Blog do Chico Maia

Acompanhe o Chico

A queda do Joel, a promoção do Emerson Ávila e os rumos da diretoria

Só a sequência de jogos dirá se a diretoria do Cruzeiro acertou ou não ao demitir Joel Santana ontem.

Emerson Ávila, antigo comandante das várias categorias de base do clube foi efetivado no cargo até o fim do Campeonato, segundo o diretor de futebol Dimas Fonseca.

Uma medida ousada, porém arriscada. Pode jogar para cima carreira de um novo treinador, de reconhecida competência entre infantis, juvenis e juniores, mas pode também dar errado, num momento altamente delicado do Brasileiro, onde ninguém ainda está rebaixado e nem livre desse risco.

As primeiras manifestações pelo twitter mostram que a torcida cruzeirense está dividida, entre apoiadores e contrários à demissão, e também em relação ao sucessor.

 

Penso que houve precipitação. Pela segunda vez na “era Perrella” vejo o comando do futebol passando a impressão de estar perdido. A primeira foi no início do Zezé como presidente, em 1995, ainda inexperiente no cargo, e agora, em seus últimos meses à frente do clube, quando seu pensamento está mais na política que no futebol.


» Comentar

Comentários:
34
  • Paulo Pereira da Silva disse:

    Chicão boa noite!Eu vi pela TV a vitoria do BOA Varginha sobre o São Caetano 4 X 1 alias como jogaram bem seus conterrâneos Claudinei e Carciano,são jogadores para atuarem,tranquilamente na Série A do Brasileirão.

  • audisio disse:

    distensão, perdoe-me.

  • audisio disse:

    E lá vai o Barcelona…
    Vamos ver quantas derrotas o Emerson aguenta.
    O Problema é simples: Onde está o tal elenco?
    Reis, Farias, Marquinhos Paraná com Anselmo Ramon, Bobô, Keirrison e Sebá.
    Onde estão o Thiago Ribeiro e o Dudu?
    Alyson com o pé quebrado só no ano que vem. Welly gol com distenção no chinelinho. Tá difícil!!!
    Desse jeito chama o Guaraní do Paraguay para levantar a moral!

  • Gilmar disse:

    Cruzeiro ta falido e em meio a um desmanche.Parece que a previsão do kalil vai se concretizar:”Se continuar assim daqui a 10 anos só haverá 1 clube em BH”

  • Paulo Pereira da Silva disse:

    série c time do Presidente Natal CORRE RISCO…. por culpa de ter ido pra justiça comum.

    Ele que corria o risco…

    O Rio Branco-AC corria o risco de ser eliminado da Série C do Campeonato Brasileiro pelo Superior Tribunal de Justiça Desportiva, que julgaria o Estrelão na tarde de ontem. Entretanto, boa notícia para o Rio Branco: o processo do time acreano foi retirado da pauta da Quarta Comissão Disciplinar, responsável pela sessão de ontem, e foi adiado, sem data ainda para novo julgamento. O Estrelão, que vem bem na Série C, ocupando a terceira posição do Grupo 1, com dez pontos, pode ser excluído da competição por supostamente ter recorrido à Justiça Comum antes de esgotadas todas as instâncias da Justiça Desportiva.

  • Paulo Pereira da Silva disse:

    A Diretoria do Cruzeiro foi injusta com Joel,creio que Emerson Avia,está tendo uma oportunidade de GREGO,para assumir o Cruzeiro,ou seja um PRESENTE DE GREGO,momento ruim,a derrota do Cruzeiro contra o Figueirense diz tudo….alias a vitoria contra o GALO foi injusta,que entende um pouquinho sabe.

    Já do lado do Atletico o atacante Guilherme,precisa tomar juizo e parar de tomar (CAVALO) 12 anos,isso é coisa pro Roberto Abras,que não tem que correr.

  • bessas disse:

    Em um dos meus comentários logo após a chegada de Joel ao Cruzeiro, eu disse aqui no blog que Joel era treinador(boleiro) com data de validade. No ínicio a empolgação e com o passar do tempo seu trabalho(psicológico) não surtiria efeito.Não é daqueles treinadores que tira leite de pedra.

  • antonio luis disse:

    com essa brincadeira de trocar de tecnico a zona de rebaixamento esta se aproximando perigosamente e o senador perrela esta brincando com o nosso cruzeiro

  • Joel santana deixou várias “cerejas” na toca! rsrsrsrs…

  • julio ventania disse:

    “esquema “do Joel. E creio que o Emerson é uma boa aposta. O tempo vai dizer.

  • julio ventania disse:

    Acho que desta vez o Cruzeiro acertou. O Joel não conseguiu implementar um sistema de jogo à altura do Cruzeiro. Em nosso elenco não cabe um “

  • Jose Dias disse:

    Uai, onde estão estes cruzeirenses que não gostaram da saída do Joel?
    Não os conheço. Com todos que conversei hoje gostaram da notícia.
    O Joel deveria ter sido demitido depois doi clássico, depois de quase perder por uma alteração errada. Como ele me deixa o Leandro Guerreiro no banco no último jogo?
    Não é culpa dele a posição no campeonato. Mas ele também não está ajudando em nada. O cara enche o time de defensores e a defesa continua mal postada. Só o esperando o Montillo resolver. Isso o Emernson faz tranquilamente. Esses treinos secretos do Joel deveriam ser na quadra de areia da toca. Foi tarde. Uma das poucas coisas boas feitas pela diretoria nos ultimos tempos.

  • claudio pacheco de figueiredo disse:

    Aainda bem pssava raiva em todos os jogos mesmo vencendo,pior nao sera.

  • lauro disse:

    chico nos ultimos anos com adilson batista e cuca o cruzeiro foi razoavel mas sempre passou confiaça que poderia ganhar jogos mas com o papai joel é desespero total , ganha jogos de 1 x 0 na bacia das almas como foi o atletico que ganhou mais o jogo na imcompetencia do atletico do que em seus méritos próprios por isto acho que a mudança vai ser boa e antes agora que da tempo do que no final quando nao da mais tempo de mudar nada.
    abraços

  • Marcos 2011 disse:

    Joel Santana mereceu sair do Cruzeiro? Sim, mas ele não é totalmente culpado pela decadência do time. Quem tem a maior parcela de culpa é a diretoria cruzeirense, que exportam seus melhores jogadores e mantém no elenco os piores(salvo raríssimas excessões). Não é de agora que isso vem ocorrendo, isso vem desde 2004. Hoje em dia a meta não é o crescimento do clube e sim arrecadação de rendas. O jogo de quarta contra o Figueirense mostrou que se o Cruzeiro não contasse com Fabio e Montillo seria candidato até mesmo ao rebaixamento ao módulo 2 do Campeonato Mineiro. Boa sorte ao Emerson Avila no comando do Cruzeiro, para evitar que o clube complete o seu rol de vexames com uma eventual queda para a série B.

  • Ricardo disse:

    Penso que foi certa a decisão de substituir Joel Santana pelo Emerson Avila. Creio que agora o principal é ele ter o apoio dos jogadores, pois o Cuca saiu (foi bom, na minha opinião) e até hoje isso não foi explicado convincentemente. Imagino que foi falta de apoio dos jogadores, para ser mais brando. Estranho ou mera coincidência o Joel sair logo após uma reclamação publica de um dos jogadores, mesmo que ele não tenha sido citado. Qual será o motivo do time não jogar permanentemente em Sete Lagoas? Imagino, que deva ser pedido do treinador, pois devido a proximidade das cadeiras com o banco, ele tenha que ficar escutando torcedor falando, reclamando durante todo o jogo. Até o Gilberto já reclamou dessa situação publicamente.
    Por mim e pelo que tenho lido e escutado o Emerson terá apoio da torcida. Creio a torcida tem que ter paciência, pois torço para que o time termine o campeonato no meio da tabela. Se isso se confirmar ano que vem o time terá um pouco menos de pressão e talvez ganhe uma das copas que ira disputar (Copa do Brasil e Sulamericana é mais fácil que a Libertadores).

  • Dudu GALOMAIO BH disse:

    Uhhu… papai chegou…uuhuu.. papai chegou… mas já saiu!
    Haha…

    Um homem sexagenário que ao ser contratado babou e babou e babou pra falar da nova “casa”. Embora velho ainda é tempo de aprender coisas. Uma delas é saber impor limite na confiança. Confiou demais e foi pego de surpresa…

    Vida que segue!

  • Antônio Catão Jr. disse:

    O Joel foi demitido no OutBack do Pátio Savassi, ontem à noite. Cheguei lá por volta das 19 horas com uma turma de amigos de São Paulo e do Sul e em torno das 19:50 chegou o Papai Joel acompanhado de uma mulher e um casal de amigos. Lá pelas 21 horas o Dimas Fonseca se aproximou da mesa, puxou uma cadeira e ficou assentado à mesa conversando com o Joel (que à essa hora já estava na quarta ou quinta caipirinha) até por volta de 00:30, quando se levantou e saiu e o Papai ficou numa cara de choro danada. 00:30 Joel se levantou com dificuldade, cambaleante e foi embora. Coitado do Papai Joel, Demitir o cara enquanto ele estava jantando?! Quem quiser tenho a foto dele no outback ontem (não está muito boa, foi tirada de celular), é só solicitar que eu mando, ou me ensinem a postar foto que eu coloco no blog.

  • Márden de Pádua disse:

    Isso pq o Chico Maia estava dizendo q a torcida estava DIVIDIDA heim kkkkk é duro

  • Rodrigo Assis disse:

    A minha teoria sobre essa demissão é a seguinte.

    Com a pressão que a torcida tem feito pela venda de titulares, melhor demitir o técnico e acalmar os animos, efetiva um pau mandado, pedindo que ele lance o máximo de meninos, e abre-se assim as portas para a venda do Montillo.

    Arrecadar o máximo antes de entregar o boné

  • Leandro Alves disse:

    Márden de Pádua,

    Concordo, e com o Clayton também, Joel pode ser boa praça, papaizão mas como técnico não tem jeito não, até quando cruzeiro ganhou com ele, foi um futebol horroroso, que dava vergonha de saber que todo brasil estava vendo, agóra só falta o Zéze perrela, que o Emerson promova o Gabriél Araujo e se firme ou que ano que vem venha um treinador com a cara do cruzeiro.

  • Luciano Nogueira 7L disse:

    Acho que o problema foi justamente pelo Joel haver reclamado publicamente da venda de jogadores…
    Vamos aguardar, mas que eu estou torcendo para ser chamado de flanelinha novamente, isso estou.

  • J.B.CRUZ disse:

    Em um tempo onde a hierarquia e a disciplina foram colocadas á parte em detrimento do dinheiro, fica muito difícil um trabalho começar bem e terminar bem..No futebol então, MORAL ÉTICA E RESPEITO é quase que uma linha tênue que pode arrenbentar a qualquer momento..Fica só a perspectiva de que com o técnico mais jovem, mas, também mais afeito a vida do clube,( o MAIOR DAS AMÉRICAS NO SÉCULO XX,) que bons momentos aguarda a torcida realmente acostumada a ser CAMPEÂ….
    CRUZEIRO SEMPRE !!!

  • Rodrigo disse:

    É simplesmente absurdo o que a Diretoria do Cruzeiro está fazendo, sei que o Joel não era o ideal para o time, mas tirá-lo dessa forma é a coisa mais desrespeitosa que ja vi, INCOMPETENTES Perrela e Dimas nao sei do que, ja que é pra evitar um mal maior, pra que contratar, e aposto que em uma ou no máximo duas rodadas aparecerão nomes como o de Renato Gaucho e Adilson Batista de novo. A voce Joel Santana como cruzeirense de fato que sou, peço desculpas e lhe desejo sorte, pois vc nao tem culpa da incompetência nem do olho grande da diretoria do cruzeiro, que querem ter time sem ter jogadores, assim nem o Mourinho da jeito nessa porcaria de time que eu amo tanto.

  • STEFANO VENUTO BARBOSA disse:

    O Cruzeiro está é cortando despesas, ontem o cara era papai, hoje tá na rua? Conversa, todo mundo sabe que o crucru não vai chegar a lugar nenhum, aí começa a limpa agora.

  • Silvio Torres disse:

    É, acho que a diretoria do Cruzeiro também acha que 4X2 é goleada.

  • Anderson Palestra disse:

    Eu estou de acordo.
    Valorizo muito mais um cara da base do que um medalhão de métodos ultrapassados.

  • valcir alves disse:

    chico todos cruzeirenses que conheço esta a favor da demissão eu acho que ate demorou, estou a favor de colocar o emerson pois não vejo outro nome livre no mercado e ele conhece como ninguem a categoria de base azul quem sabe assim eles vao ter chance no time principal e acho que ta na hora certa pois com esse time o cruzeiro não vai comsegue nem vaga na libertadores tambem não vai cair pois tem times piores talmara que de certo, emerson a torcida azul ta com voce.

  • Clayton Batista Coelho ( Claytinho - Só Boleiro do Nova Vista/BH ) disse:

    Sobre o que o Roger falou, ao final do jogo contra o Figueirense…

    Vi muita gente, entre torcedores, cronistas esportivos e comentarias, detonando o cara. Como se o Roger tivesse falado algum absurdo.

    Estão questionando o Roger, do por que ter falado isso na Imprensa e não internamente. Oras, vcs realmente acreditam que essa reclamação já não tinha sido feita internamente por um grupo de jogadores ??

    Se o Roger externou sua opinião abertamente, talvez tenha sido justamente pra mandar um recado pra Diretoria. Tipo: “Bom, nós jogadores já havíamos falado com vcs há vários meses, mas vcs não nos ouviram… Agora, vamos abrir pra todo mundo. Assim todos nós dividiremos juntos as nossas responsabilidades pelos constantes fiascos” !

    Todos sabem ( mas poucos falam ), que levar os jogos do Cruzeiro pra Uberlândia e Ipatinga, é muito mais uma ação política pra atender a certos “favores”, do que propriamente visando um melhor desempenho técnico da equipe.

    E aqui no Brasil, jogador que tem personalidade e um pouco mais de cultura e esclarecimento, não é bem visto por certos dirigentes… Haja visto o próprio Alex. Alguém tem alguma dúvida, do por que ele nunca ter disputado uma Copa do Mundo ??

    Agora, que dirigentes não gostem muito de jogador que fala o que pensa, até vai… Mas, comentaristas de Rádio e TV, formadores de opinião, ficar engrossando o coro em favor dos dirigentes, aí já fica até suspeito…

  • Antonio disse:

    O Emersom Ávila é um bom técnico mas penso que deveria assumir o time no início da temporada pra montar a equipe de acordo com seu entendimento e após o campeonato meneiro a diretoria verificar se seria uma boa aposta para o brasileirão. Pegando o time nas condições que está pode ser ruim pra ele e para o Cruzeiro mas o Joel é que nem deveria ter vindo pois ele só se dá bem nos times do Rio, a vista da baía de guanabara deve fazer bem a ele. No entento já que o Emersom veio que seja bem vindo e vamos dar apoio a ele pelo menos nas cinco primeiras partidas em que dirigir o time. Após essa sequência veremos melhor se foi uma aposta acertada ou mais uma trapalhada da diretoria. Zezé Perrela que apesar de ter feito muito pelo clube está manchando tudo de bom que fez nestes anos, tomara que salve ao menos alguma coisa neste fim (?) de ciclo no Cruzeiro.

  • Clayton Batista Coelho ( Claytinho - Só Boleiro do Nova Vista/BH ) disse:

    O Cruzeiro na verdade está corrigindo um erro. Que foi o de ter contratado o Joel. Técnico que não tinha nenhum perfil para treinar o Cruzeiro. Técnico que se preocupa primeiro em não perder, pra depois, se der, ganhar.

    E como sempre diz o Luxemburgo ( legítimo responsável pela nossa “Tríplice Coroa” ): “O medo de perder, tira a vontade de vencer” !

    Essa, foi mais uma entre as várias trapalhadas da Diretoria do Cruzeiro.

    Claro, não vou crucificar totalmente o Joel Santana, porque, com o material humano que ele tinha nas mãos, não se podia esperar muita coisa dele mesmo não.

    O Cruzeiro precisa de um técnico, que possa “peitar” a Diretoria e falar com eles: “Vcs querem de fato brigar por grandes títulos ?? Então, não se contrata nem se vende mais nenhum jogador sem a minha avaliação”.

    Após o belíssimo ano de 2003, o Luxemburgo foi querer fazer isso, a Diretoria achou que ele queria mandar mais do que devia e achou que ela por si só, conseguiria dar sequência ao trabalho e de lá pra cá, o que ganhamos ?? NADA !!! Só decepção…

    Não adianta trazer técnico “pau-mandado”, que se sujeita e aceita calado tudo que a Diretoria faz. Pois, há anos a Diretoria do Cruzeiro vem demonstrando que o foco principal, não é a conquista de grandes títulos, mas sim, os negócio$$$ e negociata$$$ do mundo do futebol, além de fazer do Clube, um verdadeiro Trampolim Político…

  • Thales Rosa disse:

    Joel santana ja deveria ter saido antes, muito antes. Agora nao era o momento! Porem ja que aconteceu, que tragam um tecnico decente, Felipao esta insatisfeito no palmeiras. Porque nao deixar um presente para a torcida? Duvido seria sonhar demais… ainda mais dos Perrella que usaram o cruzeiro para subir na vida…

  • Thales Rosa disse:

    Chico falando da polemica criada em cima de uma fala simples do Roger, que apenas falou a verdade, eu entendo ele. Com uma mulher como a Debora Secco em casa deve ser dificil passar pelo menos 4 dias da semana fora de casa ehhehehe vamos dar um credito pro cara, nesta ele está certo rsrsrssrrsrsrs.

    Mas falando sério o Roger não falou nada mais que a verdade, os times de BH nao tem jogo em casa. E o culpado disto é o governo que se planejou mal.

  • Márden de Pádua disse:

    falar que a torcida está dividida e se basear apenas nessa fonte q vc citou…. isso sim é PRECIPITADO meu amigo…
    Vá para as redes sociais, orkut, converse na rua… 90% da torcida do Cruzeiro apoia a saída do Joel, um retranqueiro q é o oposto do estilo do time… qualquer um via isso…
    Em questão de uma hora, pipocaram mais de 150 manifestações no orkut por exemplo, dando GRAÇAS A DEUS da saída do técnico…