Blog do Chico Maia

Acompanhe o Chico

É lamentável, mas é verdade!

Recebi de um amigo do blog e repasso aos senhores.

Por essas e outras é que fica cada dia mais difícil acreditar em melhorias a curto ou médio prazo no Brasil. 

“Caro Chico. 

… Acho que chegamos ao fundo do poço. Passando hoje pela Avenida do Contorno, ali pelos lados do Colégio Estadual Central, vi uma faixa que me chamou a atenção. Não resisti e tirei uma foto (em anexo). Muito se fala em Reforma Política e acho que chegou o momento de se fazer uma reflexão sobre a importância desta renovação.

Na faixa, um partido político chama eventuais candidatos a vereador para se filiarem, pois se trata da melhor legenda para se ganhar a eleição.

Questiono até mesmo do ponto de vista legal se isso é permitido. Sé é, considero pelo menos imoral. Um partido político é, antes de mais nada, um lugar de se cultuar afinidades e implementar propostas de melhorias para a sociedade.

Hoje, um candidato escolhe a legenda pelo fato de esta ou aquela ser mais fácil para se eleger. Por isto é que temos políticos profissionais, que fazem do mandato verdadeiros jogos de interesses pessoais ou corporativos. O pior é saber, que para fazer uma reforma política, é necessária aprovação em plenário desta mesma classe política que se beneficia deste modelo atual.

Por termos esta quantidade de partidos, sem ideologia e sem propostas, será que estes políticos ao menos conhecem as propostas políticas destes partidos? Os reflexos deste atual modelo político eleitoral aparecem toda hora na forma de corrupção e interesses escusos.

POLITICA

O mais incrível é saber que nós brasileiros, nada fazemos ou nos mobilizamos para mudar esta realidade…”


» Comentar

Comentários:
8
  • Clayton Batista Coelho ( Claytinho - Só Boleiro do Nova Vista/BH ) disse:

    Se gritar pega ladrão, não fica um meu irmão…

    Vergonha total…

    A corrupção escancarou de vez…

    A Jacqueline Roriz foi absolvida pelos seus colegas e saiu rindo do plenário…

    Bombeiros presos no Rio pela greve que fizeram: QUINHENTOS !!
    Políticos Corruptos presos: ZEROOOOOOOOOO !!!

  • H.Almeida disse:

    a segunda maneira mais fácil é ser radialista na itatiaia e mandar abraço pra Deus e o mundo nos programas e transmissões!!!!!

    Itatiaia a Radio do abraço!

  • Gilmar disse:

    Ou mudamos pra voto distrital ou vai ser eternamente assim.Essa foto é a imagem da atual política brasileira.

  • Zé Carlos disse:

    É preciso que a população se mobilize e não eleja mais picaretas. Não vote em ninguém! Se depender dessa corja prá mudar a lei e moralizar a politica, podem ir tirando o cavalinho da chuva, ou do sol…

  • edson disse:

    não entendi o seu espanto….
    a faixa não diz claramente isso que vc escreveu.
    “melhor legenda para disputar….” não significa “facilidades de acesso à câmara”. Isso está explicito nas nosas cabeças. Sabemos disso..mas não é o que a faixa indica.
    Há tempos já deveriamos ter uma grande reforma política no Brasil…Mas isso não acontecerá tão cedo!Enquanto tivermos corrupção desonestidade, esperteza, lei do mais valia, alguem será beneficiado.
    Nem precisa falar quem….
    Não falo mais desse assunto , pois de tanto brigar por isso, acabei malhando em ferro frio.
    O Brasil só tomará jeito, o dia em que o voto for livre.Enquanto isso não acontece, estarão ai os currais eleitorais, a submissão aos desonestos, a compra do voto, os favores e favorecidos, etc . etc.
    Politica e Politicos são o entrave desse país.

  • Anderson Palestra disse:

    He he he. A política no Brasil é piada e de mal gosto.

  • Alisson Sol disse:

    Eu não entendi o porque do espanto. O partido precisa de filiados, e de candidatos. Aliás, um dos problemas do Brasil é exatamente este: você não poder se candidatar de maneira realmente independente. Enquanto esta lei não muda, qual o problema desta “propaganda do partido”?
    Reclamar desta faixa em um país em que Sarney é senador pelo Amapá e, vamos ser sinceros, Perrella é senador sem ter um voto sequer, é equivalente a reclamar do uniforme amarelo de alguns juízes de futebol (ou seja: desviar do assunto importante, perdendo tempo com algo irrelevante).

    O cidadão não é obrigado a se filiar a este partido. Demorei 1 minuto em um site de busca para achar quais as propostas deste partido (link). Concordei com algumas, não concordei com outras. Vi que o partido é ligado a ACM Neto, vindo de uma família com um jeito de fazer política do qual não gosto muito. O mais estranho: o partido dá como seu endereço o “Anexo I do Senado Federal”. O que seria importante: será que é legal um partido usar a estrutura pública assim?

    Também temos de combater esta idéia de que brasileiros “…nada fazemos ou nos mobilizamos para mudar esta realidade“. Os brasileiros votam (obrigatoriamente) e pagam impostos em dia (em grande maioria). O Brasil é hoje um dos poucos países superavitários do mundo. O que mais o brasileiro teria de fazer? Parar de viver e ficar o tempo todo vigiando político? E os políticos vieram de onde? Foram todos importados da China?

    Tendo tido a oportunidade de ver o que os cidadãos fazem em vários países, posso dizer que os brasileiros fazem até demais em termos de participação política. Temos que parar de empurrar mais obrigações ao cidadão ao nível macroscópico da situação do país, onde o sujeito tem pouca ou nenhuma influência. Melhor se dedicar a ser honesto e correto ao nível microscópico, pois isto se propaga a todos os níveis. O sujeito escolhe a escola mais fácil para se formar, o trabalho mais fácil a fazer a cada dia, o lugar mais conveniente para estacionar, etc. Depois, não tem muito o que reclamar do político que escolhe o melhor partido para se eleger.

  • Paulo Henrique disse:

    Democratas = UDN = Lixo