Blog do Chico Maia

Acompanhe o Chico

Viradas sobre o Coelho e riscos de empolgação execessiva

* O goleiro Fábio está incomodado com o ceticismo se setores da imprensa, eu entre esses, e por consequência de muitos torcedores em relação aos resultados do Cruzeiro, no Campeonato Mineiro. Acha que deveria haver uma valorização maior ao time pelas sete vitórias consecutivas.

Ele está equivocado, assim como os jogadores e comissão técnica do Atlético; oito vitórias consecutivas, que pensam da mesma forma.

À exceção do América, derrotado por ambos, de virada, Galo e Raposa não podem se empolgar com a performance na competição estadual porque os resultados são ilusórios, contra adversários ridículos, muito longe de qualquer comparação com os futuros adversários da dupla no Brasileiro.

E o América que abra os olhos, porque perdeu estes clássicos, de virada, e fica a dúvida, se o time terá condições de brigar por uma das quatro vagas da Série B para a A de 2013.A rigor o Cruzeiro continua tendo Fábio, Victorino, Montillo e Walysson como “intocáveis”, Anselmo Ramon como “testado e aprovado”; Marcelo Oliveira (que chamei de Marcelo Ramos na coluna passada) e Valter, como prováveis acertos em termos de “reforços.”

Ao Atlético faltam um goleiro e um lateral esquerdo, confiáveis, um centroavante referência, e que o zagueiro Réver pare de se achar um Franz Beckembauer, desses que desarmam e saem jogando de forma exuberante. Se deu mal em mais uma tentativa, contra o coitado do Democrata-GV.

Semana passada o ex-árbitro Juliano Lobato, membro da comissão de arbitragem da FMF, pediu elogios aos apitadores quando estes o fizerem por merecer. Existe uma máxima no futebol com a qual concordo, que: boa arbitragem é aquela que não é notada, especialmente nos jogos difíceis. É o caso do Cleisson Veloso, ontem.  É obrigação de qualquer profissional, fazer o seu melhor.

Se um árbitro erra muito é porque não está apto para a função. Ruim é ver o Márcio Resende de Freitas, que foi um ótimo árbitro, dar veredictos, hoje, como comentarista da Rede Globo, baseado em lances repetidos das imagens da TV. Uma covardia que nós cometemos com os árbitros, mas que não deveria ser imitada por um ex-apitador, que já sofreu com isso na pele.

No dia 25 de março de 1822, Dom Pedro I saiu do Rio de Janeiro com destino a Villa Rica (Ouro Preto) para se decidir se declararia a Independência do Brasil de Portugal. Foi a primeira vez que um soberano português deixou a corte para visitar a sede de uma província distante. E só o fez porque precisava saber, pessoalmente, se Minas Gerais o apoiaria na guerra independentista; caso contrário, nada feito. Aclamado por onde passou, encheu-se de força e semanas depois iniciou a separação de Portugal. Li no excelente “1822”, do jornalista Laurentino Gomes, e aproveito para parabenizar ao Clube Atlético Mineiro, que nascia na mesma data, 86 anos depois.

* Essas e outras notas estarão em minhas colunas de amanhã, no O Tempo, e Super Notícias!


» Comentar

Comentários:
21
  • flavio azevedo disse:

    Chico,

    coloca no seu blog o link da Cau Oliveira, ela é a prova que mulher, entende e muito bem de futebol!

  • Mário César disse:

    Chico, olha a prova dos lances duvidosos:

    – em 2010, o thiago ribeiro estava impedido, o lance era duvidoso, mas como era pró-Cruzeiro, o gol foi VALIDADO.

    – 2012, gol do Gabriel, empurra empurra, sempre acontece, lance duvidoso, gol anulado.

    É sempre assim. Por que NUNCA erram a favor do América?

  • Clayton Batista Coelho ( Claytinho - Só Boleiro do Nova Vista/BH ) disse:

    Uma coisa no Cruzeiro eu tenho que reconhecer que melhorou: A vontade !

    Como na qualidade técnica o time ainda é muito fraco, pelo menos os jogadores estão mostrando mais vontade.

    Alguns podem dizer: “O Cruzeiro não é fraco, já venceu 8 consecutivas ( 7 no Mineiro + 1 na Copa do Brasil )”.

    Pois bem, mas desses todos, o único que exigiu um pouco mais do Cruzeiro, foi o América ontém. Os demais, pelo amor de Deus !

    Então, nós Cruzeirenses, não podemos nos iludir com ôba-ôba em cima de ninguém.

    Vejam por exemplo o WP9, que parte da Imprensa estava babando um ovo danado… Foi só jogar contra um time melhor armado que os que ele já tinha enfrentado até então, que não fez NADA ! Ou seja, jogou como WP9 mesmo.

    Imaginemos então, na hora da onça beber água mesmo na Copa do Brasil e no início do Brasileirão…

    Como digo sempre, o C. Mineiro só serve mesmo pra zoação entre os torcedores adversários. Mas quanto ao Brasileirão, continuo achando que a luta do Cruzeiro será pra não cair.

  • ivan disse:

    Os americanos nunca souberam perder! Sempre choram que foram roubados, que existe complô e etc. Este Salum é um chorão inveterado. Se bobearem vao retornar para a terceirona.

  • Mário César disse:

    Chico, o Cruzeiro mereceu a vitória.

    Eu como americano, fico pensando que se o luciano não fizesse aquela palhaçada, com 2 a 0 a história poderia ter sido outra.

    E o gol anulado, tudo bem, é lance duvidoso, mas se fosse do outro lado, ele marcaria gol sem sombra de dúvidas.

    Chico, espere que comente sobre o desportismo do Cruzeiro ontem, antes da partida, ao homenagear o América:

    http://www.mg.superesportes.com.br/app/noticias/futebol/cruzeiro/2012/03/25/noticia_cruzeiro,212859/cruzeiro-presta-homenagem-ao-america-por-centenario-do-clube-rival.shtml

    Cruzeiro mudou da água para o vinho, com a saída daquele gângster de sobrenome emprestado para a chegada do dr. Gilvan de Pinho Tavares, um homem que cresceu dentro do clube, sem olhares para cifrões, e conhecedor sobre as tradições do futebol mineiro, tanto que homenageou o América.

  • Adalton disse:

    Concordo em muita coisa com o Chico, porém discordo muito, se me permite, em relação ao Atlético: o time é fraco ,e ainda precisa, além dos que você citou, de mais um médio-volante marcador(quando o P)ierre ou o L.Donizete faltarem), um zagueiro mais ágil na cobertura, um lateral-direito, um meia-armador de verdade; portanto, está quase no mesmo estágio do final de 2011…É PRECISO ABRIR OS OLHOS DA DIRETORIA , POIS SERÁ INADMISSÍVEL ENTRAR NO BRASILEIRO, DISPUTANDO CONTRA O REBAIXAMENTO. Discordo de alguém que disse que o s times brasileiros estão fracos..tem muito time difícil de ser batido…o Atlético, no meu modesto mode de ver, ainda é o mais fraco dos 12 times grandes do País. O Cruzeiro, pelo menos tem uma espinha dorsal boa e com poucos ficará um time competitivo. Os atleticanos precisam cob rar times bons da Diretoria, pois , aqui pra nós, um Clube não pode ficar tantos anos com times medianos apenas…. ABRE O OLHO ATLÉTICO..A TORCIA ESTÁ FICANDO CANSADA DE FICAR TORCENDO APENAS CONTRA O REBAIXAMENTO… PODEM ESCREVER: NÃO PASSARÁ DA TERCEIRA FASE DA COPA DO BRASIL..NÃO EXISTEM MILAGRES NO FUTEBOL…

  • EDUARDO BH disse:

    Chico,
    discordo quanto a sua opnião sobre o marcio rezende de freitas(tudo no minusculo). Fez muitas lambanças,e, muitas vezes em grandes decisões.
    Relembre SantosXBotafogo em 1995; InterXCorinthias em 2005; GaloXCorinthias em 1999 . Houve um jogo GaloXcruzeiro que o mesmo anulou dois gols legítimos do Galo.
    A contratação dele pela Globo é inexplicável, diante da qualidade desta TV.

  • Stefano Venuto Barbosa disse:

    fernando falou tudo, juiz que decidiu dois campeonatos não pode ser bom.

    Agora essa choradeira da diretoria americana ninguém aguenta mais. Sou atleticano e no lance do gol anulado o Gabriel apoiou com tudo no léo, então foi falta.

    Falando ainda do Gabriel, é o jogador mais desleal do futebol mineiro, bate sem bola, provoca o adversário e usa o cotovelo em todas a entradas, a arbitragem tem que ficar de olho nele, uma hora ele machuca um colega de profissão e a chorona diretoria do américa vai dizer que está sendo perseguida.

  • fernando disse:

    Discordo da afirmação que o sr. M Rezende foi um bom árbitro. Ele simplesmente decidiu dois campeonatos brasileiros em favor de Botafogo (95) e Corintians (2005). Dois dos maiores escandalos da arbitragem nacional.

    O jogo foi bom, mas os 2 times são fracos. O Montillo ta longe do que jogava, W Paulista só sabe bater e simular faltas. O gol da virada era defensável.

  • lauro disse:

    o melhor do jogo de ontem foi a declaração desesperada do Salum para jogar para a torcida pois ele disse ” o américa nunca vai ganhar o classico se não errar para agente ” ora salum o América vai continuar perdendo até um dia que tiver um time descente, um time que quando esta ganhando de 1×0 e tiver a oportunidade de liquidar a partida seus atacantes joguem com seriedade como ontem que foram brincar na hora errada, o américa vai ganhar o dia que tiver uma zaga que seja menos brucutu ou carniceiros ( canela do montillo ) e para finalizar ele disse ” o lance do gol anulado parece que foi falta mesmo mas se fosse contra o américa o juiz não teria anulado” pelo que entendi ele disse que a anulação do gol foi correta mas bem que o Juiz poderia ter errado…..
    discurso de perdedor e ou fraco é terrível!!!!!!!

  • J.B.CRUZ disse:

    Excelente resultado a vitória do CRUZEIRO sôbre o AMÉRICA…Tenho notado a ascensão do time a cada jogo…No futebol, como em qualquer esporte coletivo, PLANEJAMENTO,ENTROSAMENTO e PAGAMENTO em dia; é de suma importância…O FÁBIO está certíssimo em suas observações…Caros colegas do blog, vocês já observaram que por causa da vida corrida, agitada e violenta dos dias atuais, a humanidade parece estar mais impaciente e agressiva?? Nos lares,no trabalho, no trato social há um ambiente pesado,irrascivo, quase insuportável, expulsando até as boas maneiras de uma convivência humana…No momento a disputa é o campeonato mineiro..Ficar comparando nossos clubes com os de outros estados, fazer exercícios de futurologia negativos contra nosso futebol é “jogar” contra o patrimônio…CRUZEIRO SEMPRE !!!! Rumo ao BI-MINEIRO,TRI-BRASILEIRO,PENTA-COPA BRASIL e BI-TRÍPLICE-CORÔA!! aí eu vou prá GALERA !!!

  • Aurélio disse:

    Chico, só não concordo com o “ótimo” referente ao Márcio Rezende de Freitas. Pra mim sempre foi de regular pra ruim e comentando só ratifica na TV o que ele era nos gramados. Vendo o jogo do galo contra o Democrata, já vi que será mais um ano de sofrimento.

  • Cau Oliveira disse:

    América x Cruzeiro… O clássico de hoje

    ”A lenda é a consagração da celebridade.”

    Hoje para mim, foi um dos melhores jogos do coelhão. Vi um jogo ágil em que tanto o time da raposa quanto o nosso foi leal nas ligações diretas e finalmente não saimos feito um bando de desembestados pelo campo a fora! – Até que em fim, Givanildo conseguiu imprimir uma tática que, se não convenceu a torcida, pelo menos nos números, mostra que jogamos de igual para igual.

    Há uma frase muito comum entre todos os jogadores que disputam um clássico, que é mais ou menos assim: – Clássico não se pode errar e vence que erra menos.

    Oras, e desde quando se pode errar em algum jogo? Seja clássico ou não, todos os jogos são para serem disputados dentro da lealdade, imparcialidade da arbitragem, desportividade e respeito ao adversário. Não gostei da arbitragem de hoje, embora tenha sido menos tendenciosa do que os jogos anteriores. Sei que há jogadores no nosso plantel que deveriam ser mais cobrados e não são, outros já deveriam estar na geladeira e não estão… não entendo, e não é a primeira vez que digo isso aqui, a lógica do Givanildo, mas hoje vi que nitidamente ele espelhou o time da raposa. Pecou pelas trocas, a meu ver, e ai, caro leitor, cabe a sua colocação deste ou daquele jogador que na sua opinião seria o mais indicado.

    Clássico se ganha no respeito, no jogo limpo e hoje eu vi isso. Surgiram várias oportunidades de gols a nosso favor e infelizmente erramos mais que o adversário. Mas jogamos com honestidade, mostramos competência sim, embora muitos não acreditem mais nisso diante de tantas derrotas consecutivas.

    Não somos superiores nem melhores que o time A ou B que estão melhor classificados na tabela, somos o que somos. Lutamos com as armas que temos, dentro das limitações que temos. É com base nisto que acredito estarmos no caminho certo.

    Estou confiante, embora não esteja satisfeita. Sei que o América MG está entre os três melhores devido a muita garra, luta e determinação. Cada jogo é uma luta contra leões, é um circo romano armado em pleno estado das Minas Gerais, onde já entramos em campo sabendo que estamos indo contra todas as previsões, nos tornamos lenda pelos títulos conquistados, mas desde 2009 estamos batendo na trave.

    Para algumas torcidas, o jogo vencido (não importa como) é o que vale. Para mim é a consagração que realmente vale… Somos um time diferenciado e finalmente nosso espaço está sendo conquistado, respeitado e acreditem, estamos incomodando… o clássico de hoje foi definido pelos detalhes, pela sutileza das trocas feitas pelo Givanildo… certas ou erradas, foram decisivas. Sabemos que não podemos errar. Temos consciência que somos o alvo, mas nem tudo está perdido. Somos lenda e o nosso ideal é a consagração e a nossa celebridade!

    Avante América! Rumo ao centenário!
    Até a próxima pessoal. Deus Salve o América.

    Cau Oliveira

    A frase que dá inicio a este artigo pertence a Gabrielle Bonheur Chanel, (Saumur, 19 de agosto de 1883 – Paris, 10 de janeiro de 1971), mais conhecida como Coco Chanel, foi uma importante estilista francesa e uma mulher à frente do seu tempo. As suas criações até hoje ditam e influenciam a moda mundial.

  • Marconi Miranda disse:

    Concordo Chico, em gênero, numero e grau, com quase tudo que disse, só acho que no Galo também está faltando um craque, se com eles se tratando de Atlético já é difícil ganhar um titulo de verdade ( que o diga Reinaldo, Éder, Cerezo, gênios da bola), sem eles fica impossível não interessa se é camisa 7, 8, 10, 9, 11, 2, um time só se faz campeão com grandes jogadores. O atual time do Galo é comum, muito comum até a zaga do Democrata GV traz problemas…
    Será outro brasileiro sofrível…

  • Rodrigo Assis disse:

    Pô Chico, elogiar Márcio Rezende é brincadeira.

    Agora ta o Salum com o chororô americano de novo, pq ele não reclama com o Luciano q perdeu aqueel gol feito. o América nunca aceita as derrotas.

  • Márcio Luiz disse:

    “…o Márcio Resende de Freitas, que foi um ótimo árbitro”…

    Pois sim.

    O cuzeiro e o curíntia que o digam.

  • – Infelizmente ainda ninguém perguntou ao Márcio Rezende de Freitas o que ele acha do “erro” do árbitro que apitou Galo X Corinthians em São Paulo, numa das partidas da decisão co Brasileirão 1999, quando àquele “infeliz” prejudicou (prá variar!) o Galo num penalti não marcado, que poderia influenciar sobremaneira no destino daquela taça! É só “congelar” a imagem para esse “competente” e “imparcial” comentarista de arbitragem tirar suas conclusões…
    – Relembrando: no segundo tempo os Atleticanos ficaram reclamando de um pênalti legitimo do Corinthiano Índio que cortou a trajetória da bola dentro da área: só o juiz não viu!

  • ORLANDO ARAUJO disse:

    chico,obrigado por ter respondido meu email,e concordo com vc com relação a zico e maradona,que atuaram na mesma época,sendo o galinho muito mais completo;da mesma forma que anos depois,na metade dos anos 90,atê o final de sua carreira,zinedine zidane,na minha opinião reinou absoluto no mundo da bola,muito superior a rivaldo,os ronaldos,david beckhan,sendo que atê o momento não apareceu ninguem superior a ele,justamente por esse quesito:complexidade;seu futebol era completo,frio,sabia proteger uma bola como ninguem,marcava,saia pro jogo,fazia assistencias,e marcava gols;fazia lançamentos,tabelas em velocidade,bom no jogo aéreo,batia faltas,sabia jogar bonito,jogava feio e dava porrada quando necessario.um show de jgador,o mais completo da historia do futebol,está no topo da historia do futebol,ao lado de pele,zico e messi,que completa o quarteto magico do futebol,e que graças a deus atuaram em épocas diferentes,por ficaria impossivel saber,caso jogasse na mesma época,quem é o melhor.

    – BELO HORIZONTE

  • Stefano Venuto Barbosa disse:

    Chico, concordo com você. o cruzeiro só não perdeu o jogo, porque o mequinha perdeu contra-ataques fáceis. Essa mesma sorte não se tem num campeonato brasileiro, contra um time melhor o cruzeiro estaria fulminado. De resto vi o entusiasmo da imprensa com o garoto Kaio cair por terra, jogador que some em clássico num instante some do time. O Montillo também mostrou que bem marcado passa de craque a jogador muito comum.

  • antonio luis disse:

    APESAR DA VITORIA O TIME DO CRUZEIRO E FRACO, NÃO TEM UNM ESQUEMA DE JOGO. FICAMOS DEPENDENDO DE FABIO, MONTILO, WALINSON. ATE QUANDO VAMOS AGUENTAR ESSE TECNICO HORROROSO DO MANCINI. O TIME DO AMERICA E RUIM DEMAIS.

  • Paulo Roberto Melgaço disse:

    Chico, concordo que o Atlético não está bem preparado para competições mais difíceis, porém, tenho acompanhado outros campeonatos e sinceramente vejo apenas Santos e Fluminense melhores. Caso consiga contratar principalmente um goleiro, meia armador e um centroavante, o galo terá time para brigar com qualquer outro. Outra coisa, sei que o Rever foi um dos principais responsáveis pelos 6 a 1, mas não deixa de ser um dos melhores na posição no Brasil. Realmente ele as vezes acha que é um Luizinho. Agora, você dizer que o Vitorino é grande jogador é brincadeira. Não demonstrou nada até agora e se esconde nas grandes defesas do Fábio. Fala para o Kalil contratar o Bil do Corintians, o Júlio César do Grêmio, o Jeferson do Botafogo, Rodriguinho do América e Cleiton Xavier.
    Abraços.

    – Betim