Blog do Chico Maia

Acompanhe o Chico

Definições Brasil afora e os bons exemplos de quem aposta na base

A partir deste fim de semana chegou o momento de ficarmos atentos a todos os jogos dos estaduais que têm clubes na Série A do Brasileiro.

São inevitáveis as comparações e análises dos futuros concorrentes do Galo, Raposa e Coelho na principal competição do país.

Apesar da diferença financeira que separa paulistas e cariocas dos demais competidores nacionais, ainda não temos a “espanholização” do futebol verde e amarelo.

Este termo vem sendo usado por companheiros da imprensa de São Paulo, que preveem que nos próximos anos teremos o título brasileiro disputado por apenas três ou quatro times, com a presença de dois, sempre garantida entre os primeiros, como é o caso de Barcelona e Real Madri.

Concordo que este perigo existe, porém, se paulistas e cariocas têm mais dinheiro, os dirigentes gaúchos, mineiros e paranaenses têm se mostrado mais competentes, e graças a isso, ainda não chegamos à mesma situação da Espanha.

Mas, a balança pesará demais a favor de São Paulo e Rio, a partir de 2012, com essas negociações da TV, e vai ficar cada vez mais difícil para os clubes fora desse trecho. Só dinheiro não significa grandes times, mas com dinheiro demais a favor, é mais fácil montar um grupo, com as devidas peças de reposição, para campeonatos longos e disputados palmo a palmo como é o nosso.

A única saída que vejo em médio e longo prazos, é uma volta ao passado positivo dos nossos clubes, com aposta total nas categorias de base, buscando um ou outro “recheio” de fora, escolhido a dedo, para preencher eventuais lacunas.

Peguem os exemplos da quase totalidade dos grandes times mineiros da história e vejam como foram formados.

Ou relembrem os jogadores que foram formados pelo América e que fizeram história no futebol mundial. Fico em apenas um exemplo: Tostão!

O Santos é o melhor exemplo atual de clube que saiu do buraco graças a um trabalho bem feito na base.

Vi um especial no Sportv, ontem, sobre o Villareal, da Espanha, sensacional.

Possivelmente deve ser o melhor trabalho de base de um clube no mundo, por isso vem fazendo tanto sucesso na Europa a partir dos anos 2000.

Vejam que trata-se de um clube pequeno, de uma cidade de apenas 51 mil habitantes.

Fundado em 1923, só chegou à Série A em 1998, caiu no mesmo ano, voltou em 2000, para não sair mais.

Em 2003 conseguiu ficar em 7º lugar e se garantiu na Copa da UEFA. No ano seguinte ficou em 3º e chegou à Liga dos Campeões, ganhando as atenções do mundo. Foi eliminado nas semifinais pelo Arsenal da Inglaterra.

 

Fim de semana

 

Dizem que água demais mata a planta; ansiedade também.

Jogando em casa, depois de uma goleada surpreendente e acachapante de 7 x 1 para o Atlético, o América vai com tudo para cima do Cruzeiro esta noite.

Corre sério risco de levar outra goleada. Qualquer time que se abre afoitamente contra o atual Cruzeiro é candidato a uma sacolada.

O único fator que pode pesar contra os comandados do Cuca é a iluminação do estádio Nassri Matar, já que o gramado, dizem, está muito bom. E com um gramado bom, para este time do Cruzeiro, já viram né!?

 

América x Atlético é uma incógnita, e a expectativa é geral em torno dos dois.

A vitória do América, de virada, na primeira fase, e o time que está sendo montado para a Série A nacional, são realmente confiáveis?

E a gangorra alvinegra? Começou bem o ano, caiu, entrou em crise, porém goleou de forma incontestável na última partida, ao melhor time do interior do estado? Qual é a realidade desse time?

 

No Galo, chama a atenção o fato de o meio-campo ser todo formado na base: Serginho, Fillipe Soutto, Giovanni e Renan Oliveira. Como bem lembrou o Roberto Abras, a última vez que se viu isso foi nos anos 1970.

O América conta a volta de jogadores importantes, como o Flávio, Camilo e possivelmente Rodrigo à lateral esquerda.

Se não terá Marcos Rocha, por força de contrato, terá Sheslon, igualmente motivado, por enfrentar o Atlético, ao qual pertence também.

Em compensação, mais um reforço para a defesa do Mauro Fernandes: Micão, suspenso, não joga!

ESTADIO2Estádio Nassri Mattar em foto do site do “Dragão do Corcovado” – http://www.afcto.com.br


» Comentar

Comentários:
8
  • Basílio disse:

    Um camarada que critica os políticos corruptos e elogia o perrelinha, tá na contra mão da estória. É “baba ovo” mesmo!

  • Clayton Batista Coelho ( Claytinho - Só Boleiro do Nova Vista/BH ) disse:

    E aí J.B. CRUZ, bãooooo ??

    Errou feio o placar do jogo do Cruzeiro hein ?? Só que desta pra menos…

    É… Esse Cruzeiro está impossível mesmo viu… Está surpreendendo até o nosso amigo J.B. CRUZ !!!

    Abraços

  • Marcos Costa disse:

    Impressionante a goleada do Cruzeiro sobre o América de Teófilo Otoni! O que aconteceu com o América de T.Otoni, que vinha bem no CM? Levou de 7 do Galo, agora foi de 8 da Raposa, e em casa?

  • J.B.CRUZ disse:

    O CRUZEIRO ¨¨¨¨ENFIOU¨¨¨8 X 1 ¨¨¨¨¨ ´NO TIÓ-TIÓ do AMÉRICA DE TO……
    ——————————————————————————–
    AMÉRICA COELHÃO DEVE ¨¨¨¨ENFIAR ¨¨¨3 X 1 NO GALO, TODOS GOLS DO FÁBIO JUNIOR…

  • Dirceu Lençois Paulista disse:

    É Chico e o América TO levou mesmo uma “sacolada”. 8×1.
    Boa sua previsão. Quanto a iluimação do estádio, este resultado prova que o Cruzeiro pode vencer até no escuro, literalmente. Abraço!

  • Gilmar disse:

    O flamengo,o vasco e o fluminense são muito,mais muito,mais muuuuiiiittoooo mal administrados.O botafogo,já falil.Em São Paulo,acho que os clubes sempre serão os mais fortes do Brasil.

    No Rio Grande é que a boa administração tem garantido ao RS um lugar ao sol.Tomara que o Perrela e o kalil acertem a mão e consigam títulos pra nós.

    E sobre a base,o melhor time da história do Cruzeiro 1966-1976 foi formado pela base,e o melhor da história do galo 1977-1986 tbm foi formado pela base.Mais hoje em dia,o cruzeiro tem um time Junior muito Bom,e o do galo só tem pereba.Ganha campeonato por que os jogadores parecem de Rugbi.Só cabeça de bagre grandão,correndo com as crianças.Por isso ganha tudo na base,mais quando chega no profissional….

  • K. disse:

    J.B., o Perrela vendeu seu clube. Seus filhos, netos e bisnetos serão Flamenguistas.

  • J.B.CRUZ disse:

    Previsões á parte !!!
    AMÉRICA 3 x 1 galo.
    CRUZEIRO 4 x 0 AMÉRICA TIÓ TIÓ..
    ——————————————
    Kalil falou demais ¨descendo a lenha ¨ na GOLBO, agora sozinho e com vergonha de encarar a VENUS PLATINADA, deixa o ¨pepino ¨ nas mãos do consêlho fiscal..Arrogância é isso senhôres!! E medo de encarar !!
    —————- —————————————————————–
    ZEZÉ PERRELLA é o mais capacitado dirigente esportivo do BRASIL!!Vocês duvidam!! É só olhar a tragetória do CRUZEIRO nos últimos 17 anos em que esteve, está e deveria continuar por mais uns 50 anos, nas maõs da família PERRELA !!CRUZEIRO, SEMPRE !!!