Blog do Chico Maia

Acompanhe o Chico

Queda do interesse pelo futebol é real: audiência da Globo caiu 25%

Às vezes alguém comenta que já não se liga tanto em futebol como antes, e a reação que temos é que isso seja fruto de reação isolada ou momentânea, devido a um eventual mau momento pelo qual passa o time de quem fala.

Mas os números da audiência da Globo nas transmissões mostram que a cada ano a motivação do público é menor, e que nos últimos cinco anos houve uma considerável queda de 25%.

A informação é da coluna Outro Canal, da Folha de S. Paulo, do dia 8:

“Futebol na Globo perde público e fica mais caro”

As transmissões de futebol no Brasil têm pesos e medidas que não se encaixam quando o assunto é audiência e faturamento.

A Globo anunciará nos próximos dias seu pacotão de futebol 2012. A Folha apurou que cada uma das cotas (cinco ou seis) de patrocínio custará cerca de R$ 180 milhões (preço de tabela), um aumento de 34% em relação ao pacote deste ano, em que cada cota custou R$ 134 milhões.

Alvo de muita disputa no mercado, o pacotão de futebol da Globo traz, entre outros eventos, os principais campeonatos estaduais, o Brasileirão, a Libertadores e os jogos da seleção.

Mesmo assim, o aumento nos preços das cotas não acompanha a curva de audiência dos jogos na Globo.

Em 2006, o Campeonato Brasileiro marcou 26 pontos de média e cobrou R$ 86 milhões por cota. Em 2008, registrou 20 pontos de média, com cotas a R$ 105 milhões. Cada ponto equivale 58 mil domicílios na Grande SP.

Em 2009, a competição obteve média de 23 pontos e cada uma das cotas foi comercializada a R$ 121 milhões.

Neste ano, a audiência do Brasileirão segue na mesma toada de 2010: 21 pontos.

Em cinco anos, o evento teve uma queda de quase 25% de audiência. A Globo perdeu um em cada quatro telespectadores do Brasileirão.


» Comentar

Comentários:
45
  • bessas disse:

    Nos meus tempos de Fafich, recentes até. A retórica é uma das artimanhas dos filósofos, nela ninguém perde um discurso. Todos eles, todos, são factíveis de serem contestados. Basta ler “A ordem do discurso” de Michel Foucault,Editora Loyola,1996, para comprovarmos.

  • Clayton Batista Coelho ( Claytinho - Só Boleiro do Nova Vista/BH ) disse:

    Gente, vamos deixar isso pa lá…

    É complicado, porque num Blog todo mundo expôe a sua opinião. E num Blog onde envolve a nossa rivalidade, é natural as discordâncias.

    Por exemplo… Nesse debate aí do Dudu GALOMAIO e o Alisson Sol, todos nós participantes do Blog, sabemos que com certeza se trata de duas pessoas inteligentes, corretas e educadas, que com certeza se fosse num papo olho no olho, sem a frieza da comunicação virtual, o entendimento seria outro.

    Aqui é complicado, porque não passa a nossa emoção do momento. As vezes a gente escreve de um jeito despojado e outra pessoa que lê, entende como se fosse uma onfensa.

    Abraços e bom fim de semana a todos !

  • Dudu GALOMAIO BH disse:

    Quanta dificuldade… em que língua poderei ser compreendido?

    NÃO ME REFIRO AO COMENTÁRIO DE 10:49 E SIM DO COMENTÁRIO DE 12:16. ISSO É ÓBVIO ULULANTE.
    Vem com um lero-lero que comentou sobre o comentário do Paulo Koller, como??? Se o próprio usou meu nome para exemplificar (ou seja, deu sua opinião fazendo adendo ao que eu já havia comentado).

    Ainda que assim queiram insinuar, não sou um CyberAnalfabeto.
    Sei muito bem observar cronologicamente os comentários e tanto também sei utilizar os mecanismos de buscas na rede (até isso tentaram ironicamente me ensinar).
    Embora eu repita que qualquer comprovação acaba sendo em vão. A questão é de humildade (ou a total e absoluta falta dela)…

    NÃO SE TEM QUE CONCORDAR COM NADA. O que se devia fazer é respeitar os demais como pessoas iguais e não sempre julgá-los inferiores ou menos capazes intelectualmente…

    Rivalizar pelo futebol é uma coisa, se colocar sempre em um pedestal imaginário acima dos outros é diferente.

    E tem mais Alisson: estou pronto a me desculpar com vc caso veja essa necessidade, pois não sabemos até que ponto podemos ofender alguém. Acho que esse assunto, como já disse antes, já encheu.

  • Calma, pessoal! Vamos ficar somente na brincadeira, sem ofensas pessoais… Mas que o Dudu Galomaio tá com razão, isso é fato!

  • Alisson Sol disse:

    Dudu: você acha mesmo que o que eu submeti às 10:49 foi pelo seu comentário às 10:34? Logo eu que digito lentamente entre compilações?!
    Ou será que acha que o que escrevi às 12:16 foi devido ao que você escreveu? (Ignorando o Paulo Koller às 11:39).

    Acho que você precisa repensar suas afirmações como “Chico precisou interpelar pro seu bom senso certa vez, pra que respeitasse a opinião dos outros.“. Mais uma vez mudando de assunto, você escreveu algo incorreto e que não pode provar. Já discuti inúmeras vezes com o Chico exatamente sobre isto: o fato de que o blog “tem dono”, ele é o “dono”, e não deveria aceitar certos comentários que nada agregam. Mas “concordei em discordar” dele em relação à política de seleção dos comentários, e continuo participando mesmo assim. Não vou me silenciar dando a pessoas a chance de continuar espalhando informação errada sem contestação. E, como já conversei com o Chico offline, não me sinto na obrigação de agradar outros comentaristas do blog, e nem a ele quando discordam da minha opinião, e vice-versa.

  • Dudu GALOMAIO BH disse:

    *Insanidade segundo V.Sa, claro…

  • Dudu GALOMAIO BH disse:

    Caro Alisson, acabei de crer… é impossível vc admitir algo de errado.

    Já que vc citou terceiros, até mesmo o Chico precisou interpelar pro seu bom senso certa vez, pra que respeitasse a opinião dos outros, mas tudo em vão.

    Além disso vem pedir pra ignorar seus comentários dizendo que ignora os meus, justamente após ter se incomodado com meu comentário sobre a tal “proteção” a RJ e SP.
    Não é a primiera vez que vc se incomoda com o que está escrito e sai atacando, até mesmo a insanidade das pessoas.
    Mas como sempre, vai desconversar… nem com as provas vc se redime.
    Aí fica impossível…

    De minha parte este assunto está encerrado. Cansei…

    sem ressentimentos.

  • Alisson Sol disse:

    Dudu,

    O significado da palavra arrogante é aquele que não aceita o que a opinião alheia. Eu já aceitei sua opinião há tempos. Mas vejamos as suas colocações. Você começa com um comentário em que escreveu “…. o eixo RIO-SP sempre foi e pelo visto sempre será favorecido, em maioria de vezes, de forma marginal (à margem da ética do esporte).
    Fico espantado de VSa. querer desmentir isso.
    “. Eu não estava querendo desmentir nada. Eu apresentei minha opinião. Você a aceita se quiser. Mas você jamais “ concorda em discordar“.

    Depois, mudando de assunto, você veio com “E sobre repetições , que aliás é uma outra forma de “trollagem”, tenho a mesma opinião a seu respeito, sem ofensas claro. Quer um exemplo? Tenho vários, mas vou citar apenas o mais clássico: Já se leu neste espaço vc dizendo que o CT do Galo foi eleito o melhor por ter 2 torneiras a mais repetidas vezes… rs“.

    Convidei-o a provar, e você veio com vários segmentos em que não está escrito isto, e ninguém que entenda a Língua Portuguesa vai entender que está escrito isto. Ou seja: você fez uma afirmação bastante simples: “Fulano constantemente repete isto“. Depois não conseguiu achar isto sequer uma vez. E veja que eu já havia reconhecido que já citei o JB uma ou duas vezes pelo interessante nome que ele deu ao ranking, e até eu mesmo apontei um dos links que depois você tenta repetir para mim. Você leu mesmo o que eu escrevi?

    De novo: ignore meus comentários, que é o que eu já faço há tempos com os seus. Como já apontado pelo Clayton, você às vezes responde emocionalmente a comentários alheios como se você ataques pessoais a você. Quem conhece o blog, sabe que um pacote de comentários é aprovado em conjunto. Geralmente, a pessoa escreveu os comentários horas antes, e sem ter lido nada do que você escreveu. Fica estranho como alguém que está há tempos no blog ainda se comporta deste jeito até hoje.

  • Alisson Sol disse:

    Fingindo de bobo Dudu?!

    Você escreveu “Já se leu neste espaço vc dizendo que o CT do Galo foi eleito o melhor por ter 2 torneiras a mais repetidas vezes“.

    Agora leia as próprias citações que você copiou. Mesmo com a “sua edição” não chega nem perto. Você está passando ridículo!

  • Dudu GALOMAIO BH disse:

    Finalizando, não vejo graça nenhuma em provar que o Alisson Sol REPETE SIM as sua idéias. Mas em todo caso, não gosto de mentirar e muito menos passar por mentiroso. Eis alguns exemplos:

    “Alisson Sol disse:
    13 de janeiro de 2011 às 16:25
    Um errinho apenas no inglês: falar “brazilian selection” é “portu-inglês” …
    JB: vamos ter de reconhecer que não foi eleito o melhor CT apenas por uma torneira a mais! Estão de parabéns!”
    ———————————-
    Alisson Sol disse:
    28 de abril de 2011 às 17:23
    Em relação ao que o Fernando postou, com alguns interessantes comentários de um torcedor copiados de outro blog:

    1) A grande valorização de patrimônio do Atlético-MG deve-se à reavaliação de um certo “shopping center” que está em terreno vendido… …público.

    2) O Centro de Treinamento do Atlético-MG não foi eleito, ou escolhido como o melhor do Brasil… …. como diz o J.B., se instalar duas torneiras a mais na Toca da Raposa iria mudar a pontuação.
    ————————

    Alisson Sol disse:
    13 de dezembro de 2010 às 19:17
    Em um ano com tantos “fatos reais” a se discutir, mais um “ranking virtual” aparece, para ser completamente ignorado por que tem qualquer sanidade… …Este conseguiu bater a índice de insanidade do que o JB bem qualificou como o “Ranking das Torneiras” para avaliação de CTs (6 meses sem tornar públicos os critérios de avaliação!).

    Outro assunto sempre repetido pelo mesmo á a “doação” de terreno recebida pelo Atlético-MG, além de outros…

    Desculpem-me os demais por essa chatice, mas acho deselegante querer impor aos demais a alcunha de “mentiroso”…

  • Dudu GALOMAIO BH disse:

    Galo de areia, valeu pela ajuda, mas dispenso qualquer quantia com esse tipo de origem.
    Alisson, o melhor a se fazer neste caso é deixar de lado.
    Como um legítimo “troll”, você provavelmente se dará por satisfeito entendendo que “ganhou a discussão”.

    É de longa data esse seu comportamento por aqui, sempre criticando a postura dos demais e não obstante com um ar de superioridade (questionável).

    Eu costumo polemizar mas sempre por questão de rivalidade clubística,
    mas pra você todo assunto é um prato cheio pra se mostrar superior. Seja política, batata frita, bolinha de gude, etc…

    Embora com certeza seja uma boa pessoa, não demonstra e nem nunca demonstrou aqui no blog desconfiômetro suficiente pra admitir que comete erros.

    Não é uma afirmação vaga. VOCÊ REPETE SUA IDÉIAS NO BLOG. Seria de bom tom admitir, mas não é obrigado a tal.

    E mande sua sugestão para o Ministério da Educação, ABL ou seja lá o que for. Quem sabe os catedráticos aceitam sua idéia de sempre querer mudar o significado real da palavra ARROGÂNCIA.

  • Galo de areia disse:

    DUDU

    Vou te ajudar a ganhar os 100 contos, ele escreveu sim em forma de ironia mas escreveu, no post http://blog.chicomaia.com.br/2011/01/13/o-video-do-atletico-enviado-a-fifa-agora-com-legenda/

    Agora manda 50!

  • Alisson Sol disse:

    Dudu, de novo: Aponte-me onde escrevi o que você citou. Você não consegue, e fica com estas vagas afirmações de que “Quem está sempre no blog, certamente também viu“. Não viu, porque não ocorreu. Você mente para si mesmo dizendo isto.

    Dou-lhe R$100,00 se você provar o contrário. E ainda lhe ajudo a procurar.
    1) Vá ao http://www.google.com.br
    2) Procure no site pelas palavras que você citou, e no final digite site:blog.chicomaia.com.br (isto faz com que se procure apenas aqui neste site pelas palavras que você está buscando)

    Cada vez que você faz tais afirmações que não estão corretas, você dá um tiro no seu próprio pé. Não é nem mais questão de “credibilidade”, mas de “arrogância” (a tal que você tanto projeta nos outros).

  • Aurélio Mendes disse:

    Acho que o que mais fez os torcedores perderem o interesse é o fraco nível do futebol apresentado nos últimos anos associado à gama de opções de lazer que temos à nossa disposição hoje como Internet, bares, cinema, shows e etc.
    Alguns podem falar que a maioria sempre existiu, mas o acesso da população a essas opções hoje é bem maior, sem contar que a informação, devido ao processo de popularização da internet, chega com mais frequência e de forma mais rápida.

  • Dudu GALOMAIO BH disse:

    Aiai…
    Alisson, bem menos, meu caro.
    Vc já foi e voltou nesse assunto de ranking de CTs umas 4 vezes no mínimo. Tenho a mais absoluta certeza disso…
    Quem está sempre no blog, certamente também viu.

    Acho deselegante de sua parte, quando o comentário não te agrada (ou seja, contra o Cruzeiro ou a favor do Galo) fica DIZENDO QUE É MENTIRA…
    Até mesmo sua intenção de sumprimir opiniões, quando por exemplo comete a gafe de defender a podridão da CBF pra proteger paulistas e cariocas. soa de maneira estranha.
    Eu até classifiquei como absurdo, mas não chegaria ao desnível de te chamar de mentiroso (“…repetindo informação incorreta…”) sic

  • Alisson Sol disse:

    Dudu: em relação a “Já se leu neste espaço vc dizendo que o CT do Galo foi eleito o melhor por ter 2 torneiras a mais repetidas vezes… rs“. Aponte-me onde.

    O que sempre escrevo é que o CT do Atlético-MG não foi eleito ou escolhido o melhor, e é só ler o que escrevi no passado (link). O mistério dos critérios continua, e já citei o JB uma ou duas vezes pelo interessante nome que ele deu ao ranking (link). Lendo o que está escrito, se vê quem quer divulgar e conhecer a informação correta. Quem não quer ler e quer continuar repetindo informação incorreta, só não deve esperar que os outros acreditem.

  • Raws.BH disse:

    Chico bom dia, além de concordar com a maioria dos comentários também vou incluir a decadência tecnica do futebol, eu tive o prazer de ver Reinaldo, Cerezo, Luizinho, Marcelo, Eder, Joãozinho, Nelinho, Zico, Junior e dezenas de outros, pois bem foi-se o milho e nos sobrou o sabugo, não muito obrigado e relembro a música : Vou não, quero não, posso não, minha mulher não deixa não…
    Abraços.

  • Marcos 2011 disse:

    O interesse pelo futebol tem razões de sobra para diminuir no Brasil: a ladroeira que invadiu os clubes e a CBF, jogadores em sua maioria são mercenários pois não mantém fidelidade a um único time, árbitros mal-intencionados, a hegemonia futebolística do eixo Rio-São Paulo que vem incomodando brasileiros de outros estados, a ditadura da dama-de-ferro(vulgo Rede Globo) que impera nas transmissões dos jogos impondo horários atípicos às mesmas, futebolzinho horroroso praticado por clubes brasileiros( vide CB de 2011)etc, etc, isso sem contar que a nossa seleção nacional deixou de ser uma seleção de fato : uma seleção que joga não para honrar o seu país e sim apenas para se exibir.
    Chico, tenho de fazer uma observação: por ser uma capital mais próxima tanto do Rio quanto de São Paulo, BH merecia um futebol mais vistoso, cujos clubes poderiam estar ao nível das maiores agremiações futebolísticas do Brasil. Mas como todo plantio tem colheita… Atlético e Cruzeiro plantam no Campeonato Mineiro para colher no Brasileirão, isso sem contar a pequenez de mentalidade e a demagogia dos nossos dirigentes. É por essas e outras que o futebol mineiro é apenas o 4o. em importância no Brasil, 4o. lugar este seriamente ameaçado por Paraná, Pernambuco, Goiás, Santa Catarina e até mesmo pela Bahia!

  • Aldemário Filho disse:

    A tal Rede Globo está colhendo o que plantou.

  • Jorge Coelho disse:

    O torcedor que gosta de futebol não deixa o estádio por internet. É só retornar os estádios de BH e Atlético e Crucru voltarem a vencer, que vai ser casa cheia sempre.

  • Jorge Coelho disse:

    Alisson, Minas só teve dois títulos nacionais da série A, Copa não é campeonato, o terceiro foi doado a quem é amigo da CBF.

  • Entendo que uma das razões prá afastar público dos estádios e telespectadores da Globo e de outros canais, é a eterna proteção aos clubes carioscas e paulistas… Todos que acessam as páginas deste blog estão “cansados” de saber que sou Atleticano e tenho orgulho desse sentimento eterno, e como não poderia deixar de ser, sou também anti-cruzeiro.
    – Mas, deixando de lado esses dois “sentimentos”, todas as torcidas mineiras sabem que tanto o maior de MG como o CEC foram prejudicados em arbitragem e decisões de campeonatos, que foram e ainda são “vítimas” dos clubes do eixo maldito, mas para que isso cessasse, seria necessário a união dos dirigentes mineiros em prol do futebol de nosso Estado. Mas o que vemos? enquanto um bate de frente com a poderosa Globo exigindo equiparidade de cotas pecuniárias nos mesmos moldes pagos à paulistas e cariocas, o outro se junta à malfadada emissora e trai o futebol mineiro! Isso é no mínimo PALHAÇADA, TRAIRAGEM, um atitude à lá Joaquim Silvério dos Reis e até Judas… E como ficam os torcedores? Simples: seguem a risca os maus exemplos dos dirigentes mineiros: ficam somente trocando farpas, disfazendo de títulos, de torcidas e alguns mentecaptos partem prá violência! Pobre futebol mineiro…

  • Dudu GALOMAIO BH disse:

    Então tá Alisson, é que prefiro ver a realidade do que acreditar na sua boa intenção (e estou certo dela).
    É um discurso até bonito, fazer mea-culpa e dizer que não há nada que vá contra os times de fora do eixo.
    Analise um pouco as tabelas ano a ano.
    Aliás, faça um pequeno esforço e veja por exemplo, as tabelas da tão discutida Copa do Brasil. Eu tenho um fato interessante pra lhe falar, do qual tenho convicção: todos os anos os times cariocas (pra quem não se lembra a CBF fica no RJ) têm os caminhos mais fáceis a percorrer. o Vasco então nem se fala.
    Basta pesquisar e comprovar. Isso pra não falar de tudo que ocorreu durante anos e anos nos campeonatos brasileiros.

    Lembro-lhe que não sou só eu que acredito no que escrevi, portanto, não é como vc colocou. E sobre repetições , que aliás é uma outra forma de “trollagem”, tenho a mesma opinião a seu respeito, sem ofensas claro.
    Quer um exemplo? Tenho vários, mas vou citar apenas o mais clássico: Já se leu neste espaço vc dizendo que o CT do Galo foi eleito o melhor por ter 2 torneiras a mais repetidas vezes… rs
    Isso por acaso não tem a intenção de levantar polêmica né?
    Façamos de conta que não…

  • STEFANO VENUTO BARBOSA disse:

    O Alisson Sol tem razão.
    Mas acredito piamente nesses dados, futebol não é esporte de gente séria, dizia Dr. Zé Costa, pessoa a qual mantenho ainda hoje, a mais profunda admiração.
    O terremoto que a copa de 2014 vai deixar nos cofres brasileiros, talvez vão servir pra gente largar essa coisa de “país do futebol” logo.

  • Alisson Sol disse:

    Magno: estranho como eu estou sendo “convidado” a olhar Estatísticas… Mas talvez você seja novo no blog e merece todo respeito. Pessoalmente, acho que uma análise Estatística do Campeonato Brasileiro não pode simplesmente olhar “só quem foi campeão” a partir de uma data arbitrária, fazer uma tabela, ver que a maioria é do Rio e SP e pronto: concluir que são beneficiados. As coisas são mais complicadas do que isto.

    Futebol é um dos poucos “esportes coletivos” onde uma “burrada individual” pode colocar tudo a perder. Não é algo que depende apenas do esforço de um (como o Tênis, Natação, etc.) ou onde há muitas oportunidades para se consertar um erro (como no Basquete, Vôlei, etc.). Não esqueço que uma das primeiras finais do Brasileiro de que me lembro foi a de 1978. Ia tudo bem para o Palmeiras, até o Leão fazer aquela besteira que não teve conserto! Ano passado, eu creio que houve um erro da arbitragem na partida entre Cruzeiro e Corinthians. Reclamações em relação ao erro, até eu fiz. Mas, no geral, creio que os erros se compensaram, e o campeão foi realmente o time mais regular. Agora mesmo, há reclamações sendo feitas por Rogério Cerni no São Paulo, Felipão no Palmeiras, etc. Reclamar de cabeça quente depois de uma partida é até esperado do torcedor, ou mesmo do jogador apaixonado pelo que faz. Mas esfriar a cabeça e continuar insistindo no erro já é, ironicamente, falta de esportividade!

    De qualquer forma, sem fugir da pergunta, eu gosto muito da tabela na Wikipedia de títulos por federação (link). No total dos títulos que eles consideram, a Federação de SP tem 27 títulos, a do Rio 15, o RS tem 5, e MG tem 3. Mais interessante é observar o número de colocações de primeiro ao quarto lugar. Clubes de SP aparecem 79 vezes nestas colocações, mas são 9 clubes diferentes. Clubes do Rio aparecem 46 vezes nestas colocações, mas são 6 clubes diferentes. Clubes de MG aparecem 32 vezes, e são apenas 2 clubes. Uma “análise estatística” apontaria a Federação Mineira como muito beneficiada! Mas não adianta ficar analisando os dados ou as Estatísticas se as pessoas querem seguir o processo da “Rainha de Copas”: primeiro a sentença, depois o veredito, depois o julgamento.

    Fica a felicidade de ver que as próximas gerações estão “deixando para lá”. Como bem escreveu o Bessas, há muitas opções, e os jovens estão focando-se em outras coisas, ou focando-se no futebol de uma maneira positiva.

  • Alisson Sol disse:

    Dudu: não vi dados novos no que você escreveu. Você imediatamente ignora os dados apresentados por outros com argumentos para você mesmo como “…parece que não está muito por dentro que sempre acontece no futebol brasileiro“. E depois repete o mesmo de sempre. É algo em que você quer acreditar, e não vejo como apresentado-lhe informações novas ou velhas possa fazer-lhe ao menos considerar que existem outras possibilidades além de uma “teoria da conspiração” (bom filme por sinal). Fazer o que?

  • Magno disse:

    Allison Sol voce tem alguma estatisca quantos times fora do eixo foram campeoes desde 71?

  • Basilio disse:

    Não são as diferenças de cotas que faz os times mineiros estarem nessa “draga”, senão Coritiba e Figueirense não estariam em melhor colocação que os mineiros. Eu gostaria de saber, o porquê de muitos atletas não jogarem no Galo e arrebentam em outros clubes? Será que realmente são más contrataçoes
    Tem muita coisa errada sim no futebol mineiro a nível de administrações, mas tá na cara que a cbf/globo tem um ranking de times com privilégios. Tem os times que podem disputar o título e o rebaixamento todos os anos.
    Por exemplo, as últimas rodadas do Brasileiro: São Paulo reclama do árbitro no jogo contra o Grêmio. Vasco ídem. No jogo Corinthians x Flamengo, ainda no 1º tempo, o sistema defensivo do Fla já estava amarelado, depois o árbitro deixa de expulsar defensor do Fla pra dizer que estava beneficiando o time carioca e por aí vai. Parece que a poderosa quer segurar o Curingão e os detrás não podem ultrapassa-lo. Tá na cara que o futebol tá manipulado!
    O desinteresse por nossas seleções são os critérios de convocações e o fraco desempenho dos convocados. Conheço muita gente que acorda de madrugada pra ver o time de voley do Brasil, porque lá tem esperança, raça, patriotismo e vontade de vencer. Se meu time tá mal, não tem moral na cbf, não vou perder sono e me aborrecer com jogos decididos pelos árbitros. Os erros são muito constantes. Foi se o tempo que futebol era decidido dentro do campo!
    Enquanto não mudarem a séde da cbf pra Brasília, acabar com a ditadura teixeira e o poderío da globo, vai ser sempre assim.

  • bessas disse:

    Não dá para eleger um fator somente. Futebol é paixão e lazer.Avho que é um pouco de cada coisa colocada pelos colegas que escreveram. Não deixam de ter razões.

    1º É jogo todo dia;

    2º horários esdrúxulos até mesmo para a Tv;

    3º Diversidade de opções de lazer que concorrem com o futebol como colocou o ALISSON SOL;

    4º”Qual a chance de um Bahia ser campeão novamente? De um Sport fazer uma boa campanha? De um Atletico PR voltar a ser campeao? De um Goiás chegar à Libertadores”;(PAULO KOLLER);

    5ºTambem a Globo acha que só existe o eixo Rio-Sao Paulo(Geovanny Altíssimo.

  • Francisco Barbosa disse:

    bem que notei nos últimos anos que o interesse pelo Campeonato de futebol amador aqui da minha cidade vem aumentando.

  • Dudu GALOMAIO BH disse:

    Alisson Sol,
    aproveitando seu interessante comentário anterior sobre os “trolls”, ratifico: o eixo RIO-SP sempre foi e pelo visto sempre será favorecido, em maioria de vezes, de forma marginal (à margem da ética do esporte).
    Fico espantado de VSa. querer desmentir isso.
    Pode se discutir muita coisa, mas querer transformar em simples desculpas o fato da proteção absurda que os times de RJ e SP recebem dos mandos (desmandos) do futebol chega a ser absurdo.

    Segundo o Chico você vem ao Brasil vez em quando. Acho que, apesar de todas as possibilidades de se comunicar a distância hoje em dia (assunto que você domina muito mais do que eu), parece que não está muito por dentro que sempre acontece no futebol brasileiro.

    Algumas comparações são cabidas, outras jamais. Que há irregularidades nos históricos do clubes, isso há. Mas no caso de todos, sem exceção.
    Contrariando o que vc tentou colocar, apesar do benefício que Atlético, Cruzeiro e América recebem (ou podem receber) em MG (impossível imaginar o contrário, haja vista que o campeonato local perderia 99% de sua importância sem eles), podemos ver o Ipatinga ser campeão em cima do Cruzeiro em 2005 e chegar a final contra o Galo em 2010, com todas as chances de repetir o feito, perdendo na bola, sem bandidagem.

    Vimos Democrata, Ituiutaba e outros times enfrentarem os grandes nas semi-finais sem maiores problemas. Se houve jogos apenas no Mineirão, foi por falta de preparo dos clubes (leia-se estádio).

    Há para tanto uma visão invertida, quando os times da capital se sentem sugados pelo clubes do interior, que só fazem investimentos em um trimestre do ano.
    Enfim, comparar o alto custo dos grandes times mineiros com times semi-amadores é dose pra leão.

    Com relação aos investimentos, basta fazer uma análise simples e ver o quanto Atlético e Cruzeiro investem pra disputar o certame nacional. Aqui não cabe analisar se investiu mal ou bem, mas sim a quantidade investida ( que pode ser entendida como “esforço”) pra se tentar montar um time capaz de se tornar campeão nacional.
    E investir pra ser sempre “impedido” de competir por igual é complicado…

  • Adir Martins disse:

    E ainda explica mais uma vez porque sempre transmitem jogos dos times de São Paulo e Rio. “Cada ponto equivale 58 mil domicílios na Grande SP.”. Acredito que se for uma pesquisa nacional, caiu mais ainda. Eu por exemplo não suporto ver jogos se não tiver times de Minas jogando.

  • Juca Bala disse:

    a culp-a disso é do galo!!rsrsrsrs….como o glorioso esta mal nos ultimos campeonatos,a tendência é de que,o torcedor apaixonado,deixe de ver a globo,nos dias de jogo do galo,para ver cuspe a distancia em outros canais.

  • Alisson Sol disse:

    Este negócio de querer “culpar o eixo RJ-SP” por esquemas, apenas cria uma desculpa automática para os “clubes mineiros”. Onde “mineiros” mal se resume a “Belo Horizonte e vizinhanças”, já que Atlético-MG e Cruzeiro são odiados ou ignorados no interior do estado, por fazerem (realmente) com os clubes do interior exatamente o que assumem que clubes de SP e RJ fazem com os de outros centros. Quem realmente olha os “dados”, v^e que isto é mera “projeção” de seu comportamento nos outros.

    O interior de Minas Gerais está cansado de ver os clubes da capital receberem benefícios atrás de benefícios, e ainda se fazerem de coitados. Receberam estádios, terrenos, bingos, isenções, escalonamento de dívidas, etc. E ainda se fazem de coitados! Enquanto isto, o que é que fizeram de volta por Siderúrgica, Villa Nova, Ipatinga, Caldense, Uberaba, Uberlândia, Tupi, etc.? Ao nível nacional, é a mesma coisa. Constrói-se um “Engenhão” para as moscas, e agora o “Itaquerão” para os mosquitos. Ou alguém aqui realmente já foi a SP e viu onde é a estação de metrô Corinthians-Itaquera. Será que estão mesmo achando que depois da Copa vão conseguir fazer a classe média paulista sair dos Jardins para ir a Itaquera de metrô ver shows? Será que alguém pensa mesmo que um empresário profissional vai preferir algum evento no Itaquerão, com o Morumbi logo ali ao lado do consumidor?

    Outra coisa: há gente que acha que as “novas gerações” são “infiéis” por estarem utilizando camisas de Chelsea, Manchester United, Barcelona, Real Madrid, etc. Mas vão usar camisas de clubes dos Brasil por que? Para serem chamados de burros por dirigentes locais? Para serem insultados pelos jogadores?

    Enquanto os clubes brasileiros não profissionalizarem seu marketing e fizerem uma liga que negocie direitos de TV e faça a “equalização” da competição, vão apenas existir os “níveis de choradeira”. Choram os clubes do interior a nível estadual. Choram clubes fora de RJ-SP a nível nacional. Choram os clubes todos a nível mundial, pois não conseguem manter no país jogadores realmente “na ativa”, e ficam com este campeonato de aposentados, onde muitos “jogadores” estão na mesma idade do público sentado fora de campo (e alguns com a mesma barriga!).

  • Magno disse:

    DUDU GALO DOIDO…..Onde eu assino o seu cometario perfeito meus parabens…..Voce disse tudo que muito de nos fora do EIXO DO MAL pensamos…….(E cruzeirense apoiando um atleticano)

    Meu parabens

  • valcir alves disse:

    chico graças a deus estou livre desse demônio chamado globo vejo os jogos pelo pfc que ainda assim faz muita raiva.

  • Paulo Koller disse:

    Chico, praticamente todos os posts sintetizam o que está ocorrendo:

    a) desinteresse de se acompanhar times do “eixo”;

    b) concorrência cada vez maior da internet;

    c) alta penetração da TV por assinatura (segundo o site TELECO.COM.BR, MG já tem uma penetração de quase 1 milhão de domicílios com alguma TV por assinatura – infiro uma densidade de quase 20%, já que MG tem pouco mais de 5 milhões de domicílios);

    d) o principal, muito bem defendido e explicado pelo Dudu Galo Maio: nós já sabemos como a história acabará. Foi só o Cruzeiro aprender como se joga os pontos corridos que o “Sobrenatural de Almeida” passar a atual contra o time azul. Isto, aliado às más administrações (ou falta de sorte, no àmbito do Galo, que contrata, contrata e contrata, e o time/clube não “engrena”) afasta o interesse do torcedor mineiro;

    e) de mais a mais, qual o interesse de um torcedor nordestino hoje? Qual a chance de um Bahia ser campeão novamente? De um Sport fazer uma boa campanha? De um Atletico PR voltar a ser campeao? De um Goiás chegar à Libertadores, se hoje está na série B? O resultado? Desinteresse e audiência despencando.

    E o futuro promete ser mais sombrio: basta olhar para as receitas que os times do Eixo terão com TV e comparar os respectivos orçamentos com o resto dos times. Se Atletico, Cruzeiro, Inter e Grêmio não se unirem fora dos gramados, inclusive na negociação de cotas de TV, esqueçam títulos. Com ou sem Mineiráo, com ou sem Independência.

  • Juliano Oliveira - Taguatinga DF disse:

    Prezado Chico, penso ser necessário analisar a informação com cautela. Nos úlltimos 5 anos, o que presenciamos foi o aumento e consolidação das vendas de pacotes pay-per-viw. Assim sendo, é natural que caia a audiência da TV aberta. Como alguns colegas disseram, para quê “engolir” transmissões bairristas de jogos de times de RJ e SP se posso assistir ao jogo do meu time do coração? É claro e evidente que, na população Brasileira, não são todos que podem pagar um pacote de TV por assinatura. No entanto, em qualquer esquina é possível encontrar um bar onde as pessoas podem se reunir e assistir aos jogos. Gde abraço!

  • Alisson Sol disse:

    O que está tirando interesse do futebol não são transmissões esportivas, favorecimento a clube daqui ou dali, etc. O que esta tirando o interesse do futebol é Wii, XBox, PS3, Orkut, Facebook, Twitter, etc. As pessoas preferem se divertir nestes locais do que se irritar com um “esporte” onde ninguém mais discute esquema de jogo, lances de uma partida, ou formação dos times. E isto se repete tanto entre “comentaristas profissionais” quanto entre “torcedores”. É só ver os comentários neste próprio blog: tem gente que jamais comentou qualquer coisa sobre uma partida, esquema de jogo, performance de jogadores, etc. É só uma constante repetição de insultos a outros clubes e torcidas.

    Se as pessoas que “gostam de futebol” não desejam que o esporte vire “Ópera”, devem começar a rever sua atitude. Aliás, é o que a ópera está fazendo…Os que procuram diversão e “esporte” no futebol estão sendo afastados pelas torcidas organizadas em campo, e pelos “trolls” fora dele. Ninguém quer acompanhar futebol para discutir História, torcida, esposa do jogador, etc. As pessoas normais querem ir ou assistir um evento e se divertirem. Acabou o jogo, tendo o time perdido, empatado ou vencido, voltam à vida normal.

  • Dudu GALOMAIO BH disse:

    Aproveito pra falar sério sobre isso.

    Foi-se o tempo em que nós, de fora do eixo do mal, mantínhamos esperanças reais de vermos nossos times vencendo o tão sonhado Campeonato Brasileiro. Digo reais, porque por mais que consigam ameaçar, como o Inter-RS em 2005 ou Galo em 2009 ou o Cruzeiro em 2010, sempre haverá artimanhas pra se impedir que isso aconteça.

    Em que pese más administrações que consequentemente minam essas possibilidades (vide o Galo em 2010/2011), indiferentemente disto o circo parece sempre armado.
    Alguém já se esqueceu do escândalo de arbitragem que ocorreu em 2005 com o “Timão” campeão?
    Alguém se esqueceu de como o Flamengo venceu seus últimos jogos em 2009 para chegar ao título, sendo o menos favorito de todos que estavam na briga (Galo, Palmeiras e São Paulo) e até mesmo com o goleiro Felipe (hoje rubro-negro) deixando passar um pênalti contra seu ex-time, o Corínthians?

    Eu fiz um comentário em 2003, muito rejeitado pelos cruzeirense, mas estava sendo sincero. Eu disse que o Cruzeiro só ganhou o Brasileirão de 2003 porque tinha um time muito forte e que foi chamado da “cavalo paraguaio” durante 70% dos transcorrer do campeonato. Era a primeira disputa por pontos corridos e praticamente nenhum time sabia como disputá-la. Venceu o time que mais mereceu e se armou pra isso. Porém, se acaso o Cruzeiro não fosse ignorado pelos times do eixo do mal no início, fatalmente sofreria algum tipo de armação pra ficar no meio do caminho. Há muito tempo é assim e depois dessa nova fórmula ficou pior. Antes, quando existiam mata-matas, o roubo tinha que ser descarado contra mineiros e gaúuchos. Com os pontos corridos, há diversas maneiras de mudar o rumo da competição e há também, antes de tudo, muito tempo pra se mexer os pauzinhos.
    Vem daí o desinteresse de forma geral…
    Torcedor é apaixonado, mas não é bobo!

  • J.B.CRUZ disse:

    Mas já é de muito tempo que o futebol passou de lazer ,divertimento e alegria, para mais um meio de ganhar dinheiro fácil..O FUTEBOL-ARTE,ESPETÁCULO,EMOÇÃO E PAIXÃO, deu lugar a um futebol dito PROFISSIONAL,feio,conchavado e de interesses..Técnicos com medo de perder emprego,arrumam esquemas retrancados,medrosos, proporcionando momentos terríveis onde 1 x0 é goleada..Só para manter a tradição é que ainda temos em nossos corações a CHAMA da PAIXÃO por nosso clubes, mas, já não existe mais aquela inquietação, frio na barriga e até medo de perder quando se aproximava um grande jogo, principalmente os grandes clássicos do passado..

  • Geovany Altissimo disse:

    Tambem a Globo acha que só existe o eixo Rio-Sao Paulo. Temos 13, 14 grandes clubes de futebol. As cotas de televisão tinham que ser mais igualitarias para nivelar melhor as condições para os clubes fora do eixo. Desse jeito o campeonato brasileiro vai acabar virando um torneio Rio-São Paulo.

  • Ramon Menezes disse:

    Talvez as transmissões bairristas expliquem o fenômeno…
    É duro assistir a um jogo contra os grandes de Rio e SP, com comentaristas e ex-arbitros que enxergam as coisas completamente opostas à realidade pró eixo…Coisas do tipo: 2 pesos e 2 medidas.

  • ALISSON E SILVA disse:

    É Chico…..
    Talvez pelo que temos presenciado nos últimos anos. Um favorecimento desmedido aos times de RJ-SP, em detrimento ao futebol mineiro e sulista.
    Este favorecimento, não somente em termos de arbitragem, reconhecidamente natural (absurdamente natural), mas, também, quanto a adiamento e antecipação de partidas, resultados de julgamentos da justiça desportiva, horários de jogos, etc….
    Privilégios e mais privilégios…..
    A CBF, enquanto entidade Privada, está blindada (pela própria FIFA), contra intervenções externas e, assim, nossas críticas perdem-se no ar, como se estivessem vazias, ou ainda, que fossem inverdades!
    Lamentável, mas, o país do futebol, não pára mais nem para ver sua seleção jogar!!!
    Um abraço, e;
    Continue o bom-trabalho!

  • Eder disse:

    Chico, isso não se dá pela facilidade de se obter tv por assinatura?
    Não tenho números, mais pelo visivel crescimento dos lares que podem contar com este artifício vem crescendo de forma considerável.