Blog do Chico Maia

Acompanhe o Chico

As contratações TOP 10 da “Era Dimas”, na avaliação de um cruzeirense!

Antes de ir ao assunto principal desse post, algumas considerações:

– Não sou desses que dão bomba em jogador contratado só porque o sujeito é desconhecido ou que veio da segunda ou terceira divisão.

– Desconhecidos ou famosos, só depois de uma sequência de, no mínimo, cinco jogos, para poder começar a receber avaliações.

Um advogado amigo do blog enviou-me ótima análise, com fotos inclusive, das contratações da “Era Dimas Fonseca” no Cruzeiro.

É do também advogado Henrique Barcelos Alves Rodrigues, que não tive a honra de conhecer pessoalmente, mas sei que é cruzeirense bem informado e ligado o dia a dia do clube.

E é dele também uma teoria muito interessante sobre o esporte, futebol especialmente, que eu nunca tinha ouvido antes, e que concordo:

“Se você quiser montar um time de basquete ou vôlei, você pega 100 garotos de 1,90 e desses 100, com certeza você vai tirar um time. No futebol a coisa é tão estranha que se você pegar 100 garotos perfeitos fisicamente, pode ser que você não tire nenhum e o craque pode ser um todo torto, que você mandou embora”; numa referência a Garrincha.

Pois bem, o Dr. Henrique enviou a lista TOP 10 de contratações da “Era Dimas”, que chegaram, tiveram oportunidades e não se justificaram.

Sem querer defender, mas por justiça, a favor do diretor do Cruzeiro, lembro que Montillo e Victorino também são da “Era Dimas”:

JONES CARIOCA

DIMAS1

 

ROBERT

DIMAS2

 

REIS

DIMAS3

 

GEOVANE

DIMAS4

 

FABRICIO CARIOCA

DIMAS5

 

ANDRÉ DIAS

DIMAS6

 

BRANDÃO

DIMAS7

 

BRUNINHO

DIMAS8

 

VITOR

DIMAS9

 

NALDO

DIMAS10

Com a ressalva do Dr. Henrique: “Esse ainda jogou um pouco”


» Comentar

Comentários:
20
  • Clayton Batista Coelho - "Claytinho - Só Boleiro do Nova Vista-BH" disse:

    Muitos não entendem o “por que” do Dr. Gilvan ter mantido toda pseudo-diretoria da era Perrella né ?? Pois é… Imposição do próprio Perrella.

    Só fico imaginando como que, um homem como o Dr. Gilvan, se sujeita a uma situação de “fantoche” como esta…

    Essa de “peitar” e não vender o Montillo, não passa de uma máscara. Uma atitude pra desviar o foco do que o que realmente está acontecendo de errado com o Cruzeiro. Está acontecendo exatamente como eles querem. Muitos torcedores e jornalistas elogiando essa postura do Dr. Gilvan de não vender o Montillo e em contra partida, não o detonam pelo o que se está transformando o Cruzeiro…

    Mas como já disse o filósofo: Há mais coisas entre o céu e a terra…

  • Alberto Velloso disse:

    O Cruzeiro tem uma das categorias de base mais fortes do pais. O que esta acontecendo que ninguém esta sendo aproveitado. Onde anda o Tiaguinho uma das estrelas nao aprovetadas por mA avaliação técnica e administrativa? Vamos perde-lo assim como perdemos o Bernardo e o Dudu.

  • bessas disse:

    As contratações são essas mesmas! Gilvam mesmo confidenciou ao Orlando Augusto da TV Horizonte que o Cruzeiro deve muito e tá com o caixa zerado.

  • J.B.CRUZ disse:

    Ainda acho o Dimas melhor que o maluf…E quem contratou melhor até agora foi o CRUZEIRO…

  • Rodrigo disse:

    O Cruzeiro está montando um time de segunda divisão, absolutamente. Lembro do Galo nos tempos do Ziza, que trazia uns dez desconhecidos, para ter no máximo dois bons reservas, entre os contratados. Quem vai ser o Bilu do Cruzeiro neste ano?

    Acho que no meio do ano vai rolar uma reformulação geral do elenco. Vão trazer aqueles jogadores “renomados”, tipo Fábio Baiano, Uéslei, Catanha… em 2011 já rolou uma amostra com os dez das fotos e mais outros…

    Como disse o Valdir Barbosa: “Segura pra não cair!!!”

  • joao cavalieri disse:

    Boa noite a todos!

    A era de TOB, BENDELAC, TOSTAO II e etc está voltando,KKK!!!

  • Jose Dias disse:

    Putz. E essa lista vai aumentar.

  • Maria Alice disse:

    Esse homem não tem cara nem de torcedor quem dirá de diretor.
    Sugetão ao senador: arrume uma vaga para ele em Brasilia e deixa o Cruzeiro em paz.

  • Alisson Sol disse:

    Ainda não entendo como tem gente que insiste nesta teoria do “se tivéssemos um estadio não estariamos nessa pitimba toda“. Por onde começar com os contra-exemplos eu nem sei, mas vou terminar com um simples: Atlético Paranaense. Tem estádio, centro de treinamento, patrocínio, torcida que também acha que ganha jogo, etc. Faltou apenas uma coisa: esqueceram de montar um time de futebol…

    Outra questão interessante é o tal “Campeonato de Contratações” e o “Campeonato de Anúncios” que acontecem na pré-temporada, onde muita gente que gosta pouco de futebol consegue ter muito mais emoção do que quando a bola começa a rolar. Tem clube que, pelas contratações, deve jogar em esquema 3-1-5, pois só contratam atacantes! Tem jogador que é contratado, fica meses no clube, e nunca joga. Ou pior: entra nos 15 minutos finais de 3 partidas durante o ano. Isto é obviamente esquema de “limpeza de dinheiro”, e quem realmente gosta de futebol pouco se interessa por isto. Não é porque é noticiado que tem mais importância para o futebol do que coisas como obras em campos de treinamento que nunca acabam, e que geram gastos às vezes muito maiores do que os da contratação de um jogador, mas ficam como despesas escondidas.

    Falar sobre o “Marketing” do Cruzeiro é o mesmo que falar sobre “fidelidade partidária” de políticos, mula-sem-cabeça ou outras coisas em que “acredite se quiser”. Só mesmo o que eu chamo de “setor de distanciamento da torcida do clube” consegue produzir uma sequência de fotos como esta, onde a camisa do clube repetidamente aparece manchada com as cores do Banco Laranja.

    Por fim, a minha opinião sobre o Sr. Dimas Fonseca continua a mesma: não poderia ser diretor de futebol, pois não tem a qualificação para tal. Não importa se vai errar ou acertar: em um time como o Cruzeiro, ele teria de ter sido contratado apenas caso pudesse ter provado “experiência anterior” no ramo. Mas o clube já teve como VP de Futebol cuja qualificação era ser filho do presidente e demonstrar desconhecimento da Língua Portuguesa no Twitter. Fazer o que?

  • Joao Vitor disse:

    Concordo tambem com o Wagner Avila,mas temos ainda o Dill,o Alan JR. ,Williams Freire e Igor Rayan

  • Joao Vitor disse:

    Se esta foi do Dimas,imagina as dos dois juntos!Colocaria Farias,Bobo,Keirrisono e Cribari!

  • Paulo disse:

    Alguém precisa falar com o marketing do Cruzeiro que a cabeça deste boneco da raposa (última foto, do Naldo) mais parece um dinossauro.

  • Adolfo disse:

    Caro Chico, o que mais me impressiona é a análise diferenciada entre os clubes. Quando o CAM contratava essa barca toda, o pau comia no lombo. Já agora… Muitos que antes incendiavam a torcida Alvinegra ressaltando o passado desconhecido dos jogadores contratados (a lembrança do Ziza é perfeita, pois contratou cada jogador…) agora pedem aos torcedores Celestes para terem paciência. Me refiro a “rádio de minas”e a “bancada democrática”. Alegam que alguns jogadores foram contratados sem brilho, como Ramirez, Paraná e Henrique. Pois bem: o primeiro, além de promissor em seu estado, veio muito jovem para BH, por volta de 20 anos. Os outros dois haviam trabalhado com o Adilson em outras equipes, inclusive no Japão. Eram de confiança do treinador que, na época, os bancou e demonstrou ter razão. Esses jogadores contratados agora não tiveram o mesmo critério, senão Rudnei e Amaral, que já haviam trabalhado com o treinador atual. Aliás, Mancini chegou a afirmar que: o Jackson foi observado por DVD e que o Fábio Lopez não foi sua indicação. E os demais já possuem idade suficiente para se despontarem em alguns times de pontas, coisa que a a grande maioria não o fez. Concordo contigo quanto a classificar como “reforços” os jogadores contratados somente depois de avaliá-los após uma seqüência de jogos. Antes disso, não passam de apostas que podem perfeitamente dar certo ou não. No entanto, repito, o tratamento é discrepante. Não? Reveja os comentários a respeito da contratação do Leandro Donizete, em 2012, e o Carlos César em 2011.
    Saudações.

  • Juninho Rocha disse:

    concordo plenamente com o Wagner Avila

  • Wagner Ávila disse:

    Não dá pra entender a diretoria do Cruzeiro: Thiaguinho, Elber, Éber, Léo Bonatini, Lucas Silva, Alisson são todos da base e são promissores, ao contrário de jogadores de 26, 27 anos que são trazidos sem se destacar em lugar nenhum. Por que não testar esses jovens no campeonato mineiro?
    Se pelo menos dois se destacassem, o time e o clube já ganhariam muito. Não sei pra que investir nas categorias de base. Na prática, a diretoria tá mostrando que a base não serve pra nada.

    Wagner Ávila / Diamantina

  • Juninho Rocha disse:

    Essa lista é desanimadora pra qualquer torcedor, ainda mais o cruzeirense que fica assistindo os concorrentes se reforçarem. Se em 2011 o brasileirão foi péssimo quando ainda jogamos um turno com um elenco razoável, já no brasileiro 2012 pode esperar o pior, enquanto vemos essa lista ai os times como São Paulo, Inter e Grêmio vão se fortalecendo como quem quer títulos.
    “Falta grana pra investir, fomos prejudicados com a falta de um estadio” ahhh, pois ninguém fala das promessas de SR Zezê Perrela quando dizia que ia construir um estadio pro Cruzeiro. se tivéssemos um estadio não estariamos nessa pitimba toda.
    Saudações celestes e estamos ai a espera de um milagre

  • audisio disse:

    Uma imagem vale mais do que mil palavras, dez imagens então…

  • Stefano Venuto Barbosa disse:

    Chico,
    ele me falou que no Cruzeiro na Era Dimas(gestão Perrela) foi assim, se o Dimas apresentasse o jogador podia esquecer, se fosse o Valdir barbosa era meia boca pra compor o elenco, se fosse o Zezé era feijão sem bicho, sendo que o Montillo foi apresentado pelo Perrela.
    Vamos ver na gestão do Dr.Gilvan…
    Para ele o Dimas fez pós-graduação com o Ziza Valadares do Galo e que esse ano o bagulho vai ser tenso.