Blog do Chico Maia

Acompanhe o Chico

No Brasil o choro amolece corações e torna o chorão a melhor figura do mundo, mesmo se for um incompetente

Mas não dá resultado positivo quando o assunto é futebol. Se não tiver bola suficiente vai tomar gols, muitos gols, como foi contra a Alemanha.

Interessante é que a aprovação é quase geral a esta postura frágil. Os jornais e TVs entrevistaram intelectuais, pseudos-intelectuais, celebridades, sub-celebridades e incontáveis leitores de orelhas de livro que se manifestaram sobre o pena. A maioria morrendo de pena da dupla de zaga brasileira e outros chorões.

Pelo menos apareceu alguém de prestígio internacional para contestar essa palhaçada, ouvido pelo Uol:

MAT

* “Ex-jogador alemão critica choro de brasileiros: ‘Têm que ser homens’”

Líder da seleção da Alemanha na conquista da Copa do Mundo de 1990, Lothar Matthaus criticou o comportamento dos atuais jogadores do Brasil. Segundo o ex-meio-campista, os atletas da seleção brasileira choraram demais no Mundial, o que seria sinal de inexperiência e fraqueza.

“Não compreendo por que um jogador de futebol chora. Os brasileiros sempre choram. Se soa o hino, eles choram. Eliminaram o Chile e choraram. Perderam para a Alemanha e choraram. Eles têm que mostrar que são homens, que são fortes. Nunca tinha visto nada tão nefasto como a linguagem corporal dessa equipe”, comentou.

O alemão de 53 anos também reprovou a maneira como a seleção brasileira reagiu à perda de Neymar, que fraturou vértebra na vitória contra a Colômbia por 2 a 1. Para Matthaus, a homenagem feita pelo time foi tão excessiva que parecia que Neymar tinha morrido. Outras seleções tiveram perdas e não ficaram se lamentando, frisa o ex-jogador, que está no Brasil acompanhando a Copa.

“Tiveram medo…Não entendi ter levado a camiseta do Neymar para o campo (antes do jogo contra a Alemanha). A França perdeu o Ribery e não ouvimos nada. O mesmo aconteceu com a Colômbia com o Falcao Garcia e a Alemanha com o Reus. Em vez de lamentar, os brasileiros deveriam mostrar que seriam capazes sem ele”, disparou.

Durante o Mundial, o zagueiro Thiago Silva ficou incomodado com os questionamentos da imprensa em relação ao choro. O capitão da seleção foi às lágrimas antes da decisão nas penalidades contra o Chile.

Na ocasião, Thiago respondeu que o choro não representava instabilidade, mas sim um comportamento de um ser humano com sentimentos.

“Vivi todas emoções possíveis, não via hora de começar, muitos falam em emoção, às vezes quem não se emociona, não cumpre seu papel em campo. E eu estudei muito sobre isso e tanto o Senna quanto o Oscar tinham essa emoção. E comigo não é diferente, eu choro porque me entrego em campo”, disse o zagueiro em entrevista à Globo.

Na estreia da seleção no Mundial, diante da Croácia, Neymar caiu aos prantos durante o hino nacional. O camisa 10 voltou a ir às lágrimas depois da difícil classificação da seleção frente aos chilenos.

Na goleada sofrida contra a Alemanha, 7 a 1, Oscar e David Luiz saíram de campo chorando. Julio Cesar engrossou a lista dos chorões, se emocionando logo depois de defender as penalidades na decisão das oitavas contra o Chile.

http://copadomundo.uol.com.br/noticias/redacao/2014/07/13/astro-alemao-em-1990-critica-excesso-de-choro-de-brasileiros-na-copa.htm

THI

O Capitão Thiago Silva . . .

DAV

. . . e o colega David Luiz, com quem forma a zaga mais cara do mundo e certamente a única que chora tanto!


» Comentar

Comentários:
0
  • Raws disse:

    Ops. Excessos.

  • Raws disse:

    O choro é uma forma de soltar um pouco da pressão.
    As vezes, tem-se mais coragem para chorar em público, do que para conseguir segurar as lágrimas.
    Na minha opinião, se o houve exessos no choro, muito mais na exploração do tema.

  • Dudu GALOMAIO BH disse:

    Tá certíssimo o alemão.

  • Vinicius Campos disse:

    Até que enfim alguém falou a pura verdade.

    Um bando de bebezões borrando as botas. Pelo amor de Deus.

    E pra que levar camisa de Neimar para execução do hino? Pra que todo mundo usar boné de apoio a Neimar, tudo é Neimar.

    Eu concordo e muito com o Thales que sempre diz que ele não passa de um bom jogador. Nunca vai ser craque. E me arrisco a dizer que nunca conseguirá ser melhor jogador do mundo. Alias já tenho dúvidas se ele passa desta temporada no Barcelona.

    Jogador que joga pra se mesmo está fadado ao fracasso. Nunca vais passar de um bom driblador.

  • Marcos 2014 disse:

    Se fosse choro de alegria tudo bem. O problema é quando o choro é de medo e apreensão como foi no caso dos jogadores da seleção. Tive mau pressentimento após o jogo contra o Chile no Mineirão. Pensei: e se o time saísse derrotado?
    Dez dias depois do Chile, houve também no Mineirão aquilo que chega a ser ‘proibido para menores’, um verdadeiro palavrão impublicável. O tanto que essa gente chorou depois de levarem sete, com suas lágrimas encheria a lagoa da Pampulha…

  • Jeferson Cruz disse:

    Não entendo a humanidade. Não importa a reação, o importante é sempre criticar.
    Quando Cerezo errou o Pênalti contra o São paulo em 77 e saiu sorrindo, todos o criticaram.
    Se Tiago Silva e David Luiz saísse sorrindo, seriam criticados…
    Quantos jogadores de outras seleções choraram copiosamente após darem o adeus à Copa, só brasileiro é que é chorão.
    Querem criticar a má atuação de nossa zaga, tudo bem, mas não critiquem reações. Se o Brasil ganhasse a Copa, sairiam como heróis.
    Mas Chico, uma coisa estranhei nesta Copa: alguns meses atrás, você lavrou um texto demonstrando sua preocupação, porque tanto investimento e apenas 3 jogos pra BH e jogos de menor expressão. Depois me vem uma semi final para Minas. São Paulo, Brasília e Rio aceitaram calados este jogo. Depois a imprensa do eixo deu ampla relevância ao Mineiraço.
    Outra coisa; a tragédia do Neymar, as cenas, maca, ambulância, hospital, atingiu vértebra, correu risco de ter ficado paraplégico. Realmente um teatro. No outro dia o cara me aparece andando, “sorrateiro e pimpão”
    Eu heim!!!!!

  • Rafael disse:

    Pior foi o Thiago Silva comparar a atitude dele e de seus companheiros chorões com a de Senna. Senna ia com a faca entre os dentes pra cada corrida desde o início de sua carreira.

  • M Martins disse:

    Julio Cesar, Cerezo ajudou a empatar aquele jogo de 82 puxando toda a zaga e sobrando espaço pra Falcão marcar. Júnior é que entregou o primeiro e terceiro gols daquela partida e saiu imune. Por que será? Reveja o vídeo no youtube que verás.

  • Xavier disse:

    Homens despreparados da “família scollari” onde o papai prometia em todos os veículos de imprensa que ganhariam a taça. Quando perceberam que o presente do papai não viria, choraram…. Normal. Retrato de uma equipe totalmente despreparada para uma conquista.

    Chorar de emoção por uma grande conquista ou por uma perda grandiosa é normal, inaceitável mesmo foi ver Thiago Silva e Júlio Cesar chorarem antes das penalidades… Assustador e decepcionante.

    Ouvir o Hino cantado a plenos pulmões por um povo que apesar das mazelas do país ainda tem esperança por dias melhores é comovente.

    Saudações!

  • THIAGO disse:

    A cena mais patética que eu vai foi do nosso capitão chorão sentado em cima da bola apos se recusar a bater o penalti chorando copiosamente. Ali se fosse minha mae nos meus tempos de criança diria ” engole esse chroro ou VC vai apanhar mais”.
    E a pergunta que não foi respondida: quem o Luis Felipe scolari arrependeu de ter convocado?

  • Julio Cesar disse:

    Foi demonstração de desequilibrio mesmo, despreparo. O cara não estava preparado praquele evento. Dizem que Cerezo chorou apos o gol de Paolo Rossi, resultado de seu “lançamento”. Na hora do “vamo pra cima”, não pode ficar de chororô !!