Blog do Chico Maia

Acompanhe o Chico

Mineirão, 46 anos, hoje!

O Mineirão completa hoje 46 anos de existência.

Em reconstrução para a Copa de 2014, teve comemoração discreta, porém a data não passou em branco, conforme relata release enviado pela Secretaria Extraordinária da Copa do Mundo, do Governo de Minas.

Foi assinado hoje um acordo de parceria do governo com o Instituto Estrada Real, da Fiemg.

Tomara que tudo funcione da melhor forma, no futuro: que o novo Mineirão seja bom para o público e clubes, e que a Estrada Real um dia cumpra com a finalidade da criação do Instituto, que é fomentar o turismo nas cidades e lugarejos de toda a sua extensão.

Já caminhei bastante em dois trechos dela e já estive, de carro, em muitos lugares dela, que deveriam estar sendo bem explorados turisticamente.

Na prática, 90% é propaganda, papel e internet.

O sonho de todos nós é que um dia se assemelhe, em termos de equipamentos turísticos, ao “Caminho de Santiago de Compostela”, que envolve a França, Portugal e Epanha. 

A notícia oficial é esta: 

* Governo de Minas e Instituto Estrada Real assinam convênio para promover turismo visando à Copa 2014

Convênio foi assinado durante comemoração do aniversário do Gigante da Pampulha 

A interiorização da Copa do Mundo de 2014 em Minas Gerais recebeu mais um incentivo fundamental, nesta segunda-feira (5), com a assinatura do acordo de cooperação entre a Secretaria Extraordinária da Copa (Secopa) e o Instituto Estrada Real, durante as comemorações do 46º aniversário do Mineirão. A iniciativa visa promover o turismo nas cidades mineiras que fazem parte da maior rota turística do país, com 1.630 quilômetros de extensão. “É preciso que o interior do Estado se beneficie desse grande evento esportivo. A estrada Real tem um acervo muito rico e estratégico. Ao mesmo tempo, queremos que o mundo conheça nosso Estado, uma vez que o Instituto Estrada Real está presente também em Nova York. Os maiores compradores de pacotes da Copa do Mundo, por exemplo, são os norte-americanos. Queremos que vários estrangeiros de todas as partes do mundo conheçam nossa cultura e belezas naturais”, defendeu o secretário Extraordinário da Copa (Secopa), Sergio Barroso.

SECOPASECRSecretário Sergio Barroso assina acordo com o Instituto Estrada Real

Para o presidente da Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (Fiemg), Olavo Machado, a parceria vai promover não só o desenvolvimento econômico da região, como também a divulgação dos produtos mineiros pelo mundo através da visita de turistas estrangeiros. “Vamos fazer com que o turista do mundo inteiro conheça esse roteiro magnífico. O empresário do interior está bastante motivado para atender a essa demanda. Ações como essa criam mercado para a indústria. O mais importante será o legado que permanecerá depois”, disse Machado. 

O diretor-geral do Instituto Estrada Real, Baques Sanna, acredita que a reconhecida hospitalidade mineira será um dos grandes atrativos para o turista estrangeiro e local. “Temos produtos únicos a oferecer, como nossa hospitalidade, gastronomia e atividades culturais e ecológicas. Nossa hospitalidade nos distingue de vários outros Estados do país”, diz Sanna. 

A Estrada Real é composta por mais de 1.630 quilômetros de extensão nos estados de Minas Gerais, Rio de Janeiro e São Paulo. É a maior rota turística do país e seu nome é usado desde o Século XVII, período no qual o Brasil era colônia de Portugal. Essa designação identificava os caminhos por onde passavam os responsáveis pelo escoamento do ouro e dos diamantes extraídos no interior de Minas Gerais cujo destino era o litoral do Rio de Janeiro, de onde eram enviados à Coroa portuguesa. 

A transformação da Estrada Real em destino turístico no final dos anos 1990 teve como objetivo, além de resgatar as tradições do percurso e valorizar a identidade e as belezas da região, fomentar o desenvolvimento socioeconômico e a oferta de atrativos turísticos sustentáveis e de qualidade no trajeto. 

Coordenado pela Fiemg, em parceria com o Governo do Estado, por meio da Secretaria do Turismo do Estado de Minas Gerais, o objetivo do instituto é promover o desenvolvimento sustentável do turismo na Estrada Real, composta hoje por 199 municípios, sendo 169 em Minas Gerais, oito no Rio de Janeiro e 22 em São Paulo. 

Mineirão comemora 46 anos ao som de música clássica 

Um novo ciclo de vida foi celebrado  com música clássica durante a festa de 46 anos do Mineirão, inaugurado em 5 de setembro de 1965. A Orquestra de Câmara SESI-MG executou várias peças musicais após a cerimônia de abertura da comemoração, que contou com a presença do secretário Extraordinário da Copa, Sergio Barroso. “A sociedade e os trabalhadores de hoje e do passado estão de parabéns por participarem da história de um dos principais estádios do Brasil. Nessa nova fase, vamos ter um Mineirão moderno, abrigando o Museu do Futebol, que vai respeitar e eternizar a história do estádio e do futebol”, diz Barroso. 

O maestro Marco Antonio Drummond realizou uma apresentação didática, com orientações educativas aos operários presentes no encontro. “É preciso que eles entendam o que estão ouvindo. Gosto de explicar quais são os instrumentos para que eles se familiarizem com uma música que não faz parte do cotidiano deles”, explicou. Durante o encontro, um dos operários foi convidado a subir ao palco, fingindo conduzir a orquestra. 

O 46º aniversário do Mineirão também é uma celebração do cronograma das obras em dia. Atualmente, 1.100 operários trabalham na reconstrução do estádio; 80% da terraplenagem foi concluída; 40% da fundação externa e 70% da interna foram realizadas e 30% da alvenaria de banheiros e bares foi feita. Em novembro, terá início a construção da esplanada, uma área circundante ao estádio de 80 mil m2 que servirá para a realização de eventos para até 65 mil pessoas. 

Fonte: Assessoria de Comunicação – Secretaria de Estado Extraordinária da Copa do Mundo (Secopa)

Foto: Carlos Alberto/Agencia Minas-Secom


» Comentar

Comentários:
4
  • Fernando Cesar disse:

    Sou atleticano doente, mas não concordo de jeito nenhum com todos esses gastos para a Copa, enquanto o Ipsemg está um caos e nós professores enfrentando esse embate duríssimo com esse Governo opressor e autoritário. Queremos piso salarial e melhores condições de trabalho. E parabéns ao Mineirão! Espero que em breve possamos comemorar um título para o Galo, pois o último torneio importante conquistamos em 97.

  • Como diz a massa: “Aha, huhu, o Mineirão é nosso!”. O Governo do Estado e os “demais” (entenderam?), são apenas “inquilinos”, essa é a grande verdade!

  • Dudu GALOMAIO BH disse:

    46 anos do Gigante da Pampulha.
    Eu por lá estive por mais de 200 vezes, sempre acompanhando meu Galo, o mais amado de Minas…

  • J.B.CRUZ disse:

    Acompanhei par e passo o nascimento deste colosso de concreto, desde o lançamento de sua pedra fundamental em meados de 1.959..Em sua inauguração(05/09/65), lá estava todo o CLÂ DOS CRUZ,Avô,Pai,Mãe, Tios,filhos para assistir a festa do futebol mineiro..Rivalidades á parte, CRUZEIRENSES,ATLETICANOS AMERICANOS,VILANOVENSES, todos irmanados nas congratulações do grande ESTÁDIO…Bons tempos aqueles !!!Parabéns, MINEIRÃO !!