra condenar meus pensamentos, sua opinião pra mim será de grande valor, grande abraço, obrigado.

  • rodrigo assis disse:

    Dupla egípsia foi ótimo.

    Ri demais aqui quando li isso

  • marcio macedo disse:

    Está acontecendo de novo o que o ocorreu no ano passado, só que mais cedo. Uma profusão de contratações, mas o treinador não consegue fazer um time, dar coesão à equipe, que se mostra desentrosada em campo. A cada jogo, coloca uma equipe diferente. Será que isso não vai ter fim?

  • Fabrício Melo disse:

    3 toques na madeira pé de pato mangalô… Caro Marcio Luis, bem lembrado, todos os atleticanos botavam fé na dupla egípsia: Cairo e Nilo. Verdadeiros foguetes molhados… Tomara que com o Bernard seja diferente!

  • Gilmar disse:

    Sorte pra ele.E que os corneteiros que vão pra atrapalhar,não queimem o garoto.

  • Ramon Menezes disse:

    Eu acho que se ele é tão bom assim tem que dar oportunidade pro garoto na sua posição real. Menos que o R.O. tenho certeza que ele não vai fazer.

  • Miragaia disse:

    Pois é… ele pode ser queimado na lateral….Pq não colocar no lugar do frco renan Oliveira?

  • Alex Meneses disse:

    O Bernard joga muito, falo isso pq acompanhei o Democrata SL ano passado, joga muito mais que Renan Soneca, e tem outra vantagem, tem raça e vontade. Na lateral ou no meio campo, tenho certeza que se bem trabalhado, esse garoto irá trazer bons frutos ao Galo…

    Abraço a todos…

  • Paulo Henrique disse:

    Joga muito! Habilidoso, raçudo, identificado com a torcida e humilde! Tomara que tenha um futuro brilhante!

    Mas eu preferia vê-lo na posição de origem, no lugar do Renan Soneca que já teve 2.000 chances. A lateral é um problema crônico no Galo e a torcida anda sem um pingo de paciência.

  • Anderson Palestra disse:

    Me lembrei do Ziza falando que o Atlético tinha o novo Alexandro Pato. Era o Renan Oliveira.

  • Márcio Luiz disse:

    Chico,
    tem certeza de que estas duas fotos são do mesmo jogador?

    Agora falando sério, eu prefiro esperar pra ver pois me lembro de quando eu acompanhava mais de perto os juniores do Galo na década de 90 e um tal de Cairo enchia os olhos do torcedor. Cheguei a pensar que ele seria um segundo Raí tamanha a categoria que ele demonstrava. No entanto… o resto da história todos conhecem.

  • lauro disse:

    Chico a verdade mesmo é que ja vamos entrar em abril e o Dorival mesmo muito competente não tem um time só que seu tempo esta acabando pois o campeonato mineiro serve para “montar e treinar” e pelo visto se ele conseguir muito será somente montar para o campeonato Brasileiro.

  • Bruno disse:

    Wendel, Bernard, Giovanni. 3 jogadores promissores, além de Daniel Carvalho e Mancini. Abre o olho Dorival!

  • J.B.CRUZ disse:

    Se as perspectivas sobre o jogador são boas, coloquem o garoto para jogar..É no campeonato mineiro que se testa as promessas..

  • Marcelo Andrade disse:

    Quando eu vejo Renan Oliveira pirraçando e o garoto sem chances… É duro engolir isso… Tem que por o cara pra jogar na sua posição!