Blog do Chico Maia

Acompanhe o Chico

Nem Buenos Aires dá conta de hospedar todo mundo

Quem chegou a Buenos Aires nos últimos dias sem hotel reservado está passando aperto. A cidade normalmente fica lotada no mês de julho, por causa das férias, quando tanto o turismo interno quanto externo, dobram. Além disso, duas feiras gigantes foram abertas quinta-feira na capital argentina: agropecuária e de tecnologia. Com a fase decisiva da Copa América, tornou-se impossível conseguir qualquer tipo de hospedagem com facilidade. E olhem que esta cidade é uma das mais ricas em hospedaria do mundo, mais que São Paulo, que dizem ser, a mais preparada do Brasil.

O tema é importante porque o que mais se fala ultimamente é que Belo Horizonte não estaria apta a receber o jogo de abertura da Copa do Mundo porque não tem hotéis. Realmente é preciso aumentar o numero de leitos da nossa capital, e isso já está acontecendo. A previsão é que tenhamos mais sete mil quartos até 2014, nos 29 novos hotéis que estão sendo construídos, nas categorias entre três e cinco estrelas.

Só a rede francesa Accor Hospitality está abrindo nove em Beagá, a terceira a receber mais investimentos dela no Brasil, atrás do Rio, 17, e Salvador, 10.

Porém, por mais hotéis que qualquer cidade tenha, jamais dará conta de abrigar a todos os visitantes durante muitos eventos ao mesmo tempo.

A primeira vez que eu vivi este problema foi durante as olimpíadas de 2000. A primeira fase do futebol foi jogada em Brisbane, que fica a 988 Km de Sydney. Quando chegamos à sede dos Jogos, no meio da competição, simplesmente não havia nenhum tipo de hospedagem. Graças aos voluntários do comitê organizador e à Neuma Graciano, jornalista mineira que mora lá, e ao seu marido, Thomas, consegui vaga na cidade de Parramatta, a meia hora de carro de Sydney.

A solução são as cidades do entorno, para socorrer as metrópoles. Dortmund, uma das importante sedes da Alemanha em 2006, montou até camas de campanha, do exército, em colégios e clubes, para abrigar os visitantes. E também é uma cidade preparada para o turismo, acostumada a receber milhões de pessoas anualmente.

Cidades vizinhas a Buenos Aires, que ninguém nunca ouviu falar no Brasil, estão quebrando o galho.

Certamente cidades em um raio de até 150 Km de Belo Horizonte vão se beneficiar neste aspecto com a Copa das Confederações em 2013 e a Copa no ano seguinte. O nosso grande problema são as estradas, sempre péssimas, mal sinalizadas e sem fiscalização. Essa é uma preocupação que as autoridades mineiras precisam ter: melhorar os acessos e criar facilidades para as pessoas. Será bom para os mineiros e fundamental para os gringos.

Os brasileiros que já lotavam as ruas de Buenos Aires, agora tomaram conta de vez. O mês de julho é o auge disso, quando o português está se torna língua comum nos restaurantes, lojas, entre garçons, atendentes de hotéis e vai se espalhando entre todos os argentinos no dia a dia.

Nas lojas, cartazes com informações da cotação das principais moedas correntes aqui em relação ao peso deles. Pela ordem: dólar, euro e real.

Se em Córdoba os paraguaios eram numa proporção de 3 x 1 nas ruas antes do jogo, e no estádio, em Buenos Aires está sendo diferente. A proporção é quase a mesma. O Estádio de La Plata, deverá ficar bem dividido, domingo, entre a seleção do Mano Menezes contra a do argentino Gerardo Martino, comandante paraguaio.

Acredito que o Brasil irá às semifinais. O time melhorou e o Paraguai quase sempre treme quando encara a camisa verde a amarela.

VITRINEPERTO2

A valorização do real proporciona atualmente algo inimaginável tempos atrás na capital argentina: dólar, euro e a nossa moeda como atrativos promocionais dos comerciantes que põem cartazes informando cotações nas lojas, melhores que a dos bancos e casas de câmbio.


» Comentar

Comentários:
4
  • Clayton Batista Coelho ( Claytinho - Só Boleiro do Nova Vista/BH ) disse:

    Independente da Copa do Mundo no Brasil, Belo Horizonte desde o BID em 2004, já vinha carecendo e muito, de mais hotéis.

    Tanto que antes do BID, a média de ocupação dos hotéis não passava dos 50%. E após o BID até os tempos atuais, a média ocupacional tem girado acima de 85%.

    Tanto que os hotéis atualmente estão se dando ao luxo de operar com as tais “Tarifas Flutuantes”. Ou seja, colocam o preço mediante oferta/demanda. O mesmo Hotel que em uma semana pode estar com a diária no vlaor de R$ 160,00 + 05% ISS, na outra semana pode estar a R$ 390,00 + 05% ISS.

    Vamos ver o “Pós-Copa”, como que a coisa vai ficar…

    Belo Horizonte é uma cidade muito agradável pra nós que moramos aqui. Mas não é uma cidade turística. Não atrai. Então, o negócio seria investir mais no “Turismo de Negócios”, com a construção de um verdadeiro grande Centro de Convenções, aos moldes do Anhembi de São Paulo e do Rio Centro do Rio de Janeiro. Porque o tal do Expominas é brincadeira… Atende a Eventos de médio porte e em nível regional. E olhe lá… Isso, se comparado aos grandes Eventos Internacionais.

    Belo Horizonte está estrategicamente localizada, das cidades do Sudeste é a que tem o menor índice de violência e as nossas autoridades ainda não se deram conta de que “o canal” seria o Turismo de Negócios.

    Nas feiras de Turismo, como a ABAV ( Principal delas ) por exemplo, só se vê no Stand de MG, propaganda sobre as cidades históricas e gastronomia de MG. Claro que isso é válido. Mas é muito pouco.

  • Marco Antonio Caetano de Andrade disse:

    Prezado amigo Chico Maia,

    Conheçam este trabalho. Ele será de Fundamental importância para o desenvolvimento e pela própria sobrevivência do Futebol Amador de Minas Gerais:

    Acessem o site http://www.ligabhmg.com.br e tomem conhecimento da nossa proposta.

    Um abraço do amigo,

    Marco Antonio
    Contagem – MG

    Editor do site http://www.futebolamadordeminas.com

    – Contagem – MG

  • Paulo Pereira da Silva disse:

    Me recordo em 2000 para comprar 1 peso era necessário 1,20 reais.Hoje 1,00 real da pra comprar 2,47 pesos.
    Fudeu a Argentina tá virando Bolivia,Paraguai e dai pra baixo:Como diria Nelson Rodriguês:”Toda a harrogância,será castigada”.
    Se achavam europeus…e agora???Bolivianos????

  • Magno disse:

    chico so pra ter uma base voce pode me responder quanto custa uma COCA-COLA AI ?

    pode me responder .

    obrigado.