Blog do Chico Maia

Acompanhe o Chico

Importante alerta e rara defesa da arbitragem mineira

Recebi um ótimo comentário da ex-árbitra Ana Maria Cecílio, sobre a situação da arbitragem mineira.

Ela enfoca um aspecto fundamental, no qual a imprensa não está se aprofundando: a FMF e a sua Comissão de Arbitragem, lavam as mãos e abandonam os apitadores.

Eles não têm o devido treinamento para o exercício de seu trabalho e quando suas cabeças são pedidas pelos clubes, nenhuma assistência.

Serviram para apitar a primeira fase do Campeonato, mas foram descartados nos jogos decisivos.

Isso só enfraquece o futebol mineiro em termos nacionais.

Confira a íntegra do texto na Ana Cecílio:

“Prezado Chico Maia,

Lendo sua coluna hoje no jornal O Tempo, resolvi dar um pitaco na sua conversa com os leitores.

Tendo sido árbitra e aprendido a respeitar os “colegas” que deixei na FMF e, tendo vivenciado um pouco dos caminhos e descaminhos  do futebol mineiro, me incomoda muito o fato de que procuram levar o campeonato com árbitros locais até a semifinal e a partir daí os mineiros não servem mais. E a situação tendo a piorar a cada certame, com prejuízos para os árbitros da FMF que vislumbram um melhor aproveitamento no Campeonato Brasileiro a se iniciar em breve. Escreve aí – vamos assistir o Ricardo Marques (FIFA) e o Alício (que nunca deveria ter saído da FIFA) apitando a série A. Pode ser que um ou outro “sortudo” venha a ser escalado para concorrer a sorteios da Série A. No mais, espera-se uma escala aqui e outra ali, nas Séries D, C, B e campeonato feminino.

O árbitro Ricardo Marques é vedado para jogos de Cruzeiro X Atlético sem antes mesmo ter apitado qualquer clássico entre esses clubes e a FMF, através da sua Comissão de Arbitragem lava as mãos. Ficam aí fazendo propaganda de pré-temporada mas, preparam mal seus árbitros porque eles não conseguem se habilitar à segunda fase do campeonato. Vendo tanta propaganda na camiseta dos árbitros, pode-se constatar que eles servem apenas para captação de recursos de patrocínio, que poderia ser melhor aplicado em preparação e qualificação profissional. Para onde vai o dinheiro do patrocínio do BMG? quais as cifras foram investidas em 2010 e 2011? Como elas são aplicadas?

Quando estive na direção do Sindicato dos Árbitros, reformamos e equipamos uma sala no auditório da FMF, a um custo de, aproximadamente, 10.000 (dez mil reais), através de patrocínio, que nos últimos três anos deixou de ser captado pelo sindicato. Tudo pelo “profissionalismo” que não é revertido aos árbitros.

Então, devo admitir que você e o editor da Revista Placar têm razão, de que os árbitros são ruis (com muitas exceções) não só os mineiros mas em outros estados também. Com uma diferença de que em outros estados as Comissões Estaduais estão renovando o quadro de árbitros, investindo em capacitação, buscando melhorar as relações institucionais com a Comissão Nacional de Arbitragem e, por isso, seus árbitros são mais requisitados e se destacam mais. Em Minas Gerais, a direção da FMF pensa apenas no interesse dos Clubes, o que não é errado, mas deixam os árbitros de seu quadro à mercê da própria sorte.Hoje apitam no amador e amanhã na segunda divisão ou num clube campestre qualquer. Assim, é muito fácil ser presidente de Comissão de Arbitragem.

Um grande abraço e desculpe-me por escrever demais!

Ana Maria Cecílio”


» Comentar

Comentários:
12
  • Renato Paiva disse:

    Assino embaixo do que disse o Rodrigo Assis. Esse Ricardo Marques, então, nem deveria fazer mais parte do quadro de árbitros. Já provou isso dentro de campo várias vezes, especialmente nesse jogo lembrado pelo Rodrigo, que ficará para a eternidade e na memória de todos que acompanham o futebol mineiro. Nunca vi nada nem parecido.
    Pra quem não se lembra, seguem alguns links:
    http://www.youtube.com/watch?v=AC4eUSS4Qe0
    http://www.youtube.com/watch?v=Oc0RXIZ4kjw

  • Luis Paulo Pereira Filho disse:

    Parabéns pela carta da ex-árbitra Ana Maria Cecílio,alias era muito competente.
    O problema do quadro da FMF é que alguns arbitros,ainda participam do engavetamento.
    E isso denigre a imagem dos sérios.
    Ainda bem que o pioneiro nessa pratica,o Presidente do Ipatinga,vai jogar o Modulo II e provável favorito ao rebaixamente da Série C para Série D.

  • André Rosa disse:

    Chico, por falar em arbitragem, ontem ( 02/05/11 ) no Globo Esporte ao falar do lance da expulsção do Richarlyssom,o comentarista Márcio Rezende de Freitas, cita um fato com ele que um jogador ex Santos cobrou do mesmo a respeito da vergonhosa final do brasileiro de 1995, onde o Botafogo foi campeão com um gol uns “3 metros” de impedimento. Ele deu aquele título ao Botafogo e ainda tem coragem de lembrar do fato. Deveria ter vergonha.

  • Desculpe-me Chico, mas isso não é defesa, é corporativismo.

    Pergunte ao Igor Assunção, grande jornalista da 98fm sobre a noção dos bandeirinhas mineiros. Os erros são crassos, infantis para árbitros profissionais.

    E a defesa aos dois incompetentes? O Ricardo cometeu quase um crime contra o Ipatinga ano passado, prejudicou o Botafogo e errou até no jogo ASA 1×0 Coruripe, válido pela final do 2º Turno Alagoano.
    Já o Alício já foi alvo de vários times fora de Minas, como o Vasco. Hoje nem se preocupa em manter a forma.

  • Nelson Roberto B. Junior disse:

    A arbitragem mineira é lamentável. Nunca vi tanto árbitro fraco, inseguro, sem critérios e não vemos nada de novo no horizonte. Não me lembro de um apitador mineiro bão, de estirpe, na prateleira de cima. E alguns são premiados como comentaristas…

  • Dudu GALOMAIO disse:

    O árbitro escreve o que ele bem entender… não sei se é inocência ou a velha paixão recolhida pelo Galo.
    O dia que juiz expulsar jogador por causa de palavrão (ainda carece de provas), os jogos terminarão com apenas 5 ou 6 jogadores em campo.
    Hipocrisia impera viu?

  • Dudu GALOMAIO disse:

    Acreditam até em Papai Noel…

  • Alisson Sol disse:

    Concordo com o Rodrigo Assis. Tem gente que nao precisa de mais oportunidades mas de mais competencia.

  • Fabrício Melo disse:

    Se ele provar, acho que foi justa também!

  • Flávio Azevedo disse:

    o que queriam que o árbitro fizesse com o Richarlison?

    olhem a sumul:

    http://www.fmfnet.com.br/portal/index.php?option=com_content&view=article&id=2017:semifinal-atletico-2×1-america&catid=62:sumulas-mod-i-2011&Itemid=201

    Richarlisson disse: “já vai começar fdp?” expulsão justissima..

  • rodrigo assis disse:

    Vale lembrar apenas que não precisamos que o Ricardo Marques faça lambança em um clássico para depois proibí-lo de apitar os mesmos.

    Isso é ação preventiva, ele já demonstrou por A+B que não possui condição técnica nenhuma de apitar jogos de futebol, principalmente os do cruzeiro, haja visto que o cidadão não consegue separar o torcedor do arbitro, depois da arbitragem mais desastrosa da história do fuutebol mineiro, que foi no jogo Cruzeiro e Ipatinga ano passado, eu nem sei como ele ainda continua apitando.

    Esse cara apitar jogo do Galo é confusão na certa.

  • juliano lopes lobato disse:

    Olha