Blog do Chico Maia

Acompanhe o Chico

Time de Lula em São Bernardo recebe convite da federação paulista para disputar a Copa do Brasil

Quando o Ricardo Teixeira caiu, alguns comentaristas aqui do blog chegaram a dizer: o perigo é que o sucessor seja pior.

E não é que o José Maria Marin está voltando com as antigas práticas que esculhambavam com o futebol brasileiro!?

Antigamente o regime militar impunha que a CBD/CBF incluísse nas competições nacionais, times onde havia interesse político dos candidatos do governo.

Agora a CBF, comandada por alguém que servia aos militares naquela época, em sintonia com a Federação Paulista de Futebol, volta com a prática, porém, atendendo ao ex-presidente democrático, Lula, que quando na presidência viabilizou um estádio para o Corinthians, que inclusive será palco da abertura da Copa 2014.

Dureza!

Reportagem da Folha de São Paulo de ontem:

* “Presente”

Time de Lula em São Bernardo recebe convite da federação paulista para disputar a Copa do Brasil do ano que vem

 

Cinco meses após o término da Série A2 do Campeonato Paulista, a FPF (Federação Paulista de Futebol) resolveu contemplar o São Bernardo, campeão do torneio, como um dos representantes do Estado na Copa do Brasil-2013.

A informação foi confirmada pela entidade após o time do ABC, que tem como seu torcedor o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, publicar em seu site que foi convidado pelo presidente da FPF, Marco Polo Del Nero, para disputar a competição.

“Fui contatado por Marco Polo Del Nero, que formalizou o convite para o São Bernardo disputar a Copa do Brasil do próximo ano”, afirmou o presidente Luiz Fernando Teixeira Ferreira.

Apesar de a equipe do ABC afirmar que recebeu um convite, o que infringe o artigo 10, parágrafo 2º, do Estatuto do Torcedor -que veda a adoção de qualquer outro critério, sobretudo o convite, para a disputa de torneios de futebol no Brasil-, a federação afirma que adotou o critério técnico na escolha.

A entidade não incluiu no regulamento da Série A2 que o campeão poderia disputar a Copa do Brasil. A FPF estabeleceu previamente que o vencedor da Copa Paulista, que está em andamento, tem direito de disputar o torneio.

“Não se trata de convite, e sim em virtude exclusiva de critério técnico previamente definido. Assim sendo, uma dessas vagas a FPF optou em conceder ao campeão da Série A2, que, por índice técnico, no ano de 2012 foi o São Bernardo FC, portanto não há de falar em convite”, disse o Isidro Suita Martinez, vice-presidente do departamento de competições da FPF.

A Copa do Brasil do ano que vem terá 86 times. Com isso, São Paulo ganhou mais duas equipes.

Além do São Bernardo e do campeão da Copa Paulista, as outras vagas do Estado serão destinadas aos três primeiros colocados da Série A1 de 2012, de acordo com a FPF.

Clube do ABC e PT mantêm relação estreita

DE SÃO PAULO

Fundado em 2004, o São Bernardo é presidido por Luiz Fernando Teixeira, que foi indicado ao cargo pelo prefeito da cidade, Luiz Marinho (PT).

Em 2011, o time disputou a elite do futebol paulista pela primeira vez, mas foi rebaixado na última rodada.

Na época, o clube do ABC virou uma das prioridades na gestão de Marinho, que foi ex-ministro do Trabalho e da Previdência no governo Lula. Segundo o prefeito, a população, por meio do orçamento participativo, pediu investimentos na equipe.

Luiz Marinho, também ex-presidente do sindicato dos metalúrgicos, investiu R$ 11,5 milhões para reformar o estádio 1º de Maio em 2011 com o objetivo do São Bernardo jogar em casa o Estadual.

Neste ano, Lula e o presidente da CBF, José Maria Marin, acompanharam do estádio 1º de Maio o título do São Bernardo do Campeonato Paulista da Série A2.

O jogo teve a presença também do presidente da FPF (Federação Paulista e Futebol), Marco Polo Del Nero, e de políticos da cidade.

Apesar da ligação com Lula, a CBF ainda tenta uma aproximação com a presidente Dilma desde a época de Ricardo Teixeira.


» Comentar

Comentários:
10
  • Dudu GALOMAIO BH disse:

    Luciana, me desculpe por uma falha. As campanhas que me referi no comentário anterior e que pensei ter citado antes, são as de 1994, 1997, 2001, 2004 e 2011, onde seu time só se livrou do rebaixamento na penúltima ou última rodada (em 1994 ele não se salvou e sim foi salvo por uma maracutaia da CBF).
    O Galo, igualmente correu risco nos anos de 2004, 2005, 2010 e 2011 (um ano a menos).

    Basta pesquisar.

  • Dudu GALOMAIO BH disse:

    Cara Luciana, o cruzeiro SEQUER é um dos meus problemas, muito antes pelo contrário, está anos-luz disso.
    Apenas contesto e contestarei todos os dizeres da turma azul quando estes não forem condizentes com a realidade (não minha, diga-se de passagem, mas sim a realidade dos fatos). Assim sendo, respondendo seu último comentário:

    O que houve de estranhíssimo na vitória fácil do Atlético por 3×0 sobre o América, que brigava (e tinha o apoio de muita gente) para ser o campeão no ano de seu centenário?

    Não entendi a referência sobre o “GALOMAIO”.

    Onde está essa visão unilateral sobre o Atlético ser o único prejudicado? As reclamações são as mesmas, indiferente quando o seu time é o prejudicado (vide o recente Brasileirão 2010). O que não se deve é ser emotivo ao extremo de achar que quando o cruzeiro reclama é por motivo justo e quando o Atlético reclama é “chororô”. É um jeito ridículo e sem lógica de encarar os fatos.

    Adilson Batista= técnico mediano que está decadente antes mesmo de conquistar algo importante na carreira.

    Kléber= atacante sem muito brilho, brigador (no sentido de arrumar confusões) e que, embora tenha qualidade, sempre traz alívio quando vai embora dos clubes onde passa, no cruzamento INVESTIMENTO x RETORNO.

    Tríplice Coroa= termo usado para designar o campeão da COPA NACIONAL, CAMPEONATO NACIONAL e COPA CONTINENTAL. Tal feito inexiste no Brasil. Qualquer tentativa parecida, é invenção de marketing clubístico com apoio de certa parte da imprensa “comprada”. Caso um campeonato rural possa substituir uma Libertadores, seguindo o mesmo raciocínio cínico, podemos dizer que o Galo tem mais de 40 Libertadores. Tenha dó!

    Estamos tão acostumados a olhar pra baixo quando vocês. O que falta é só desconfiômetro. Pesquise as campanhas que citei acima e confirme que ambos (Atlético e cruzeiro) têm a mesma experiência em fugir do rebaixamento.

    Saudações Atleticanas! 🙂

  • Luciana disse:

    Dudu,

    jogo estranhíssimo foi a final do campeonato mineiro deste ano.

    Seu nome unilateral já diz tudo. GALOMAIO. Alguns nomes e palavras para refrescar a sua memória: Adilson Batista, Kleber Gladiador, tríplice coroa.

    O problema é essa visão unilateral que sempre coloca o atlético como o prejudicado. “Os times de São Paulo fizeram isso, o Rio fez aquilo, a arbitragem injustiçou o galo.”

    Atualmente o galo não tem do que reclamar. Não é, nem de longe, aquele time de 80. Só para citar: três jogadores convocados para o time da CBF, efeito suspensivo do Bernard julgado num sábado após um feriado. O galo está com a corda toda!

    Eu sei que vocês estão acostumados a olhar para baixo. Foram muitas zonas de rebaixamento. Mas eu vou dar um conselho. Poderia vender mas vou fazer esta boa ação.

    Olhem para cima! Olhem para o Fluminense! O Cruzeiro é o menor dos seus problemas. Existe esperança! 🙂

  • Marcos 2012 disse:

    Diferente das vizinhas Santo André e São Caetano onde os times disputavam títulos nacionais e até pra Libertadores foram, a cidade de São Bernardo não é bem-sucedida no futebol. Os clubes da cidade são desprezíveis a nível de estado de SP. E olha que São Bernardo é o maior centro industrial automotivo do Brasil e possui quase 800 mil pessoas.
    Pena que o time da cidade não irá disputar a Copa do Brasil por seus próprios méritos e sim por indicação do Lula, são-bernardense ilustre.

  • Dudu GALOMAIO BH disse:

    Opa! Opa! Opa!
    Vou ter que me meter na conversa porque, quando a gente lê algumas coisas como se estas fossem “verdades unilaterais”, há a emergente necessidade de retrucar, mais para pender à realidade.

    Engraçadíssima e curiosíssima a definição da sra Luciana, dizendo que a “a tese dos 6×1 é furada”, pois se não foi provada a venda do jogo em questão, MUITO MENOS foi provada a não venda. Logo, a tese ESTÁ LONGE, MAS MUITO LONGE de ser furada. Como a mesma disse, É UMA TESE e como não há provas de cá e de lá (apenas a suspeita que todo e qualquer cidadão que conhece as podridões do meio futebolístico e não age somente com o fanatismo cego deveria pelo o menos distantemente considerar), ambas as teses são sustentáveis no caso de ausência de provas.
    Eu, defendo A TESE de atos suspeitos naquele jogo estranhíssimo (o placar é o de menos, dada a maneira estranha como ocorreram os gols), porém, se alguém usa argumentos razoáveis pra que o resultado tenha sido normal, tudo bem.
    Ao passo das goleadas, a de 9×2 continua e continuará insuperável, além de 6×1, 6×0, 5×0, 5×1 etc a favor do Galo ao longo da história.

    Os mesmos “sentimentos” que rebaixaram um certo time em 2005 não fizeram o Cruzeiro Esporte Clube ser rebaixado em 1994, com uma manobra ridícula da CBF, rebaixando o Clube do Remo de Belém do Pará e deixando o time mineiro na primeira, mesmo tendo campanha inferior.
    Isso sim uma vergonha, ignorada descaradamente.

    Saudações Alvinegras!!!

  • André Corrêa disse:

    Essa história de convite pra entrar na Copa do Brasil me lembra um time por aí que entrou assim em 1996 e acabou campeão…

    #Vergonha

  • Luciana disse:

    Caro Sr. ET (que realmente deve viver em outro mundo mesmo),

    essa tese furada da venda do jogo 6×1 já foi há muito abandonada. Nenhum time vende jogo para perder de goleada. A verdade é que o histórico de goleadas está aí para provar o contrário.

    E não sei como é no seu planeta mas aqui os bancos são os principais financiadores dos candidatos. Ninguém vai desagradar a mina de ouro.

    Se não houvesse bons sentimentos no futebol um certo time não teria sido rebaixado em 2005. Existe esperança! 🙂

  • À ALIENADA: Em sua “lista” falta nominar 02 senadores (um eleito e o outro biônico), que com toda certeza, “seguraram a peteca” em 2011 não deixando um determinado clube radicado em MG, dono da eterna segunda torcida do estado, frequentar a série B 2012…

    – Não duvido de seu questionamento ao ironizar (sic) “… Quem sabe ele coloca o galo no mundial sem precisar vencer ou mesmo ir para libertadores?”, pois, no futebol tudo é possível, e isso já aconteceu em 2000 envolvendo o atual campeão da Libertadores – lembra-se? Só prá vc uma frase que já postei aqui, de autoria do grande Nelson Rodrigues: “Muitas vezes é a falta de caráter que decide uma partida. Não se faz literatura, POLÍTICA E FUTEBOL (grifo meu) com bons sentimentos…”.

  • Luciana disse:

    Cada time tem seu superstar não é mesmo? Aqui é o RGui, tão poderoso quanto o cara lá. Quem sabe ele coloca o galo no mundial sem precisar vencer ou mesmo ir para libertadores? 🙂

  • Paulo Henrique disse:

    Eu sei que o PT entrou no esquema da corrupção há anos. Acredito que Lula sempre soube do Mensalão. Sei que houve erros no governo. E não sou petista.

    Mas prestemos atenção no “estilo” da reportagem.

    Começa com o título “time de Lula”, dando a impressão que ele é um dos donos ou diretores. Discorre o texto sem apresentar nenhuma prova contundente. Nenhuma relação lógica.

    Só totalmente favorável que se puna os corruptos, seja do PT ou do PSDB. Mas essa imprensa de São Paulo dá uma preguiça….