Blog do Chico Maia

Acompanhe o Chico

O descartável do Felipão e o acidente na Fernão Dias que matou a colega argentina

Nessa história do encontro com Felipão com a meia dúzia de jornalistas escolhidos pela turma dele, para mim, grave mesmo foi o papo sobre o jogador “descartável”, cujo nome não foi revelado mas gerou especulações que obviamente chegaram os ouvidos dos 23 que passaram a especular entre eles também, deixando o ambiente mais carregado ainda. Não é coisa de líder consciente do que faz. Antes, Felipão já havia dado entrevista cobrando mais agressividade dos brasileiros contra os adversários. Daí, aquela grosseria da torcida em vaiar o hino cantado pelos chilenos no Mineirão.

Há casos de seleções que viviam péssimo ambiente, mas que deram a volta por cima e foram campeãs. O maior exemplo é a Itália, de Enzo Bearzot, que ao eliminar de forma surpreendente a seleção de Telê Santana, administrou bem as brigas, uniu o grupo e conquistou a Copa da Espanha em 1982. Pode ser que a história se repita com o Brasil agora, que, entretanto, tem concorrentes muito fortes.

Lamentável

Infelizmente a irresponsabilidade e impunidade de maus motoristas que infernizam a vida de todos nós, no dia a dia, teria provocado o acidente da madrugada de terça para ontem, que matou a colega jornalista argentina, Soledad Fernandez, 26 anos. Justamente em uma das nossas melhores rodovias, a Fernão Dias, perto da cidade de Oliveira, vindo de São Paulo, na cobertura da seleção portenha.

CARRO

Detalhes do acidente e da jornalista no Globo.com:

http://g1.globo.com/mg/centro-oeste/noticia/2014/07/jornalista-argentina-que-cobria-jogo-da-copa-morre-em-acidente-em-mg.html


» Comentar

Comentários:
0
  • Thiago disse:

    Rodrigo Resende concordo com vc, e por isso eu torço contra essa panelinha do eixo que sempre escalou a seleção. Essa imprensa podre que deveria abrir a boca pra exigir a titularidade do Vitor e a convocação do Fábio ( melhores goleiros do pais ) além do que poderia ter levado Tardelli e Everton ribeiro que foram os melhores do pais no ultimo ano, ou seja, eu tomo nojo dessa seleção que e só panelinha. Pra não ir muito longe em 94 quando Ronaldo fenômeno já era considerado uma revelação, disseram que ele era novo e não tinha condições de jogar ainda sendo que lançaram o viola na final que sempre foi um grosso, e agora vão fazer o mesmo com o bernard. Eu te pergunto se o bernard tivesse sido revelado no curintians será que ele não seria titular? E vergonhosa essa relação. Vou torcer contra até essa turma sair de la.

  • Vinicius Campos disse:

    A seleção brasileira é a que menos treina dentre as 8 seleções das quartas de final. Como entender o time titular ter 3 dias de folga?

    Caramba é uma copa do mundo na nossa casa. Não é um dos amistosos caça niqueis da CBF.

    A granja comari é uma piada. Não tem um canto se quer escondido onde se possa treinar com portões fechados. Nossa seleção não treina uma jogada ensaiada;. E se treinasse todos saberiam pois tudo é escancarado.

    No coletivo a única alteração foi Paulinho no lugar de Luis Gustavo suspenso, o técnico insiste com o a mesma escalação, se quer treina uma variação sem centro avante, com mais homens de meio e apenas dois atacantes. Com um Hernanes junto com Oscar no meio por exemplo. O time é totalmente previsível.

    Me desculpem os amigos que defendem ferrenhamente e seleção mais a menos que o sobrenatural de almeida entre em campo, não existe a menor chance de sermos campeões. Pode até ser que venhamos a passar pela Colômbia. Mesmo assim tenho dúvidas. Basta lembrar do amistoso contra esta mesma Colômbia no ano passado nos usa.

    Tomara que eu queime a língua.

    É a mesma situação de quando o Atlético contratou a naba do Autuori. Todos sabiam no que ia dar. Todos estavam vendo a porcaria do erro acontecer, menos quem tinha que ver. É a mesma situação. E ao meu ver será o mesmo final.

  • Xavier disse:

    Caro Paulo Afonso,

    Como a prosa está boa, vamos lá:

    Digo que não houve contestação na convocação exatamente por não ter ficado nenhum craque ou jogador apresentando futebol acima da média de fora.

    Como temos uma seleção de jogadores apenas bons, todo torcedor convocaria outros jogadores e também estariam certos. O que falta é técnico para fazer jogadores bons ganharem competições.

    Concordo que houve erro de arbitragem contra a Bélgica mas aí você falou que em duas jogadas (Rivaldo e Ronaldo) e com defesas do Marcos, nós passamos. Apareceram justamente o que falta hoje: Craques. Não me lembro de grandes apresentações da seleção, mas tínhamos jogadores decisivos.

    “Ainda” acho o Felipão um bom mobilizador de grupo, não grande técnico. Aquela seleção de 2006 na minha visão era melhor do que a de 2002, mas aí faltou um técnico com o perfil do Felipão (2002). Bastava manter os caras mobilizados, o resto eles poderiam resolver sem esquema tático eficiente.

    Ganhar ou perder uma Copa depende de vários fatores. Até hoje existe quem acha que a de 82 foi melhor do que a de 70, mas como não ganhou…..

    Realmente, para mim fica só uma dúvida: Teremos “Mineiraço” ou “Castelaço”. Ainda aposto em “Mineiraço”, a Colômbia vai “tremer”, já a Alemanha……

    Saudações….

  • Paulo Afonso disse:

    Stefano Venuto Barbosa, acho que o time não segura a bola na frente porque está mal escalado… Oscar não é ponta, Hulk não é meia e Neymar não tem que carregar a bola do meio de campo para frente… Para este jogo, o certo seria abrir o Neymar nas costas do Zúñiga, o Bernard nas costas do Armero, trazer o Oscar para a armação e deixar o Jô entre os zagueiros, trombando principalmente com o Yepes, que é o ponto mais frágil da defesa… Escalaria: Victor; Daniel Alves, David Luiz, Tiago Silva, Marcelo; Fernandinho, Paulinho, Oscar, Bernard, Neymar; Jô…

  • Paulo Afonso disse:

    Como diz o ditado, “jogo é jogado e lambari é pescado!”… Podemos fazer previsões lógicas, mas, nas hora que a bola rola, as coisas tomam rumos diferentes… Se der a lógica, a Colômbia passa de fase… Sobre o que disse o Xavier, considero o seguinte:
    1 – Concordo que faltem craques a esta safra brasileira;
    2 – Concordo que a pressão seja forte, mas a condição de preparação adequada existe;
    3 – A convocação foi sim contestada, mas entendo que cada “cabeça uma sentença”… Como somos todos técnicos, cada um teria a sua lista de 23;
    4 – Concordo que o rendimento com esse técnico iria ser igual se fossem outros jogadores;
    5 – Concordo que Felipão como técnico seja medíocre… Mas não tenho certeza se ele é um bom incentivador;
    6 – Discordo… Em 2002 o Brasil perderia para a Bélgica, não fossem erros de arbitragem como o gol do Wilmots que até hoje ninguém conseguiu explicar porque foi anulado… A Bélgica dominou o jogo, o Marcos pegou muito, juiz errou mais ainda e Rivaldo e Ronaldo Gorducho tiveram uma oportunidade cada e marcaram;
    7 – Concordo, escolheu um para Cristo;
    8 – Não sei se passa pela Colômbia… Se der a lógica, Colômbia faz 3×1…
    9 – Eliminaram um bicampeão mundial no mata-mata, sem a menor dificuldade… E encantou muito mais pegando seleções do mesmo nível que o Brasil pegou… A análise é do futebol que eles têm jogado;
    10 – Sairemos da Copa nas semifinais? Se der a lógica esta Copa vai ter “Castelaço”…

  • Frederico Dantas disse:

    Assino embaixo dos 10 mandamentos do Xavier!
    Só torceria para o décimo não se realizar.

  • Stefano Venuto Barbosa disse:

    Paulo Afonso, muito bem observado, se o Felipão cair nessa armadilha o Brasil sai na sexta. Pelo visto já caiu, está formando um time mais defensivo, quando o problema do Brasil não é este. O Brasil toma sufoco porque não segura a bola do meio pra frente, aliás a bola nem chega lá na frente e quando chega bate na tábua e volta.
    Esta Colômbia está sendo considerada a melhor seleção deles de todos os tempos, principalmente no aspecto coletivo.
    O Xavier fez observações bem pertinentes, concordo com quase tudo que você apontou. Só desconfio que o Brasil não passa pela Colômbia.

  • Paulo Afonso disse:

    Sobre jogar sem centroavante, também acho que está errado… Como eu já falei, estão falando demais do James Rodriguez agora (parece que ele começou a jogar futebol nesta Copa)… Aí o Felipão vai colocar marcação tripla nele… Já começou a testar o Henrique no time, dando indícios de que fará mesmo isto… Aí o Cuadrado, que é o cara que vai para cima da defesa adversária e apronta um verdadeiro inferno, vai jogar nas costas do Daniel Alves e encontrar todos os espaços para abastecer Teo (Teofilo Gutiérrez) ou Jackson Martinez… Quando for marcado, ele vai trocar de lado e jogar nas costas do Marcelo…

  • Xavier disse:

    Acho que programas esportivos com mais de uma hora de duração faz com que comentaristas, às vezes sem assunto, comecem a inventar bobagens.

    Minha análise é a seguinte:

    1 – A safra de jogadores brasileiros é de nível apenas bom, falta craques.

    2 – A pressão de se ganhar a Copa por ser no Brasil é muito forte.

    3 – A convocação não foi contestada pois não houve injustiças, não há jogadores melhores que estes para estar na seleção, são mais ou menos do mesmo nível.

    4 – A convocação poderia ser com outros 23 jogadores que não esses, que o rendimento com esse técnico iria ser igual.

    5 – Quando temos bons jogadores (não craques) dependemos de um bom técnico e é aí que reside o problema. Felipão é um bom incentivador, mas como técnico é medíocre.

    6 – Felipão ganhou em 2002 porque os craques daquela safra resolveram a parada, coisa que hoje não tem.

    7 – Essa do Felipão dizer que não deveria ter convocado certo jogador me parece um tiro no pé. O cara está perdido, não consegue fazer um time de bons jogadores jogar. O time parece um bando em campo.

    8 – Por outro lado, acho que passaremos pela Colômbia.

    9 – Estão levantando demais a bola dos nossos vizinhos, mas a verdade é que ainda não enfrentaram seleções qualificadas.

    10 – Sairemos da Copa nas semi finais.

    Bom Dia a todos!

  • Junior Gam disse:

    Fred é uma piada.

  • Paulo Afonso disse:

    Tem gente que acha que criticar a postura de todos os envolvidos com a seleção brasileira é tentar agir contra a pátria… Será que esqueceram que estamos falando de futebol? Eu analiso jogos de infantil até final de Copa do Mundo porque eu sou apaixonado por futebol… Confesso que não consigo ser imparcial quando se trata de Galo, mas mesmo assim tento analisar os jogos também… Este amontoado que o Felipão comanda é um dos piores da história do nosso futebol… Não porque os atletas sejam os piores, mas pela maneira como eles têm sido (sub)utilzados… Desde o início do ano eu fazia esta crítica ao Paulo Autuori… Bastou ele sair para o Galo começar a recuperar seu futebol, mesmo sem trazer novos jogadores… O Felipão está colocando o time para jogar errado… Isto é fato, não é anti-nacionalismo…

  • M Martins disse:

    Eu não levaria era o Felipão, um picareta que engana.

  • M Martins disse:

    Eu estaria arrependido de ter convocado o Fred. Tido como a solução dos problemas, só trouxe problemas.

  • Stefano Venuto Barbosa disse:

    Fez bem o Felipão em colocar o Fred no banco, tendo em vista que ele está em franca decadência, aliás, essa mania de jogador de confiança tem que parar no Brasil, seleção é momento, vai quem estiver jogando bem, eu ainda acredito que esse Júlio César vai entregar a paçoca.

  • Paulo Afonso disse:

    Muito estranho o acidente… A polícia tem que investigar mesmo pois, ou foi a fatalidade da fatalidade ou então algo mais absurdo está envolvido, porque como explicar uma colisão traseira em uma estrada vazia (pelo horário do acidente), duplicada e muito bem sinalizada como esta?

  • Julio Cesar disse:

    Bom dia a todos ! Lamentavel o completo descontrole do “treinador” da seleção Brasileira. Disse e repito: nunca foi isso tudo que dizem e que pensa. Em 2002 distribuiu camisas para Ronaldo (aquele do cabelo mais ridiculo em toda a historia das copas), Ronaldinho Gaucho, Cafu, Gilberto Silva, etc.
    No jornal Super de hoje a manchete de capa: Neymar se recupera das pancadas dos Chilenos. Não tem jeito. Agora pra justificar o que ele não joga contra equipes bem armadas e melhores tecnicamente, vem essa desculpa de peidorreiro. hehehehehehehe….

  • Cassiano Alves disse:

    Tanto se falou da força que a torcida passava ao cantar o hino,um belo espetáculo.Agora vaiar os chilenos foi algo vergonhoso,mereciam respeito.Nestas horas sinto vergonha de ser Brasileiro.

  • thales rosa disse:

    Felipao colocou Fred no banco, errou feio!! O time nao tem meio de campo, como as bolas vao chegar no atacante??? Ai fica dificil

  • Com essa versão, Felipão só quer achar um provável “culpado” no caso de um fracasso da seleção canarinho; simplesmente está, vulgarmente falando, “tirando o dele da reta” e procurando se esquivar de sua grande responsabilidade, afinal, somos mais de 200 milhões de técnicos!
    – A impunidade nos acidentes de trânsito ainda é uma vergonha! Meus sentimentos aos familiares e amigos da vítima.

  • Rodrigo Resende disse:

    Chico, não creio que a torcida vaiou o hino do Chile para cumprir ordem de agressividade do Felipão. Vaiou por falta de educação mesmo. Infelizmente, vamos assumir. Não nos respeitamos, quanto mais os de fora.

    Outra: concordo que foi pisada na bola do Felipão afirmar que se arrependeu em ter convocado um dos jogadores. Mas isso não quer dizer que o grupo esteja em péssimo ambiente.

    Deixa brecha para a imprensa do eixo descerem a lenha adivinhe em quem? Hoje na ESPN estavam falando do Jô e do Bernard. E tome ladainha sobre Alan Kardec. Abs.

    Abs

  • J.B.CRUZ disse:

    A responsabilidade pesou sobre os ombros de FELIPÃO…Ele está querendo tirar o corpo fora e dividir com outros a responsabilidade de uma possível derrota..é nas atitudes que o ser humano se apresenta como é…

    Meus sentimentos aos familiares da repórter Argentina..