Blog do Chico Maia

Acompanhe o Chico

Para quem gosta de rádio

Sugestões a quem gosta de ouvir rádio.

Claro que cada um tem as suas preferências.

Gosto, preferencialmente, das emissoras noticiosas, mas algumas sabem a mistura certa de notícias com músicas da melhor qualidade.

No dia a dia, ouço a Alvorada FM, Itatiaia, BandNews FM, CBN, Guarani FM, com escapadas pela Oi, CDL, Inconfidência FM e 98,3, dependendo do dia e do horário.

Com tanta tecnologia ficou fácil sintonizar o que se quer, na hora que bem se entende.

Se tiver alguma sugestão aí, mande pra mim.

Pela Sky sintonizo a Rádio Gaúcha, boa demais da conta, agora tem a Estadão/ESPN, que também vale muito a pena.

Aos domingos vale a pena ouvir às 11 horas, o “Enquanto a Bola na Rola”, pela Globo AM 1.150 Khz.

Lamentavelmente a Inconfidência 880 AM acabou com um programa que era muito legal, às 6h30 da matina, de esportes, onde ouvi pela primeira vez o Marcelo Bechler Machado, hoje na Globo SP.

E todas podem ser ouvidas pela internet.

Onde aliás, sugiro uma ótima, só musical: http://www.radioparadise.com/

Exprimente e me diga se é boa ou não é!?


» Comentar

Comentários:
31
  • RONILDO J.ALVES disse:

    Carlos Alberto,vc fez a pergunta que eu iria fazer incluindo aí o Silva Neto,Jonas Conti,Mário Savagé.Luiz Chaves…só pra te informar o nosso saudoso Carlos Valadares faleceu a pouco tempo,tenho muita vontade de saber também por onde andam essas feras citadas por vc também,se souber nos informe aí Chico Maia…

  • Onde estã os grande locutores que passaram pelo radio mineiro: Waldir Rodrigues, José Kalazans, Lucélio Gomes, Jota Luiz (Mário Moreno),Roberto Marques,Carlos Valadares, Luiz Otávio Pena e outros?

  • dudu(gzl) disse:

    Parei de escutar a itatiaia depois da choradeira do ultimo clássico, onde reclamaram por uma semana que o crucru foi roubado, depois disso nunca mais escutei a itatiaia. É notavel a birra desses caras contra o GALO, o tal de joão vitor então, da nojo aquele seu programa, a voz do arthur morais é irritante, desligava a rádio toda hora que o manja rola do perrela falava. Agora praticamente não escuto mais rádio, eu gosto de rock, e as radios so tocam o mainstream podre do Brasil.

  • Tiago disse:

    Agora sim o link com o vídeo do gol.

    http://www.youtube.com/watch?v=5uMvUTCUh58

  • Tiago disse:

    Agora o video do gol

  • Anderson Palestra disse:

    Quero deixar os meus sinceros agradecimentos ao Adolfo.
    A rádio é muito boa, obrigado pela dica.

    Saudade da TERRA FM ou até mesmo da 107 em um outro período.
    Outra que ficou na memória foi a GERAES.

    Hoje em dia escuto, Inconfidência, Alvorada, Guarani, CDL, CBN e Itatiaia, essa última mais pela informação do que pela narração, pois o Alberto Rodrigues já tá meio senil, e os substitutos são fracos.

  • Tiago disse:

    Fazendo um adendo no comentário do Audisio, essa “subserviência” talvez se deve ao fato da Rádio Globo Minas ter pouca audiência e consequentemente um baixo faturamento comercial. Como disse num comentário acima com o som ruim dos 1150 da Globo Minas, somente quem gosta muito de rádio permanece ouvindo os programas. Por isso, a matriz investe pouco em BH. Quando a Globo Minas tinha o Mario Marra, o Regis Souto e o Bob Faria a divisão dos assuntos e de tempo dos debatedores era mais democrática. Muitas vezes dois comentarias de Minas participavam dos debates. Hoje a os comentários na Globo Minas deixam muito a desejar, já desde a ida do Mário Marra e depois do Marcelo Beckler para SP o que está havendo são comentaristas improvisados, que principalmente no Enquanto a Bola não Rola são engolidos pelos demais comentaristas como o Paschoal, Felipe Cardoso, Gerson etc. Nas vezes em que participa do programa o Pequitito equilibra um pouco as coisas, mas de umas semanas pra cá, não tem participado do programa.
    Já sobre o bairrismo da imprensa mineira, concordo plenamente com o que o Marcos disse. Muitas vezes distorcem a informação. É um ufanismo exagerado.
    Ainda sobre o assunto, desde que mudei para o Rio, nunca imaginei ouvir num programa local uma homenagem a um time de fora do Rio. Na véspera do aniversario do Galo, no programa do José carlos Araújo, que é veiculado somente na cidade do Rio de Janeiro, dedicaram a primeira parte do programa ao aniversário de 103 anos d Galo.
    Abaixo o link com um trecho do programa.

    http://radioglobo.globoradio.globo.com/radiomemoria/2011/03/24/103-ANOS-DO-ATLETICO-MINEIRO.htm

  • J.B.CRUZ disse:

    CARO DUDU: Estou na casa dos 60, não tomei o vinho da Santa Ceia(quem me dera) mas, o lançamento da pedra fundamental do Mineirão, estava lá..A Família CRUZ faz parte da história do PALESTRA-CRUZEIRO desde sua fundação em 02/01/1.922, passo a passo, vendo seu maior adversário o galo,correndo paralelamente com seus altos e baixos…E viva o futebol, disparado o melhor entretenimento para o ser humano!!

  • Magno disse:

    edisio torres ESTOU OUVINDO SUA RADIO AQUI NO SUL DA FLORIDA GOSTO DE NOVIDADES …COMO A BHNEWS.TV COMO SUA RADIO ALIAMCA 98.7 FM MUITO BOM /….

    ABRACOS

    MAGNO=BOCA RATON = FLORIDA

  • Klang disse:

    JB tá querendo emprego na Itati-AI-a, só pode. Emanuel, coloque mais um azul entre os seus para fazer a tal “Hectacombi” no Galo, como disse o Kalil. HectaKombi seria uma mistura de hepta e octa campeonatos do América? Nem o sétimo e nem o oitavo. O sétimo e meio?

  • Dudu GALOMAIO disse:

    *pelas histórias que conta (no plural)

  • Dudu GALOMAIO disse:

    JB o Vilibaldo era paulista. A propósito, colega JB… quantos anos tem vossa senhoria? rsrsrs
    Pela história que conta, creio que tenha tomado um golinho do vinho da Santa Ceia… rsrsrs (brincadeira, hein?)

  • Francisco Barbosa disse:

    Todas ótimas, mas quem quiser ouvir música nacional dos anos 60,70 e início dos 80 ( sexta feira das 20:30 ás 23:00 ).
    Esportes (sábado de 11:30 á 12:00).
    Transmissão dos jogos do campeonato de futebol da cidade aos domingos a partir das 10:00 hs.
    Em http://www.98fm.plugbr.com.br
    A apresentação / narração é por minha conta.
    OBS: Sou amador e voluntário.

  • audisio disse:

    O problema com a Rádio Globo é a total subserviência à sua matriz!
    Naquele “Enquanto a bola não rola” até parece que o torcedor vai sair do Carlos Prates e ir para o Maracanã. A cada meia hora de programa fala-se trinta segundos de Minas, a não ser quando há crise ou notícias ruins dos clubes de Belo Horizonte. No mais a gente fica sabendo tudo sobre o time do Olaria.

    O Problema da Itatiaia é uma birra antiga desde da época do Oswaldo Faria, antiatleticano, pois era americano de quatro costados e para os mais novos saberem, a rivalidade era intensa entre Atlético e América. Emmanuel está mais interessado nas coisas que beneficiem Nova Lima do que qualquer outra coisa. Deveria ter mantido a sede da rádio em Nova Lima e tem birra com o Kalil. Principalmente depois que se se aventou à cobrança dos direitos de transmissão via AM e FM dos jogos. Querendo ou não o futebol é que fez a Rádio Itatiaia, umas fontes inesgotáveis de audiência, cujo conteúdo é completamente gratuito, enquanto as TV disputam com seus milhões as rádios ficam quietinhas no 0800, só gerando suas polêmicas diárias e faturando seus milhões sem custo algum no conteúdo. Qual das duas mídias está fazendo jornalismo ou entretenimento?
    Gostava muito do “Esportes pelo ar” da Inconfidência, do Cesar Rizo da Guarani e muitos outros até mesmo do polêmico Paulo Cesar Coelho e muitos outros talentos do rádio. Acho que está faltando talento para comentaristas e narradores.

    O Caixa por exemplo está mais para animador de torcida do que para narrador, precisa se concentrar mais no lance, no fato esportivo. Tem que lembrar que quem está ouvindo muitas vezes não está vendo e fica completamente perdido em relação à posição da bola no gramado, à proporção do perigo de gol e outros parâmetros importantes para quem está em casa. O pequitito até que é um bom narrador mas, pena que é cruzeirense.
    Outra coisa que acho péssima nesta geração é o aparecimento desta espécie que está se reproduzindo como uma praga ecológica no meio do jornalismo esportivo que são os comentaristas estatísticos como PVC ou Marcelo Beckler. A parametrização e aplicação da estatística precisam ser muito cuidadosas, se não, corre-se o perigo de terminar com verdadeiras “pérolas” de contradições e afirmações idiotas praticamente debochando do telespectador.

    Oldair costumava fazer passes de 40 metros colocando o centro avante na cara do gol, no entanto, na estatística um passe atrasando a bola para o goleiro e uma assistência perfeita de inteligência rara são catalogados simplesmente como passes certos. Pelos números mal especificados, um Rafael Miranda seria melhor do que um Montillo por que acertou mais passes durante o jogo.

  • Stefano Venuto Barbosa disse:

    Sugestão de rádio eu não tenho, mas tem um site aqui, que é alternativo e cheio de feras, como o Tognolli, jornalista investigativo de 1ª linha. O site é pau arriado na farra e robalheira, mas também traz matérias culturais, políticas, esportivas, tudo muito bem escrito e com a participação efetivas dos leitores, que podem opinar sem reservas, dá uma olhada aí Sr. Chico Maia e colegas de blog: http://www.brasil247.com.br/

  • Marcos disse:

    O problema das rádios mineiras é o excesso de bairrismo e ufanismo. Muita gente reclama de bairrismo do eixo Rio-SP, mas aqui em MG costuma ser ainda pior: muitos jornalistas mineiros deixam o lado profissional e se deixam levar pela emoção, tratando os times de fora de Minas como se fossem vilões e inimigos. Claro que as rádios mineiras devem priorizar Cruzeiro, Atlético e América, mas alguns de seus jornalistas(salvo excessões), não contentes com isto, se comportam como torcedores doentes e não como profissionais.

  • Geraldo Martins Campos Junior disse:

    O Panorama Esportivo da Globo 1150 AM de 10 até meia noite,comandado pelo Gilson Ricardo (otimo Programa)com participação do pessoal de Minas é excelente.
    1.000.000 de vezes melhor que aguentar o Roberto Abras!
    Nesse aspecto o Cruzeiro tem o excelente Arthur Moraes e América tem o excelente Bruno Azevedo e o Galo,quando tem o otimo e inteligente,Emerson Romano,tá muito bem servido.
    CHEGA NÉ ABRAS,TÁ HORA DE APOSENTAR,DESCONFIE.

  • Adolfo disse:

    Chico, pra quem gosta de rock, uma boa opção é a rádio Kiss, de São Paulo: http://kissfm.com.br/portal/ . “depois de um rock sempre vem outro rock”…
    Fernando, há muito venho reparando essa má vontade da “rádio de minas” com o Galo. Potencializam qualquer notícia ruim para criar crise, embora nesse momento realmente existe uma crise no clube, como podemos ver com as últimas dispensas. Além do jornalista/político citado, o “SEM nome, seu BARRO” do tiago reis e o bruno “sem emoção” azevedo também são extremamente parciais, deveriam esquecer um pouco a “simpatia” e ser mais profissionais.
    Saudações alvinegras!

  • edisio torres disse:

    Como voce pediu… vou sugerir (rsrsrs) http://www.fmalianca.com.br é uma emissora verdadeiramente comunitaria. Sou um dos voluntários e o meu horario é de 10 as 12 de 2ª a 6ª, tem o Nerso, o Titio Baleia, o Chiquinho e é claro eu também.

  • J.B.CRUZ disse:

    É de pai para filho: Desde sua inauguração em Nova Lima nos idos de 20 de Janeiro de l.952, quando meu pai foi um dos primeiros ouvintes da RÁDIO ITATIAIA, minha família sempre teve seus aparelhos ligados na MAIOR DE MINAS.. Nas décadas de 50,60, ainda dividiamos as jornadas esportivas com a Rádio Inconfidência onde para nós era obrigatório ouvir o maior locutor esportivo de MINAS de todos os tempos:JAIRO ANATÓLIO LIMA..Mas já na década de 70 apareceu um baixinho narrador esportivo, me parece que era goiano (VILIBALDO ALVES) e mesmo com torcida declarada ao galo, admiravamos a isenção em suas trnsmisões, (chorou ao narrar o gol de Joãozinho na Libertadôres 1.976)..Depois vieram grandes locutores esportivos como: ALBERTO RODRIGUES,(o melhor atualmente),Valdir Rodrigues,Carlos Valadares,Jota Junior,Edon Rodrigues,Roberto Marques,Milton Naves,Viligonzer e este novo locutor muito bom, ENIO LIMA..A RÁDIO ITATIAIA é completa em toda sua programação..Os programas são encaixados em horários apropriados sobre o tema em questão..As notícias sôbre POLÍTICA,RELIGIÃO,ESPORTE e acontecimentos do cotidiano, são relatadas por profissionais altamente qualificados para as funções a eles destinadas..A ITATIAIA prima pelo bom gosto e a atenção a seus ouvintes..Na ITATIAIA, todos os programs são bons,profissionais escolhidos a dedo e que exercem suas profissões com dedicação e respeito aos ouvintes..Em tempos ¨bicudos ¨onde vivemos o dia-a-dia corrido sem a tranquilidade de outrora,a RÁDIO ITATIAIA ainda nos ajuda a passar os dias cada vez mais conturbados….PARABÉNS a EMANUEL CARNEIRO, pessoa equilibrada em suas observações em todos os assuntos e que dirige com competência a MAIOR DE MINAS…

  • Emilio Melo Figueiredo - Sete Lagoas / MG disse:

    São algumas opções para que deixemos de escutar a enjoativa Itatiaia!

  • Luiz Fernando disse:

    Olá Chico!

    A rádio Sul América Paradiso, 95,7 FM do Rio de janeiro é ótima, vale a pena conferir.

    E a rádio Bom Jesus, 98,7 FM de Conceição do Mato Dentro, toca boas músicas e presta serviços relevantes para a região do médio espinhaço mineiro, abrange aproximadamente 35 municípios e por meio do sistema Itasat, transmite o Jornal da Itatiaia às 06:30 e 12:30hs e o rádio esportes às 11:30 hs.

    Abraço;

    Luiz Fernando

  • Carlos da Mata disse:

    A minha radio preferida é a Antena1, para musica não tem melhor. Itatiaia para Esporte.

  • Tiago disse:

    Na Rádio Globo, além do Enquanto a Bola não Rola, o Panorama Esportivo, às dez da noite também é um ótimo programa. O problema da Rádio Globo é o som. É horrível durante o dia e inexistente à noite. Tanto que no periodo noturno sintonizo os 1100 da GloboSP ou os 1220 da Globo Rio. No 1150 da Globo Minas pega a Tupi, de São Paulo. Se tivesse um som bom no AM ou um canal em FM como no Rio, teria uma audiencia bem maior, já que possui bons programas. Outra rádio que vale a pena ser ouvida, principalmente para quem gosta de esportes, é a Jovem Pan, de São Paulo. Eles trasmitem tudo e é uma boa alternativa para quem não tem TV por assinatura acompanhar jogos a Libertadores e campeonatos europeus.

  • Clayton Batista Coelho ( Claytinho - Só Boleiro - Nova Vista/BH ) disse:

    Uma boa dica pra quem gosta de rádio também, é curtir o programa: 98 Futebol Clube ! Da 98 FM ( 98.30 ), diariamente das 13 à 14:00 Hs.

    Os caras são engraçados demais. Cruzeirenses e Atleticanos, se zoam entre si, os próprios times e os ouvintes que participam do programa.

    Bom demais da conta como diz o Chico !

  • PAulo Araujo disse:

    “Enquanto a Bola não rola é imperdivel” O luiz Mendes ainda é otimo.
    A CDL minha radio de musica preferida. A Itatiaia a muinto perdeu minha audiencia. Para quem gosta de radio Catolica a São Francisco de Anapolis em Goias é muinto boa, ouço pela internet. Guarani na hora do almoço também pega bem. Sinto falta de muintos programas da Inconfidencia, pena que o Governo esta deixando essa radio e tambem a TV Minas em segundo plano.

  • Thales Rosa disse:

    o so esportes da alvorada as 21:00 acabou?

  • tom vital disse:

    Chico: Música boa só na Alvorada FM,Guarani FM e Inconfidência FM.Até ai tudo bem confere com a sua lista.Agora para quem gosta de cultura em geral no domingo à noite na Inconfidência FM tem um programa de entrevista muito bom:FrenteVerso com o jornalista:Marco Lacerda.Tem também a Rádio Metrópole da Bahia que pode ser acessada pela internet. Gosto de acessar a Rádio Metrópole para ouvir as crónicas do Grande escritor e poeta Affonso Romano de Sant’anna.

  • Ronaldo Miranda disse:

    Chico, o programa que o Flávio Carvalho fazia na Alvorada todo dia as 21hrs acabou?

    – Belo Horizonte

  • Fernando disse:

    CBN é a minha preferida minha esposa gosta da CDL. E minha maior decepção é a Itatiaia, não sei o que aconteceu, acho que o Emanuel Carneiro tem alguma birra com o Kalil e com o Galo, mas ainda tem profissionais que salvam como: Mario Henrique, Lélio Gustavo e Álvaro Damião, em compensação o tal de João Vitor Xavier chega a ser indecente do absurdo do antiprofissionalismo que ele é.

  • Juliano Marques Thiago disse:

    Oque voçe ajou da demissao dos atletas do galo.

    – BH