Blog do Chico Maia

Acompanhe o Chico

A reação do Ronaldinho Gaúcho após o primeiro gol e a sintonia alvinegra

Acabei de receber a coluna do Juliano Paiva, editor do portal Dom Total.

Repasso aos senhores: 

* “Ronaldinho Gaúcho, o atleticano” 

Ronaldinho Gaúcho fez de tudo um pouco na goleada diante do Figueirense. Contudo, o que mais chamou atenção foi sua reação após o primeiro gol. Ele se ajoelhou no gramado e chorou. O time inteiro correu até ele para abraçá-lo! Todos estavam visivelmente emocionados. Ninguém entendeu nada.

Somente no intervalo, torcida e imprensa ficaram sabendo que o padrasto do meia atacante havia falecido.

O fato de ter entrado em campo, mesmo após sofrer uma grande perda pessoal, nada tem a ver com profissionalismo. Ronaldinho, e nenhuma outra pessoa, seja um advogado, um engenheiro ou um servente, não deixaria de ser profissional por “faltar” ao trabalho após um membro da família falecer.

O que Ronaldinho Gaúcho fez foi demonstrar um grande carinho pelo Atlético, em especial sua torcida. Ele sabia da importância do jogo. Sabia que um tropeço neste momento significaria o adeus definitivo ao sonho do bicampeonato atleticano.

E é ele, Ronaldinho Gaúcho, quem pode desequilibrar, mas do que qualquer outro, neste Atlético 2012.

Foi bacana também não ter sido feito um estardalhaço com o episódio. A morte poderia ter sido anunciada antes. Ficaria então a dúvida. Ronaldinho joga ou não? Tanto ele quanto o Atlético foram discretos.

Se decidisse não jogar, o anúncio provavelmente seria feito na hora do jogo. Não haveria “novela”. Isso também foi um sinal de respeito ao padrasto. O fato, triste, não foi usado de maneira inadequada. Isso, sim, pode-se dizer que é profissionalismo.

“O Fluminense vai perder, mas o Galo não vai ganhar”

A frase acima bem que poderia ser de um cruzeirense, que atualmente está torcendo mais contra o Atlético do que pelo Cruzeiro. Mas não! A profecia foi anunciada por um atleticano fanático, daqueles que se emocionam ao lembrar momentos marcantes da história do Galo.

O autor da frase é José Maria de Carvalho, 68 anos. Eu o conheci na academia que frequento, perto da minha residência, onde vou duas, três vezes por semana.

É um torcedor comum entre tantos milhões que há “muito tempo não era tão feliz como neste ano”. Palavras dele. Quando perguntado se viu o Atlético ser campeão em 1971, responde orgulhoso: “Se eu vi? Eu estava no Maracanã no jogo do título”.

Tive essa conversa com José Maria na semana passada, antes da goleada sobre o Figueirense. Na opinião dele, o Fluminense vai perder pontos em alguns jogos. É certo! Mas o título Alvinegro não virá devido ao próprio Atlético que não fará sua parte.

Perguntei em quais jogos isso deve acontecer. A rodada desta quarta é um bom exemplo. O Fluminense tem boas chances de “não vencer” o Bahia, em Salvador. Mas o Galo também não derrubará o Internacional, em Porto Alegre. “Infelizmente, isso é o mais provável”, profetiza.

A desconfiança de José Maria é a mesma de grande parte da torcida. E procede. Basta lembrar o que aconteceu na 25ª rodada. O Flu perdeu para o lanterna Atlético-GO, em casa, mas o Galo foi derrotado pelo Náutico, nos Aflitos, em Recife. Uma simples vitória devolveria a liderança ao Atlético.

Desde então, o Fluminense não só se manteve na liderança como aumentou a diferença para o segundo colocado para seis pontos.

Cruzeiro

O Cruzeiro fez o que era possível no jogo contra o Grêmio, no estádio Olímpico. Perdeu de pouco. Se não fosse o goleiro Fábio, a Raposa teria sofrido uma goleada histórica. Agora é juntar os cacos e mirar a Portuguesa que está na cola justamente do time azul.

O time mineiro não vai lutar contra o rebaixamento, mas também deu o seu adeus à Copa Libertadores 2013. São 14 pontos de diferença para o Vasco.

Libertadores

Vasco e São Paulo fazem um dos jogos mais aguardados da 29ª rodada. O clássico, que já foi final de Campeonato Brasileiro, em 1989, pode colocar o time carioca a sete pontos do 5º colocado, que não por acaso é o Tricolor paulista.

O Vasco, então, se preocuparia em alcançar o Grêmio, uma vez que a possibilidade de o G4 virar G3 é muito boa. Por outro lado, o São Paulo pode diminuir para apenas um ponto a distancia para a zona de classificação da Copa Libertadores e esquentar um campeonato que corre sério risco de esfriar muito antes do seu final.

Os quase rebaixados

Os quatro últimos colocados do Campeonato Brasileiro foram derrotados na 28ª rodada. Pior para Atlético-GO e Figueirense, praticamente rebaixados. Palmeiras e Sport ainda suspiram, sonham com a possibilidade matemática de permanecer na elite.

O Verdão, porém, terá a chance de segurar um adversário direto na luta contra a Série B nesta quarta. Palmeiras e Coritiba duelam em São Paulo. Será certamente o jogo mais importante do ano para ambos. Mais inclusive do que a final da Copa do Brasil protagonizada por eles.

Se perder, o Alviverde paulista pode ficar a nove pontos de deixar o Z4. Ou seja, se juntaria a Dragão e Figueira no grupo dos “moribundos”. Caso vença, diminui para três a distancia do primeiro time fora da zona de rebaixamento, justamente o Coxa. É outra decisão!

—————————————

 *Juliano Paiva é jornalista formado na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Atualmente editor do Dom Total, Paiva trabalhou nos jornais O Tempo, Hoje em Dia e no extinto Diário da Tarde, tradicional periódico de Belo horizonte fechado pelos Associados Minas em julho de 2007. No DT, começou como repórter da editoria Cidades, mas, na época do fechamento do jornal, fazia cobertura esportiva. Também foi responsável pela cobertura de jogos do Campeonato Brasileiro para a Folha de São Paulo no segundo semestre de 2007

* http://www.domtotal.com/colunas/detalhes.php?artId=3115


» Comentar

Comentários:
24
  • MARCOS SILVA: Se (sic) “… Nem Freud explica!” uma “pequena” dívida de centenas de milhões de reais, humildemente tentarei explicar-lhe: essa centena de milhões de reais estão bem abaixo do valor pecuniário do patrimônio do CAM, e dizem os especialistas, que metade do Diamond Mall paga essa dívida, e o restante equivale ao Independência, quiçá o Mineirão, vulgo “Lagrimão celeste”. Espero ter sanado suas dúvidas!

    – Sim, são dramáticos… e como são! hehe…

  • Marcos 2012 disse:

    Cruzeirenses clamando por Alex, jogador de 36 anos de idade…
    Isso é inveja do Atlético ou o quê?

  • Alexandre Paiva disse:

    Stefano,

    Parabéns pelo seu comentário. Preciso. Independe totalmente de qual torcida é. É muita bobagem!

    Frase de um amigo meu: “No final, a bobagem vai vencer”.

  • Marcos Silva disse:

    Marcão, engraçado isso não é mesmo? Ele tem tudo isso que você disse além de uma dívida de centenas de milhões de reais. Nem Freud explica!

  • Paulo Henrique disse:

    Acho que o Alex deveria vir para o Galo.

    Ronaldinho está precisando de um reserva.

    Pelo menos ele é melhor que Escudero e Guilherme.

    Vai receber bem e em dia!

  • Paulo Henrique disse:

    Stefano,

    parabéns pelo comentário! Tirou as palavras da minha boca. Senti isso também quando vi a torcida do Galo na Praça 7 pedindo auditoria na gestão Ziza.

    O problema é de atleticanos, cruzeirenses, enfim, todos os brasileiros alienados.

  • Junior Gam disse:

    O Atletico Mineiro ou Galo (como quer os mais fanáticos e não realistas) está com problemas com zagueiros e pode ficar com dificuldades nesta posição até o final do campeonato:
    http://www.mg.superesportes.com.br/app/noticias/futebol/atletico-mg/2012/10/06/noticia_atletico_mg,231080/rever-volta-a-sentir-dores-no-pubis.shtml

  • MARCOS SILVA, dessa vez vc acertou em cheio: o CAM realmente tem “minas de ouro”, como Diamond Mall, Cidade do Galo (o melhor CT do Brasil e um dos melhores do mundo, à nível europeu!) e outros patrimônios incalculáveis que no momento não há necessidade de nominar, além da eterna fidelidade da maior torcida do estado, que vive batendo seus próprios recordes, àquela que paga (sic) “a segunda maior folha de pagamentos do futebol brasileiro”. Esse é o Galo, meu caro!

    – Os dramáticos mais que merecem… hehe…

  • Alisson Sol disse:

    E não tem jeito Stefano: são autênticas viúvas de marido vivo. Tivesse como o sujeito se candidatar a vereador em BH, estava eleito. Um absurdo.

    Em verdade, eu sou otimista em relação ao futuro, pois estas pessoas que estavam lá se manifestando pela volta do Alex não são hoje cirurgiões, engenheiros, advogados ou simplesmente alguém que “preze seu tempo”. Preocupado eu estaria era se a notícia fosse: “cirurgiões abandonam mesas de operação para se manifestarem pela volta de Alex” ou “promotor abandona julgamento para ir a passeata“. Aí sim, nosso futuro estaria comprometido…

  • flavio disse:

    e outra , torcedor que chama o GALO de atletico minero . é duro hein !!!

  • flavio disse:

    Chico sinto muito mas isso nao é uma profecia , e sim um mau agouro!!!!

    Credo …. por mais que ele entenda de futebol ele tem que torcer !!!

    isso tb p esse comentário do junior ai !!! tem torcedor que eu prefiro que nao torça !!!

  • Marcos Silva disse:

    Engraçada é a justiça torta que muitos daqui almejam.

    O desejo de justiça chega a ser considerado como uma perseguição contra o Galo. Aí aparece gente para falar de senador, disso e daquilo.

    Todo mundo tem as suas bocas. Mas alguns tem bocões, minas de ouro e a segunda maior folha de pagamentos do futebol brasileiro.

  • Stefano Venuto Barbosa disse:

    Chico Maia, eu não acreditei quando vi na TV, centenas de torcedores na Praça 7 pedindo a volta de Alex. pensei que estavam ali pedindo pelo fim das filas nos hospitais, melhores escolas, educação, cultura, moradia, transporte. Não porque foi a torcida do cruzeiro, isso é de uma imbecilidade, o pior foi ver que são na maioria jovens, estudantes, o que prova que o futuro é um lugar muito longe nesse nosso país.

  • Ricardo Lemos disse:

    Achei interessante uma atitude do Cuca no jogo contra o Figueira: colocou o Richarlysson para já ir fazendo as vezes de zagueiro.

    Ele joga melhor ali do que como lateral e certamente seria o zagueiro reserva nos próximos jogos porque o Réver não teria como escapar de uma punição pesada. Só o zagueiro do Flamengo é que conseguiria (acho que só deram os 2 jogos para o urubu recorrer).

    E concordo também com o que disse o Márcio: pegou baba, tem que massacrar mesmo. Campeonato disputado como este, saldo de gols pode fazer toda a diferença. Teve a oportunidade não pode ter dó não.

    Só acho que do jeito que as coisas vão, a maior goleada do campeonato pode acontecer na última rodada, quando jogaremos em casa também…

  • Ricardo Lemos disse:

    Resolvi esperar os comédias aparecerem para falar que R49 só faz gol de pênalti, que só joga contra time pequeno, que joga 1 jogo e some 5, que só isto, que só aquilo… Este pessoal é bem engraçado.

    O Galo parece ter perdido a oportunidade de ser campeão neste ano que tinha Ronaldinho no seu time, mas no futebol tudo pode acontecer. Continuo achando que não vão deixar um time de fora do “eixo” ser campeão nestes anos de Copa do Mundo, mas quem sabe não estou errado? Só que os jogos do Flu têm mostrado cada vez mais que eu tenho razão.

  • Rodrigo Assis disse:

    Ta amarrado esse Senhor José Maria ai, isso é chato, o próprio atléticano fica agourando o time, pessimista ao extremo, fica torcendo contra só pra dizer que já sabia…..

    Eu acredito e muito, ainda dá, se ano passado que a corda tava no pescoço eu tava confiante, não vou estar agora que sou 2º?

    Bica eles

  • Johnny disse:

    Ô Junior, o Rever pegou 4 jogos, e a pena pode ser diminuida. Pára de falar mentiras, rapaz.

  • André Corrêa disse:

    Chico, eu vou destoar do assunto só pra mostrar um vídeo interessante:

    há tempos eu digo pra minha família e amigos que o Carlos César é um lateral muito bom de bola, um achado! O gol de sábado passado (golaço, por sinal) me fez lembrar desse vídeo aqui. Olha só o que o camarada apronta com o Neymar!

    Esse aí eu não vi a Globo mostrar…

    http://www.youtube.com/watch?NR=1&v=H8eNOEZMkQw&feature=endscreen

  • Junior disse:

    O Atletico Mineiro não tem mais zagueiros reservas para a disputa dos dez jogos restantes do brasileirão: Rever ponde não jogar mais este ano. Belo Planejamento deste clube.

  • Junior disse:

    Em 2012 o Atletico Mineiro deixou escapar contra adversarios fraquissimos a melhor oportunidade de conquista de titulo nacional que se tem conhecimento. Uma Pena, pois oportunidades como essa são raras.

  • Dudu GALOMAIO BH disse:

    Depois de um intervalo, pra minha felicidade voltei ao novo Independência justamente no dia em que Ronaldinho resolveu dar um show com o manto alvinegro.
    EU só tinha ido contra o Corínthians na 2ª rodada. Desta vez resolvi abrir mão do conforto da TV a cabo e do sofá de casa e não me arrependi.

    Fantástico o “dentuço”. Fantástica a torcida do Galo. Fantástico também, infelizmente, o Diego Cavalieri que mais uma vez salvou o Florminense de um tropeço. O time tricolor do Rio está “kgado”. Toma sufoco, mas vence, seja com um golzinho solitário, ajuda do juiz (constante) ou os milagres do ex-goleiro do Palmeiras (que inexplicavelmente, ou melhor, muito EXPLICAVELMENTE não é convocado pra seleção).

    Saí do Independência feliz com o que vi, acho que nós torcedores mineiros de forma geral há muitos e muitos anos não tínhamos a chance de presenciar in loco um jogador com uma produtividade tão grande em um único jogo e com lances magistrais, longe da mesmice dos jogadores mecanizados.

    Um jogo para entrar na memória do futebol mineiro, não pelo resultado a favor do Galo que nem é tão raro assim, mas sim pelas obras-de-arte que o inspirado Gaúcho nos presenteou.

  • Márcio Luiz disse:

    O GALO fez o que TIME GRANDE tem de fazer: contra adversário ruim, pisoteia, arregaça mesmo e impõe A MAIOR GOLEADA DO CAMPEONATO. Recorde que deverá ser batido contra o Sport; tem caixa pra 7 ou mais.

    O jogo no sul é osso, é contra time que já foi “campeão de tudo” mas o Galo terá uma “senhor reforço”, o “centroavante” Fernandão.

    Quanto às marias, a última vez que venceram umazinha o Pirulito ainda era na Savassi e o Waldir Barbosa usava franjinha a la Beatles.

  • E, em se tratando de números de aproveitamento, como fica o confronto do GALO vs Flu, que têm, respectivamente, Craque vs Artilheiro?
    Se o Flu tem o Artilheiro Fred com 14 gols e fazendo a diferença nos resultados, o GALO tem o Craque R49 com 7 gols e 10 assistências (poderiam ser mais, porém, os atacantes não aproveitam com a mesma frequência)…
    Em um jogo o Artilheiro pode resolver com o gol da vitória, porém, o Craque pode, além de fazer gols, dar assistências múltiplas. Companheiros para trabalhar os dois possuem.
    No Brasileirão, onde a diferença do campeão pra os concorrentes é decidida em detalhes, este pode ser o diferencial para cada postulante!
    Quem tiver mais eficácia, objetividade e for mais competente poderá levantar o caneco. Sem desprezar os demais concorrentes, estamos lidando com o futebol, onde tudo pode acontecer…
    Eu, GALO DOIDO, sou mais o Craque!
    GALO SEMPRE!!!!!

  • Clayton - Só Boleiro do Nova Vista/BH disse:

    É grande Chico…

    O Cruzeiro já vem “juntando os cacos” desde o segundo semestre de 2011… A coisa tá feia !

    Eu sempre achei que o Cruzeiro esse ano iria brigar novamente para não cair. Queria que o time queimasse minha língua e me provasse que mais uma vez eu estava errado. Mas acho que não errei. Até o final do Campeonato será esse “Deus nos acuda” !

    Erros somados a mais erros, só podia dar nisso que tá aí mesmo.

    Eu achava antes que o Celso Roth vinha tirando leite de pedra e era o menos culpado. Depois passei a ver que ele tem culpa também sim. Mas na minha opinião, o principal culpado mesmo, é o Dr. Gilvan.