Blog do Chico Maia

Acompanhe o Chico

Justa homenagem a Domingos Costa!

O jornalista Luiz Carlos Alves escreveu um texto com justa homenagem ao Domingos Costa e faz uma sugestão com a qual concordo: o nome do agora saudoso empresário e desportista a uma das principais atrações do novo Mineirão.

Confira:

 

* Domingos Costa subiu. Cruzeiro tem outra estrela no céu.”

Hoje eu queria escrever sobre bola.

Pura bola, como aquela que o Atlético está jogando.

Queria mostrar a lucidez futebolística de Ronaldinho Gaúcho.

Desejava apresentar ao Brasil o estado de pleno êxtase da nação atleticana cpm o inédito desempenho de seu time.

E chamar a atenção do Cruzeiro. Ligar a luz amarela contra o rebaixamento, pois a vermelha chega muito rápida. Coração cruzeirense não aguenta o drama do ano passado, que por pouco se transformaria em uma tragédia.

Mas a emoção e a dor que sinto, hoje, pela perda de um amigo, gente fina que deixou Minas de luto, me impede de colocar minha emoção a serviço do futebol.

Quero falar de Domingos Costa, falecido naquele acidente aéreo perto de Juiz de Fora.

 

Qualquer homenagem que se preste a ele será pouca e pequena. Pois, então, sugiro que se dê o nome de “Industrial Domingos Costa” à Esplanada do Mineirão, ele grande desportista que foi (inclusive conselheiro do Cruzeiro Esporte Clube); antes que coloque lá o nome de um político qualquer ou de um “joão-ninguém”.

 

Domingos merece esta e tantas outras que poderão vir, pois contribuiu para a grandeza de Minas e seu desenvolvimento empregando milhares de pessoas, localizando unidades de sua empresa em outras cidades do nosso interior, pagando milhões e milhões de impostos e apoiando iniciativas de dezenas de entidades e empreendedores mineiros.

Peço aos companheiros do jornalismo que me ajudem nessa. Tudo por ele.

 

Quem o conheceu de perto ou teve a simples oportunidade de ouvi-lo sabe a dimensão de Domingos Costa.

Continuo sentindo a dor de sua perda, e sentirei até o fim dos meus dias.

 

Porém, quem não o conheceu pode saber um pouco dessa imensa figura lendo o texto de uma simples homenagem que pretendi fazer a ele, postado no face, mais cedo:

 

Domingos Costa subiu. Foi para um lugar muito mais alto que a sua incrível capacidade de empreender, prosperar, incentivar, empregar milhares de pessoas e conquistar uma imensa legião de admiradores, como eu, poderia alcançar. Certamente Deus reservou para ele um lugar melhor, ali, ao seu lado.

Claro que sim!

Que divindade não gostaria de conviver com aquela personalidade serena, aquela voz amena, aquele abraço fraterno, aquele sorriso encantador?

 

O chamado de Deus é irreversível, mas tinha que ser agora, para levar o Dominguinhos, meu amigo, meu ídolo, meu incentivador, meu ouvinte, meu leitor, meu fã…?

Logo agora, quando ele me dizia que aquele projeto de extensão familiar e apoio aos funcionários da Vilma iria alçar novos vôos?

 

O gaúcho Gaspar, outro irmão de sentimentos, me ligou hoje, bem cedo. Queria lembrar que, quando eu o levei para conhece-lo, registrou o brilho intenso dos olhos de Domingos ao discorrer sobre as ações sociais de sua indústria.

 

Percorremos juntos aquele terreno vizinho que pertencera à Indústria Mineira de Moagem. Fora comprado para expandir a antiga Moinhos Vilma e, no grande prédio que servira de escritório ao ex-dono, Felício Brandi, manter uma escola de multiplas disciplinas destinada à gente da família Vilma, desejosa de aprender mais e ter acesso à uma vida melhor, incentivada por seu patrão e com tudo pago por ele.

 

Vimos professores e alunos e alunas de todas as idades felizes com o despertar de um novo horizonte.

Gaspar, como todos que lhe foram apresentados, se tornou seu admirador.

 

Hoje, por sua proposição fizemos uma prece por Domingos Costa, pelo seu queridíssimo filho Gabriel e pelas demais vítimas da tragédia em que se transoformou a tentativa de pouso do King Air, perto de Juiz de Fora.

 

Entre eles estava o Cézar Tavares, outro amigo, outro exemplo de profissionalismo. O Cézar, que Domingos promoveu pelos seus méritos e o levou de agente comercial da Souza Cruz a vice-presidente comercial e de marketing da Vilma.

 

Assim, e muito mais, era Domingos Costa. Bernadete aceite minha solidariedade e nunca se esqueça das minhas palavras de sempre: Você teve o privilégio de se casar com Domingos Costa.

 

À família, meu abraço.

 

Com profunda e sincera dor, como seus funcionários, que ontem vi chorando e lamentando a perda do chefe e amigo, me detenho pela emoção. Choro e deploro a perda.

Luiz Carlos Alves


» Comentar

Comentários:
7
  • elicia maximo de sousa disse:

    eu sou uma es fucioria do sr domingos costa ja tive o przer de conviver com falia deli os 3 filho patricia pascoal tiago convive com os pai deli dn alba sr pascoal e ficuei muito trite so agora 6de outubro cue eu ficuei sabeno so pesso cue deus conforta ocorasao dos familiar dele os meus pesos

  • Sergio Luiz disse:

    O Sr. Domingos sempre foi mais que um presidente, foi um amigo, um conselheiro. Tive a oportunidade de trbalhar comele e seu Pai no iníco da década de 90. Aprendi muito com ele e este legado vou levar pra sempre. Realmente tem mais um estrela no céu.

  • Robson Viana de souza disse:

    Tive o prazer de entrar na Vilma junto ao Domingos. Trabalhei junto dele, e ao seu Pai, o Sr Pascoal.Durante décadas tive o prazer de conviver com uma pessoa que tratava todos os funcionários como iguais, e como amigos. Como tal sempre me senti, pois a convivencia dentro e fora da empresa era gratificante. Mas pessoas boas ficam pouco aqui na terra. O AMIGO Domingos vai deixar saudades….
    Fica o lamento e o desejo de que a família, principalmente a Bernadete, encontre paz, e que Deus lhes dêem força neste momento.

  • Gabriel Alves Quintiliano disse:

    Com certeza chico maia , o céu ficou mais azul e ganhou mais uma Estrela. Tenho 9 anos e moro em Nova Lima

  • Rose nova Lima disse:

    Com certeza houve uma grande festa no céu, pois um grande homem
    chegou ao mais alto lugar e ao lado de uma força infinita. Força que só quem estás la pode sentir,ouvir,falar .Jesus…

  • Querido Luiz,

    Suas palavras me comoveram profundamente.
    Dividir essa dor alivia nosso coração.
    Você tem razão quando diz que só quem teve o privilégio de conhecer Minguinho ( assim como eu o chamava) é que pode entender a dimensão da perda e da tristeza que hoje estamos vivendo.
    Meu mano amado, meu mestre, meu amor me ensinou muito.
    Neste sentimento profundo de adeus resta a alegria de ver seu nome registrado no coração de tantos amigos, de tantas pessoas.
    Registro este , feito com abraços, carinhos, dignidade, respeito e humildade.
    Tudo o que ele foi.Grata pelo seu amor e amizade.Juçara Costta
    Gratidão Luiz pelo seu amor, pela sua amizade.

  • Claudia Freitas disse:

    Fiquei muito triste com a morte do DOMINGOS , não conheci na vida homem mais educado, atencioso,humano , simples……Só quem conheceu e conviveu com ele sabe que ele é uma estrela muito iluminada e que sempre continuara brilhando, não importa onde estiver.