Blog do Chico Maia

Acompanhe o Chico

Exemplo de amor verdadeiro a um clube do interior

Por falar no jornalista Wagner Augusto (Wagner Augusto Álvares de Freitas), ele é um exemplo de alguém que gosta de verdade de um clube do interior.

Apaixonado pelo Villa Nova, publicou um ótimo livro sobre os 100 anos do Leão, em 2008, e dedica boa parte da sua vida pessoal às coisas do alvi-rubro.

Digo isso porque muita gente faz demagogia e abusa da hipocrisia para não assumir que é atleticano ou cruzeirense, e diz que é “villanovense”, para ficar bem com todo mundo.

Ou então, realiza algum trabalho profissional ligado à dupla mais forte do futebol mineiro, onde está o povão e por conseqüência, melhores vendas e muito dinheiro.

O Wagner, não. É Villa Nova e fim de papo. Nem sei se entre Atlético, Cruzeiro e América ele tem alguma preferência. Creio que não.

Agora, passou quase cinco anos escrevendo o Almanaque do Leão do Bonfim, contando mais detalhes da vida deste clube, que é um pedaço dos mais importantes da história do nosso futebol.

Detalhes da obra:

* Após quatro anos e meio de intensa pesquisa e detalhada compilação de dados, acabo de concluir o Almanaque do Leão do Bonfim, obra de 680 páginas que traz a Ficha Técnica completa dos jogos realizados pelo Villa Nova no transcurso da história, com a escalação dos adversários. O livro contém 215 fotos, contemplando a trajetória do clube nos gramados nessa longa caminhada, marcada por lutas, conquistas e um incontido amor de seus apaixonados torcedores.

O Almanaque do Leão do Bonfim, que tem o prefácio do consagrado jornalista e historiador Celso Unzelte (autor de sete livros dedicados ao futebol, entre eles o excepcional Almanaque do Corinthians) traz também: 

– A estatística dos confrontos do Villa Nova contra seus 326 adversários;

– A estatística dos jogos distribuídos por competição;

– As maiores goleadas aplicadas;

– As maiores goleadas sofridas;

– Os maiores públicos;

– Os menores públicos;

– A estatística dos jogos realizados nos estádios mais utilizados;

– A estatística dos jogadores que defenderam o Villa Nova;

– A relação dos 50 atletas que mais atuaram;

– A relação dos maiores artilheiros;

– Os jogadores recordistas em gols marcados num único jogo;

– A relação dos  técnicos que trabalharam no Villa Nova;

– A estatística dos técnicos que mais trabalharam;

– O ranking dos técnicos que mais trabalharam;

– Os times-base do Villa Nova no decorrer da história.

Além dessa miríade de detalhes sobre o clube, o Almanaque do Leão do Bonfim apresenta a Ficha Técnica dos Jogos Especiais realizados, o que inclui a participação do Villa Nova no Torneio Início e em outras competições com partidas dotadas de características diferenciadas.


» Comentar

Comentários:
8
  • Sebastião A.Neto disse:

    A História do Villa Nova é importantíssima para a VIDA do futebol de Minas e o Villa Nova é eterno,o Villa Nova é sinônimo de Nova Lima e Nova Lima é sinônimo de Villa Nova.
    Parabéns para Wagner Augusto e pelo excelente trabalho realizado frente ao Villa Nova.

  • Sávio disse:

    Chico, vc viu quanto a Record tá querendo fechar com o Galo!! O valor pode chegar a 70 milhões. Como dizia os antigos “o apressado com cru”, eu acho que o Kalil fez certo em esperar, vamos torcer para que dê certo, veja o link

    http://esportes.terra.com.br/futebol/noticias/0,,OI5027872-EI17869,00-Jornal+Record+faz+oferta+a+quarteto+do+C+e+pode+pagar+ate+R+mi.html

  • J.B.CRUZ disse:

    A minha contribuição para o almanaque sobre o grande LEÃO DO BONFIM, que também faz 103 anos em Junho..
    ¨Em outubo de 1.966 o CRUZEIRO teve pela frente o VILA NOVA, que tinha uma equipe muito boa na época..O VILA que naquele ano tinha batido ATLÉTICO e AMÉRICA naquele campeonato, veio ao MINEIRÃO enfrentar o CRUZEIRO de peito aberto no segundo turno..Tinha perdido de 1 x0 em NOVA LIMA no primeiro turno e mesmo jogando muito bem, não aguentou a Máquina de fazer gols do CRUZEIRO e foi batido inapelavelmente por 6 x 3 …Mas, naquele tempo era difícil para qualquer equipe de MINAS e do BRASIL enfrentar o CRUZEIRO de peito aberto, que ATLÉTICO e AMÉRICA, eternos sofredores no MINEIRÃO!!

  • Miragaia disse:

    Obs…Não era contra um time local,era contra um time de fabriciano se não me engano…

    E ele veio a Ouro Branco parar pegar as noticias sobre o jogo e colocar no livro (ate amistoso ele catalogou);;; Abraços!

  • Miragaia disse:

    Eu conheci o Wagner ano passado em um jogo treino do Villa aqui na minha cidade contra o time local, Ouro Branco Esporte Cluba,aqui de Ouro Branco … Um jornalista fantastico, com grandes historias sobre o futebol mineiro… Hahhaa quanto a essa paixão por time grande,ele teve um dia mas…
    Depois de uns sofrimentos,foi pro lado do Villa e pronto rsrsrs… Não conto qual era o time da capital q ele torcia..abraços!

  • Paulo Henrique disse:

    Empolgar-se e demonstrar amor a time grande é comum.

    Realizar esse tipo de trabalho, gostar e dedicar-se aos times considerados “pequenos” não é para qualquer um. Só para os mais nobres!

    Parabéns Wagner!

  • Renato Paiva disse:

    Meus sinceros parabéns ao Wagner! A Associação Amigos do Democrata está tentando fazer o mesmo pelo Democrata Jacaré, mas não está sendo nada fácil. Trata-se de um grande trabalho de pesquisa que só faz quem tiver amor ou ganhar uma boa grana.
    Parabéns!

  • Emílio Melo Figueiredo - Sete Lagoas / Mg disse:

    O que seria da história do futebol mineiro, seja ele amador ou profissional, sem os times do interior…

    O maior, mais conhecido e popular de Sete Lagoas é o B.V.F.C ( Bela Vista Futebol Clube ), famoro “Periquito”…