Blog do Chico Maia

Acompanhe o Chico

Planejamento imutável no futebol é utopia

* O futebol é imprevisível e mesmo com todo o planejamento imaginado por diretorias e treinadores, nunca se consegue seguir o que foi traçado para a temporada inteira. A realidade vale para todos os clubes do país, especialmente por causa das transferências de jogadores para o exterior.

Os times sempre acabam sendo montados ou ajustados com a principal competição, que é o Brasileiro, em andamento.

Até hoje o Cruzeiro não conseguiu acertar as laterais, e há expectativa em torno das opções de centroavantes para o lugar do Welington Paulista, liberado para o Palmeiras. Espera-se que Brandão e Anselmo acertem a pontaria, no trio com Wallyson e Thiago Ribeiro, dupla que foi testada e aprovada no Mineiro e Libertadores.

Anistia ao jovem

Na lateral esquerda, Cuca deveria reincorporar Diego Renan. O jogador já pagou pelas bobagens que falou e fez, ao insinuar que estaria deixando o clube. Insistir com Gilberto na esquerda é desfalcar o meio-campo, além de escalar o experiente jogador numa posição na qual ele não gosta mais de atuar, e não esconde isso de ninguém.

Dois reforços

Perguntado no canal ESPN sobre o que falta para o Atlético brigar pelo título, o técnico Dorival Júnior disse que, com mais dois reforços ficaria com o time em ponto de bala. Não quis revelar para quais posições, mas adiantou que não quer saber de medalhões. Faz bem. Normalmente são jogadores acomodados, já com a vida ganha, que querem apenas juntar mais uma grana para encerrar bem a carreira, financeiramente. O próprio Atlético já pagou caro por experiências com essa turma.

Lateral e meio

Em nosso programa ontem na BHNews TV (canal 9 da Net ou www.bhnews.tv.br) perguntei aos companheiros de bancada, Lélio Gustavo e Samuel Venâncio: se fossem o Dorival, para quais posições pediria reforços no Galo? Responderam, na bucha: lateral direita e um camisa 10.

Concordo, porém, um camisa 10 moderno, rápido, já que os à moda antiga, clássicos, que levantam a cabeça para encontrar um companheiro e armar uma jogada, já não funcionam mais. A velocidade do futebol de hoje exige toques rápidos, de preferência um toque só na bola. Não é fácil encontrar este tipo de jogador.

* Estas e outras notas, em minha coluna, nesta quarta-feira, no Super Notícia, nas bancas!


» Comentar

Comentários:
6
  • squaranti disse:

    O Clayton tem toda razão, já estamos no meio do ano e o time não tem laterais de origem, só improvisados ( por isso tem tomado gols bobos).
    Picuinha com Diego Renan, e laterais imprivisados e matando agente de raiva.

  • Clayton Batista Coelho ( Claytinho - Só Boleiro - Nova Vista/BH ) disse:

    Também estou achando estranho esse lance com o Diego Renan…

    Tudo bem que ele falhou, da forma que se manifestou. Mas parece que o Cuca e a Diretoria do Cruzeiro, não estão levando em consideração o fato dele ainda ser um jovem jogador, que ainda precisa ser lapidado.

    Sem falar que trata-se de um patrimônio do Clube, que até ano passado, vinha sendo considerado como uma revelação na sua posição.

    Será então, que apenas uma declaração infeliz, fez com que ele esquecesse como jogar futebol ??

    Sei não, mas acho que ele tá precisando mais de apoio, do que de castigo.

    O engraçado, é que, com jogador “piiiii-véia”, já experiente e rodado, eles têm uma paciência que é uma beleza… Mas os jovens, eles punem ou mandam “rodar” pra ganhar experiência…

    Vai entender…

  • Clayton Batista Coelho ( Claytinho - Só Boleiro - Nova Vista/BH ) disse:

    Se não me engano, o nosso amigo aqui do Blog, Audisio, que comentou dias atrás sobre já ter visto o filme: “o pão está caindo com a manteiga pra baixo”, em referência ao momento atual do Cruzeiro…

    E eu sou obrigado a concordar com ele.

    Temos visto grande parte da mídia apontando o Cruzeiro como um dos favoritos ao título, o disccurso do Cuca e dos jogadores é de que o time está bem, jogando bem, mas sendo penalizado pelas falhas de conclusão, que está no caminho certo, de que “temos de trabalhar”…

    E realmente eu também já vi esse filme antes…

    Não adianta ficar pensando que o Campeonato é longo, que dá pra recuperar, porque se continuar com essa mentalidade, daqui a pouco já vem é o desespero.

    O negócio é se impor agora, fazer valer o conjunto e essa tal qualidade que muitos de nós pensamos que o time realmente tem.

  • H.Almeida disse:

    chico

    esse camisa 10 que o galo precisa é o maralez do velez, é só o kalil abrir os cofres e contratar o jogador, ele é muito melhor que o conca!

    mas pelo visto o fluminense já tá de olho no jogador:

    http://globoesporte.globo.com/futebol/times/fluminense/noticia/2011/06/flu-quer-moralez-camisa-10-do-velez-mas-valorizacao-do-jogador-atrapalha.html

  • STEFANO VENUTO BARBOSA disse:

    Dorival,
    gosta de trabalhar com operários,ele está certo, jogador brasileiro ganhou dinheiro aposenta-se compulsoriamente, não quer saber de nada, só de balada, pagode e baile funk.
    Estou lendo um livro muito bom, que se chama o Inocente, que fala sobre a carreira de um jogador de Beisebol americano, que terminou na lama, justamente porque deixou se iludir, com amigos, farras, drogas e acabou zerado e meio doido, todo jogador de futebol jovem deveria ler, para fincar os pés no chão e deixar as ilusões de lado.

  • Emílio Melo Figueiredo - Sete Lagoas / MG disse:

    Realmente essa do Cuca de não escalar o Diego Renan está bastante mal explicada. Para o jogo contra o Fluminense, o treinador irá testar novamente Gilberot no meio de campo. Mas com Ewerton na lateral esquerda. O que mata qualquer torcedor de raiva é isso ai. Birra de treinador, improvisa mas nao escala fulano ou beltrano…

    E o Artur Moraes da Itatiaia, que está lá na Toca da Raposa todos os dias, nem toca no assunto. Ele não trabalha não?