Blog do Chico Maia

Acompanhe o Chico

Mudanças e reações que fizeram diferença

O returno começou com dança de treinadores e os candidatos ao rebaixamento reagindo. Joel Santana foi o demitido que chamou mais atenção. A maioria absoluta da torcida gostou, mas o atual elenco não dá condição a nenhum treinador de conseguir grandes resultados.

Emerson Ávila é uma boa aposta. Profissional sério, mineiro, da linha de Ney Franco que conhece o Cruzeiro do infantil ao profissional.

Assume em situação totalmente desfavorável e vai precisar contar com a paciência geral. Tem Montillo, que faz diferença, mas só com ele, conseguirá resultados como este 1 x 1, fora de casa contra o Palmeiras.

Gilberto acionou bem o seu marketing pessoal ao dizer que vai parar porque é “perseguido pelos árbitros”. Chegou atrasado no lance, cometeu pênalti, e saiu com essa desculpa.

 

Os dois lados

Rafael seria um dos crucificados caso o Cruzeiro perdesse para o Palmeiras, mas a defesa do pênalti chutado pelo Marcos Assunção o colocou como herói. É bom goleiro, mas precisa de ritmo, e como Fábio raramente fica fora, seus reservas padecem. E de novo o titular é chamado para a seleção para um passeio, em amistoso bom apenas para os cofres da CBF.

 

Mais quedas

Renê Simões caiu o Bahia e o interino conseguiu a façanha de vencer o Flamengo em pleno Engenhão. O outro demitido, Renato Gaúcho, deve estar rindo até agora com os 4 x 0 que o seu sucessor Antônio Lopes tomou na estreia, comandando o Atlético-PR contra o Grêmio. Enquanto isso, o América, abandonado covardemente pelo Lopes, goleava com todos os méritos o Vasco.

Antes do jogo a justa homenagem ao gol do trio americano, executado por Rodriguinho, contra o Fluminense: placa na Arena do Jacaré para ele, Marcos Rocha e Carleto, que devido a problemas familiares, não esteve presente.

 

Exemplo positivo

O América jogou bem de novo, com destaque para Amaral e André Dias, que é um exemplo de determinação e profissionalismo. Tipo de jogador chamado de “bom para o grupo”, dentro e fora de campo. Luta há tempos contra problemas no joelho, mas não entrega os pontos e segue à risca os tratamentos e fisioterapia recomendados. Não é à toa que marca gols e sofre pênaltis como nesse jogo contra o Vasco.

* Essas e outras notas estarão em minhas colunas nos jornais O Tempo e Super Notícia, amanhã, nas bancas!


» Comentar

Comentários:
14
  • José Dias disse:

    Com relação ao Gilbrerto, gostei quando a diretoria o convenceu a ficar no começo do ano. Mas agora, vejo que o Cruzeiro deveria te-lo liberado. Deve ter um alto salário e está mais prejudicando que ajudando. Realmente está na hora de parar. Acho que neste momento, se ele realmente quiser sair, vale mais a pena economizar o salário dele.
    No mais, com Joel ou sem, o elenco do Cruzeiro está mal formado. Foi assim desde o início do ano, mas os resultados iniciais nos enganaram. Agora fica claro que temos deficiências nas laterais. Durante a temporada deixaram o ataque fraco também. Acho que saída do Joel foi acertada, pois o Emerson tem o benefício da dúvida. No caso do Joel, era certeza de raiva. O negócio é conseguir os 45 pontos e colocar a meninada no vestibular para 2011.

  • Emílio Melo Figueiredo - Sete Lagoas / MG disse:

    Muito boa a aposta no Emerson Avila. Chances para a categoria de base, deixemos que o treinador trabalhe ao maximo sem pressao de torcida e dirigentes.

    Gilberto, haha! Tem que riri, nao tem razao em nenhuma de suas reclamações.

  • Marcos 2011 disse:

    Ao Paulo Pereira da Silva: Acho que o Rafael não é tão fraquinho assim, senão jamais defenderia aquele pênalti, nem com as mãos e nem com os pés.

  • Clayton Batista Coelho ( Claytinho - Só Boleiro do Nova Vista/BH ) disse:

    Meu Deusssss !!!

    Ontém fiquei mais preocupado ainda com o Cruzeiro no decorrer do Campeonato…

    O time do Palmeiras estava sem o Valdívia e sem o Kleber, os dois “melhorzinhos” que eles têm. Assim, se torna um time fraco.

    Claro que pelas circunstâncias, o empate até ficou de bom tamanho. Mas na real mesmo, o Cruzeiro tinha que ter vencido o jogo. Não pelo que mostrou em campo. Mas sim, pela inofensividade do limitado time do Palmeiras.

    Mas como vencer, se o próprio Cruzeiro é mais fraco ainda ??

    Hoje vou ter que dar a mão à palmatória e reconhecer que o Emílio, estava mais certo do que eu em relação ao Anselmo Ramom.. Simplesmente, não dá mais. O Cara não domina uma bola direito. E tá um cai-cai pior que o WP9.

    Agora sobre o Gilberto… Será que ele vai entrar pro mundo dos “Stand up” ?? Só pode… Porque já vem ensaiando pra isso há muito tempo. Jogador que não acrescenta nada. Pelo contrário. Nos últimos jogos vem é cooperando pra que o Cruzeiro não vença. E ontém, depois de cometer mais um penalty CLARÍSSIMO e infantil ( e olha que ele já é um vovô do futebol hein ), o cara de pau me vem com aquela pérola: “Estou encerrando minha carreira no futebol hoje, porque tô sendo perseguido pelos árbitros”…

    Gilberto, veja se vc consegue pelo menos respeitar a inteligência dos torcedores né ?? Vc já encerrou a carreira há muito tempo ! Só vc mesmo e a Diretoria do Cruzeiro ainda não se deram conta disso… Mais uma vez, vc perdeu uma ótima oportunidade de ficar calado !!!

  • audisio disse:

    Não sei não mas esse André me parece ser mais um daqueles…
    Os cronistas esportivos tem alguns chavões que enchem o saco do torcedor. Exemplo: “O Guilherme não está reeditando suas grandes atuações…” Quando foi que o Guilherme teve grandes atuações?
    Faz-me lembrar, e você se recorda Chico, da década de oitenta quando num jogo esporádico, um tal de Jorge Campos do Bahia fez três gols contra o Cruzeiro. Estando Reinaldo machucado na época, o Atlético foi lá e Walmir Pereira pagou um Titanic de dólares por ele. Nunca mais reeditou “suas grandes atuações”! Em outras palavras, nunca foi bom de verdade.

  • audisio disse:

    A melhor explicação para o lance do Gilberto: “Chegou atrasado no lance, cometeu pênalti, e saiu com essa desculpa.”
    Parabéns Chico Maia.
    Conforme a narração do Alberto Rodrigues o goleiro do Cruzeiro foi muito inseguro e largou todas as bolas.
    Na minha opinião defendeu o penalty mas durante o jogo bateu muita roupa. Concordo com o Alberto.
    A minha tese que o já que o Neto Berola não aguenta dois tempos que coloquem ele no primeiro tempo e não quando o placar já está dois a zero para adversário foi comprovado. Foi um dos melhores em campo enquanto teve folego!
    Macos Rocha encheu os olhos!

  • audisio disse:

    Uma brilhante atuação do Atlético.
    Creio que foi a melhor exibição do Galo este ano. O Daniel Carvalho em uma exibição de altíssimo nível, provou porque foi uma das maiores sensações do Internacional de Porto Alegre nos últimos anos. Pode ser uma das maiores recuperações do futebol brasileiro.
    A dispensa do Cuca pelo Cruzeiro foi uma das maiores injustiças com treinadores nos últimos tempos. Ele iniciou o seu trabalho assumindo o time do Cruzeiro nas últimas posições e o colocou como vice-campeão brasileiro. O Cruzeiro de Cuca, foi considerado o Barcelona das Américas até a derrota para o Once Caldas, num daqueles dias onde as coisas não deram certo. Fatal para as pretensões cruzeirenses na Libertadores, a eliminação custou uma insegurança nas rodadas iniciais do brasileiro e a falta de resultados absolutamente imediatos provocou a dispensa do Cuca. O resultado desta injustiça o Cruzeiro pagou com seus resultados negativos. Contrariando tudo isso, Cuca começa a mostrar porque deixou o Cruzeiro como atual vice-campeão brasileiro posição que a própria torcida do cruzeiro parece não valorizar.
    A exibição do Atlético diante do Avaí que vinha de uma vitória diante do Flamengo, vice-líder e de Ronaldinho Gaúcho, com um futebol vibrante e positivo, como desde a muito não jogava, o Atlético pode ser o Goiás de 2008 ou o Cruzeiro de 2011, afinal de contas o Cuca se expecializou nestas arrancadas, lembrando que salvar o Fluminense de 2009 foi uma das maoires façanhas esportivas da história do futebol.

  • Basílio disse:

    Os da ponta da tabela todos perderam. Os da rabeira quase todos ganharam. É moção do começo ao fim! Rsrsrsr!
    É de impressionar, isso não é comum, um árbitro deixar de apitar um penalti claríssimo a favor do Coribthians. Parece que havia uma ordem superior: o Curingão não pode vencer.
    Outra coisa incomum, ver o Vasco completamente apático em 7 Lagoas, sem querer desmerecer o feito do América, que já estava merecendo resultados melhores.
    As partidas mais emocionantes são as dos times do meio: como Flu x Atl. GO.
    O ano passado foi a mesma coisa: o Flu perdia jogos fáceis, mas perpetuava na liderança. Os detrás, só aproximavam e os comentaristas acostumavam dizer, que, o Flu estava doido pra perder o campeonato. Acabou sendo o campeão. Qualquer semelhança, não é plágio, é o futebol de resultados, é o futebol capitalista!
    É muito comum os clubes alternarem, perderem numa rodada e ganha na outra e assim ninguém se distancía. Aqui no plim plim você tem emoção!
    Um outro fato marcante da rodada, os comentários do Farias, fraquíssimos, só fala o óbvio e às vezes diz bobagens. Por outro lado o Rezende só pede cartão e faltas contra os adversários do cru cru.
    A Tv aberta, pelo menos aqui na nossa cidade, não nos dá opção de ver outro jogo. Band e Bobo passa o mesmo jogo!

  • Paulo Pereira da Silva disse:

    juel santana,rené simões,renato gaucho são treinadores meia boca,ou seja cairam os treinadores considerados baba.
    dessa turma o juel santana é o menos ruim deles,agora falta cair o adilson batista,celso roth e o tite que é o pior de todos.

  • J.B.CRUZ disse:

    Excelente resultado obtido pelo CRUZEIRO contra o PALMEIRAS..mais uma ducha de água fria nos profetas do acontecido e pitonizas de plantão que teimam em jogar no mesmo caldeirão as campanhas dos 3 mineiros..Os resultados de fim-de-semana mostra o bom ambiente do CRUZEIRO, a arrancada do AMÉRICA e a rotineira empolgação do galo…
    ——————- CRUZEIRO SEMPRE !!!————————————–

  • thales rosa disse:

    Chico o cruzeiro fez boas contratacoes bobo e keirrisson vao resolver no ataque. 1a1 com palmeiras fora de casa e ruim? Acho q nao. Nao foi penalty os dois jogadores disputaram a bola e na duvida o juiz sempre pende para os paulistas. O cruzeiro agra vai engrenar.

  • julio campos disse:

    Esse Gilberto é um babaca, todo mundo sabe que ele vem fazendo corpo mole, porque queria ir para o bota fogo. Agora falar que vai parar de jogar futebol, porque os juizes erram. Ainda disse que o Paulo cesar nao expulsou o rever ontem, que isso é um absurdo. Que que esse cara tem haver com o jogo do galo ontem? cara mais sem noçao.

  • Paulo Pereira da Silva disse:

    esse goleiro do cruzeiro é fraquíssimo e conseguiu pegar o penalty com os pés.é fraquinho ,fraquinho.

  • Marcos 2011 disse:

    Gostei do jogo do América em 7 Lagoas! O Coelho botou o Galo e a Raposa no bolso ao ensiná-los como vencer um grande time do eixo Rio-São Paulo com Sandro Meira Ricci de árbitro. 4×1 fora o baile, continue assim e acredita América!
    O Cruzeiro não venceu. Mas valeu a pena empatar com o Palmeiras no Pacaembu sim senhor! O Cruzeiro mostrou mais segurança do que na quarta e o goleiro Rafael evitou uma derrota dada como certa ao defender um pênalti cobrado por nada menos do que Marcos Assunção.
    O Galo no campo ganhou ontem, mas foi impiedosamente derrotado pela tabela do CB: as vitórias de Bahia e Grêmio o devolveram à ‘zona do terror’. Mas aos poucos vem mostrando que pode sair dessa fria.