Blog do Chico Maia

Acompanhe o Chico

Kalil não arreda pé e acordo com a Globo continua difícil

O caderno de esportes da Folha de S. Paulo, entrevistou ontem, Alexandre Kalil, que não amacia nas negociações com a Globo.

À noite, ele foi entrevistado pela ESPN, ao vivo, por telefone, e a turma do canal fechado deu razão a ele nessa disputa:

 

“Presidente do Atlético-MG diz não fechar com a Globo”

DIREITOS DE TV
Dirigente reclama de desconto previsto pela emissora

BERNARDO ITRI
DO PAINEL FC

Embora já tenha iniciado negociações, o Atlético-MG promete resistir até onde pode para assinar com a Globo a venda de seus direitos de transmissão dos Campeonatos Brasileiros de 2012 a 2015.
“O próximo presidente pode até assinar, mas eu não assino. Até o fim do meu mandato, no fim do ano, não vamos fechar nada com eles [Globo]”, afirma o presidente do clube, Alexandre Kalil.
Até agora, só restam Atlético-PR, Internacional e São Paulo, além do Atlético-MG, para fechar com a emissora. Porém, os outros três clubes já têm tudo certo com a Globo e devem assinar contrato na próxima semana. E Alexandre Kalil é o único a resistir.
O presidente do Atlético- -MG esteve em cinco reuniões com o executivo da emissora, Marcelo Campos Pinto. O último encontro, na quarta, no Rio, foi definido pelo cartola como “péssimo”. “Na verdade, todas reuniões foram péssimas, mas somos educados”, diz Kalil.
A Folha apurou que a proposta da Globo ao clube é de cerca de R$ 48 milhões, já descontado o valor referente ao Fundo de Custeio.
Aliás, o fato de a emissora abastecer o Fundo com dinheiro que seria repassado aos times é mais um ponto que irrita Kalil.
“Eles ainda querem nos tirar R$ 4,8 milhões por ano para pagar passagens. É um absurdo”, argumenta.
Segundo o presidente do Atlético-MG, o clube ainda não recebeu as minutas dos contratos, o que é mais um motivo para ser contra fechar com a Globo agora. Ainda de acordo com ele, não há reuniões marcadas com Campos Pinto para os próximos dias.
“E o Atlético só fala com ele ou com os Marinho.”
Ao provavelmente ser o último a fechar com a Globo, o presidente atleticano, no entanto, não teme ficar de fora das transmissões do Brasileiro em 2012: “O campeonato só começa no ano que vem. Esse ano [2011], a Globo vai ter que pagar a nossa cota”.
“E se a gente não assinar, eles vão ter problema com o pay-per-view. Não vão transmitir os jogos do Atlético, que é o quinto [clube que dá maior audiência] no pay-per-view”, completa Kalil.
Procurada pela reportagem, a assessoria da Globo não atendeu às ligações.

* Sobre este mesmo assunto, a coluna Painel, da Folha, informou:
“Pode rasgar”

A partir de segunda-feira, a Rede TV! poderá cancelar o contrato com o Clube dos 13. A entidade não conseguiu a assinatura de mais nenhum clube, além dos 11 que estão representados por Fábio Koff no acordo. O prazo para que o C13 conseguisse as dez assinaturas era até hoje, mas, como não é dia útil, foi adiado para segunda. Mesmo assim, o cenário não mudará, e a RedeTV! terá autonomia para rasgar o contrato.


Ainda não. Para Ataíde Gil Guerreiro, diretor do C13, apesar de ser permitido o cancelamento do contrato, a RedeTV! não irá necessariamente fazê-lo já na segunda-feira. “Só temos as 11 assinaturas, mas não dá para afirmar que eles [RedeTV!] vão cancelar”, afirma.


» Comentar

Comentários:
26
  • João Roberto disse:

    Grande Kalil!!!!!!!!!

    Graças a Deus temos o melhor presidente do Brasil!!!!!!!!!!

    Estou cansado de ver jogos do GALO as 22:00 hs., é uma absurdo!!!!!!!!! Não existe segurança para ir ao estádio, chegamos as 1:00 da madrugada para acordar as 5 e ir trabalhar.

    Na Record poderemos ter os jogos transmitidos em horário descente. Além da grande audiência que proporcionaria, já que não haveria outros jogos no mesmo horário, além da torcida do Galo ser a mais fiel do Brasil.

    Chega de imperialismo no Brasil, quem que a Globo pensa que é, estão achando que mineiros são um bando de roceiros!!!!!!!!!!!

  • Alisson Sol disse:

    Acho que as pessoas estão comemorando errado. A forma como se torce para um time “dentro de campo” tem de mudar ao se torcer “fora de campo”. Depois que a partida acaba, você tem de deixar princípios de cada área determinarem suas ações naquela área. Se torço para o Cruzeiro dentro de campo, posso também torcer para a economia de Belo Horizonte, Minas Gerais e Brasil fora de campo. Há muitos mitos que as pessoas precisam considerar, por exemplo:

    1) O mito do pay-per-view: Toda Estatística tem de ser respeitada. Mas há Estatísticas que valem pouco pois você delimitou tanto o conjunto da “amostra”, que fica difícil fazer a correlação com o “universo”. Este “ranking de pay-per-view” só seria válido se as pessoas assistissem TV sozinhas, em jogos de apenas um time. Mas as pessoas assistem jogos de futebol geralmente acompanhadas, em jogos com vários clubes. O pay-per-view tem outro problema: quando um time vai bem, mais jogos daquele clube começam a passar na “TV aberta”, e isto diminui o incentivo para alguém comprar o pacote.

    2) O mito da venda de camisas: Exceto para colecionadores, a camisa do seu time é geralmente algo para se comprar depois de todas as outras necessidades. Comprar a camisa do clube pouco ajuda o clube: ajuda a concessão da loja, o fabricante, etc. Especialmente no Brasil, onde há a troca de fabricante das camisas de cada clube periodicamente, há pouco incentivo para que o fabricante pague mais ao clube pela concessão baseando-se na venda das camisas no “ano passado”. Pior: com as atuais camisas, é impossível ao fabricante esperar qualquer lucro em revenda. Quando lançaram uma camisa do Cruzeiro sem propaganda, eu comprei sozinho 10 unidades. Mas jamais compraria uma camisa manchada com o nome de banco laranja. Por fim, não apenas cruzeirense compra camisas do Cruzeiro, assim como eu já comprei várias camisas do Atlético-MG para dar de presente a amigos. Os números de venda de camisas tem pouca correlação com o tamanho da torcida (eu vejo mais gente no Brasil com camisa do Chelsea do que com a camisa do América-MG).

    3) Uma melhor negociação para um clube hoje reflete-se em todos amanhã: Sei que é difícil para alguns cruzeirenses aceitar isto mas, quando mais demorar e melhor valor tiver a negociação do Atlético-MG com a Globo, melhor para o Cruzeiro. Eu já havia citada há tempos que, a longo prazo, a única emissora com condições de pagar pelo Campeonato Brasileiro era a Rede Globo. Perdida a chance histórica dos clubes saírem da Globo por um ou dois anos e voltarem com melhores números, o melhor que pode ocorrer agora é que uns poucos clubes atrasem a negociação e só vendam os direitos de transmissão por um preço um pouco maior. A valorização que tais clubes conseguirem virá depois para todos os outros. É como alugar seu apartamento por um valor e ver o dono do apartamento ao lado alugar por 10% a mais pouco depois. A pessoa sem formação econômica fica triste, pois “perdeu” os 10% a mais por um tempo. A pessoa com mais experiência ou formação econômica já começa a celebrar que vai poder ter ao menos 10% a mais na próxima renovação do aluguel, pois o dono do apartamento ao lado acaba de redefinir o padrão do mercado.

  • Anderson Palestra disse:

    Quero falar a repeito do PPV.
    Assino o mesmo já tem uns bons anos e ninguém me perguntou para qual time torço. Se ninguém me perguntou, como eles divulgam essas porcentagens.
    Tenho mais dois amigos nessa situação e meu irmão atleticano, que assina na casa dele e não foi consultado.

    Com relação a venda de camisa eu digo o seguinte.
    Tenho 29 camisas do Cruzeiro. Duas somente foram compradas pelos preços exorbitantes de lançamento, antigas namoradas me deram, porque eu mesmo não pago esse valor. Deixo elas saírem de linha e compro por preços melhores.

    Daí eu pergunto, eu entrei nessas estatísticas de venda de camisa????
    Acho que não.

  • Anderson Palestra disse:

    Dudu, você lembra quando postei aqui que o Atlético seria o maior prejudicado.
    O Kalil se mostrou íntegro, mas integridade nesse país é nada.
    Disse naquela ocasião que se eu fosse a Globo ofereceria por exemplo 30 milhoes para o Alético, pelo fato de ter “tumultuado” a negociação.
    Qualquer um de nós faria isso contra seu inimigo.
    A Globo vai fechar com todo mundo e deixar o SP e o Atlético para o fim, vai oferecer o que quer e do jeito que quer, bastando os clubes aceitarem ou não a proposta.

    Alguém aí acha que a Record vai pagar 70 mi para o Atlético?
    Claro que não. Imaginemos que a Record feche com o Atl e o SP. Vai passar um jogo no turno e um no returno. Vocês, como dono da Record pagariam esse preço para 2 jogos? Claro que não.

    Stefano, é uma negociação entre Globo e Atlético, são dois particulares negociando. Caso o Atlético não queira é só não assinar. Nâo há que se falar em ir à justiça para fechar o contrato ganhando o mesmo que Flamengo, Cruzeiro ou outro time qualquer.

  • Clayton Batista Coelho ( Claytinho - Só Boleiro do Nova Vista/BH ) disse:

    A verdade é que o Kalil se preocupa muito mais em aparecer, do que propriamnete com o Atlético Mineiro !

    É por essas e outras que eu acho que o Kalil deveria reconsiderar sua decisão em não concorrer à reeleição.

    Kalil pra Presidente vitalício !!!

    Ahhh… E Adriana Branco na Diretoria também ! Pleaseeeeeee !!!

    A Torcida Cruzeirense agradece !!! rsrs

  • Fernando disse:

    O cruzeiro fechou por 30 M. portanto não tem o que reclamar está até super valorizado. Agora o Galo por menos de 80 é mal negocio. Força Kalil estamos contigo!!

  • alex disse:

    Inconfidencia Mineira já!!!!!!!!!!!

    Galera, vamos querer o bem pra Minas.
    Galo e Cruzeiro tem que ganhar mais. Isto é um absurdo o que a Globo
    vem fazendo com o futebol mineiro.

    O Kalil esta sendo coerente, pois ele quer o melhor para o CAM.
    O Galo nasceu antes da Globo gente. Acordem!!!!!

  • clauber disse:

    Sr. Paulo, em 2010 realmente o Galo não foi o 5 e sim 6 lugar na venda de ppv, sendo que o quinto colocado nesse quesito foi vice campeão do brasil e o 6 colocado apenas o 14 lugar e isso muito apertado.

    A partir dessa informação tenha sua conclusão da força da MASSA. Quem disse que o kalill ta pulando fora discordo totalmente. Vale lembra que ele passou para o conselho pois estatutariamente ele é obrigado a fazer isso pois o clube não é dele.

  • Gilmar disse:

    Andrey M Lage-

    Se for o único a assinar com a record,vai transmitir o que?atlético A vs Atlético B?
    Essa proposta seria aceita caso São paulo, inter e atlético Paraguaense acertassem com a record.Aí teríamos pelo menos 6 transmissões no ano.

  • Ramon Menezes disse:

    O Kalil se mostrou inocente demais em confiar nos outros dirigentes de clubes, principalmente na raposa ZeZe’ Ruela Anao de Jardim. Agora fica esperneando.
    O pior que isso nao se restringe apenas `a tv. No globo.com, o Galo nao aparece numa boa manchete do Galo ha’ muito tempo, dao destaque apenas `as derrocadas. Exemplo foi a eliminacao da copa do Brasil, onde estava nos links principais, e a vitoria de 7×0 que nem foi anunciada (apareceu assim, Atletico goleia).
    Enfim, estamos de olho heim Rede Globo.

  • Andrey M Lage disse:

    Ue, cade a tal proposta de “70 MILHOES” da Record?
    A massa atleticana ja não estava comemorando o fato do Atletico conseguir 20 Milhoes a mais do que o Cruzeiro?
    Kalil não e obrigado a assinar com Globo, Assina com a Record !!!!!!

    Mas o mais ironico dessa historia, e ver o Kalil ir para as radios e Tv’s, falar que, so quer o melhor para o Atletico, quando ao mesmo tempo no campeonato mineiro , ele coloca o ingresso no Clube dele com um preço muito baixo , tão baixo, que ele conseguiu o feito de arrecadar menos do aque o America Mg e Amercia TO!!!!

  • Allan Machado disse:

    Mas se o Galo vende mais PPV, Material Esportivo, Ingressos e o cacete a quatro do que Cruzeiro, Internacional, Gremio e Fluminense, ai sim concordo em pedir mais.

    A questão é VENDE? Gostaria de saber os números disso tudo. Com fonte, logico!

  • Allan Machado disse:

    Infelizmente, não temos o que barganhar em cima da Globo. O Galo vêm de uma Segunda Divisão recente, vários campeonatos nas últimas posições e nenhum título de expressão. É inocência querer receber o mesmo tanto que São Paulo, Corinthians, Flamengo.

    Mesmo assim, a Globo colocou o Atlético no mesmo grupo de Internacional (Libertadores e Mundial), Fluminense (Campeão Brasileiro), Cruzeiro e Grêmio (Várias participações em Libertadores e boas campanhas no Nacional). Isso, ao meu ver, é sinal de respeito por uma institução de 103 anos, com 8 milhões de torcedores e que, com uma boa administração está se reerguendo, aos poucos.

    Era a chance de moralizar o futebol e os clubes ganharem muito mais junto com Clube dos 13? Era! Mas os próprios clubes não quiseram, então cabe as torcidas deses clubes cobrar dos dirigentes!

    Em tempo, acho que o Kalil deve pedir o mesmo tanto do Cruzeiro e bora!
    Infelizmente, ficamos sozinhos nessa briga! Infelizmente!… 🙁 🙁

  • J.B.CRUZ disse:

    O presidente do galo está pagando lingua..falou demais da GLOBO no início das negociações e agora que está sozinho, lava as mãos (igual pillatos) e deixa o caso com o conselho fiscal do clube..Arrogância no começo e medo no final!!GRANDE ZEZÉ PERRELLA, que comanda os destinos do MAIOR DAS AMÉRICAS no século XX com competência adminitrativa de primeira linha, os números do CRUZEIRO principalmente nos últimos 11 anos (novo milênio) mostra a escalada da ACADEMIA AZUL……CRUZEIRO, SEMPRE !!!!!!!!!!!

  • clauber disse:

    Boa tarde a todos, sabemos que a briga para transmissão do brasileirão periodo 2012 a 2015 está praticamente encerrada. Tudo acontecendo da pior forma possivel ou seja tudo por debaixo dos panos. O presidente alexandre kalill está numa briga horrorosa e que a instituição Clube Atlético Mineiro está sendo lesada.

    Como informado pelo nosso presidente o contrato está sendo empurrado ao Galo sem negociação das mesmas e isso nós pobres mortais vivemos quando assinamos um contrato com um banco. A Massa não pode deixar o presidente sozinho. Devemos mostrar nossa indignação e o primeiro lugar onde podemos fazer isso é na arena do jacaré no domingo. O segundo lugar é em nossas casas não assistindo aos jogos transmitidos pelas mesma, cancelando o brasileirão 2011, nao comprando jogos avulsos enfim……….

    Temos esse dever, claro que não podemos ser Don Quixote a lutar contra moinhos, mas sermos conscientes de tudo que esta acontecendo e fazer valer o interesse maior do Clube.
    Leiam o blog do flavio anselmo, achei muito bom e indico.

    http://www.flavioanselmodepeitoaberto.blogspot.com

    Um abraço a todos.

  • paulo disse:

    O atletico-mg não é o 5ª em pay per view …

    Ranking da venda de pay-per-view em 2010

    1 -Flamengo – 15,13%
    2 -Corinthians – 14,20%
    3- São Paulo – 9,87%
    4 – Palmeiras – 8,68%
    5 – Cruzeiro – 6,21%
    6 – Atlético MG – 6,08%
    7 – Vasco – 5,90%
    8 – Grêmio – 5,73%
    9 – Fluminense – 5,60%
    10 – Internacional – 5,29%

  • K. disse:

    Parabéns pela posição do Kalil!

    Existe gente séria no futebol!

  • Gilmar disse:

    O kalil e o Perrela não fizeram publicidade pro anastasia?Cadê o governador pressionando a globo pelos clubes mineiros?Cadê o Aécio e o Itamar lá em Brasília pedindo por CPI na CBF?

    Nós mineiros (pelo menos no futebol) ainda temos complexo de inferioridade.Nós somos o segundo estado da federação.Temos que nos fazer respeitar por essas televisõesinhas aí.20.000.000 de habitantes não é pra qualquer um não.

  • Rômulo Perdigão Dias disse:

    A cada dia que passa me orgulho do meu presidente. Infelzmente a maioria dos cartolas foram comprados para assinar com a globo. É UM ABSURDO E UMA VERGONHA O QUE A GLOBO FAZ NA CARA DE TODO MUNDO E NINGUEM TOMA PROVINDENCIAS. O Atletico vai acabar assinando para não ser prejudicado….. mas uma vez a cartolagem faz sua parte e nos tornedores ficamos com cara de palhaço.

    Parabéns kalil pela coragem de pelo menos botar a cara pra bater. A globo vai ser a ultima opção para mim assistir os jogos do galo.

    Agora a torcida do cruzeiro tem que pedir eXplicação ao dr. perrela porque assinou por 48 milhões se poderia receber 70 millões. E não vem que patrocinador quer a globo não pq isso é balela. BMG patrocina quase todos os clubes e não disse nada.

    Quem quanhou foi flamengo e corintihans o resto sai perdendo para agradar a globo.

    UMA VERGONHA!!!!!

  • miguel disse:

    Chico a dupla Rapogalo,assim como a dupla gre-nal sempre se deram mal nas cotas de tv,em relação a palmeiras,são paulo,santos.não vou citar a diferença do fla e do corinthias,pq tem esta questão da torcida.Eu acho que o clube dos treze errou sim em manter este tal de fabio koff a frente da entidade.Tá certo que kleber leite não seria uma opção mas que tal uma terceira via?Na minha opnião mais uma vez o sr.Kalil,vai fazer o nosso galo de bode expiatório.Mineiramente falando ele pensou certo e agiu errado vai sair,sei que forma injusta do bobo da história.Firula esta conversa que só conversa com os Marinhos,a esta altura do campeonato a vaca já foi para o brejo.Pensa grande e age pequeno…Vai entender!

  • STEFANO VENUTO BARBOSA disse:

    Isso ainda vai dar pano pra manga…vai parar na justiça.

  • Magno disse:

    Tom na fique satiado comigo porque vou colocar o nome da minha filha de libertadores das americas , foi so um bricadeira, obrigado pela comprencao.

    Hoje uma amigo atleticano (tenho amigos atleticanos) me falou assim.

    Magno ontem a noite tive o cumulo do azar. E peguntei porque es azar?

    Meu amigo me disse- Estava jogando WAR II e sai que eu tinha que (CONQUISTAR AS AMERICAS) rsrsrsrsr

    Abracos.

  • Lúcio disse:

    Não entendo bem o que está ocorrendo, se outros clubes já acertaram com a Globo. Se o Atlético insiste em não aceitar, é porque a podridão do poder global deve ser muito grande. Será que os valores oferecidos são mais baixos ? Fazer queda de braço com essa toda poderosa Globo seria bobagem ? Se a a Globo manda até nos destinos do país, o que seriam Clubes de futebol na sua visão ? No entanto o Kalil tem todo meu apoio, porque ele só quer fazer o bem para o Galo. E se ele deixar a presidencia e não quiser disputar a reeleição, quero ver se vai ter alguem com a metade de sua competencia para dirigir o clube. Não vejo ninguem com capacidade para pelo menos continuar administrando o que ele já fez até agora. Aí o risco da quebradeira vai ser grande.

  • IZAIAS A SILVAA disse:

    VC TEM PROGAMA NA NET QUAIS HORÁRIOS?ABRAÇOS

  • IZAIAS A SILVA disse:

    PARABÉNS CHICO ,POR SUA INTEGRIDADE E SENSATEZ EM SEUS COMENTÁRIOS.SOU SEU FÂ ,MANDE UM ABRAÇO PRA GALERA DO MORRO ALTO OK?

    – VESPASIANO