Blog do Chico Maia

Acompanhe o Chico

Angú de um dia não engorda cachorro!

A última rodada dessa fase do Mineiro serve para definir os primeiros e últimos colocados. Quem jogará contra quem na fase final e os dois rebaixados.

Na parte de cima da tabela; tanto faz, já que para ser campeão, quem quiser tem que passar pelos três outros concorrentes.

Embaixo, torço para que Uberaba e Democrata-GV não caiam. Clubes tradicionais, de grandes cidades, de importantes regiões do nosso Estado.

Por essas e outras é que urge mudar a forma de disputa do Campeonato.

Acabar com a terceira divisão, ou fazer como os paulistas, onde só jogam na quarta divisão jogadores até 23 anos, incentivando a renovação.

Volto a defender um Mineiro regionalizado, classificatório para a fase decisiva contra Atlético, Cruzeiro América e quem mais estiver nas séries A ou B do Brasileiro.

Os detalhes de quantidade e critérios, seriam acertados por clubes e FMF. Tomara que estejamos vivos para ver um pouco de luz e bom senso na cabeça de quem manda no nosso futebol, pois essa fórmula do estadual é falida, absolutamente desinteressante e a média de público pagante mostra isso; sem falar da qualidade técnica, da pior qualidade.

Aliás, essa é a realidade de quase todos os estaduais do país, mas os cartolas, principalmente das federações não querem mudar, para não perder poder nem dinheiro.

Vejam essa notícia do O Globo, que mostra situações inacreditáveis do estadual do Rio, envolvendo um dos elencos mais caros do futebol das Américas:

“Estadual, uma competição que não cheira nada bem para o Flu”

Abel conta que tirou dinheiro do bolso para comprar material de limpeza em jogo em Campos

RIO – Uma moça nem tão bonita assim deixou Abel Braga com os pés na lama. Ao tentar caminhar pelo terreno inóspito do estacionamento do estádio do Bangu, o treinador do Fluminense viu que a sujeira está por todos os lados em certos palcos sem estrutura do Carioca. Fez uma revelação de torcer o nariz.

— Em Campos, no Estádio Godofredo Cruz, tirei dinheiro do meu bolso para comprar material de higiene, porque o vestiário que os jogadores do Fluminense ficaram estava imundo, fétido e sem a menor condição de abrigar um time de futebol antes de uma partida. Antes, não queria falar para não parecer desculpa, mas é impossível fechar a boca para a falta de estrutura do nosso campeonato — disse Abel.

Fechar a boca é impossível, mas levar a mão ao nariz na tentativa de amenizar o problema é uma solução tão paliativa quanto a encontrada ontem em Moça Bonita. Para fechar os buracos no gramado, diferentes tipos de grama foram usados, cada um de uma cor e qualidade diferentes.

— Com todo respeito ao Bonsucesso (adversário derrotado pelo Fluminense por 2 a 0 no sábado), como vamos pôr um elenco que custa milhões de euros para jogar em um campo horroroso, com 15 tipos de grama e às vésperas de uma semana importante como a nossa na Libertadores pela frente? É muita falta de estrutura nos estádios pequenos que temos jogado e precisamos dar um basta urgentemente — declarou Abel.”

————————————————————-

Algumas manchetes de jornais cariocas de hoje estão dizendo que o “Flamengo fez a sua parte”, e foi eliminado da Libertadores.

Uai, fez a sua parte onde?

Quem fez a “sua parte” foram os que conseguiram se classificar.

A maioria dos jogadores rubro-negros só levou a sério a profissão no jogo final, ontem, contra o Lanus.

Ronaldinho Gaúcho, principalmente.

Aí foi tarde.

Como diz a minha mãe: “Angú de um dia não engorda cachorro”.

Um companheiro de blog perguntou-me ontem o que acho da possibilidade do Elano no Atlético, e respondo:

__ Ainda bem que não deu certo, pois todos os sintomas dizem que trata-se de mais um, que jogou muita bola, mas está com a data de validade vencida.


» Comentar

Comentários:
27
  • Frederico Santos disse:

    Pois é meu Antônio Catão Jr, só que sexta-feira foi descarado demais, o cara ficou possesso, eu nunca tinha visto aquilo num programa que deveria ser imparcial. Que ele num tem credibilidade todos sabem (vide as famosas bombas do jaeci). Não sei se vc assistiu o programa sexta -feira, eu fiquei de cara!

  • Paulo disse:

    Antonio Catão Jr, infelizmente esta atitude dos Diários Associados é esperada (dar espaço ao Jaeci). Analise friamente: o jornalão se sustenta por causa de uma teórica predileção dos mineiros mais endinheirados e influentes por ele. Digo “teórica” por três motivos:

    a) são, em sua grande maioria, leitores envelhecidos, que fazem sua carteira ficar estagnada há anos (para quem tiver curiosidade, basta acompanhar o IVC deles – indicador que aponta a evolução da tiragem e venda de um jornal);

    b) o “maior jornal de MG” não se atualiza (projeto gráfico sofrível, colunistas quase “obscuros”, posição político-partidária quase escancarada, linha editorial de uma mesmice só);

    c) o advento dos “tablets”, na minha opinião, “quebrará as pernas” do EM por pura falta de visão de futuro e inovação deles.

    Dados e fatos: a Folha consegue a projeção que tem em MG por inoperância dos nossos jornais. Em nenhum estado, obviamente fora SP, a Folha “vende” tanto quanto em MG. “Culpa” do Correio Braziliense em BSB (que, apesar de fazer parte do grupo do EM é um produto de melhor acabamento), de “O Globo” no RJ, de “Zero Hora” no RS.

    Logo, o Jaeci acaba virando uma “referência” dentro de um grupo tão “travado”, tão conservador. Culpa dos (pseudo) gestores do jornalão.

  • Marcos 2012 disse:

    Gente, se esse América não bate de frente nem com Guarani de Divinópolis(pro qual vai perdendo de 3 nesse momento), vai ter time pra enfrentar o Argentinos Jr? Do jeito que as coisas andam o América vai mudar de divisão no CB: ao invés da série A, poderá ser a série C.

  • Antônio Catão Jr. disse:

    Frederico, que credibilidade tem o Jaeci?
    Quem é o patrocinador-mor do programa que ele dita as regras?
    Lembra-se que ele vivia chamando o Roger de ex-jogador em atividade?
    Agora só falta querer inocentar o mau-caráter. Por que será?
    Lembra-se que ele vivia criticando o Cuca, até o dia que o cuca perguntou QUEM era esse repórter? A partir daí ele considera o Cuca entre os três melhores do Brasil.
    Esse Jaeci é UM MALA SEM ALÇA!
    Muda suas opiniões de acordo com seus interesses.
    O pior de tudo são os Diários Associados concederem uma coluna no caderno de esportes para o sujeito e manterem-no empregado.
    Por essas e outras cancelei minha assinatura do EM.
    JAECI MALA!

  • Alisson Sol disse:

    Quando ocorrer algo muito grave devido a um jogador “importante” sofrer uma contusão em um destes campos sem quaisquer condições, vão pensar em remediar a situação.

    E isto nem é só no Brasil. Vide o infeliz falecimento do jogador Piermario Morosini na Itália. Um carro da polícia bloqueava o acesso da ambulância ao estádio. O carro, vazio, teve de ter a janela quebrada para que pudessem tirar o freio e empurrá-lo para fora do caminho. É algo infelizmente latino: alguém que tenta antecipar e evitar uma desgraça é chamado de pessimista, negativo, etc. E se vai vivendo risco após risco, até que um dia o risco vence…

  • Frederico Santos disse:

    O alterosa no ataque de ontem mostrou o tanto que aquele canal está comprometido com o cruzeiro. Pelo menos da parte de Jaeci Carvalho, O cara comparou o lance do danilinho a 4 segundos de jogo com o lance do Roger já no segunto tempo com 2×0 pro Galo. Ai a bandeirinha comentarista, foi argumentar que são lances diferentes o Danilinho tava disputando a bola, não houve intensão de agressão e tal. daí o boçal do jaeci ficou possesso e começou a atacar a moça. Disse que ela tava sendo solidária ao arbitro, por ter praticado essa função coisa e tal. Essa Ana Paula, rebateu dizendo que ele estava pensando como torcedor (cruzeirense), com emoção. KKKK rachei de rir, essa mulher ganhou um fã naquele exato momento. O Jaeci, nessa hora, simplesmente usa de sua autoridade e manda a produção CORTAR o audio do ponto da Ana Paula. O foda disso tudo foi ver o Marques no meio do fogo cruzado, perplexo com a situação!

  • Antonio Duarte disse:

    Chico, Talvez a regionalização possa ser uma alternativa. Mas acho também que outra parte da solução para os clubes do interior seria uma melhor distribuição das cotas de TV. A diferença é absurda em favor de Atletico e Cruzeiro. Com uma melhr distribuição, teríamos times mais fortes no interior e consequentemente um campeonato melhor e mais valorizado. Se reduzirem o número de participantes da parte final do campeonato, poderíamos ter melhores cotas para todos. Pode-se por exemplo, fazer uma fase regional, com uma cota mínima. Depois uma fase estadual, sem a presença de Cruzeiro e Atlético. E por último o campeonato propriamente dito com os clubes da capital. Assim, antes dessa última fase, os times do interior receberiam uma cota de tv maior para poder preparar um time forte para disputar o título. Essa formula poderia ser alterada a medida que os clubes mineiros ficassem mais fortes. Aumentando a disputa final. Terimoas uma melhoria técnica do campeonato.

  • Nelson Henrique disse:

    J.B.CRUZ,

    Eu achava que o pessoal às vezes pegava no teu pé.
    Mas depois deste seu último comentário eu estou acreditando que você precisa mesmo de um remédio.
    O Tupy só pode chegar a 19 pontos. Até o momento a vitoria só vale 3 pontos. Como está com 16 chega no máximo a 19. O America já tem 21. Portanto não há como o Tupy ficar em 3 lugar. As finais provavelmente serão ATlético x Tupy e time da enseada das Garças x America. Você acredita que o Atletico irá perder para o Tupy e ficar em 2º lugar? Toma seu remedinho, toma! Coitado de quem mora ao seu lado.

  • claudio disse:

    Flavio o Romario ja esta do lado dos corrupitos,ja calaram a boca dele e pelo jeito tao rapido deve ter prometido uma coisa boa para ele.

  • fernando rabelo disse:

    Falaram em Romário aí mas, como tudo no Brasil é vendável, olha que ele agora a favor da CBF. http://copadomundo.uol.com.br/noticias/redacao/2012/04/11/cbf-conquista-apoio-do-deputado-romario-que-aplaude-marin-na-camara.htm

  • luiz disse:

    morro de rir………….
    o Fla se fú…..
    Melhor ainda ganhando de 3…ô coisa boa sô!
    Foram a PQP….

  • Antônio CATÃO Jr. disse:

    Para todos que defendem ou não o Roger Flores SURFISTINHA: O que dizer do caráter e da índole de um atleta profissional de futebol que perde pênalti propositadamente para derrubar treinador?
    O sr. Roger Surfistinha quando jogava pelo Curíntia chutou para o espaço a bola, numa cobrança de pênalti, com a intenção de derrubar o técnico Daniel Passarela.
    Com a palavra, os filósofos de plantão!

  • Hudson Soares disse:

    Creio que a única forma de os clubes votarem na mudança dos regionais é eles faturarem mais do que faturam, é simples assim.
    Vou dar a fórmula apesar de que, sei que inclusive você, não ajudará a divulgá-la, ou antes de implantá-la, já vai querer fazer alterações, contradizendo a idéia, pois eu levei bastante tempo para elaborá-la pensando em vários aspectos, econômicos, logísticos, políticos ( Clubes e Federações )e credibilidade perante a tv ( valorização do produto, fator principal) seria interessante para os Grandes, federação e clubes do Interior.

    1ª opção:
    o Módulo 2 seria não se trataria da segunda divisão e seria a primeira fase do Mineiro que excluiria os Clubes que estivessem disputando divisões de acesso do campeonato brasileiro, ou as Copa regional sul-minas ( uma extensão do campeonato mineiro ), por exemplo: hoje temos Atlético, Cruzeiro, América, Tupi, Boa, Ipatinga disputando Campeonato Brasileiro, então já estariam automáticamente classificados para a 2 fase. a primeira fase seria de grupos como hoje, porém regionalizado em 4 regiões e a quantidade de vagas seria proporcional a quantidade de clubes necessários para se chegar a 12 vagas para a segunda fase, já classificados os das series do campeonato brasileiro.

    A 2 fase ( classificatória para 3 fase as quartas-de-final ) que seria disputada por 12 times como atualmente turno, contudo os clubes que estiverem na disputa da Copa-Sul minas, estariam fora também da 2ª fase, o que disponibilizaria mais 4 vagas para a 2 fase. o campeão da dessa fase se classificaria para a sul-minas, no lugar do 4 colocado mineiro da copa-sul minas.

    *Já a 3ª fase seria disputada por 8 equipes, jogos de ida e volta sem vantagens de empate, nesse caso seria penaltis, entre os 4 da sul-minas e os 4 do campeonato mineiro, contudo a final seria disputada em jogo único – A Grande festa do Futebol mineiro, com show (abadás para comparecer sem distinção de torcedor, se criasse uma camisa sobre a final do campeonato e todos irão ter que usá-la para permanecer no local, fim de separação de fato e torcidas organizadas na final) e renda dividida, ingresso a preço salgado, condizendo com a festa e espetáculo, no nosso maior palco, o Novo Mineirão.

    Os mais importante frisar, é que nesse modelo as cotas do campeonato mineiro seriam divididas em partes iguais, sendo que Atletico e Cruzeiro se manteriam com o mesmo valor até a chegada da igualdade entre todas as equipes, sendo que haveria cotas para a 3 fase de acordo com a classificação para fases seguintes, colocando em números:
    hoje Atlético e Cruzeiro recebem 6 milhões pela 1 fase, assim na próxima negociação de cotas os seriam retirados esses valores acrescido de correções monetárias e o restante seriam divididos em 13 partes ( 10 clubes + 1 para premiações para classificação às semis, à final e ao Campeão). Isso significa que se na próxima negociação for pago 25 milhões, sobrariam 10 milhões a serem divididos em 11 partes o que possibilitaria ao clube do interior faturar 900 mil aumentando a fatia geometricamente. Essa é a meta, o preço inicial do Campeonato Mineiro.

    Agora vem a melhor parte, com a criação da Liga sul-minas, ela seria disputada entre 4 clubes de cada um dos 4 Estados, essa liga terá que dividir as cotas em partes iguais para todos participantes e com jogos transmitidos na tv aberta aos sábados e domingos, no sábado a 1 partida iria para todo brasil na tv aberta e uma correspondente para cada região no Domingo como acontece atualmente e algumas na tv fechada também para todo Brasil. Isso colocaria um clube do interior de cada estado no cenário nacional e crescimento imediato.

    Resumindo seria um sucesso absoluto para todos os interessados, inclusive a nós torcedores, que não ousariam a dizer que os times disputariam jogos “que não são considerar a exigência”.

  • Flavio J disse:

    Chico , parece que o Argentino Jr , vai inaugurar o independência, que mal gosto viu !!!

    Era melhor o América enfrentar o cruzeiro em um tempo e o atletico no outro !!!!

    o que tem haver Argentino jr com o América ????

    Não sei não , onde o povo ta com a cabeça , e se dizem dirigentes !!!

    Inauguração assim tinha que ser jogo festivo, colocar patrocinador p pagar tudo e ainda dar dinheiro !!!

    jogo p levar a família !!!!!!

    Tô com Romário , quando ele diz que essa copa é a copa da mentira !!!!

    a se julgar nossos governantes e dirigentes !!!!

  • audisio disse:

    Flamengo é Flamengo…

  • Cassiano disse:

    Chico, neste angu tinha…………………….. chumbinho kkkkkkkkkkkkk morreram…………….

  • ivan junior disse:

    Depois que o craque do flamerda foi aposentado dos gramados, o infame JRRATO, este timeco nunca mais fez nada nas libertadores que participou. Tomara que este clube se imploda (coisa facil de ocorrer devido aos desmandos, corrupção e ilusão que existe naquele lixão do urubu).

  • Chico,lendo seu comentário sobre o regulamento do Mineiro, para valorizar o 1° turno do brasileirão, a CBF deveria premiar o Campeão do 1° turno com uma vaga na libertadores, ficando assim: 1 vaga da Copa do Brasil, 1 vaga Campeão do 1°turno do brasileirão e as 3 vagas restantes, Campeão, vice terceiro colocado.

  • Vicente Paulo disse:

    Todo mundo falando que o Atlético não tem volante para escalar domingo, devido o Pierre ter sido expulso, Leandro no DM. Como assim…é só colocar o Richarlysson formando o meio com o Felipe Souto e o Triguinho na esquerda, resolvido o problema. Quem sabe assim o Richarlysson resolve a jogar aquelas partidas boas que jogava no São Paulo, chegando até a seleção…

  • Tomás disse:

    Elano? Tenho saudades do Telê. Um jogador como o Felipe Souto, que tem bom passe, que chuta bem, se tornaria um craque de seleção nas mãos do Telê, pois ele sabia explorar as potencialidades de um jogador e corrigir-llhe os defeitos.

  • Paulo disse:

    Desclassificação de ontem do Flamengo: sensacional!

    – 3 a 0 no Lanús e 0 a 0 Olímpia x Emelec: CLASSIFICADO
    – 3 a 0 no Lanús e 1 a 0 Olímpia: DESCLASSIFICADO
    – 3 a 0 no Lanús e 1 a 1: CLASSIFICADAÇO
    – 3 a 0 no Lanús e 2 a 1 Emelec: DESCLASSIFICADINHO
    – 3 a 0 no Lanús e 2 a 2: CLASSIFICADÍSSIMO
    – 3 a 0 no Lanús e 3 a 2 Emelec: melancolicamente desclassificado……

    Tudo isto, em 20 minutos. Imagine o coração deste povo… Sensacional. Sem arbitragem amiga, sabem quando o Menguinho vai ganhar outra Liberta?

  • ricardo braga disse:

    Prezado Chico,
    sobre o Elano concordo plenamente como vc. Aliás, outro sinal de que a sorte também está do lado do galo esse ano foi a negativa ou o total desinteresse do Adriano. O Atlético está muito bem e com no máximo duas contratações bem feitas ficará melhor. O que eu não entendo no Atlético é essa insistência em contratar para posições que não são as maiores carências, como um Goleiro. Com 50% do salário do Elano dá para ir na Argentina e tirar titular dos principais times de lá. Mudança de assunto, apesar do ótimo trabalho, não concordo com a birra do Cucar em não relacionar o D. Cearense. No clássico ele precisava de um volante no 2º tempo e…Testa o jogador em jogo, aí se não dá tudo bem!! Estou falando isso por se tratar de um jogador caro e ainda novo, que já jogou bem na seleção. Não estou falando para ser titular, mas ele deveria ser testado até para se for o caso poder ser emprestado para algum outro clube. Aliás, sinto falta da crônica mineira “esmiuçar” mais casos como este, pois pode ter algo mais do que nós sabemos! Diretor e presidente deve cobrar esse tipo de atitude??? (não testar efetivamente um jogador caro que o clube se esforçou para trazer).

  • J.B.CRUZ disse:

    SEMI-FINAIS.
    CRUZEIRO X TUPI
    ATLÉTICO X AMÉRICA.
    —————————

    FINAL:
    CRUZEIRO X AMÉRICA.
    —————————-

    CAMPEÃO:

    CRUZEIRO…
    —————————
    ———————————————————————————
    Estou com o CHICO MAIA na fórmula regionalizada do mineiro..
    ———————————————————————————
    O FLAMENGO não fêz a parte dele, se fizesse, tinha classificado..remember o jogo que ganhava de 3 x 0 do OLÍMPIA e deixou empatar..
    ———————————————————————————
    A atityde do ABEL deixa um “cheirinho” de demagogia….
    ———————————————————————————

  • Rodrigo disse:

    Chico, sobre a proposta de um novo campeonato mineiro, veja a nossa proposta: http://www.galokombi.com/2012/01/uma-proposta-para-um-novo-campeonato.html

  • Frederico Santos disse:

    Sem o Right fi dificil pra mulambada!

  • EDUARDO BH disse:

    Chico !!
    vc que sempre procura mostrar a sua indignação ,com certos absurdos promovidos pelos nossos politicos e mandatários, ficará estarrecido com a noticia que circula hoje. O Governo federal atraves do Ministerio da Cultura vai injetar mais de 14 milhoes para construção do “museu do Lula”em S. Bernado do Campo.
    É de arrepiar uma coisa desta em um país que carece de investimentos qualificados na educação.
    Não merecemos isto.

  • Stefano Venuto Barbosa disse:

    Chico,

    olha o prejuízo que a briga Luxemburgo e Ronaldinho Gaúcho deu ao Flamengo. Quando se contrata um jogador com status de estrela as diretorias dos clubes ficam na mão desses atletas, principalmente quando existem dívidas com os atletas, porque o que um clube pode exigir de um jogador quando não se está com salários em dia? NO Flamengo a coisa virou chantagem. Resultado a eliminação. Na verdade isso me deu uma satisfação enorme, mas deve servir de exemplo para muito clube, que paparica demais jogadores.