Blog do Chico Maia

Acompanhe o Chico

O América e as apreensões na volta à Série A

O América faz bem em jogar amistoso contra um time forte, da Série A nacional, como o Botafogo, neste sábado, em Juiz de Fora.

Há muita apreensão quanto à qualidade do time que vai disputar o Brasileiro, depois de 10 anos.

A diretoria e o técnico Mauro Fernandes têm sido cobrados, e o treinador tem respondido a aos questionamentos com uma frase: “Temos tudo para ir contra esse pessimismo. Na Série B todos contavam que o América era um dos times que brigaria para não ser rebaixado, que voltaria para a Série C. Mas superamos e conquistamos o acesso para a Série A”.

O time que fez o último jogo da Série A, e ficou com a última vaga, no 0 x 0 com a Ponte Preta em Campinas foi: Flávio; Otávio, Preto e Gabriel; Sheslon, Dudu, Leandro Ferreira, Hélton Luiz (Thiago Silvy), Irênio (Nando) e Rodrigo; Fábio Júnior.
Técnico: Mauro Fernandes.

Ou seja: quase o mesmo que está à disposição do treinador.

Algumas novas peças estão sendo incorporadas ao elenco e espera-se que sejam realmente reforços.

Mauro Fernandes anda treinando o time no esquema de três zagueiros. Um risco, que precisa ser muito bem calculado.

O futebol brasileiro é pouco acostumado a este sistema, originado na Europa, porque os jogadores não são trabalhados na base para exercer as funções necessárias. No Brasil, poucos times se deram e se dão bem nessa forma de jogar.

Acredito na competência do Mauro, mas todo alerta é importante em momentos como este. Não se pode jogar muitas fichas em jogadores como o Irênio, bom jogador, porém, com 35 anos. Ou em Euler, eterno ídolo, porém 40.

O americano Márcio Amorim, enviou um e-mail que precisa ser considerado:

“Caro Chico!        
Quem quer enganar a quem?
Leio hoje nos jornais que o time do América treinou no último fim de semana. A duas semanas da esperada volta à Série A do Campeonato Brasileiro, o time, apesar de ter contratado 5 (só isso?), mantém como base aquela do Módulo II, da Série C, da Série B e de dois rurais, 2010/2011, em que não arranjou nada além de um terceiro lugar.
Vejo tudo isto do seguinte modo: trata-se de uma aposta tão somente na competência do treinador e, sendo assim, não há necessidade de mudar nada no elenco? Ou é crer em milagres? A crer em milagres, preferiria o Milagres. Este sim, acostumado a trabalhar com juniores, ao passo que o outro aposta em jogador sênior. Basta ver o que ele fez no final de um dos jogos contra o Atlético, terminando o jogo com Euller (40), Fábio Júnior (33) e Irênio (35), num total de 108 anos. Eliandro, Camilo e Sheslon são as novidades e seria uma novidade saber que eles aprenderão em 14 dias o que não mostraram até aqui..
Alguém está brincando com o pobre do torcedor americano. Se você contrata 5 e nenhum tem condições de tomar a camisa de quem já estava lá, dispense-os logo! Urge que se tomem decisões para ontem!”


» Comentar

Comentários:
10
  • Márcio disse:

    Flávio Henrique!
    O desespero é saber que o time que vem treinando é o mesmo que perdeu para o América TO e que este mesmo América TO levou, depois, 20 gols em 3 jogos. Assim não é nada animador saber que Santos, Flamengo, etc vêm aí.

    Renato Paiva!
    Todo atleticano conta o título (1º) do campeonato mineiro de 1915 entre as suas conquistas. Por que tentam invalidar o deca que teve início em 1916. Só valem os que o Atlético conquista? Se assim for, não somos realmente decacampeões.

    Rural? É o um termo incorporado ao nosso campeonato que, no momento, é uma forma de qualificá-lo das mais felizes. Vejamos:

    está sendo decidido no interior com torcida única – a forma mais provinciana de o poder público se declarar incapaz;

    havia estádios(?) que eram verdadeiros pastos;

    outros sem um mínimo de conforto e segurança.

    Apesar de levar a assinatura do discutível Perrela, atualmente é uma palavra bem apropriada na caracterização do nosso campeonato.

  • ivan junior disse:

    Melequinha verde caminhando firme para a segundona…..de onde nunca deveria ter saido.

  • Márcio disse:

    Caro Flávio Henrique!
    Entrei em desespero, sim, quando ouvi que o mesmo time de sempre está treinando tão perto da estréia.

    Um time que perdeu para o América TO não pode jogar contra Santos, Flamengo, Coríntians, entre outros, principalmente quando se sabe que esse mesmo América To, com todo respeito, levou 20 gols em três jogos, logo em seguida.

    O Mauro Fernandes não pode priorizar uma vitória no amistoso contra o Botafogo. Deveria colocar todos os contratados em campo e ver o que eles têm para dar. Isto sim! Não vai dar para deslocar até a Arena, se mantida essa mentalidade.

    Caro Renato Paiva!
    Entre tantas afirmações polêmicas, o Perrella teria sido feliz até demais se houvesse alcunhado o nosso campeonato de RURAL, agora em 2011.

    Vejamos:
    a decisão está sendo disputada no INTERIOR, com torcidas separadas;

    havia estádios que eram verdadeiros PASTOS. Nem devo citá-los porque não vem ao caso, e temos novidades para o próximo RURAL;

    alguns que não eram pastos tinham acomodações ridículas para o torcedor, além de não oferecerem segurança.

    Quanto ao deca…
    Acho estranho o atleticano relacionar o título de 1915, entre as suas conquistas e não querer que o americano comece a contar os seus a partir de 1916. Só valem os que o Atlético ganhou? Se for assim, não temos nenhum e nem vamos estufar o peito mais. Um abraço!

  • mauricio souza disse:

    no inicio do ano eles jogaram contra o flamengo e perderam de 2 X 1 e acharam que estava bem. Deixa eles, Renato Paiva, um abraço

  • Paulo Torres disse:

    O América joga com 3 zagueiros desde a Série C de 2009, com Micão, Preto e Gabriel, e quando tentou trocar o sistema não foi bem, primeiro na desastrosa passagem do Marco Aurélio no estadual de 2010, depois na segunda metade do estadual de 2011. As características dos laterias americanos, muito ofensivos (Marcos Rocha, Carletto) ou meias improvisados (Rodrigo, e ano passado o Danilo) se encaixam bem nesse 3-5-2, e o Preto parece dar ao resto da defesa uma tranqulidade enorme, mesmo sem ser tecnicamente brilhante.

    Temerário mesmo é ter Micão, Gabriel e Dudu juntos em campo sem alguém perto deles que saiba orientá-los e acalmá-los. É certeza de terminar o jogo com pelo menos um cartão vermelho.

  • Flávio Azevedo disse:

    corrigindo: “jogadores”.

  • Rafael Naves disse:

    Peraí! Em primeiro lugar,o América jogou todo o Mineiro usando o 4-4-2. Enquanto usou o sistema 3-5-2 ou 3-6-1,foi um time,no mínimo,eficiente.Tanto assim que ascendeu à série A. Hoje é quase um consenso de que deveríamos retornar a esse sistema,uma vez que o 4-4-2 nos torna vulneráveis. Em segundo,as modificações no elenco estão sendo feitas dentro das possibilidades do América e reforços continuam a chegar e a negociar. Euller não deve mais ser uma aposta,pois entrou em poucos jogos e teve atuações lastimáveis. Fábio Jr. está em grande forma apesar da idade(assim como Flávio) e Irênio deve ter,no mínimo,um concorrente de nível para a posição. Nossa zaga e nossos volantes têm sua qualidade e também estão ganhando reforços. Jogadores como França e Jean Batista foram dispensados e substituídos por Neneca e Carleto. Salum,Mauro Fernandes e a diretoria estão alertas e sabem das necessidades do elenco. Temos tudo para surpreender sim,desde que mudanças pontuais(e não radicais!) sejam feitas. Acredita,América!!!

  • Flávio Azevedo disse:

    ACORDA AMÉRICA!!!!!!!!!!!!! fico até lacrimejando quando assisto aos jogos do atletico mineiro e vejo jovens valores em campo, sendo testados e acreditados como a solução para substituir “velharias” como ricardinho e ze luis. E no COELHÃO de HISTÓRIA conhecida INTERNACIONALMENTE como revelador de craques, nosso protegido técnico não escala e desvaloriza a base Americana que quem acompanha sabe que está recheada de bons valores que deveriam no mínimo ter sido aproveitados no campeonato “RURAL”. Nós AMERICANOS sabemos que forasteiros desconhecidos e sem renome nenhum não resolverão nossos problemas e INFELIZMENTE será SOMBRIA a nossa vida na ELITE Brasileira!

    ACORDA PRESIDENTE ALENCAR JR.! precisamos acreditar e apostar em jogos novos feitos em nossa categoria de base! nao merecemos lovinho, silvy, frança e outros “amigos” do treinador!

    ACORDA AMÉRICA!!!!!!!!!

  • Renato Paiva disse:

    O futebol está mesmo mudado. Até americano, que estufa o peito pra dizer que é decacampeão, agora chama o Campeonato Mineiro de Rural. É o mundo acabando. E Perrella fazendo escola.

  • Flávio Henrique disse:

    Chico,o futebol brasileiro está pouco acostumado com o 3-5-2,mas o América jogou assim nos dois últimos anos.Eu não gosto desse esquema,mas nesse momento é o melhor para o América.Por que?

    Por que com a chegada do Anderson,um belo zagueiro,é possível fazer um trio de zaga muito bom:GABRIEL-OTÁVIO-ANDERSON.

    E o mais importante,os dois laterais do América hoje,Marcos Rocha e Carleto,são fortíssimos no ataque,são belos alas,então o Coelho tem que aproveitar esse ponto forte.

    E por ultimo,depois que voltou para o 4-4-2,o time virou uma peneira,a defesa que era uma das menos vazadas do Brasil,disparou a tomar gols,pois ficou desprotegida.

    Quanto ao Márcio Amorim,não precisa entrar em desespero,os reforços chegarão nesse semana,ou no máximo na outra……….É o ideal?Não,o ideal,é que o time já tivesse formado,mas a diretoria não dispõem de muito dinheiro,então tem que ter muito cuidado para contratar jogadores,e não desperdiçar verba.

    Obrigado!!