Blog do Chico Maia

Acompanhe o Chico

Quando a responsabilidade bate à porta

Neymar e Ganso são conhecidos no Brasil, mas a imprensa estrangeira ainda aguarda uma grande atuação de ambos pela seleção, para reconhecê-los como “diferenciados”.

Neymar é apontado como um protegido da imprensa brasileira. Consideram-no um ator da novela “Insensato Coração”, sucesso de momento na teledramaturgia verde e amarela.

Alexandre Pato é citado como o “genro del capo”, numa referência ao sogro Silvio Berlusconi.

Aliás, a presença brasileira é cada vez maior na Argentina, motivada pela influência econômica. Nas rádios e TVs, ouve-se e vê Roberto Carlos, Bossa Nova, Sertanejos, Funk e Skank e Ivete Sangalo, nessa ordem, por mais incrível que pareça. A tal ponto que a música “Chora me liga” da dupla João Bosco e Vinícius, tornar-se um ícone entre a juventude portenha. Acredite se quiser, mas na estreia da Argentina contra a Bolívia, era entoada pela torcida numa versão criada por eles.

É impressionante como os argentinos estendem o tapete vermelho para os brasileiros. Há serviços especiais para a nossa língua em todas as áreas imagináveis.

Foi a segunda vez na vida que vi que o nosso dinheiro está forte no exterior. A primeira foi durante a Copa da Franca, em 1998, quando um real equivalia a um dólar, que valia seis francos. Que festa!

Um real vale hoje 2,53 pesos, e um peso, vale muita coisa aqui.

 Os noticiários de ontem diziam que Buenos Aires corria o risco de falta de combustível, e que o interior do país já estava racionando. Também, que a Petrobras e a Shell, justificavam isso e aquilo pela ausência do produto, com foco na greve dos caminhoneiros e movimento dos “piqueteiros”, que impediam a saída dos caminhões das distribuidoras. Ou seja: uma cia.  brasileira controla um setor fundamental deles.

Um taxista paraguaio falou barbaridades dos argentinos, quando eu disse que era brasileiro: “son uns hijos del … non les gustan nadie…” “Só tratam bem aos brasileiros, hoje, porque vocês é que sustentam a economia deles”, disse.

Ele mora aqui há 22 anos e só espera o filho mais velho, que faz medicina, completar, 22 anos, para voltar a morar em Assunção.

Vale registrar que foi o único estrangeiro que ouvi falar mal da Argentina e argentinos até agora. 

Um veterano jornalista argentino, Carlos Cavagnano, que cobre Copas, desde a de 1970, elogia a todos os sul-americanos que frequentam a Argentina, à exceção dos peruanos: “são uns folgados; preguiçosos”.

Tudo faz parte! Pessoalmente, garanto que estou muito satisfeito em estar aqui, pela terceira vez. E sempre bem recebido, com a cordialidade e atenção de sempre.

Nada a reclamar; muito pelo contrário.

GAZACAO

Numas das principais redes de televisão da Argentina, uma gozação para cima do estrelismo do atacante Neymar, e o seu cabelo “moicano”. Um ator anão contracenou com o ex-goleiro Sérgio Javier Goychochea, vice-campeão mundial em 1990, na Itália, no palco.

GAZACAO2


» Comentar

Comentários:
11
  • Dudu GALOMAIO disse:

    Que nada Clayton!
    É porque nessa hora a raiva é tanta que se a gente vier toda hora comentar no blog acaba perdendo a linha, e soltando 1001 ofensas, principalmente a esse bando de jogadores frouxos e comandantes incompetentes que estão envergonhando nossa torcida.

  • Clayton Batista Coelho ( Claytinho - Só Boleiro do Nova Vista/BH ) disse:

    Parabéns ao Guilherme Pinto Nazar !

    E parabéns também para o Dudu GAMOLAIO, que foi o único Atleticano a se manifestar em apoio ao belo comentário do Guilherme.

    Ser torcedor é isso aí !! É não passar a mão na cabeça, só porque é a nossa paixão ! É botar o dedo na ferida mesmo ! É elogiar quando merecido e cobrar quando devido !

    Só acho lamentável, que um belo texto como esse do Guilherme Pinto Nazar, não tenha sido melhor explorado aqui no Blog. Salvo o próprio autor e o Dudu GALOMAIO, os demais Atleticanos parece que estão perdendo até o que não podiam, que é a capacidade de se indignar…

    Todo mundo sabe que eu brinco, tiro sarro e faço as minhas zoações aqui no Blog c/ os Atleticanos, mas quando é pra falar sério eu também falo.

    Abraços

  • Dudu GALOMAIO disse:

    Guilherme Nazar escreveu muito bem.
    Apoiado!

  • Fabrício Melo disse:

    Talvez, com 10 e sem o Serginho, o time melhoraria.

  • Fabrício Melo disse:

    Tá osso! É um dos times mais horríveis da história do Galo!
    Foi só voltar a corja de Serginhos e Renans e o time voltou à sua mediocridade.
    Só assistí o 1º tempo e o juiz roubou para o Ceará, o Serginho tinha que ter sido expulso pelo 2º amarelo.

  • Edson Morais disse:

    Chico, você disse que um Peso vale muito aí na Argentina. Pode nos dar uma noção do que se compra com um Peso? Pode comparar os preços das coisas básicas do dia-a-dia, como 1 litro de leite, uma coca-cola, um Big Mac? Assim poderemos saber realmente o nosso “poder de compra” em terras hermanas!
    Abraço,
    Edson Morais

  • J.B.CRUZ disse:

    Mais uma ¨¨CIPOADA¨¨…Este ano o galinho está indo mais rápido para a segundona…Fica Dorival!!!

  • Clayton Batista Coelho ( Claytinho - Só Boleiro do Nova Vista/BH ) disse:

    Chico,

    Aqui em MG, ninguém tá se importando com essa Copa América…

    O negócio aqui que tá pegando mesmo, é esse fiasco que tá o Atlético Mineiro e a subida de produção do Cruzeiro…

    Os próprios jogadores do Atlético Mineiro falando em “vergonha na cara”… E olha que o campeonato mal começou hein… rsrs

    O Cruzeiro emplacou sua terceira vitória consecutiva, mas com o time que tem, não vai muito longe também não.

    E pelo visto será mais um ano onde Cruzeirense e Atleticano poderá só tirar sarro um pelo tropeço do outro…

    Mas ao que tudo indica, o Alisson Sol vai ganhar a aposta novamente e o Cruzeiro deve terminar melhor colocado que o Atlético Mineiro…

    Vou aguardar o tópico sobre o jogo do Cruzeiro, pra fazer algumas colocações.

    Agora, que tá muito bom ver o Atlético Mineiro se lascando, isso tá viu… rsrs

  • Emilio Melo Figueiredo - Sete Lagoas / MG disse:

    Caro CM,

    Ja que voce ta um pouco por fora do futebol no Brasil, aqui vai uma opinião sobre esse Cruzeiro 2 x Gremio….

    Placar um pouco mentiroso. O Gremio esteve melhor que o Cruzeiro em alguns momentos, mas não soube aproveitar. O Cruzeiro melhorou um pouco, em relação ao jogo contra o Vasco, mas ainda está pecando. Time com 3 volantes e não ganhava nenhum rebote. Mais um vez Montillo fez a diferença, 2 golaços. Quando o argentino joga, o time joga!

    Vitor lateral direito, muito fraco. Não serve Papai Joel. Thiago Ribeiro ainda sem ritmo, com jogadas muito previsiveis. Cruzeiro precisa contratar, ou então, lançar a garotada da base!

    Agora to aqui vendo o CAM jogar… eu hein, parece time de pelada, serio…

    e da-lhe zeroooooooooooooo

    cade aqueles atleticanos de um tempo atras hein??? os comedias.. rsrs

  • J.B.CRUZ disse:

    CARO CHICO MAIA: O BRASIL é um PAÍS ABENÇOADO !! Somos bem recebidos em toadas as nações, outros povos gostam e adoram os BRASILEIROS, justamente por este espírito alegre..Quem complica as amizades são os governos!

  • Guilherme Pinto Nazar disse:

    Presidente Alexandre Kalil,

    Todos sabemos da sua idoneidade e seu amor ao Atlético, entretanto, depois de dois anos existem erros básicos que você, ano a no, insiste em repetir

    a) Você não conseguiu blindar o Atlético do interesses dos empresários. Interesses de empresários são distintos dos interesses do Clube. Vivemos de títulos, não de transações de jogadores. Seu erro básico é não conseguir manter os principais jogadores de um ano para outro. Todo ano saem 500 jogadores e entram outros 500. Olhe o exemplo do Santos. Olhe o exemplo do Cruzeiro. Quantos jogadores esses times trocaram de um ano para outro? As contratações desses times são cirúrgicas, pontuais. O time base é sempre mantido. Você trás um cem número de jogadores que não se entendem.

    b) Você contrata mau. Você trás jogador gordo e acabado.

    c) Você precisa trazer de volta o amor à camisa nos jogadores do Atlético. Esse seu papo de profissionalismo só trás jogador de empresário que entra no clube mama uma grana e vai embora.

    d) Você perde tempo demais preocupado com o futebol Brasileiro e esquece do Atlético. De que adianta brigar com a Globo, coma CBF e expor o Atlético? Seu objetivo é aparecer ou dar título ao Galo? Não conseguiu nem uma coisa nem outra

    e) Acredite mais no amor a camisa, nas pessoas criadas de dentro, mineiras. Você sobre valoriza muito medalhões de RJ – SP.

    Kalil, sua performance está tosca. 2 anos, times caros, e resultados idênticos aos baratos times do Ziza. Se espelhe no presidente do Santos. O foco principal dele, não é financeiro. É título. Então o cara fez o que pode para manter os principais jogadores. Você se deixa levar por nomes e esquece do conjunto.

    – Rio de Janeiro