Às vezes alguém comenta que já não se liga tanto em futebol como antes, e a reação que temos é que isso seja fruto de reação isolada ou momentânea, devido a um eventual mau momento pelo qual passa o time de quem fala.
Mas os números da audiência da Globo nas transmissões mostram que a cada ano a motivação do público é menor, e que nos últimos cinco anos houve uma considerável queda de 25%.
A informação é da coluna Outro Canal, da Folha de S. Paulo, do dia 8:
“Futebol na Globo perde público e fica mais caro”
As transmissões de futebol no Brasil têm pesos e medidas que não se encaixam quando o assunto é audiência e faturamento.
A Globo anunciará nos próximos dias seu pacotão de futebol 2012. A Folha apurou que cada uma das cotas (cinco ou seis) de patrocínio custará cerca de R$ 180 milhões (preço de tabela), um aumento de 34% em relação ao pacote deste ano, em que cada cota custou R$ 134 milhões.
Alvo de muita disputa no mercado, o pacotão de futebol da Globo traz, entre outros eventos, os principais campeonatos estaduais, o Brasileirão, a Libertadores e os jogos da seleção.
Mesmo assim, o aumento nos preços das cotas não acompanha a curva de audiência dos jogos na Globo.
Em 2006, o Campeonato Brasileiro marcou 26 pontos de média e cobrou R$ 86 milhões por cota. Em 2008, registrou 20 pontos de média, com cotas a R$ 105 milhões. Cada ponto equivale 58 mil domicílios na Grande SP.
Em 2009, a competição obteve média de 23 pontos e cada uma das cotas foi comercializada a R$ 121 milhões.
Neste ano, a audiência do Brasileirão segue na mesma toada de 2010: 21 pontos.
Em cinco anos, o evento teve uma queda de quase 25% de audiência. A Globo perdeu um em cada quatro telespectadores do Brasileirão.
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