Blog do Chico Maia

Acompanhe o Chico

A semana em que o mundo para, de olho no Brasil

De sexta-feira até ontem as seleções que disputarão a Copa a partir desta quinta fizeram amistosos em várias partes do mundo. Raramente jogadores se empenham muito em partidas não oficiais e quando se trata de véspera de um Mundial aí que têm mais cautela ainda. Principalmente com tantos cortes de última hora que estamos assistindo. Partidas que não servem para nenhuma conclusão em relação aos enfrentamentos oficiais. Por exemplo, a França goleou a Jamaica ontem por 8 a 0; os reservas da Itália golearam o Fluminense em Volta Redonda, numa chuva de gol em ritmo de treino; Portugal sem Cristiano Ronaldo venceu o México por 1 a 0, com muita dificuldade, mas e daí?

Na história das Copas, de 1950 para cá as seleções apontadas como favoritas eram sempre as mesmas: Brasil, Argentina, Alemanha e Itália. Em 1998 a França entrou neste seleto grupo e em 2010 a Espanha. Dessas, só a francesa não chega entre as favoritas, mas corre por fora, junto com a Holanda.

Também em todo mundial a imprensa aponta a provável “surpresa”. Em 2006 vi companheiros apostando que a República Tcheca seria a grande novidade, com chances reais de chegar à final. Saiu na primeira fase.

Este ano a bola da vez é a Bélgica. Tem gente boa demais apostando nela. Veremos até onde irá. Há quem diga que a Inglaterra e Portugal podem ir longe. Pela ordem, acredito que o campeão sairá de Brasil, Argentina, Alemanha, Espanha ou Itália. Como maior perigo ao favoritismo brasileiro entendo que os argentinos vêm com vontade especial, por razões óbvias, além dos excelentes jogadores.

copa-Fifa

Brasil e Alemanha são as seleções cujos críticos enxergam menos pontos fracos. Da Argentina fala-se que a defesa é fraca e que continua não tendo um goleiro à altura. O técnico Sabella também achava isso, tanto que vem fazendo muitos testes e há cinco jogos o time não toma gols. Da Espanha diz-se que o time “envelheceu” e não apresenta mais nenhuma variação tática que surpreenda.

A Itália é a incógnita de sempre, que chega indefinida, desacreditada, muitas vezes batendo boca entre eles e com a imprensa, mas acaba chegando. Em 1982 eliminou que seleção que já era apontada como campeã desde os primeiros jogos da Copa; o inesquecível time de Zico e Cia. comandado por Telê Santana; em 2006 foi campeã em cima da favorita França, de Zidane.

Seria ótimo ver mais uma seleção se inserido entre essas campeãs mais de uma vez e sempre apontadas como favoritas. A Holanda chegou a três finais, em duas, com times superiores aos adversários, e perdeu, em 1974 para a Alemanha e 1978 para a Argentina. Em 2010 havia equilíbrio com a Espanha, mas desperdiçou duas oportunidades absurdas e perdeu na prorrogação. Mas, o atual time não dá mostras que possa chegar lá.


» Comentar

Comentários:
0
  • Volp disse:

    Acorda Zé.

    Leia os sites de notícias estrangeiros que ninguém tá falando nada. No exterior, essa copa do mundo é o mosquito do cocô do cavalo do bandido,

    vai estudar…

  • Alisson Sol disse:

    Excelente video (em Ingles) sobre a FIFA e a Copa:
    http://youtu.be/DlJEt2KU33I

  • Frederico Dantas disse:

    Estou com o Eduardo-BH e não abro!

  • EDUARDO - BH disse:

    Bão de mais a chegada da Copa do Mundo em nossa terra !!!!
    BH fará bonito. Será uma das melhores sedes deste Mundial .

  • Silvio Torres disse:

    Não sei se é “jornalista” fazendo jogo de empresário, mas se for verdade, é de jogar a toalha. Estou falando das “notícias” de que Galo estaria interessado no kléber gladiador. É prá fazer torcedor cruzeirense dobrar de rir da “inteligência” da dupla Maluf/Kalil.

  • Rafael disse:

    Alemanha vai ser a campeã!

  • M Martins disse:

    Chatice. Que dia que essa copa acaba?

  • Paulo Afonso disse:

    Pelo número de pessoas que vejo falando que vão torcer por outras seleções, chego à conclusão de que o esporte, única coisa que fazia o povo se unir e lembrar de longe uma nação, já não tem este poder mais… As pessoas que nascem no Brasil não têm identificação com o país… E, como sabem que nenhum jogador está defendendo a sua pátria, mas, sim, interesses particulares, as pessoas nascidas no Brasil não torcem mais pela Seleção Brasileira… Espero que este evento sirva de lição… Que as pessoas reflitam e se conscientizem… Em Outubro teremos nova oportunidade de mudar a nossa história… Votar nos mesmos, sejam as situações (Dilma’s e afins) ou sejam as falsas oposições (Ah! é sim! e seu bando) não provocará nenhuma mudança… Protestar de verdade é votar consciente em Outubro…

  • Julio Cesar disse:

    Bom si todos ! Na copa das confederações, os Espanhois vieram curtir. Beberam, aprontaram e etc. Vem focada pq é copa do mundo. Mas não sei se o tic-tac ja é tão envolvente. Brasil continuar dependendo dos lances individuais. Não vemos nada de novo ! É exigir muito de Felipão que andou pela Europa e não aprendeu nada. Esta mais pra motivador de vestiario.
    Favoritismo as de sempre.
    Alguem no Inter considerou Fernandão o maior idolo de todos os tempos de la. E Falcão ? Claudiomiro ? Valdomiro ? Figueroa ? Penso que cada geração tem sua escolha. No meu caso, Rei-Rei-Rei Reinaldo ! Sem essa de que não ganhou campeonato brasileiro. Não ganhou devido ao apito !
    Vejo o que o cara jogou !! Assim, digam o que quiserem. Mas o que Maradona fez na copa (quando a Argentina foi campeã) nunca vi ninguem fazer. Nem Pelé !!

  • Eustáquio Fagundes disse:

    Oi Chico,
    Sou leitor e admirador da sua coluna diária no Super Notícias. Tenho o privilégio de ter acompanhado de pertinho o início de sua trajetória de jornalista esportivo consagrado nos gramados do Mineirão nas tardes de Domingo. Nós ainda muito jovens. Eu driblava a segurança no estádio para ficar perto dos meu ídolos Nelinho, Paulo Isidoro, Reinaldo, Palhinha, Roberto Batata, Sócrates, Joãozinho, Marcão, Roberto Abras, Pinguim, você, dentre outros. Chico, o seu entusiasmo de levar com emoção, competência, alegria e principalmente verdade as notícias desse fantástico mundo do futebol te credenciou hoje como um dos principais cronistas esportivos do país. Contamos mais uma vez com a qualidade do seu trabalho e a certeza da melhor informação nesse momento mágico que estamos vivendo.
    Parabéns,
    do sempre leitor e admirador,
    Eustáquio Fagundes

    – Belo Horizonte

  • J.B.CRUZ disse:

    Palpite para as semi-finais:
    ALEMANHA 4 X 2 MÉXICO.
    ITÁLIA 2 X O CHILE..
    ——————————-
    Obs: O BRASIL se arrastará até as quartas de final e será desclassificado pelo,,,, MÉXICO….
    Calma pessoal; é só um exercício de futurologia do Prof; Sarro de Oliveira…
    Em tempo;
    FINAL
    ——-

    ITÁLIA 1 X O ALEMANHA…

    BH. —09/06/14..

  • Olá, Chico!
    Chega ser inusitado o mundo do futebol com olhos, boca, pernas, braços, voltado para o Brasil e o “nosso” Atlético voltado para a China.

  • Cesar disse:

    Com relação a Argentina, uma defesa que tem o Otamendi como Quinto melhor não pode se considerada fraca, pelo contrario tem que ser a melhor.

  • Paulo Afonso disse:

    Portugal e México fizeram um bom jogo (quase um grande jogo)… Poderia ter saído mais gols para o placar refletir o jogo… Mas acho que nenhum dos dois times surpreenderá… Estou entre os que apostam na Bélgica fazendo uma grande campanha… E coloco a Suíça neste grupo de possíveis surpresas… Dos times que jogam futebol, a Holanda tem boas chances de avançar bastante, principalmente porque fará seu primeiro jogo contra a Espanha, que a tirou o último título e está atravessada… Também não tiraria a França como uma das seleções candidatas a se aproximar do título… Os franceses se classificaram na bacia das almas, perderam a grande estrela do time, mas parece que fecharam o grupo e estão chegando motivados e determinados… Nas minhas apostas, os 4 primeiros sairão de: Argentina, Alemanha, França, Espanha, Bélgica, Suíça, Holanda… A minha ordem seria de aposta para o título seria: Holanda, Bélgica, Suíça, Espanha, Alemanha, Argentina…