Blog do Chico Maia

Acompanhe o Chico

Respeito é sempre imprescindível na vida

Em qualquer setor da vida, mas como o nosso papo aqui é sobre futebol, a lembrança vale para amanhã e para domingo.

O Cruzeiro é muito melhor que o Once Caldas, porém o adversário é experiente e veio com muita vontade de se recuperar da derrota de Manizales e se classificar.

Chegou na segunda-feira, fez dois treinos em Sete Lagoas; um na Arena e outro no Clube Náutico.

Terá que se abrir, por isso, corre risco de ser goleado, mas precisa ser respeitado.

Decisão

Domingo tem o clássico; primeiro da decisão do Mineiro. O Cruzeiro tem o melhor ataque e melhor defesa da disputa; um meio-campo de causar inveja a qualquer time do país, mas o clássico é imprevisível.

O Atlético está voltando às suas origens, de acreditar em sua própria base, e o time voltou a ser vibrante e solidário, como no ano passado, quando o Dorival Júnior assumiu.

Ambiente

Qualquer clube de futebol está acima de qualquer jogador. Nos esportes coletivos, ambiente é tudo, e por mais que o sujeito seja um craque, não pode estar acima do bem e do mal. Hoje, saiu em manchete no Globo.com: “Sheik sem freio: atacante distribui críticas na saída do Fluminense –Indiretamente, Emerson diz que Fred influencia nas decisões de Enderson, confirma que cantou hit do Fla, mas ressalta: ‘Outros jogadores também’”

Ora, ora, o cidadão é demitido por tumultuar o ambiente do clube e alguns dias depois tem grandes espaços na mídia para continuar detonando. Fez lembrar os casos de Ricardinho e Zé Luiz no Atlético.

Na dúvida

Ontem e hoje revi o histórico de expulsões do Richarlyson no São Paulo e conclui que exagerei na defesa dele depois da expulsão contra o América. Não me importa o que o Cléber Abade escreveu na súmula, porque é a palavra de um contra a do outro. O problema é o retrospecto do jogador em situações semelhantes. Não fez nenhum jogo na Copa do Brasil pelo Galo porque estava cumprindo suspensão, dos tempos de São Paulo. Agora desfalca o time na decisão do Campeonato, quando poderia começar a justificar a sua contratação.

O Atlético precisa ter uma conversa com ele, pois todo investimento tem que ter retorno; ainda mais quando o custo é alto.

Acredito

Pegando carona na frase do Bruno Azevedo, acredito no América no Brasileiro. Com isso respondo ao leitor Mauricio Faria que pediu a minha opinião. Mas o Coelho precisa da união total de todos que querem o seu sucesso, neste momento. Há muitos torcedores chateados, pedindo a cabeça do Mauro Fernandes, mas não é hora disso. Além de competente, trata-se de um estrategista, que sabe utilizar o material humano do qual dispõe. Erra sim, igual a qualquer treinador, mas acerta mais.

A diretoria está correndo atrás de peças que acrescentem e certamente o time vai melhorar. Todo jogo precisa ser encarado como decisão, a começar contra o Bahia, dia 22, em casa.

* Estas e outras notas estarão em minha coluna de amanhã, no Super Notícia, nas bancas!


» Comentar

Comentários:
27
  • Mateus Bicalho disse:

    Profeta ?

  • Pontuando questões importantes….primeiramente muito obrigado a enorme solidariedade demonstrada por todas as Rosanas, só vocês pra me fazerem rir diante de uma tragédia! Estou de luto sim pela eliminação do meu time na Libertadores, mas não por nunca poder nem participar dela! Não vou aqui desmerecer a garra demonstrada pelo Once Ca
    ldas frente ao Cruzeiro, pois lutaram e alcançaram o objetivo que “parecia” difícil. Só pra lembrar que esse mesmo time eliminou em 2004 outro grande tradicional na Libertadores (o São Paulo) e sagrou-se campeão daquela edição. E esses acidentes, nessa fase eliminatória, acontecem, tanto é que outros brasileiros tidos como favoritos também foram eliminados (Grêmio, Internacional, Fluminense). É normal, mas vocês, alvi-rosas, não conhecem o que é uma Libertadores. Dentre as várias cores do seu arco-íris, tá aí uma boa oportunidade pra usarem aquela camisa que compraram do Rentería à época daquela magnífica passagem pelo seu time. Bom mesmo deve ser ver o time sendo eliminado na “pré-Copa do Brasil” pelo Grêmio Prudente (o lanterna do Campeonato Paulista). Só pra finalizar, confesso-lhes que hoje pude me sentir como um atleticano….envergonhado pelo meu time! E, antes que venham me falar que “o choro é livre” lembrem-se de que o de vocês é eterno!Abraços e até o dia 15/05/2011.

  • Rodrigo AR disse:

    Chico, sempre quando eu escuto que “toda a arrogância será castigada” eu me lembro de vc. Mais uma vez vc demonstrou experiência fazendo o alerta. Parabéns.

  • Gilmar disse:

    “RESPEITO É SEMPRE IMPRESCINDÍVEL NA VIDA
    Em qualquer setor da vida, mas como o nosso papo aqui é sobre futebol, a lembrança vale para amanhã e para domingo.

    O Cruzeiro é muito melhor que o Once Caldas, porém o adversário é experiente e veio com muita vontade de se recuperar da derrota de Manizales e se classificar.”

    #CHICOMAIAVIDENTE

  • Clayton Batista Coelho ( Claytinho - Só Boleiro do Nova Vista/BH ) disse:

    Prezado Stefano Venuto, vc deve tá ÓTIMO né ?? rsrs

    A indireta não era pra vc não viu ?? rsrs

    Mas já zoei mesmo DISCARADAMENTE como vc disse quando seu time foi desclassificado pelo Grêmio Prudente da Copa do Brasil.

    Agora, uma coisa é zoar em situações assim. Outra coisa é ficar citando feitos de outros times, mesmo que não seja contra Atlético Mineiro ou Cruzeiro, como uns Atleticanos aqui fazem… rsrs

    Sinceramente, a indireta não era pra vc ! Ficou parecendo que era, porque saiu logo após um comentário seu. Mas pode acreditar que não era.

    Abraços

  • Erico Leal disse:

    Agora o pessoal do Once caldas recebe… É só apertar o bolso dos cabras… Reinteria pelo menos pagou uma parte do que devia ao Galo!

  • Antônio disse:

    “…onde até agora só pegou times dignos de uma 2ª divisão do mineiro e no Rural que quando teve de enfrentar um adversário à altura perdeu de quatro!” Ô Audísio! Menos, menos … colocar Estudiantes (campeão Argentino) e mesmo o time do Paraguai e o que venceu o Coríntians (que vai fazer a final do paulistão com o Santos) na pré-libertadores, na mesma condição dos times da segunda divisão do mineiro (!!!) é vc elogiar demias nosso futebl estadual ou nunca viu um jogo de segunda divisão. E se prender àquela vitória do Galo, que fez quatro gols e tomou três. Placar moral: 1×0, ou seja, placar apertado e se vc assistiu “mesmo” o jogo vai ver que o Cruzeiro não jogou tudo o que podia naquela partida (parecia que tava era treinando) e o Galo jogo naquele jogo tudo o que ainda não jogou no ano todo e contou com jogo inspirado do Tardelli (parece que ele se fixou nessa partida com todas as suas energias pois seria o jogo do século para o time dele) e só daí veja a diferença de times: Pro Cruzeiro era só mais um clássico, num meio de campeonato e queria obviamente ganhar mas entrou tranquilo sabendo que uma derrota não abalaria em nada sua caminhada. Já pensou o que seria do Galo esse ano se ele tivesse perdido aquele jogo? Só que agora é partida decisiva, claro que a vontade é igual para os dois lados e o Galo conta com um momento crescente em seu futebol. Mas o jogo agora é outro, estou respeitando muito o adversário mas confiando muito no futebol regular do Cruzeiro. Eu não ficaria confiante se o Cruzeiro tivesse vencido o último clássico da maneira e circunstâncias que o galo venceu …

  • Aurélio Mendes disse:

    Clayton Batista, Stefano Venuto, Alisson Sol, Audisio, Dudu Galomaio, Emilio Figueiredo e outros que sempre vejo por aqui, vocês me fazem rir demais. Eu tenho comentado pouco, mas leio o blog umas 4 vezes ao dia.

    Só no blog do Chico mesmo. Hehe.

  • Wagner Ávila disse:

    Aos seca-pimenteiras de plantão, podem continuar acendendo velas. É a única coisa que vocês fazem há 40 anos. Triste sina de uma torcida que não
    tem o que comemorar. Quanto ao clássico, vamos aguardar o domingo e na segunda a gente conversa. Á propósito, alguém sabe que dia é a estréia do CAM na Libertadores?

  • STEFANO VENUTO BARBOSA disse:

    Clayton Batista Coelho ( Claytinho – Só Boleiro do Nova Vista/BH )
    Meu caro amigo, não minta descaradamente, já vi você aqui pular como uma perereca quando o Galo foi desclassificado em competições. Pois eu vou ser sincero, torço a favor de todo time que jogue contra o crucru, menos para o flamengo, que torço que caia pra segundona e acabe junto com o Barça/MG, hoje mesmo vou estar acendendo velas para o “Doce em Caldas” grande time das terras andinas, seja iluminado por São Ludopédico, para que a china azul saia em prantos da nova casa do Galo, Arena do Jacaré.

  • Marcelo Veloso disse:

    Eu já ví o Alex Alves (crucru) colocar o dedo no rosto do Simon e lhe ameaçar diante das câmeras e nem cartão amarelo recebeu. Como um juiz não pode inventar, se ele já vem com a ordem de cima pra prejudicar.
    Quanto ao Carlos Alberto vir para o Galo, acho que é uma contratação de risco, assim como o Róger foi para o crucru, mas C. Alberto foi indicado pelo técnico DJ que já trabalhou com ele. Portanto, vamos aguardar!

  • Clayton Batista Coelho ( Claytinho - Só Boleiro do Nova Vista/BH ) disse:

    Como é bom poder enaltecer os feitos SOMENTE do time que a gente torce viu… rsrs

    Graças a Deus, eu tenho time pra torcer !!!

    E não preciso “simpatizar” com nenhum outro… rsrs ( Como uma certa torcida arco-iris que tem por aí… )

    Tem torcedor por aí, que por não ter do que se orgulhar do seu próprio time, precisa ficar se apegando aos feitos de outros times contra o Cruzeiro… Mas é válido. Afinal, é o que lhes resta mesmo… O povinho que se acostumou a se contentar com pouco viu… rsrs

    Quanto ao Cruzeiro, vai bem obrigado !!! rsrs

  • Clayton Batista Coelho ( Claytinho - Só Boleiro do Nova Vista/BH ) disse:

    Olá Chico,

    Uma das coisas que mais o diferencia dos seus colegas da Imprensa, é a sua humildade em reconhecer quando erra.

    Outra coisa, é saber colocar a sua opinião sem estar inflamada pela sua paixão. Enquanto vc prega respeito ao Once Caldas, por mais que o Cruzeiro esteja num patamar bem acima, os Srs. Lélio Gustavo, Emerson Romano ( Atleticanos ) e Arthur Morais ( Cruzeirense ) ficam falando baboseiras lá na Itatiaia…

    Da parte do Lélio G. e do Emerson Romano, a gente até entende porque são elogios falsos, de quem na verdade tá doidinho pro Cruzeiro se lascar… rsrs

    Mas aquele Arthur Morais… Pelo amor de Deus !

    Quanto ao jogo de hoje, não acho que vai ser tão simples assim como muitos pensam não. Principalmente agora que o ataque foi todo desmantelado. Mas acredito sim na classificação do Cruzeiro.

    E o time confirmando essa classificação, teremos então o “Duelo de Titãs” do futebol Brasileiro: Cruzeiro x Santos !

    Daqui a pouco estarei pegando estrada rumo a Sete Lagoas, pra ver meu time em mais um jogo de LIBERTADORES !!!

    Ahhhh…. E por falar nisso… A Torcida Cruzeirense pode superar hoje a marca de 2.000.000 ( Dois milhões ) de torcedores presentes ao estádio, em jogos em casa da LIBERTADORES. Uma média de 31 mil pagantes por jogo !

    Avante Cruzeiro !!!

  • Isabella disse:

    Chico, meu caro chico,

    Você como atleticano e membro da crônica esportiva de Minas por favor contribua para que o atlético não faça mais uma burrada contratando o Carlos Alberto.

    Se as especulações se concretizarem, a contratação vai contra tudo isso que você falou na sua coluna, opinião da qual comungo inteiramente.

    Jogadores problemáticos (e fora de forma) que tumultuam o ambiente do clube como Sheik, Jobson, Diego Souza não dão nenhum retorno para o clube, seja financeiro ou técnico.

    Logo agora que os clube dispensou as maçãs podres, que estávamos vendo uma luz no fim do túnel com a chegada de gratas surpresas como Filipe Souto e Givani, que estávamos vendo a nossa base ser aproveitada por um treinador, vamos contratar outra maçã podre???

    Abre o olho Kalil. Você é atleticano, mas o Maluf, com essas contratações esquisitas e que tem dado um prejuízo tremendo ao Galo está provando que ou é cruzeirense, ou está mal intencionado ou não é nenhum profissional excepcional como a imprensa fala.

  • miguel disse:

    A questão é que um jogador experiente como o richarlisson,não poderia dar sopa para o azr.Se ele sabia que o Abade,na primeira oportunidade iria expulsa-lo,pq ele vacilou?Parece ate que queria ficar de fora contra o rival.Agora estão estão falando em carlos alberto,ai eu desito!

  • rodolfo cunha disse:

    Agora vamos vê se o cruzeiro é o barcelo mesmo, pq até entao todos times que ele pegou é igual ao america tcho tcho.

  • audisio disse:

    Os próximos dois jogos serão o teste de fogo do Barcelona da Enseada das Garças, isto se não der uma zebra destas históricas hoje a noite o que eu não acredito. Agora sim inicia-se para o Barcelona Tupiniquim, não o de Quaiaquil mas o da Enseada, as duas competições para valer, tanto a Libertadores, onde até agora só pegou times dignos de uma 2ª divisão do mineiro e no Rural que quando teve de enfrentar um adversário à altura perdeu de quatro!

  • Edmo Ulrik disse:

    Todo mundo está falando que o Santos vai tirar o Cruzeiro da libertadores,eu discordo o Santos deu azar de jogar a final com o timão no campeonato paulista o timão vai ser campeão,e o Santos também deu azar de pegar o Cruzeiro na libertadores o Cruzeiro vai tirar o Santos da libertadores

  • STEFANO VENUTO BARBOSA disse:

    Chico,
    Uma coisa favorece o América, a pressão no clube é menor, os jogadores ficam mais à vontade.
    O Barcelona/MG vai pegar o Santos, aí eu quero ver, porque para mim é o único time de futebol que o cruzeiro pegou na Libertadores, o resto é amontoado de ruindade.
    No mineiro ele pegou um time e perdeu…

  • Rafael disse:

    Maluf e Dorival têm que punir o Richarlyson, não podem passar a mão na cabeça de jogador indisciplinado não. Até para dar exemplo, senão daqui a pouco outros inventam de ficar tomando cartão à toa e aí quem é prejudicado é o time todo.

    Ouvi dizer que o Galo está interessado no Carlos Alberto, ex-Flu, Vasco e Grêmio. CA no Galo NÃO! Para que querer trazer mais um causador de confusão?

    Agora, se o lado azul da lagoa não quer o Diego Renan, podem liberá-lo que o Galo precisa urgente de lateral com as qualidades dele.

  • Marcelo Veloso disse:

    Diego Renan disse que recebeu proposta de um “grande” clube brasileiro e quer ir embora do Cruzeiro. Mais um!

  • Emílio Melo Figueiredo - Sete Lagoas / MG disse:

    O Cruzeiro não pode mudar sua maneira de jogar dentro da Arena do Jacaré. E estaremos lá para empurrar o maior de MG…

    Clássico é clássico… E no primeiro deles, ingressos a R$ 5,00. Que isso Kalil? Eu hein.. haha..

    Avante maior de MG…

  • J.B.CRUZ disse:

    O CRUZEIRO já está ¨¨vascinado¨¨ contra possíveis disse-me-disse antes dos jogos..CUCA já disse em nome do clube do respeito aos próximos adversários, o resto é fofoca!!
    ——————————————————————————-
    É claro que o momento que o CRUZEIRO está atravessando, (excelente!)desperta a inveja de alguns e a admiração de muitos, mas, também é bom ressaltar que time invencível não existe e nunca existiu..Eu como torcedor há 60 anos , já passei por situações terríveis (poucas) e momentos gloriosos(muitos) também já estou vascinado há muito tempo..Recordo o passado glorioso, mas, sempre alerta no presente…
    ————————————————————————————

  • Antônio disse:

    Chico, guardada as “devidas proporções” o Cruzeiro tá mais ligado no jogo do Atlético que no jogo do “Uma vez (Once) Poços de”(Caldas) !?!?!?!?!?!?!… Besteira? Tá babando? Não, não que o maior de minas à caminho do topo das américas não esteja pensando no jogo da libertadores pois é economicamente, com muito mais projeção internacional e interessante para um time que está querendo figurar entre os melhores do mundo prosseguir na Libertadores, outro campeonato mineiro não vai dizer nada no currículo do Cruzeiro. Mas o time que vai enfrentar é perigoso só se o Cruzeiro amolecer e subir na tamanca e só perde se o Cruzeiro não jogar nada (pode ocorrer …) mas se jogar o que sabe e tem, o time da Colômbia pode ganhar só na força. Se o Cruzeiro igualar na força, na técnica kbô … aí sim, nas quartas de final só tem pedreira! Agora no “duelo rural” vencer o Galo e jogando bonito na frente da torcida adversária … se golear, melhor ainda. Mas clássico já viu né? Eu também já vi “árvores maiores” caírem mas se o Cruzeiro jogar com todo o entrosamento que os titulares e os principais reservas jogam, correndo bastante, movimento rápido, errando poucos passes e também, igular na raça que o Galo quiser por em campo … aí meus amigos atleticanos (quem tenho muitos e, graças a Deus, muitos deles entre os meus melhores amigos) segurar o vareio de bola fica muito difícil, quem joga futebol aqui sabe do que tô falando … bom eu tô confiante num jogo bonito do Cruzeiro e torço para que ele vença, se possível dando show … placar? 2×1 tá ótimo mas …

  • Marcos Costa disse:

    As bruxas estão soltas no ataque no Cruzeiro; o time azul perdeu Thiago Ribeiro, perdeu o Brandão e não está destacada a perda do Wallysson. Será que o ataque azul irá marcar menos gols na Libertadores? E o favoritismo pró-Galo na final do CM será ainda maior?

  • Flávio Azevedo disse:

    só um comentário sobre relatório de arbitragem!
    tudo aquilo que o Árbitro e Anotadores escrevem na súmula é fiscalizado e se “inventarem” alguma coisa não acontecida são julgados e se verificarem que não existe o que foi relatado, em julgamento o Árbitro é punido, “geladeira” certa. Assim como tem STJD para os jogadores e treinadores, os árbitros também são “convidados” a esclarecer o que aconteceu nas partidas. e a regra é clara, expulsão em caso de xingamentos e desrespeito à Arbitragem. O árbitro tem um prazo para entregar a súmula exatamente para não escrever nada de “cabeça cheia” relativo ao que ocorreu no jogo. Existe um BBB para a arbitragem pois a súmula está abera para todos verem, se ele mentir não vai faltar provas contra ele.

  • Dudu GALOMAIO disse:

    Chico, vc está certo quanto aos vacilos do Richarlisson.
    Mas a pergunta que não quer calar é: porque o “soprador de latinha” Abade só foi “macho” com ele???