Blog do Chico Maia

Acompanhe o Chico

Favoritismo é perfumaria perigosa

A partir de agora é que os campeonatos estaduais ficam interessantes, com as fases decisivas, envolvendo os adversários que fizeram por onde e chegaram entre os melhores.

Não tenho a menor dúvida que, em Minas, classificaram os quatro melhores.

É claro que a imprensa aponta favoritos, porque faz parte da nossa atividade. Muitos torcedores ficam irritados quando vêem alguém dizendo que o adversário do seu time tem maiores possibilidades. A paixão provoca isso, porém, na prática, muitos apontados como favoritos se deixam levar pelo clima do “já ganhou” e quebraram a cara.

Como diria o Tostão, falar favoritismos é “perfumaria”, mas, é do jogo midiático.

Especialmente quando é usada a expressão “favorito absoluto”. A história está aí para exemplificar e clarear memórias.

O Brasil contra o Uruguai na Copa de 1950; a Hungria contra a Alemanha em 1954; Holanda contra a Alemanha em 1974; o Atlético contra o São Paulo no Brasileiro de 1977; o Atlético contra o Cruzeiro pelo Mineiro, também de 1977; o Ipatinga sobre o Cruzeiro no Mineiro de 2005 ou o Estudiantes contra o Cruzeiro, pela Libertadores, em 2009, para ficar em poucos, porém representativos exemplos.

Quem, de sã consciência, diria que o Democrata-GV escaparia do rebaixamento? Tinha que golear o Funorte em Montes Claros, e o Ipatinga tinha que perder para o Tupi no Ipatingão.

Se o futebol não fosse assim não moveria milhões mundo afora, como move, de forma crescente.

Teoricamente, baseado na fase de classificação, a ordem de favoritismo ao título é simples: 1º Cruzeiro, 2º Atlético, 3º América, 4º América-TO.

Ruim é quando a arbitragem interfere no marcador, e isso ocorre constantemente, voluntária ou involuntariamente.

Para isso tenta-se tomar medidas preventivas, mas nunca com garantia de que os apitadores não vão errar, porque isso é impossível.

Escaldado pelos erros do ano passado, o América já tinha feito constar em ata, que seus jogos nas fases decisivas deste campeonato seriam com árbitros de outro estado. E assim será.

Porém, serve apenas para uma coisa: em caso de erro do apitador que prejudique o time, ou ao Atlético, a onda será menor.

Depois de receber devidamente o dinheiro do seu trabalho, o sujeito pegará o primeiro avião para o seu estado de origem e nem tomará conhecimento dos xingamentos que está recebendo aqui.

Não vai se preocupar nem em responder ou processar aqueles que o chamarão de ladrão, safado, sem vergonha, vendido e etecetera e tal!


» Comentar

Comentários:
15
  • Fernando Melo disse:

    Ribeiro, você engoliu essa? O Galo não recebeu proposta nenhuma por Tardelli, era marketing pra vendê-lo, o que só conseguiram agora. Os presidentes de clubes ganham uma nota com compra e venda de jogadores. Me engana que eu gosto!

  • Mario Ribeiro disse:

    Se o Perrela é mentiroso, sobre a proposta do Montillo, o maior craque em atividade no futebol brasileiro, imagine o Kalil em relação ao Mortandelli, aquele que era o 4º reserva do Flamengo…. Recusou um tanto de “milhão” de dolá, mas vendeu por 5. KKKKKKKK. Vai ser iludido assim em vespasiano…

  • Marcos disse:

    Tomara que o Cruzeiro tenha aprendido com aquele episódio de 2009, pois os “deuses do futebol” castigam a arrogância sem dó nem piedade. Que ninguém na Toca da Raposa caia nesse papo de “Barça brasileiro”, nada foi garantido ainda. Esse recado também serve para o Atlético, após a goleada de 7 no América de T.Otoni, ainda mais depois do episódio Grêmio Prudente.

  • Márcio Amorim disse:

    Caro Chico!
    Não percebi qual a diferença de um “juiz de fora” vir aqui, “errar”, receber o seu e ir embora e o juiz da casa, já estar aqui, “roubar” e ficar impune.

    O prejudicado sempre ficará reclamando e não vai dar em nada. Como não deu nada para os juízes dos 3 clássicos do América contra o Atlético e aquele tal do tal jogo entre Cruzeiro e Ipatinga.

    A vantagem do juiz de fora é que existe, pelo menos hipoteticamente, a possibilidade de ele não “errar”. O de casa é certo que errará a favor dos mesmos.

  • elio castro disse:

    Esse Perrela é mentiroso mesmo. Vê la se ele aguenta uma proposta de 10 milhoes de euros? ainda mais que o jogador deve ser todo de empresarios. O cruzeiro ta quebradinho. TA apostando no nacional de nova serrana pra vê se arrecada algum, e olha que o Juiz funcionario do vice do cruzeiro, ontem meteu a mao na URT, e o diretor da Urt meteu a boca no trombone. A federaçao sabe de tudo, porque o atletico ja denunciou que o juizes é estagiario do vice presidente do cruzeiro. Alguem lembro do cruzeiro e ipatinga do ano passado? foi o mesmo juiz a serviço do nova serrana ontem, que é filial do perrela.

  • Daniel disse:

    Estou achando ótimo o Cruzeiro vim no embalo da mídia achando realmente que é o “Barcelona das Américas”, a soberba azul poderá ser castigada, ficam arrotando dizendo forma grandes times, mas não ganham nada há 8 anos…

  • STEFANO VENUTO BARBOSA disse:

    Chico,
    estão especulando que caso o Brasil brinque com os prazos a Alemanha vai sediar a copa, dá uma olhada nisso:

    http://icfut.wordpress.com/2011/04/19/por-rogerinho-alemanha-sede-da-copa-de-2014/

  • Fernando Melo disse:

    É duro ver a imprensa nacional requentando o episódio Dorival, Zé luis e Ricardinho. É passado!
    O Barcelona tá doidim pra faturar uma graninha, anunciou que recebeu proposta do Lokomotiv por Montillo. É difícil acreditar 10 milhões de euros por um camarada chegando nos 30. Do jeito que o baixinho não pode ver dindin. É falta do que falar ou tá doidim pra vender. A janela abre em julho… De qualquer forma a publicidade tá feita…

  • Luciano Nogueira - SL disse:

    O mais difícil é saber se o Galo fez apenas um bom jogo ou inaugurou uma nova fase…

  • J.B.CRUZ disse:

    Com a indicação de árbitros de fora, pode-se prever o final do campeonato com a seguinte colocação..
    1-) CRUZEIRO —CAMPEÃO..
    2-) AMÉRICA …..VICE.
    3-) galo……..
    4-) AMÉRICA TCHÓ-TCHÓ.
    ————————————————————————
    Palpites antecipados..

  • Emílio Melo Figueiredo - Sete Lagoas / MG disse:

    Vai dar Cruzeirão campeão!!!

    Dessa vez o Perrella se deu mal. 50% do passe de Bernardo fixados em 1,5 mi de euros. Já era..

  • Thales Rosa disse:

    Tenho dó do atletico contra o cruzeiro… é facil meter 7×1 num time do interior, la de teofilo otoni que ja consquistou a tao sonhada vaga nas semifinais e que sabe que nao pode ir mais adiante… A midia, leia-se lelio gustavo, esta falando ai aos 4 cantos que o atletico jogou demais que a final é atletico x cruzeiro. Mas sou capaz de apostar que o atletico nao passa do america!!!! Aposto com quem quiser!!

  • Tales Rabelo disse:

    Qualquer resultado, que não seja a vitória do Barcelona no campeonato estadual e na libertadores, será surpresa.

    O GALO, com a remontagem do elenco e o atual pessimismo geral dos torcedores, é franco-atirador total!

  • Gilmar disse:

    Pena que o meu galo vai pegar o Barcelona na final.Essa federação mineira eu vou te falar hein!Chamar time espanhol pro campeonato estadual é phoda.

  • STEFANO VENUTO BARBOSA disse:

    O Mequinha quer árbitro de fora, como se isso fosse resolver. Hoje não existe árbitro bom, com a televisão em cima, com as suas dezenas de câmeras. Acho o Galo favorito sim, tem melhores jogadores.
    O barcelona é que me preocupa, porque o salto agulha tá lá no sol, tomara que esse América/TO sapeque uns 4 logo de cara, pra acabar com essa bobagem de melhor time das Américas.