Blog do Chico Maia

Acompanhe o Chico

Muitas explicações, mas a melhor de todas é a do Vanderlei

Ontem, depois da rodada, vi uma entrevista do Vanderlei Luxemburgo, que resume a situação dessa reta final do Brasileiro e a regularidade do Fluminense, que abriu seis pontos de vantagem:

“__Além de excelentes jogadores, o Fluminense joga junto há quase dois anos e isso pesa em  momentos como este; o Fred põe a bola para dentro, e o índice de acertos dele é impressionante, e o Deco voltou justamente agora, quando o time mais precisa dele.”

 

Falou e disse. Fred raramente desperdiça oportunidades, e seus gols são decisivos, como no clássico com o Flamengo, ontem.

Em campeonato por pontos corridos, todo jogo é decisão, e faltaram gols que dessem vitórias fundamentais ao Atlético, em jogos contra a Ponte Preta e Bahia, por exemplo, no Independência; ou contra o Atlético-GO, em Goiânia e por aí vai.

No caso do Cruzeiro; Borges é artilheiro, mas contra o Inter, além do pênalti, errou uma cabeçada, que poderia ser a da vitória.

Erros de arbitragem acontecem em todos os jogos e para ser campeão, qualquer time tem que superar também a este “adversário”.

O Santos também está reclamando do Nielson, pela expulsão do Neymar no empate com o Grêmio; é aquele mesmo que apitou o clássico da confusão no Independência, e desagradou a Atlético e Cruzeiro.

Ou seja: ficar reclamando de árbitros após todo jogo é jogar para a torcida, transferindo responsabilidades.

Este tipo de ação é da diretoria de cada clube junto ao comando da arbitragem da CBF, e todos os clubes vão lá pressionar.

No frigir dos ovos, o melhor elenco chega na frente.

Neste primeiro post da segunda-feira, destaco alguns comentários de leitores do blog.

O primeiro discorda de mim quando digo que os suplentes do Atlético são muito inferiores aos titulares.

É o Bernardo que pergunta:

“que time do Planeta tem suplentes do mesmo nível dos reversas?”.

Ora, ora, caro Bernard, do mesmo nível, não, mas que substituam à altura, de forma satisfatória, e isso, por exemplo, o Fluminense tem, para ficar apenas no Brasil.

Vejam a opinião completa do Bernardo e algumas outras, muito interessantes, inclusive uma cutucada cruzeirense muito engraça nos atleticanos, inclusive da imprensa:

“Chico,

que time do Planeta tem suplentes do mesmo nível dos reversas? O Barcelona tem outro Messi no banco? O Real tem outro Cristiano Ronaldo? O Kaká, na reserva do time mais rico do mundo, mesmo velho e “bichado”, fica doido para mudar de time para poder jogar.

Resumo: jogador bom, do mesmo nível dos titulares, não fica satisfeito no banco, para de jogar bola e vai embora para outro time, onde “reencontra” seu bom futebol. Exemplos recentes no Galo: Diego Souza, Daniel Carvalho e, recentemente, o Lima (cuja falta vamos sentir agora, com as expulsões de Rever e Leo Silva).

O banco do Galo está acima da média dos outros times do brasil sim. Serginho, Guilherme, Escudero, Carlos César e Richarlyson seriam titulares, talvez absolutos, em grandes clubes do Brasil. Assim como agora são os nossos ex-reservas Werley, Lima e André. E ainda temos o eterno reserva e carta na manga Neto Berola, pois só aguenta um tempo, pq corre demais.

E contra a Lusa o Galo teve quase todo time titular, nas posições chave (Bernard, Ronaldinho, Jô, Pierre, Victor, jogadores insubstituíveis).

Estava lá no Canindé e vi de perto a causa: o Time está cansado. O Bernard quase morreu no fim do jogo, sempre exausto, com as mãos na costela e bebendo água. O Pierre se machucou, algo raro. A Zaga não tinha pique para acompanhar os atacantes da Lusa, descansada sem jogo no meio da semana, e cometeu erros bobos, desde o início, frutos de exaustão física e mental. A expulsão do Leo Silva, que definiu o jogo, aconteceu pq ninguém conseguiu correr junto com o atacante da Lusa, e ele teve que parar o cara. O Ronaldinho se poupava, sempre na banheira, e se limitou a lançar bolas (mesmo assim, algumas incríveis, o cara é foda mesmo). O único que correu normalmente foi o Jô, pq teve seus 15 dias de descanso, voltava para marcar e ajudou a Zaga em momentos importantes.

Acho que agora o Galo melhora, pois fica uma semana parado e joga muitas em casa neste mês. Basta o psicológico dos caras não ter ficado abalado com a queda de rendimento.”

Bernardo

—————————–

“Hoje estava torcendo para o Flamengo fazer aquele gol de penalti, quando perdeu eu fiquei com raiva depois lembrei que o próprio Atlético tinha perdido para o Flamengo e empatado com a Portuguesa ai fiquei calmo. Não adianta torcer contra se o time não faz o seu papel.”

Vicente Paulo

——————————

“Não acho o Cuca fraco, penso que assim como nós, ele se traiu pela avalição do plantel, agora o meu temor é estar acontecendo uma dispersão entre os jogadores e o Cuca não ter a capacidade de reagrupar.”

Raws

—————————————————————————————–

“Que gol do Fred, hein?
Jogador que se contunde muito mas não some em jogo grande.”

Frederico Dantas

——————————————————————-

“Como diz o próprio Caixa:

“Eu tô achando que eles não vão  aguentaaaaaaaaaaarrrrrrrrrrrr” !!!!!! rsrs”

Clayton Batista Coelho (“Claytinho – Só Boleiro do Nova Vista)


» Comentar

Comentários:
32
  • Sou radical quando se trata da segunda equipe das alterosas: sempre torço por derrotas, independente se vai ou não “auxiliar” o eterno maior clube de futebol mineiro de todos os tempos (o Galo, é óbvio!).

    – Extremamente e eternamente anti-celeste… e como isso é excelente! rsrsrs…

  • Dudu GALOMAIO BH disse:

    caio,
    pra “meter 6 bambuzada” tem que estar disposto a pagar muita grana… rs

  • Clayton - Só Boleiro do Nova Vista/BH disse:

    Prezado Dirceu Lençóis Paulista,

    Também agradeço pelos elogios a este Blog, do qual sou participante quase desde a fundação, que para nós já é meio que um espaço democrático.

    A gente zoa, é zoado. Informa, é informado. Provoca, é provocado. Mas sempre dentro dos limites do respeito mútuo.

    Claro, vez ou outra aparece um “cabeça cozida” ( como diz o dono do Blog… rs ) e acaba destoando da postura educada e respeitosa da maioria dos participantes. Mas este, acaba perdendo a graça por não ver “ecoar” seus alardes e depois some. Alguns ainda insistem, mas os próprios já são manjados e sabem disso.

    No mais, um forte abraço e participe sempre conosco aqui no Blog !

  • Raws disse:

    Dirceu, bom dia!
    Agradecemos seus elogios, as baixarias infelizmente ocorrem em quase todos os sites, no caso do blog do Chico, além dos méritos do mesmo em comandar o alto nível, penso que os leitores em sua maioria além de se respeitarem, não ficam retrucando os raros e possíveis mal educados que postam comentários. Abraços.

  • Dirceu Lençóis Paulista disse:

    Caros torcedores mineiros, quero registrar como é agradável ler comentários neste blog. De forma sadia torcedores rivais de MG se encontram aqui e debatem em alto nível, sem baixarias, preservando o bom português (como é de praxe do povo mineiro), deixando de lado o “internetês” comum nos grandes sites de esportes. Este blog reúne um seleto grupo de torcedores fanáticos por seus times, mas que primam pelo respeito ao próximo. Parabéns a todos!

  • ANDRÉ SS: Mas o que mais se lê comprova justamente o contrário de suas palavras: o Galo é o clube mineiro (o único “mineiro, por sinal) mais “secado” pelos frequentadores deste blog, e isso prá mim é absolutamente normal, afinal, ambos os clubes são adversários tradicionais, e suas respectivas torcidas comportam-se assim… rivalidade sadia é democracia!

    – Ademais torcerei sempre pelas derrotas celestes, e isso é muito bom e indispensável…

  • caio disse:

    Junior Gam se quizer ser campeão é sair na frente, não é ficar precisando de derrotas dos concorrentes, faz igual o CRUZEIRO pra fugir da segunda mete seis BAMBUZADA.

  • André SS disse:

    Marcão, mas o Cruzeiro está pior colocado. Não está na briga com o Atlético.

    O absurdo maior é o atleticano se preocupando com o Cruzeiro e soltando foguetes para as derrotas do time azul.

  • Admito que nunca fui fã do Wanderley Luxemburgo, porém, essas suas palavras soam com humildade, valorização e respeito ao adversário, o que faz dele um técnico vencedor.

    – Essa artimanha de reclamar, empurrar os erros para a arbitragem, jogar a torcida contra a diretoria e vice-versa, como certos técnicos que existem por aí (em MG temos 2 só na divisão de elite!) , soam a incompetência e falta de profissionalismo! Chega de palhaçada, de desculpas esfarrapadas e de …, bem, deixa prá lá!

  • Clayton - Só Boleiro do Nova Vista/BH disse:

    Caro Eduardo BH, bão ??

    Tá de pé sim, claro !! ( As duas primeiras… rs )

    Só reiterando que isso vale só pros participantes assíduos aqui do Blog !! rs

    Abraços

  • Junior Gam disse:

    Caio, campeonato por pontos corridos é assim, meu chapa, por exemplo no sábado torceremos para o cruzeiro pelo menos empatar com o Gremio no Sul, mas, confesso pra você que acho que o Gremio vai “sentar o bambú” neste time horrivel do Cruzeiro.

  • sergio disse:

    Não se pode deixar de analisar que o time do Fluminense foi campeão da Copa do Brasil, vice da Libertadores, escapou deum rebaixamento em2009, vem dando surra nos outros times do Rio no Carioca, foi campeão brasileiro, a Globo tem ajudado, etc. Pegou a tal veia de campeão que venho falando. Coisa que o Atlético não consegue nem com trabalho de macumba. Haja cabeça de buro. Um abraço.

  • caio disse:

    Na quarta-feira atleticanos torce para o FLAMENGO perder. No domingo torce para ganhar, vai entender.

  • Márcio Luiz disse:

    O GALO vai ser campeão com 74 pontos. Vai vencer as seis que faltam em casa e beliscar uma fora.

    Esse “2 de dezembro” promete.

  • EDUARDO BH disse:

    Clayton !!!
    incorrigível gozador azul, ainda esta de pé as cervejas de graça para os atleticanos, em caso de título no final do ano ???
    Sds atletivcanas.

  • Clayton - Só Boleiro do Nova Vista/BH disse:

    É Paulo Henrique…

    Estamos sentindo na pele esse negócio de ter que ficar secando… rs

    Abraços

  • Paulo Henrique disse:

    O Galo está nos matando de raiva. Caiu demais! Acho que uma troca no comando melhoraria o astral. R49 ao fim do primeiro tempo disse: “estamos fazendo o que o treinador mandou”.

    Em termos de pontos, há muita chance de título. O problema é o futebol. Se não melhorar, contentaremos com sulamericana mais uma vez.

    A brincadeira do Clayton foi ótima! Exemplo de rivalidade sadia.

    Porém uma coisa os amigos cruzeirenses têm que admitir. Eles nos chamavam de “torcida arco-íris”, devido à nossa empolgação com conquistas do Estudiantes, Borussia, Paysandu (isso mesmo, Payssandu de Belém).

    Mas agora, têm que se contentar em torcer para Fluminense e Grêmio, já que seu time atual é medíocre, as finanças vão mal, contrataram barcas e o cenário futuro é medonho.

    Cruzeirense é o novo torcedor arco-íris de Minas.

  • Clayton - Só Boleiro do Nova Vista/BH disse:

    Caros amigos Cruzeirenses,

    Vai aí um alerta importante…

    Ultimamente tenho observado a Diretoria, alguns jogadores e alguns Torcedores do Cruzeiro, embarcando nessa de só culpar a arbitragem. Não vamos embarcar nessa, por favor !!!

    Esse negócio de “mi…mi…mi…” ( Como sempre diz o Luiz ), é coisa mais de Atleticano.

    Erros da arbitragem vão sempre existir. Seja a favor ou contra o nosso time. E não devemos simplesmente transferir para a arbitragem a responsabilidade dos erros cometidos pelo nosso próprio Clube.

    O Cruzeiro já foi prejudicado, sim. Mas da mesma forma também já foi beneficiado.

    O negócio é gerir o Futebol do Clube com responsabilidade. Fazer time competitivo. Investir de verdade na Base. Pois, chora menos quem pode mais. E, quando se tem um bom time, mesmo com os possíveis erros de arbitragem, a gente sabe do potencial que o time tem e que, se não conquistar algum título, é porque naquele campeonato havia time superior ao nosso.

    Então, embarcar nessa de “choradeira” contra arbitragem, contra possíveis armações da CBF, contra possíveis interesses da Globo, contra o eixo Rio-Sampa; vcs sabem muito bem com quem mais combina né ??

    Se formos entrar nessa, muito provavelmente estaremos fadados a somente participar do Brasileirão, da Copa do Brasil e de uma ou outra LIBERTADORES de vez em quando…

    O negócio, é cobrar desse nosso projeto de Presidente que ponha ordem na casa e que saiba fazer um time de verdade !!!

    #ficadica

  • Acredito muito, ainda, na reação e capacidade do time de voltar a ter a Raça e técnica que tornaram o time líder e, por conseqüência, apontado como “candidato” ao título…para tal, basta, apenas, tornar a ter o compromisso com os 3 pontos, seja onde for, controlar os nervos e ACREDITAR!
    Cabe a nós, torcedores/apoiadores, influenciarmos como estávamos durante o período de fartas vitórias. Sempre colocamos a torcida do nosso maior adversário com sendo uma torcida que só apoia nas vitórias. Estamos, historicamente, ligados ao time em momentos tenebrosos, lutando contra uma força negativa,e ainda assim sendo uma TORCIDA que, independentemente do MOMENTO, VIBRAMOS… e com muita ALEGRIA nas VITÓRIAS!
    Esta é a HORA de mostrarmos que sabemos apoiar neste momento que o time precisa de nossa FORÇA!
    Um título não se adquire! Se CRIA, se CONQUISTA, com várias VITÓRIAS!!!!
    VAMOS GALO! Com muita RAÇA e ORGULHO PRA VENCER!!!!

  • Uai, André, Cruzeirense nenhum solta foguete com as derrotas do maior de MG? Essa eu não entendi…

  • Paulo disse:

    No ano passado, segundo o proprio AK, faltou MOBILIZAÇAO após o jogo contra o Botafogo. No jogo seguinte, deu o que deu. Até a 37a rodada, o time estava “voando”, inclusive fazendo campanha (após a chegada do Cuca) de time campeão. Logo, falarei o que muitos atleticanos pensam:

    a) Bastou uma semana nefasta, estranha, muitíssimo mal-explicada, esquisita e um amontoado de gente (nao posso chama-los de “jogadores”) foi goleado por “só” 6 a 1.

    b) Protagonistas (ou antangonistas?): Vejam a escalação da 38a rodada do ano passado, e o grupo atual, e tirem as próprias conclusões…

    c) Expulsões estúpidas, desinteresse, jogador custando a voltar ao grupo para não completar 6 jogos e inviabilizar sua venda…

    d) Time jogando como “pequeno” contra o Flamengo e Náutico…

    Já vi este roteiro!

    Kalil, ABRE O OLHO: o grupo é bom (tecnicamente), os jogadores têm nível de seleção, mas sáo “profissionais” (eufemismo para: são movidos a DINHEIRO). Reveja a premiação, o “bicho”, eventual pendência financeira com os jogadores, que o time volta a “voar” já a partir de sábado.

    Esse grupo atleticano, na minha modesta opinião, é capaz de emendar um título do Brasileiro, Libertadores e até Mundial, OU, bisonhamente, deixar o clube terminar em 6º, 7º lugar no campeonato. É 150% movido a money, grana, bufunfa.

    Como náo dá para “trocar o pneu com o carro andando”, renegocie as bases para garantir pelo menos a Libertadores e REVEJA este grupo (qualidade tem que “andar” com caráter, com respeito à torcida, à cidade e ao estado).

    De repente, com o título (ou vaga para a Liberta), algum incauto ainda queira comprá-los.

    E aos coirmãos: não tenham dúvidas de que o Celso Roth, por pior que seja, não justifica uma campanha de 6 jogos sem vitórias. O grupo de jogadores de vocês sofre do mesmo “mal” de excesso de “profissionalismo”. Basta lembrar a cartinha que circulou no primeiro semestre do ano sobre atraso de salário, desestabilizando todo o grupo.

  • Dudu GALOMAIO BH disse:

    Não sei o porquê de tanto barulho.
    Um time que perde pontos pra adversários como Bahia, Atlético-GO, Náutico, cruzeiro, etc… não pode mesmo querer ser campeão.

  • André disse:

    Sabe Audisio, é justamente o contrário. Os atleticanos continuam soltando foguetes quando o Cruzeiro perde. Enquanto isso o torcedor do fluminense solta foguetes para o Fluminense. Isto sim é pensar alto, pensar como campeão.

  • Alexandre Luiz disse:

    Eu não consigo acreditar que o Atlético fez isso com a torcida novamente! Todos sabem quando perdemos o campeonato. Foi naquela falta contra o Guilherme (CAM X CRU); naquela bola boba perdida pelo Guilherme (CAM x Ponte); naquele chute horroroso do Guilherme (CAM X Grêmio). Peraí! Não acredito que perdemos Campeonato Brasileiro por causa de Guilherme!

  • Clayton - Só Boleiro do Nova Vista/BH disse:

    Graaaande Rodrigo Assis, belê ??

    “Fato Novo”, da resultado mesmo só na Política…

    Abraços e boa semana !

  • EDUARDO BH disse:

    Sem dúvida, que a melhor explicação para a queda do Galo, reside na falta de um bom plantel. Ficar torcendo para que aconteça com os adversarios diretos, o mesmo infortuno atleticano ocorrido no mes de setembro, é muito pouco para grandes ambições. Perder jogador nesta fase era completamente previssível. Faltou planejamento nas contratações ou dinheiro para tal. Com a palavra a diretoria para esclarecer melhor.
    Poderia acreditar no título, se tivessemos um técnico capaz de extrair mais da equipe atual. Aquele algo mais, que se espera de um vencedor.
    Mas, o que parece é que resta ao Cuca tentar segurar as “toalhas”que boa parte da torida tá jogando.

  • audisio disse:

    Estamos torcendo pelo Cruzeiro para que faça a sua parte e pelo menos empate com o Grêmio. “Para o bem do futebol mineiro”. Hehehehehehehehehehe!
    Enquanto os cruzeirenses gastam suas forças secando o Galo, não estão percebendo o seu prórpio time despencando para a zona perigosa! Acho bom voltarem seu foco para se livrarem do rebaixamento visto estrem somente 9 pontos da Z4 faltando ainda onze rodadas.

  • audisio disse:

    Valeu Chico,
    Abraço recebido por intermédio do colega Moisés que você encontrou no fim de semana!
    Quanto ao futebol, acredito mais no Galo quando todo mundo acha que não dá! Acredito mais quando o time está fantasiado de cavalo paraguaio.
    Acho desse ano não passa.
    O fluminense ainda tem pela frente o Bahia em Salvador, Palmeiras em São Paulo, Atlético em Minas, Grêmio no Rio, Vasco em São Januário e Botafogo em clássico local. Acho quase impossível não tropeçar em pelo menos três destes jogos! É só esperar a confiança voltar e matar o Figueirense, pegar o Inter desfalcado e ganhar do Sport. O Campeonato está na mão!
    Quanto ao Cruzeiro precisa chegar aos 44 pontos urgentemente, não deve deixar para a última hora pensando que irá golear o Galo com mando total do Galo. Seria arriscar demais!

  • Rodrigo Assis disse:

    Ainda dá pra buscar este título

    Ta na hora do Cuca criar o tão famoso “FATO NOVO” pra motivar essa rapazeada

  • Marconi disse:

    Concordo com vc chico , em 2003 o cruzeiro foi mmuito prejudicado por arbitragens pois queriam o santos de Diego e Robinho campeão , mas como tinha um super elenco ganhou de tudo e de todos!

  • Emilio Figueiredo disse:

    O bom comentario do Bernardo mostra nitidamente uma coisa: acabou o gás!

  • Julio Cesar disse:

    Bom dia Chico ! Acompanhei a expectativa dos Atleticanos (assim como eu) desde o inicio do ano pelo blog dos torecedores no site da Globo. Primeiro era fazer 45 ptos pra fugir da degola, principalmente apos mais uma desclassificação na Copa do Brasil; empate em casa com Bahia. Então, o time ganhou Ronaldinho (que fez toda diferença). Assim, sulamericana passou a ser certa, Libertadores possivel e apos campanha espetacular, o titulo de campeão tambem passou a ser possivel. Agora o time depende dos tropeços dos concorrentes mas, o problema maior é o proprio Atletico, que caiu assustadoramente de produção. O primeiro tempo contra a Portuguesa, assim como o jogo contra o Nautico, time irreconhecivel !! Concordo com a tese do cansaço mas, mas Bernard por exemplo, apanha demais e é muito franzino. Porque idade pra ficar cansado (so de correr) ele não tem. Outro fator pra queda: insisto que Cuca não soube vencer jogos fora de casa, principalmente usando do velho , bom e fundamental contra ataque. E por ultimo concordo com voce sobre a qualidade das peças de reposição, embora penso que falte disposição e o exemplo mais absurdo é o Guilherme.

    – Belo Horizonte