Blog do Chico Maia

Acompanhe o Chico

Sufocos, prorrogações e pênaltis foram atrações especiais das oitavas de final

Os jogos das oitavas de final foram bons de tal forma que cheguei a torcer para que houvesse prorrogação e até pênaltis. Jogadores e seus comandantes passaram por uma prova geral: técnica, física e psicológica. E no conjunto, quem não preencheu a contento um ou mais destes requisitos estava condenado à eliminação. Como os melhores do mundo estão se enfrentando a quantidade de erros, individuais ou coletivos, é mínima, daí, tantos empates no tempo normal ou placares apertados.

Até um dos melhores ataques do mundo foi contido quando o sistema defensivo foi eficiente e não cometeu falhas, como no empate sem gols entre Argentina e Suiça, no Itaquerão. Só mesmo a genialidade de um Messi e a precisão de um Di Maria, na conclusão, para arrancar a vitória quando faltavam três minutos para o fim da prorrogação. Todas as seleções apontadas como favoritas passaram aperto nas oitavas, apesar de enfrentarem seleções consideradas pela imprensa como sendo da “prateleira de baixo.” Com grau semelhante de dificuldade; ninguém respirou aliviado depois dos enfrentamentos. Todos os embates foram resolvidos nos momentos finais.

BELGICA

Vitória belga na prorrogação sobre os Estados Unidos

O Brasil passou pelo Chile no desespero dos pênaltis, depois daquela bola no travessão no fim do jogo; a França penou contra a Nigéria, apesar da vitória no tempo normal; a Alemanha mais ainda contra a Argélia, e na prorrogação, tendo que se superar. A Holanda virou o jogo contra o México quando tudo parecia perdido e a Argentina foi aquele sufoco contra a Suiça, também na prorrogação.

As demais classificadas para as quartas de final não eram apontadas como favoritas, mas podem surpreender, como muitos previam. Antes de a Copa começar eu não acreditava na Colômbia e não esperava muita coisa da Bélgica. Costa Rica, nem pensar! A partir de agora é diferente, já que a sequência de jogos mostrou que principalmente os colombianos estão muito bem preparados e têm pelo menos três jogadores acima da média.

Destacam-se de forma especial na Colômbia: o goleiro Ospina, o lateral Cuadrado e este camisa 10 James Rodriguez, que provou ser, além de bom de bola, bom de cabeça. Personalidade de veterano, apesar de apenas 22 anos.

Será uma grande partida este confronto com o Brasil, já que os colombianos não são retranqueiros e saem para o jogo. Bola lá, bola cá!

JAMES

James Rodriguez, destaque da Copa até aqui entre os jogadores mais jovens

França e Alemanha farão o maior clássico das quartas e o vencedor enfrentará o Brasil ou a Colômbia na semifinal. Do outro lado, zebras à parte e em condições “normais de temperatura e pressão”, Holanda e Argentina devem passar pela Costa Rica e Bélgica, respectivamente, e se enfrentarem na outra semifinal. Outro clássico mundial seria o fechamento ideal para esta Copa, que está sendo ótima para o futebol de qualidade.


» Comentar

Comentários:
0
  • Frederico Dantas disse:

    Meu ponto de vista? Estou justamente defendendo que o SE não joga e que o resultado válido é o final e pronto.

    Só estou dizendo que os argumentos de que o Chile quase ganhou do Brasil são inócuos. Perdeu e pronto.

    Se os argumentos de que o Chile quase ganhou do Brasil têm algum peso, os argumentos de que Alemanha, Argentina e Holanda quase perderam seus jogos também deveria ter. Só isso.

    Como estes argumentos não valem para nenhuma destas seleções também não vale para o Brasil.

  • thales rosa disse:

    Que goleiro tem a seleção americana, pena que ja tenha 35 anos..

  • Paulo Afonso disse:

    Frederico Dantas, o SE não joga mesmo… Caso jogasse, o Brasil teria enfrentado a Holanda porque o México se classificaria em 1º no grupo… Ou então o juiz teria dado pênalti para o Chile ainda no começo do jogo antes do suposto pênalti no Hulk… Também a Holanda teria um pênalti no 1º tempo e sairia na frente… Quem sabe a Bélgica teria feito também uma dezena de gols depois das mais de 30 finalizações antes do lance que o americano perdeu… Mesma situação da Alemanha, que não precisaria mais de contar com o Neuer como líbero… O SE condenado não pode ser usado para defender o seu ponto de vista…

  • Paulo Afonso disse:

    Nelson Roberto B. Junior, o Fred deu um tapa no chileno, daqueles que não machucam mas humilham… Tem que ser rigorosamente punido… E o Felipão chamou a imprensa para trabalhar pelo Brasil… O jogo está se aproximando e você só vê notícias nos jornais sobre provocações dos colombianos aos brasileiros… Alguém conhece outra maneira mais eficiente de motivar jogadores e torcida do que provocações adversárias estampadas nos jornais? Felipão já viu que não vai ganhar dentro de campo, por isto chamou a imprensa para ganhar fora de campo… É uma estratégia, mas que mostra o desespero… Se o argentino José Pékerman acessar alguns sites estes dias, certamente vai blindar seu time e cotinuará tendo chances de vencer dentro de campo, como deveria ser sempre no futebol…

  • Paulo Afonso disse:

    luiz ibirité, acho que esta próxima fase vai ter um placar mais elástico: Holanda 4×0 Costa Rica…

  • Paulo Afonso disse:

    Fernando rabelo, no jogo contra o Chile, houve pênalti para os chilenos antes do lance do suposto pênalti no Hulk… salvo engano foi até no lance que originou o contra ataque brasileiro… Ou seja, se o juiz marca o pênalti para os chilenos, este lance não teria acontecido… E o gol do Hulk foi bem anulado… A trajetória da bola após a ajeitada mostra claramente que ele usou o braço para dominá-la…

  • Frederico Dantas disse:

    Concordo com JB. Neymar não é melhor que James Rodriguez. É muito melhor.

    O Brasil também achou seu gol mesmo antes da prorrogação, mas a arbitragem invalidou. Juiz também erra contra. Mas se o gol legal do Hulk fosse validado tudo seria diferente.

    Tão diferente como se a bola na trave do Brasil, entrasse, se a bola na trave argentina no último lance da prorrogação entrasse, se a Holanda não achasse um pênalti no último minuto, se os EUA não tivessem errado um gol feito no último minuto do tempo normal contra a Bélgica, se Argélia fizesse um dos inúmeros gols que o Neuer teve que sair da área e jogar como líbero.

    Mas o SE não joga. E estão todos os grandes passando um aperto dos diabos, qualquer um deles já poderia ter caído perfeitamente. Mas nenhum caiu.

    E se o Brasil perder a Copa? Perdeu! Ninguém vai morrer por isso. Jogamos 19 copas e ganhamos 5. Obviamente já perdemos 14. Vida que segue.

  • Raws disse:

    Sempre debatemos qual a melhor seleção de todos os tempos, a maioria concorda com as de 1970 e 1982. Estava pensando sobre isso e me veio a lembrança das piores e cheguei a conclusão que quase sempre a culpa da ruindade não era por conta de falta de jogadores talentosos. Hoje na minha modesta opinião tenho a triste certeza de que esta seleção do Felipão é a pior de todos os tempos. Um técnico decadente, um monte de jogadores medianos, um craque individualista e nada de esquema tático ou seja, um horror!

  • thales rosa disse:

    Nao sei se as seleções que eram fracas ficaram fortes, ou os fortes ficaram fracas.. Nigeria, Argelia e Costa Rica sempre foram sacos de pancadas das grandes.. agora batem de frente..

  • Paulo Afonso disse:

    Sobre a revelação da Copa, sinceramente eu tenho dúvidas se não deveria ser o belga-queniano Divock Origi… O James Rodriguez já vem há mais tempo no profissional e acho que a briga fica entre os dois… O colombiano é o estilo de craque que às vezes some um pouco do jogo, mas faz lances geniais e tem uma visão de jogo incrível… Acho que o Rodriguez deve brigar mais pelo título de craque da Copa do que o de revelação…

  • Paulo Afonso disse:

    Ontem antes dos jogos estava tentando já preparar um time da Copa até esta fase… E percebi que é muito difícil… Escolher os melhores acaba prejudicando esquemas táticos… Tentando juntar as duas coisas, cheguei aos seguintes “convocados”: Neuer, Navas, Howard; Zuñiga, Janmaat, Blind, Armero; Kompany, Van Buyten, Halliche, Diego Godín, Giménez; Lahm, Pogba, Schweinsteiger, Aránguiz; Robben, James Rodriguez, De Bruyne; Cuadrado, Benzema, Thomas Müller, van Persie… E o time seria: Howard; Kompany, Van Buyten, Blind; Lahm, Pogba, Schweinsteiger, James Rodriguez; Robben, Benzema, Thomas Müller… Nesta escalação o time acaba ficando sem os laterais de origem… E na convocação alguns grandes jogadores ainda ficaram de fora, como o Ochoa e o Courtois…

  • Paulo Afonso disse:

    Quanto às semifinais, discordo das suas previsões, Chico Maia… Ontem a Bélgica jogou como a Bélgica que eu estava esperando… E exatamente no momento decisivo… Sinceramente acredito que eles vão eliminar a Argentina… O time é muito forte no ataque, com De Bruyne fazendo uma excelente Copa e Hazard crescendo… Lukaku que vinha sendo o destaque do time nos amistosos, começou a Copa sem encantar e foi substituído em todos os jogos pelo Origi, que estava entrando e resolvendo… Ontem o Origi começou como titular e infernizou a defesa norte-americana, mas não conseguiu marcar… Foi substituído pelo Lukaku na prorrogação que resolveu o jogo… E a defesa Belga para mim é a mais forte da Copa… O jovem Courtois é um excelente goleiro e tem à sua frente a melhor dupla de zaga de Copa: Kompany e Van Buyten… Os argentinos vão sofrer, mas acho que vão fazer companhia aos brasileiros no choro nesta fase agora…

  • Paulo Afonso disse:

    Sobre os confrontos, eu apostei que a Colômbia passaria pela Uruguai depois da expulsão do Suárez da Copa… Os colombianos só precisam mostrar agora se já tem alguma maldade no futebol, porque eles sempre pecam em jogos decisivos… Como eu disse outro dia, se tem um time que é a melhor geração de um país é este da Colômbia… Técnica, física e taticamente é muito melhor do que os outros que eles já tiveram… Os dois jogos de ontem eu escrevi aqui que seriam muito equilibrados, com possibilidade de pênalti em ambos… Quase foram realmente para os pênaltis…

  • Paulo Afonso disse:

    Chico, no esquema tático da Colômbia, o Cuadrado atua como um meia tipo o Bernard no Galo do Cuca… Ele joga nas duas pontas e volta cobrindo os dois laterais… Os laterais de ofício da Colômbia são Zúñiga (direita) e Armero (esquerda)… Eu acho que é exatamente o Cuadrado que vai complicar a seleção brasileira… Como muito se fala em James Rodriguez, acho que o Felipão vai dobrar a marcação nele e esquecer o Cuadrado, que vai deitar e rolar nas costas do Daniel Alves… Como ele tem liberdade para inverter o lado do campo, quando conseguirem arrumar a defesa do lado direito do Brasil, ele vai passar para a esquerda… Acredito que será um excelente jogo para os amantes do futebol…

  • Julio Cesar disse:

    Bom dia a todos ! Chico, parece que estão tentando esconder o despreparo da seleção Brasileira,com a dificuldade das demais seleções favoritas. Dificil, mas as seleções Argentina, Alemã, Belga passaram sem precisar dos penaltis. Encontraram o gol, na prorrogação, mas marcaram. E no caso da seleção Brasileira, foi a seleção Chilena que quase marca.
    Messi fez a diferença em todos jogos.
    Os goleiros apareceram mas, o da seleção Americana ontem, estava adiantado em todos os lances. Um finalizador frio, usaria uma bola por cobertura.
    E nenhuma seleção empolgou. Pra mim não.

  • Nelson Roberto B. Junior disse:

    Saudações Chico! Acabei de ler no site do Estadão que Fred pode ser punido pela FIFA e ficar fora das quartas. O motivo foi o entrevero na saída do gramado, no túnel do estádio no jogo contra o Chile. Alguns chegaram as vias de fato e Fred foi o pivô da confusão. O Rodrigo Paiva, chefe da imprensa do BR (esse cara tá mamando até hoje na CBF? é um arquivo vivo… )deverá ficar afastado um jogo. Chico vc tem informações sobre isso?
    Outro assunto foi a reunião do Felipão com 6 jornalistas escolhidos a dedo e que papo esquisito foi esse do nosso treinador? Li agora no site do Cosme Rimoli e fiquei assustado. Traz luz pra nós do blog sobre estes assuntos.
    Abs

  • luiz ibirité disse:

    ta parecendo libertadores, não pela catimba, mas, sim pela raça e pela entrega das equipes, goleadas nesta reta final? duvido, pode até acontecer um 3×0 não sei qual jogo, agora as equipes estão vendendo a derrota muito caro.
    hoje um amigo me disse que foram 90 casos de infarto registrados no mineirão sabado durante o jogo, um óbito confirmado aí eu disse a ele que deve ter passado um filme na kbça dele, pois o mesmo é atleticano e ele me disse que acredita que seremos campeões, mas, que será bem sofrido como foi com o galo na libertadores, com esse time o sofrimento pode ser maior ainda!!!

  • Jeferson Cruz disse:

    Nas oitavas, somente a Colômbia passou fácil e jogando muito bem. De resto, os que avançaram, nem sempre jogaram melhor e cujos perdedores, chegaram como heróis em seus países.

  • Fernando rabelo disse:

    Vou repetir sempre.. o Brasil era pra ter ganhado no primeiro tempo por 3 X 1. Em nenhum outro jogo das oitavas tiveram lances tão grotescos como esse. Parem de lembra da bola na trave porque o Brasil meteu uma no gol e ninguém comenta… que imprensa vira-lata.f

  • J.B.CRUZ disse:

    NEIMAR é melhor que James Rodriguez..