Blog do Chico Maia

Acompanhe o Chico

Razões para o fracasso de público do Campeonato Mineiro

E ainda perdemos tempo em discutir os motivos do baixo interesse e públicos ridículos nos jogos do Campeonato Mineiro nessa fórmula falida.
Ontem, 103 pagantes para América 1 x 2 Tupi.

O repórter Rômulo Ávila, do portal Dom Total, fez ótima reportagem sobre a competição, e apresenta um dado simples, porém, conclusivo: em 10 anos, Galo e Raposa só perderam 23 jogos para os times do interior, meros coadjuvantes de quase nenhuma relevância neste cenário.

Em contato com o Rômulo, ele fez um resumo da história:

* “Atlético e Cruzeiro disputaram 14 partidas contra clubes do interior no atual Campeonato Mineiro e venceram 13 desses confrontos, sendo sete triunfos do Galo e seis da Raposa, que sofreu uma derrota de 1 a 0, para o Guarani, de Divinópolis, na estreia da competição. O bom desempenho dos dois gigantes nacionais no Estadual não é novidade. Perder para clubes do interior, como ocorreu com a Raposa, é algo incomum no certame mineiro.

Em 10 anos, de 2003 a 2012, os clubes do interior só conseguiram vencer 10,65% dos confrontos contra a dupla. Levantamento feito pela reportagem do Dom Total mostra que foram 216 partidas, com apenas 23 vitórias sobre Galo e Raposa. Outros 38 confrontos terminaram empatados, o que representa 17,59%. A superioridade de Atlético e Cruzeiro sobre as equipes fora da capital é enorme: são 155 vitórias, o que corresponde a 71,76% do total de partidas nesses anos.”
Segue o link com a matéria completa: http://www.domtotal.com/noticias/detalhes.php?notId=424808

* E aqui a reportagem completa:

“Clubes do interior são presas fáceis para Atlético e Cruzeiro”

Em 10 anos, Galo e Raposa só perderam 23 jogos para clubes de fora da capital de Minas
Atlético e Cruzeiro disputaram 14 partidas contra clubes do interior no atual Campeonato Mineiro e venceram 13 desses confrontos, sendo sete triunfos do Galo e seis da Raposa, que sofreu uma derrota de 1 a 0, para o Guarani, de Divinópolis, na estreia da competição. O bom desempenho dos dois gigantes nacionais no Estadual não é novidade. Perder para clubes do interior, como ocorreu com a Raposa, é algo incomum no certame mineiro.

Em 10 anos, de 2003 a 2012, os clubes do interior só conseguiram vencer 10,65% dos confrontos contra a dupla. Levantamento feito pela reportagem do Dom Total mostra que foram 216 partidas, com apenas 23 vitórias sobre Galo e Raposa. Outros 38 confrontos terminaram empatados, o que representa 17,59%. A superioridade de Atlético e Cruzeiro sobre as equipes fora da capital é enorme: são 155 vitórias, o que corresponde a 71,76% do total de partidas nesses anos.

O único clube do interior que fez frente a Atlético e Cruzeiro nesse período foi o Ipatinga, atualmente disputando o Módulo II do Campeonato Mineiro. A equipe do Vale do Aço chegou em três decisões, duas contra o Cruzeiro (2005 e 2006) e uma diante do Atlético (2010), tendo conquistado o título de 2005 em pleno Mineirão. Detalhe é que o Tigre era parceiro do Cruzeiro e tinha vários jogadores no elenco que pertenciam ao clube azul, além de toda comissão técnica. Ney Fraco era o treinador da equipe. Nas outras seis decisões, Galo e Raposa protagonizaram as finais.

Goleadas

Os últimos anos de disputa do Campeonato Mineiro foram marcados por goleadas de Atlético e Cruzeiro sobre os times do interior. São 68 goleadas (considerando também a edição deste ano). Já os clubes do interior só conseguiram vencer a dupla por pelo menos três gols de diferença em duas oportunidades (Democrata-SL 3 x0 Atlético, em 2006, e Ipatinga 3 x 0 Cruzeiro, em 2010).

Desempenho Individual

Nesses anos, o Atlético entrou em campo 106 vezes contra os clubes de fora da capital, venceu 73, perdeu apenas 12 e empatou 21. A última vez que o Atlético perdeu no Campeonato Mineiro para um clube que não é da capital foi em 6 de abril de 2008, quando o Guarani venceu por 3 a 2, no estádio Independência. Já são 44 partidas sem derrota.
Já o Cruzeiro esteve em campo 110 vezes e obteve 82 triunfos, foi derrotado 11 vezes e empatou 17.

Refresco no mineiro sufoco no nacional

Fazer boas campanhas no Campeonato Mineiro não necessariamente representa sucesso no Brasileirão. Muito pelo contrário. Atlético e Cruzeiro descobriram isso da pior maneira possível.

A Raposa, por exemplo, conquistou o título do ano passado no Estadual e quase foi rebaixada no Brasileiro. Livrou-se da Série B somente na última rodada, quando se aproveitou de um surpreendente relaxamento do Galo e goleou impiedosamente, por 6 a 1, na Arena do Jacaré
O mesmo ocorreu com o Atlético, campeão estadual de 2010, e que só não lutou contra a degola no Nacional em duas oportunidades, em 2003 e 2009. Curiosamente nas duas ocasiões o time era treinado por Celso Roth e, apesar de não ter brigado para não cair, terminou aquelas duas edições num modesto 7º lugar, longe de uma vaga na Copa Libertadores e mais distante ainda do sonho do bicampeonato brasileiro.

América

O América também tem vantagem nos confrontos diante dos clubes nesses dez anos. No entanto, em 2007, o Coelho foi rebaixado para o Módulo do Estadual. Em 11 jogos daquele ano, o América-MG perdeu 8, seis para clubes do interior.

* – Na atual temporada o Coellho estava 100% contra os times de fora da capital. Foram seis vitórias, em seis partida. Até a derrota de ontem para o Tupi.

* http://www.domtotal.com/noticias/detalhes.php?notId=424808


» Comentar

Comentários:
22
  • Emilio Figueiredo disse:

    O assunto é pertinente, tem bom teor de discussão.

    Agora certos comentários, a gente ri demais…. é bom demais ler alguns deles, aushuaushuahushausa

  • Antonio Duarte disse:

    Temos vários fatores. O primeiro, é que não temos o Mineirão. Queiram ou não, o estádio é muito importante para o estado. O segundo ponto é: todos os estádios encolheram. Vejam o Impatigão… O terceiro é o mal desempenho de todos os clubes da capital. Sair de BH para ver o futebolzinho desses times é duro. E por último, e aí em linha com a matéria que acho pertinente: Cruzeiro e Atletico fazem com os times do interior pior que os times do eixo fazem com o eles. Se não derem condições dos times do interior dinheiro da TV, não tem como eles montarem times. É melhor ter um campeonato com 6 clubes com divisão mais próxima da verba da TV. Aí vamos ter times forte no interior e mais futebol para animar a torcida a sair de casa.

  • Clayton Batista Coelho ( Claytinho - Só Boleiro do Nova Vista/BH ) disse:

    Eu hein…

    Rir das próprias sandices, já é preocupante… rsrsrs

    Tipo o sujeito que inventa uma piada, conta pra todo mundo e no final ninguém entende nada, mas mesmo assim, o próprio sujeito força a risada pra ver se alguém entra no embalo… rsrs

  • ivan junior disse:

    Caro Osman (Somos poucos sim,mas temos educação.),

    Parece até o Seu Madruga falando “SOU POBRE POREM HONRADO”. Agora diga-me uma coisa: falei alguma mentira? O melequinha é, hoje, um arremedo de time e clube. Não houve renovação de sua torcida e a tendencia é cair no ostracismo, o que é lamentável.

  • ivan junior disse:

    Caro Osman (.Somos poucos sim,mas temos educação.),

    Você e a torcida (rsrsr) do Melequinha deveriam adotar o Seu Madruga como o novo mascote do clube e, principalmente, um de seus mais famosos jargoes: SOU POBRRE, POREM HONRADO!

  • joao cavalieri disse:

    américa,kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk, piada de minas, dois times do interior tem pelo menos o dobro de torcedores que este pretendente a terceira força, o villa nova e o tupi!

  • José Esteves disse:

    – Um texto enorme para explicar algo simples: fracasso de público acontece pelo baixo nível técnico, falta de ídolos, falta de credibilidade dos principais times perante suas torcidas e local e horário das realizações das partidas.
    – Com a volta do Independência, a média de público tende a subir. Mas é preciso corrigir os outros problemas também.

  • Osman di latella disse:

    ivan junior disse:
    29 de março de 2012 às 15:49
    O mequinha é sim um time pequeno e com torcida quase inexistente. Ontem na Itatizeiro a diretoria coelhina estava convocando TODA A TORCIDA para irem ao estadio, pois haveria uma filmagem da TORCIDA para o video institucional do clube. Minha reação foi rir, pois esta convocação foi uma piada! Deu dó ver as imagens com aqueles 103 sofredores arrogantes ontem em Sete Lagoas. E para piorar o merrequinha ainda perde! Quem deve estar rindo sobre esta situaçao esdruxula do merrequinha é o Bruno Azevedo que, nao se sabe o motivo, nao cobre mais o timinho da Alameda. Agora é esperar para que o Melequinha quebre novamente seu recorde negativo (contra o Boa foram 139 almas penadas). Quem sabe eles nao atingem a marca de 25 sofredores em campo (nao pode ser 24, pois este numero é EXCLUSIVO da torcida purpurina azul iludida e pedante)! Voce deve ser atleticano,mas cá pra nós ,somos poucos sim, mas voce não vê torcedor do america sendo julgado TJMG por assasinato de torcedores de outro clube.Somos poucos sim,mas temos educação.

  • Rodrigo M BENTO disse:

    Olá Chico….Tenho uma critica ferrenha sobre isso…..e tambem sobre uma boa solução!!!! vamos a solução(que parece no meu entender e de muitos quem eu comentei aprovou…) acabar com os regionais! voltar a Sul Minas….Rio são Paulo…centro oeste…copa nordeste…..ou seja que pegue esse ano os melhores 4 colocados de cada regional (atletico cruzeiro america e tupi) e se juntem com os melhores 4 do sul…parana e sta catarina e rio grde do sul e que seja no resto do pais …..SERIA MUITO MAIS INTERESSANTE ENFRENTAR GREMIO,INTER,CORITIBA,HAVAI NO COMEÇO DO ANO , VER SÃO PAULO E FLAMENGO,CORINTHANS E VASCO, BAHIA VRS SPORT CEARA VRS STA CRUZ, VITORIA VRS AMERICA DE NATAL ETC TUDO NO COMEÇO DO ANO….AHHHH E OS OUTROS CLUBES DO INTERIOR? SIM!!! TERIA TB UMA BOA SOLUÇÃO QUE SE CRIE UMA COISA SEMELHANTE EM OUTROS ESTADOS COMO A NOSSA TAÇA MG ..PEGASSE OS DOIS MELHORES DE CADA ANO E SUBSTITUIR PELOS DUAS PIORES PARTICIPAÇÃO DO ESTADO NA SUL MINAS DO ANO ANTERIOR…..QUE AS FEDERAÇÕES PEGASSEM ESSES RIOS DE DINHEIRO QUE RECEBEBEM E AJUDASSEM DE FATO O FUTEBOL DO INTERIOR………MAS CHICO, MEU AMIGO…O PROBLEMA E AGORA….(LEMBRA DA MINHA CRITICA FERRENHA?) A CRITICA É O MONOPOLIO DA GLOBO….BOTAR NA CABEÇA DELES Q O MAIS IMPORTANTE DO FUTEBOL É O TORCEDOR …..ETADIO VAZIO? CAMPEONATO REGIONAIS FRACASSADOS….E AINDA TRANSMITAM O JOGO DA ARENA PRA BH….É REALMENTE QUERER VENDER O SEU PAPVEW

    ENFIM QUE ACHA? GOSTARIA REALMENTE DA SUA OPINIÃO! SOU SÓ UM TORCEDOR Q CURTE UM BOM TROPEIRO,UM RADINHO MOTO RADIO GRUDADO NO OUVIDO E VER UM BOM JOGO NO “CAMPO” MAS COMO AS COISAS TÃO COMO QUE VAI?

  • Desde 04/12/11 é público e notório que o Cruzeiro tem seu preço… e não é barato, não! Que diga o Galo, o maior de MG. Até o Coelhão sabe o preço que o Cruzeiro paga, pois, literalmente recebeu dos celestes… Agora é minha vez: quaquaquaquaquaquaquaquá !!!!”…

  • Clayton Batista Coelho ( Claytinho - Só Boleiro do Nova Vista/BH ) disse:

    quaquaquaquaquaquaquaquá !!!!

    Santa incoerência !!! rsrs

    Só rindo mesmo… rsrs

    quaquaquaquaquaquaquaquá !!!!

  • Luis disse:

    Na questão ingresso. Dos três clubes da capital o cru-cru é QUE vende ingressos mais baratos, preço ÚNICO!
    Lembram nos jogos do cru-cru, das trocas de produtos nestlé, caldo de galinha maggi ( tudo a R$ 2,50 )por ingressos?
    Nem assim os simpatizantes conseguiram colocar mais de 32 mil presentes!

  • Luis disse:

    Na minha opinião o melekinha já passou da hora de fechar as portas.
    É um clube que não tem tradição e torcida. Ditadores tem de sobra Vide Os irmãos Salun!

  • Alisson Sol disse:

    Acho que se infiltraram no código do Marcão de Varginha. Geralmente ele só cita o time do Cruzeiro para falar de arrogância e “olhar de superioridade“.

    Ele escrevendo que o Cruzeiro tem complexo de inferioridade é algo histórico. Se não for roubo do código de acesso, deve ser a proximidade do primeiro de Abril, e ele já está fazendo piadas no contexto da data… Feliz primeiro de Abril para você também Marcão…

  • geovany altissimo disse:

    estou com vc Audisio, vc assistir uma partida desses times é quase uma tortura

  • Bernardo disse:

    Ivan Junior, a diferença que jogo do América o ingresso é 20 reais, enquanto jogo da selegalo de Vespasiano é 5. Além do mais, time que toma de 6×1 do maior rival e ultimamente tem comemorado até contrato porque não tem título, não tem propriedade nenhuma pra falar.

  • J.B.CRUZ (credo!): E quando não há certos indício$ de falcatrua$, o problema do Cruzeiro quando enfrenta o Galo é o mesmo do América: complexo e sentimento de inferioridade, eternamente! rsrsrsrsrsrsrs…
    – Os celestes são tão inocentes… e coniventes! rsrsrsrsrsrsrs…, de novo, prá variar!

  • ivan junior disse:

    O mequinha é sim um time pequeno e com torcida quase inexistente. Ontem na Itatizeiro a diretoria coelhina estava convocando TODA A TORCIDA para irem ao estadio, pois haveria uma filmagem da TORCIDA para o video institucional do clube. Minha reação foi rir, pois esta convocação foi uma piada! Deu dó ver as imagens com aqueles 103 sofredores arrogantes ontem em Sete Lagoas. E para piorar o merrequinha ainda perde! Quem deve estar rindo sobre esta situaçao esdruxula do merrequinha é o Bruno Azevedo que, nao se sabe o motivo, nao cobre mais o timinho da Alameda. Agora é esperar para que o Melequinha quebre novamente seu recorde negativo (contra o Boa foram 139 almas penadas). Quem sabe eles nao atingem a marca de 25 sofredores em campo (nao pode ser 24, pois este numero é EXCLUSIVO da torcida purpurina azul iludida e pedante)!

  • Clayton Batista Coelho ( Claytinho - Só Boleiro do Nova Vista/BH ) disse:

    Chico,

    Placar foi: América 1 x 2 Tupi.

    Quantos aos motivos do baixo interesse pelo Campeonato Mineiro, até cansa da gente debater.

    Abraços

  • audisio disse:

    O América já deu seu espasmo de time grande e já voltou ao seu tamanho natural, isto é, torcida de Kombi. Não sei se o esse campeonato mineiro é chatíssimo ou eu estou deixando de gostar do futebol! Depois que o Cruzeiro esteve com os dois pés na segunda, ver Atlético passar por aquele vexame dos 6 x 1, a torcida mineira parece que está de ressaca até hoje, desacreditada dos times e dos jogos. Jogos estes, às 22:00 com equipes horríveis, não se pode esperar muito do público, cada vez mais exigente!
    Quem acompanha jogos internacionais com grandes times cheios de ótimos jogadores ter que aguentar Fábio Junior e Edenilson… É duro!

  • J.B.CRUZ disse:

    O problema do AMÉRICA quando enfrenta CRUZEIRO ou ATLÉTICO é complexo de inferioridade, só isso…