Blog do Chico Maia

Acompanhe o Chico

Belo Horizonte será como Manchester nos Jogos de 2016

Na Olimpíada do Rio’2016, Belo Horizonte terá papel semelhante ao de Manchester em relação a Londres’2012, com os jogos de futebol. Às 9 horas peguei o metrô, há quatro quadras de onde estou hospedado na capital inglesa.

Depois de enfrentar rápida fila, paguei £ 74 (R$ 240,00) e às 10h20 embarcava num trem da Virgin, na estação de Euston, quase no centro da cidade. São 340 Km, num trem confortabilíssimo, que disponibiliza internet de ótima qualidade e energia elétrica aos passageiros. De graça, na primeira classe e ao preço mínimo de £ 4 por hora na classe “Standard”, que em termos de conforto é quase a mesma coisa.

Depois de oito; sim, oito; paradas, às 13 horas eu estava no centro da metrópole mais industrial da Inglaterra, com os seus 3,6 milhões de habitantes.

Nem precisei perguntar a ninguém sobre transporte para o Estádio do Manchester, o Old Traford, porque a sinalização pública é perfeita e facilita a vida de qualquer um, além das placas características dos Jogos Olímpicos. 

Lembrei-me de Juiz de Fora, a “Manchester mineira”, como diziam nossos avós, e pensei: será que algum dia algum estrangeiro terá no Brasil facilidades para se deslocar e trabalhar como em países que cobram impostos semelhantes ou até mais baixos que os nossos? 

Sem chance 

Imagine um inglês tentando ir de Belo Horizonte a Juiz de Fora!? São apenas 240 Km; mas trem, não há. O coitado teria de se aventurar pela Br-040, uma das piores e mais perigosas rodovias do Brasil, e sem perspectivas de duplicação.

O GPS prevê 3h40 de carro, obviamente se não houver nenhum problema na estrada, o que é quase impossível.

Facilitando a vida

Os ingleses têm formas peculiares para trabalhar a economia deles. O bilhete de Londres a Manchester custa £74 caso o comprador adquira ida e volta na hora, pois se comprar apenas a ida, paga £73, cada trecho. E tem até um mês para utilizar a passagem de retorno, menos nos horários de 7 às 9h30, quando o fluxo é muito grande e o preço é bem mais alto.

E um hábito com o qual não podemos nos dar ao luxo no Brasil: a maioria vai trabalhando em seus notebooks, com excelente conexão de internet.

Enganação

De forma enganosa, para justificar gastos absurdos ou obras superfaturadas, as autoridades brasileiras falam a toda hora em “legado” da Copa de 2014 e da Olimpíada de 2016. Tudo que falam se justificaria caso a população pudesse usufruir de uma infraestrutura condizente que fosse deixada, como essa, na Inglaterra. Para 2014, não teremos nem a BR-040 duplicada do Rio a Belo Horizonte. Metrô? Nem sonhar! Um estrangeiro que quiser se deslocar do Rio a Beagá em 2016 terá de se virar, pagar caro e passar muita raiva, na BR ou nos aeroportos.

Deu Galo!

De “bonde” ou de ônibus são menos de 10 minutos, da estação de trem ao Old Traford, o legendário estádio do Manchester United, que por dentro, visualmente, é um Independência, sem pontos cegos. E assim como o nosso “Gigante do Horto” passou uma reconstrução, nos anos 1990, que o tornou um dos mais confortáveis do mundo; para o público e para a imprensa.

Estive aqui em 1987 quando o Atlético disputou o torneio de verão de Manchester, e acreditem, tacou 3 a 1 no United, com show de bola de Sérgio Araújo naquele dia.

Prateleiras de baixo

Importante lembrar que o Manchester United não estava na prateleira de cima como hoje, com o time cheio de estrelas.

Outra semelhança do Old Traford com o Independência: não tem estacionamento. Porém, com tanto transporte público de qualidade, deixando o torcedor a 200 metros dos portões de entrada, quem precisa vir de carro?

Sobre o jogo, deu o que era previsto. Vitória brasileira, puxada pelo Neymar. Ainda que com algum aperto provocado pela motivação da Bielo Rússia, adversário inexpressivo do futebol mundial. 

MANCHESTERSINALIZAÇÃO

Sinalização perfeita, da estação ao estádio, para vai ao Old Traford

MANCHESTERONIBUS 

De metrô de superfície ou de ônibus, público chega em menos de 10 minutos, sem atropelos

MANCHESTERINDEPEMELHORADO

Internamente, no visual, Old Traford faz lembrar o Estádio Independência, sem pontos cegos

MANCHESTERINDEPENPRENSA

Imprensa e torcedor têm conforto no estádio do Manchester United, como nos melhores do mundo


» Comentar

Comentários:
11
  • Antônio CATÃO Jr. disse:

    Todos se esquecem de comentar algo importantíssimo: no lance que gerou o Gol do Fred e a marcação equivocada do impedimento, o mesmo se iniciou numa cobrança de falta, no meio de campo, feita pelo Deco, enquanto o árbitro (horrível e sem critério, a não ser o caseiro, diga-se de passagem) aplicava o cartão amarelo no Pierre, o que pelo regulamento da FIFA e CBF é irregular. A partida somente poderá ser reiniciada após a aplicação do cartão disciplinar. Então o Bargheto teria que ter mandado voltar a cobrança de falta a favor do Fluminense.

  • Stefano Venuto Barbosa disse:

    O Fluminense vai chora na cama, alguém aqui esqueceu que eles devem uma série C pro futebol? Participaram da maior virada de mesa das história e vem reclamar de quê? Foi um lance difícil. Teve o lance do penalti, então foi um resultado justo, não vi nada demais no Flu e acho que o Galo respeitou demais, como fez contra o São Paulo.

  • Johnny disse:

    Tb achei que houve penalti pro Galo, e que o Deco merecia no minimo um amarelo naquele lance. Fato que não houve o impedimento pro Fluminennse tb. Na questão arbitragem, como ela é fraca, espero que nao sejamos sempre prejudicados, como é rotina.

    Aliás, no jogo do Cruzeiro, os 2 gols celestes foram irregulares.

  • Marcos 2012 disse:

    Neymar foi o nome do jogo na vitória brasileira sobre a Bielorússia, foi responsável pelos três gols.
    Erros de arbitragem a favor de Atlético e Cruzeiro em jogos contra times do eixo-RJ-SP? Será que o mundo acaba mesmo em 2012?

  • Marcos 2012 disse:

    Infelizmente, Chico, é assim mesmo: nosso país possui economia de primeiro mundo porém com atitudes e infra-estrutura de quarto mundo. Enquanto nosso país for dominado por essa aristocracia corrupta e interesseira nosso país jamais vai chegar aonde está a Inglaterra ou demais países de primeiro mundo ou até mesmo países em desenvolvimento como a China, por exemplo.

  • Crys Mello disse:

    Nice pictures, great writing!

  • Jean disse:

    kkkk parece com independencia? Essa é boa Chico, conta outra piada pra eu rir.

  • audisio disse:

    O Atlético foi escandalosamente furtado num lance de pênalti claro quando o zagueiro do Fluminense cortou a bola com a mão dentro da área! Aquele meio campista Deco deveria ter sido expulso depois de duas entradas criminosas, uma delas contra o Pierre que ele propositalmente entrou para quebrar o tornozelo. Houve o erro do bandeira a favor do Atlético, lance difícil por se tratar da mesma linha, coisa que o Atlético esta cansado de ser a vitima nestes lances. Agora e só o fluminense ganhar do Galo dentro da arena Independência. Tranquilo…

  • caio disse:

    Chico vc tá de brincadeira, quando reinaugurar o mineirão o independencia vai virar campo de varsea com direito a ponto cego.

  • Márcio Luiz disse:

    Ô Audisio, PARA DE BEBER antes de comentar, cara. Se liga!!!

    Você deve ser daqueles que são fãs do RICARDO BUENO, só pode.

    Falar que o Jô não joga nem na várzea é demais. PARA COM ISSO, VÉI!!!

  • audisio disse:

    A choradeira do Luiz Pennido e dos cariocas da rádio Globo Rio está grande! O Gol do Fred foi legal! O que o Fluminense deveria ter feito seria ter marcado mais dois exatamente como o Atlético fez contra o Santos!
    Quanto ao jogo, vou discordar de 99% dos Atleticanos. Esse Jô não joga nem em futebo; de várzea!!!!