Blog do Chico Maia

Acompanhe o Chico

Se houvesse seriedade no comando do futebol brasileiro, Marcelo Oliveira seria o sucessor de Felipão

O Cruzeiro deu um banho de bola no Figueirense, praticando futebol de encher os olhos e gols de bela feitura, resultados de jogadas muito treinadas. Enquanto Dunga se vira para explicar sua atuação como empresário de futebol e enfrenta enorme rejeição geral como velho/novo técnico da seleção brasileira, o Brasil vê o sucesso extraordinário de Marcelo Oliveira como a maior novidade do país como treinador nos últimos anos. Pelo segundo ano consecutivo o Cruzeiro faz campanha irretocável no Campeonato Brasileiro, jogando bem, dando espetáculos com nova chuva de gols, poucos cartões amarelos e vermelhos, substitutos mantendo o mesmo ritmo dos titulares quando entram e disparado na liderança de uma competição das mais equilibradas e difíceis do mundo.

Discípulo assumido de Telê Santana, último treinador venerado como amante do autêntico futebol brasileiro, que dá espetáculo e é competitivo, Marcelo Oliveira sequer nem foi cogitado na CBF para ser o sucessor de Luiz Felipe Scolari, com a cumplicidade da maioria absoluta da imprensa nacional que tanto fala em mudança e resgate do autêntico futebol nacional. Fora da imprensa mineira, o único comentarista de veículos nacionais a lembrar o nome do técnico do Cruzeiro foi o Renato Maurício Prado, do jornal O Globo e canal Fox Sports.

MARCELO

Não é difícil entender esta situação. Marcelo não circula entre empresários, intermediadores, dirigentes suspeitos e nem lobistas, inclusive da mídia. Se depender de alguma mudança de caráter ou comportamento pessoal da parte dele para chegar à seleção, jamais será chamado. Até nisso ele é semelhante a Telê Santana, que mesmo ostentando números invejáveis como treinador só foi chamado para a seleção no início dos anos 1980 porque assumia o comando do nosso futebol um dos poucos dirigentes sérios que a CBF já teve: o empresário carioca Giulite Coutinho.

A entidade estava nascendo em fins de 1979 no lugar da CBD, até então comandada pelo Almirante Heleno Nunes. Assim como agora o país exigia mudanças já que a seleção tinha sido eliminada pelo Paraguai da Copa América daquele ano, quando era dirigida por Cláudio Coutinho.

Só que agora a CBF é uma entidade estranha, mal vista e dirigida por cartolas que não passam nenhuma credibilidade, e as escolhas    que fizeram para dirigir a seleção recentemente só reforçam estes sentimentos.


» Comentar

Comentários:
51
  • Luiz Antônio Lanza disse:

    É isso caro Chico. O futebol de Minas, há muito, é disparado o melhor do País. Mas a imprensa nacional, principalmente São Paulo, insiste em ver com óculos escuros ou vê-lo de forma tacanha.
    Temo, agora, o pior, pois comenta-se que o Dunga tem a missão de convocar jogadores do Cruzeiro, de forma a desfalca-lo em algumas partidas, para que o Campeonato fique mais equilibrado para o Corinthians ou São Paulo, favorecendo que aqueles desponte, indo para o topo.
    Não dá para desacreditar nessa possível armação, temos que ficar atentos.

    Um abraço Luiz Lanza.

  • Eduardo Júnior disse:

    Engraçado o senhor Paulo Afonso, questionando a qualidade do elenco cruzeirense por não ter vencido , AtléticoMG, San Lorenzo, São Paulo e Corinthians. Nos jogos contra AtléticoMG, São Paulo e San Lorenzo o time foi prejudicado por erros de arbitragem. Contra o Corinthians, num jogo extremamente igual, uma falha do Fábio foi determinante para a derrota. Mas tem gente que faz questão de não enxergar. Aborda o erro da arbitragem contra os catarinenses, quando o erro no final do primeiro tempo não é preponderante, pois de cara com menos de 5 minutos do segundo tempo já estava 3×0. Quem é mais qualificado que o Cruzeiro? São Paulo que perdeu da Chapecoense e Goiás? Corinthians que perdeu do Figueira? “Os cães ladram e nossa caravana passa”. Tetra neles Zeirão.

  • Anderson Palestra disse:

    Aécio??? Sinto muito. É “farinha” do mesmo saco.

  • Paulo Afonso disse:

    Leandro, foi tão claro o pênalti que eu vi o lance rapidamente no jornal sábado, uma vez e falei que não foi… No dia seguinte vi o VT e o pessoal da transmissão (que só tinha cruzeirense) falou a mesma coisa: “é, não foi nada!”… Time que está na lanterna do campeonato, depois que toma o primeiro abre a porteira… Outro dia o Galo fez 6 x 0 neste Figueirense por causa disto… E o Ronaldinho ainda estava de luto porque tinha perdido o padrasto… Quanto ao time ser técnico, se você não quer ver os erros grotescos de passes e “matadas” de bola e o excesso de correria do time, tudo bem… Isto não impede seu time de vencer os times ridículos e permanecer na liderança do campeonato… Reforçando, esta é uma estratégia que está dando certo…

  • Otto Marques disse:

    Zé do Galo, o cara tá atolado em falcatruas!

  • ZédoGalo disse:

    Concordo. Marcelo Oliveira é o melhor técnico do Brasil. E se fosse técnico da seleção iria convocar grande parte do elenco das marias com toda razão, e mais Neymar e São Vitor. Acho até que haveria grande chance de sermos hexacampeões.
    Duas coisas no Brasil precisam acabar com urgência: PT e CBF. O resto a gente vê depois. E aí moçada, vamos votar todos no Aécio? É o melhor que está tendo.

  • Hildebrando de Freitas disse:

    Leandro, os times que são prejudicados, não ficam nas primeiras posições e muito menos ganham títulos.

  • Leandro disse:

    Paulo Afonso, o penalti para o Cruzeiro foi claro, e vc viu o primeiro tempo com uma chuva intensa que deixou o gramado impraticável, se vc visse o segundo tempo entenderia que os 5×0 ficaram baratos para o Figueirense, foi um verdadeiro massacre e um show de bola, com um time extremamente técnico! O que acontece com o Cruzeiro contra qualquer adversário. Tem vários times bons nesse brasileirão, mas o Cruzeiro está muito acima, está no msm nível dos times de ponta da Europa, tem um elenco muito qualificado, por isso eu afirmo que o Marcelo Oliveira conseguiu perder duas competições msm tendo um time muito acima dos outros! Mas isso é coisa que acontece no futebol, não tem o que lamentar e sim valorizar o que se conquista!

  • Paulo Afonso disse:

    audisio, enquanto esperava o início do jogo do Galo assisti ao VT do jogo do Cruzeiro… Só vi o primeiro tempo, mas não foi só o lance do pênalti… Antes do gol, houve um lance de falta no ataque do Figueirense bem na entrada da área… Seria cartão para o Ceará, mas o juiz fez de conta que não viu… Fora outros lances… Time tem muita disposição, mas não tem qualidade técnica… O time erra demais, jogadores tropeçando na bola… E tem que ver o trabalho que o Ricardo Bueno deu no primeiro tempo… Pena que falta muito planejamento para os outros times, incluindo o Galo…

  • Marcelo Ramos disse:

    Esse é cego e surdo com “borra”.

  • Leandro disse:

    Se o Cruzeiro não tivesse sido prejudicado no jogo do São Paulo, com a inversão de uma falta aos 46 do segundo tempo, no lance que nasceu o gol adversário, se não tivesse sido prejudicado pela marcação de um penalti inexistente contra o Atlético-MG, fora o penalti não marcado e o impedimento absurdo, e se o juiz tivesse marcado a falta que houve antes do lance do gol do Corinthians, estaríamos hoje com 12 jogos, 11 vitórias e 1 empate! O Cruzeiro é o time mais prejudicado pela arbitragem nesse campeonato!

  • Paulo Afonso disse:

    Sem deixar de lembrar também que este time de outro mundo está nesta euforia toda depois de vencer o lanterna isolado do campeonato, que tem só a pior defesa (comandada por Nirley) e o pior ataque (comandado por Ricardo Bueno)… E o Dunga já quer levar Fábio, Dedé, Manoel, Lucas Silva, Éverton Ribeiro e Ricardo Goulart para os 6 amistosos que a Seleção fará este ano… Mas o time tem o melhor plantel do Brasil e isto não é problema…

  • audisio disse:

    Mais uma vez o cruzeiro foi extremamente beneficiado pela arbitragem quando ganhou um penalti da arbitragem quando o Fred Goulart simulou vergonhosamente uma falta dentro da área, dando uma de bailarina!
    O jogo estava 0 x 0 e o cruzeiro não jogou nada o primeiro tempo. Sabe-se que estas equipes pequenas não tem poder de reação se tomarem o primeiro gol. Jogo roubado! Mais uma vez o time da toca é ajudado pela arbitragem! Só que agora o Corinthians vem aí! Depois não me venham dizer que a lourinha da bandeirinha está perseguindo o Cru!

  • Paulo Afonso disse:

    Aí a torcida celeste precisa entrar em acordo… Ou o técnico é excelente porque é o melhor estrategista e potencializador de talentos do Brasil ou é mediado porque, apesar de ter os maiores craques da história do futebol brasileiro, ainda assim conseguiu perder alguns títulos e não venceu grandes adversários… Acho que teremos a resposta quando algum jornalista divulgar se ele está ou não fazendo curso de espanhol… Se estiver, é o melhor técnico do mundo e será contrato em breve pelo Barcelona… Se não estiver, o Barcelona vai oferecer Neymar + 150 milhões de Euros pelos 11 titulares do elenco celeste…

  • audisio disse:

    Marcelo Oliveira mudou! Aproveitou a oportunidade de ver de perto o trabalho do Cuca e alterou sua concepção de futebol. Pegou um cruzeiro na baixa, e teve a oportunidade de ir se adaptando ao novo Mineirão, fazendo o que o Atlético fez ne início com o Independência. Tem uma tradição de futebol clássico, é atleticano da gema, nasceu e cresceu no Atlético e teve como uma das suas principais influências Telê Santana! Teve que aprender a comandar por isso escolheu a maioria dos seus atletas jovens, que acreditavam no seu trabalho, evitando as estrelas. Uma vez que conseguiu o sucesso, obteve a moral para domar as estrelas e está realmente se transformando num grande treinador!
    O grande sucesso do atual cruzeiro se deve ao grande atleticano Marcelo Oliveira!

  • José Antonio disse:

    Concordo plenamente. Pois ele mostrou extrema competência ao pegar um time de jogadores medianos, dispensados, na sua maioria, de seus clubes e o transformou em um time campeão, mais ou menos o que fez o Ney Franco no Ipatinga e Jair Picerni no São Caetano. É de um técnico assim que a seleção brasileira precisa, pois, nenhum dos nossos jogadores é protagonista nos times onde jogam (nem o Neymar), então é preciso um treinador que saiba montar um time sem craques.

  • Leandro disse:

    Eu penso que o Marcelo Oliveira tem os seus méritos no time do Cruzeiro, mas é um dos pontos fracos do clube! O Cruzeiro tem hoje o melhor elenco do Brasil e com certeza é o melhor time fora dos grandes centros da Europa! Ganhar o campeonato brasileiro com folga é obrigação, e o Marcelo Oliveira conseguiu ainda deixar de ganhar uma Copa do Brasil e uma Libertadores por bobeira! Esse time do Cruzeiro jogaria até sem técnico, tem muita qualidade, só não venceu todos os jogos até aqui por causa das falhas de arbitragem e porque usou o time inteiramente reserva em alguns jogos.

  • Paulo Afonso disse:

    Para quem não conhece o significado, nume = divindade, poder celeste, divindade mitológica, gênio, espírito sobrenatural… A sobrenaturalidade celeste não é tática nem muito menos técnica… Quem está de parabéns e merece 99,99% dos créditos é a comissão técnica do clube, formada pelos preparadores físicos Juvenilson de Souza, Quintiliano Lemos, Eduardo Freitas e os fisiologistas Eduardo Pimenta e Rodrigo Morandi… O time celeste apenas está correndo muito, mas muito mais que os seus adversários até agora… Como eu disse anteriormente, a maioria absoluta dos adversários estava na zona do rebaixamento quando jogou contra o Cruzeiro… A estratégia utilizada foi a correta: pressão total para cima de times psicologicamente derrotados… Quando jogou contra times organizados, não conseguiu vencer… Quem observar com menos paixão, dará créditos a quem realmente merece… A preparação física e fisiológica do time está muito acima dos demais clubes no momento… Isto não é demérito, antes que alguém possa levantar esta hipótese, pois faz parte da regra do jogo…

  • Paulo Afonso disse:

    Claro que as pessoas vão usar de “todo seu conhecimento” para, 150% escorados na paixão, analisar este time que está a 5 pontos de vantagem na frente da tabela… Marcelo Oliveira virou gênio estrategista, praticamente o sucessor do Telê… Dedé, Egídio e Henrique são jogadores de ponta… Éverton Ribeiro, Dagoberto, Marquinhos e Marlone craques indiscutíveis, que seriam titulares absolutos do Bayern de Munique e do Real Madrid… Marcelo Moreno faz até Reinaldo pedir desculpas por um dia ter usado a camisa 9 no gramado do Mineirão… E o maior craque da história do futebol brasileiro, que deixa a todos indignados com Felipão que teve a ousadia de levar Neymar para a Copa, que deixa todos perplexos porque o “Rei” ainda é o Pelé… Como podem cometer tamanho sacrilégio com o nume Ricardo Goulart, o ET Azul?

  • João Antonio disse:

    Uai Chico, antigamente era Barcelona das Américas, depois vem o Once Caldas e fumo… Agora Alemanha, ê torcidinha que viaja… Vão com calma minha gente; subir demais aumenta o tombo!

  • Paulo disse:

    Marcelo Oliveira teve duas chances de levar o Coxa ao título da fraca copa do Brasil….
    Rebaixou o CRB para segunda divisão em 2008
    Portanto menos …Chico. Menos!!!

  • Paulo disse:

    Banho de bola no Figueirense não é nada de extraordinário. O Figueira é timeco. Está entre os piores do campeonato. Vai cair pra segunda divisão
    Quando enfrentou times fortes como: Galo, São Lourenço, São Paulo, Timão….todos viram o que aconteceu.

  • Thiago disse:

    Arnaldinho, não seja chiliquento. Marcelo e realmente o técnico campeão brasileiro porque e um dos melhores e soube montar elenco e formar um grupo vencedor. Vide São Paulo que tem medalhões e não tem time.

  • Ronaldo Nascimento disse:

    Ai não Chico, você tá brincando, seu Atleticano respeito muito o Marcelo, mas ele tem que aprender muito

  • Discordo quem chamou o Marcelo Oliveira de traíra… “traíra” foram àqueles que não lhe deram mais oportunidades à frente da equipe profissional do clube genuinamente mineiro!
    – Parabéns pelo profissionalismo, seriedade e capacidade, grande Marcelo Oliveira! Vc faz e fez por merecer…

  • Arnaldo Filho disse:

    Querem ver o verdeiro Marcelo Oliveira, dê a ele o Atlético Mineiro para treinar. Um time de plantel fraco, sem moral na cbf/globo e pior, em rota de colisão com a receita/fazenda/governo.
    Hipocrisia pura, Gilvan é apenas “testa de ferro”, quem manda no Cru Cru são os outros dois.
    Se o Cru Cru fosse a Alemanha, teria vencido o San Lourenzo…
    Está indo bem, tem tudo pra ser campeão, mas menos gente, cuidado com a euforia de 2010!

  • Márcio Luiz disse:

    Realmente o Kalil não deveria ter “escorraçado” o Marcelo.

    Afinal, o treinador em seus tempos de base (e profissional) do Galo revelou grandes “jóias”, senão vejamos:

    Renan Oliveira, Ramonzinho, Paulinho, Tiago Feltri, Paulo Henrique, Edson (goleiro), Renan Ribeiro (goleiro), E-du-ar-do (o genrão) dentre outros.

    Sem esquecer do “extraterrestre” Tchô.

  • José disse:

    Chico, podemos concluir que o Marcelo Oliveira é da prateleira de cima?

  • Alisson Sol disse:

    O Marcelo Oliveira pode até chegar à seleção, mas antes tem de aprender algumas coisas:
    1) Lidar com estrelas: Desnecessário fazer mais uma “família Scolari” com outro nome (a CBF agora simplesmente adotou a “família Dunga”). Na seleção, o problema de vários técnicos, incluindo Telê Santanta, sempre foi evitar convocar um bom jogador com o qual eles tinham dificuldade de lidar. Isto cria um “grupo unido de jogadores fracos”, ao invés de um “grupo gerenciado de jogadores excelentes”.
    2) Jogos decisivos fora de casa: Desde seus tempo de Coritiba, Marcelo Oliveira tem alguma coisa estranha nas suas escalações fora de casa em jogos decisivos. Perdeu uma final de Copa do Brasil para o Vasco em 2011. Depois para o Palmeiras em 2012. Ano passado, conseguiu fazer o Cruzeiro perder uma série de dois jogos na Copa do Brasil contra o horroroso time do Flamengo. Este ano, o jogo contra o San Lorenzo na Argentina deu calo nos olhos.
    3) Estudar o adversário: É o eterno problema dos técnicos brasileiros. Focam quase 100% da sua preparação no seu próprio time, e esquecem que a partida começa com outro time dentro de campo, que eles precisam conhecer muito bem para poder explorar as fraquezas. A regularidade dos times de Marcelo Oliveira vale pouco em Copas, onde todo jogo é decisivo, e nem há o “jogo da volta”.

    O problema do Brasil é que não há um “técnico completo” no país. Uma comissão técnica com Levir Culpi e Marcelo Oliveira seria o ideal. Levir tem ainda de maneira mais acentuada o problema de “lidar com estrelas”. Mas é melhor em termos de armar o time para copas. Um diretor de futebol na CBF que estivesse realmente interessado no bem do futebol do país, conseguiria gerenciar a situação para convencer dois grandes técnicos a formar a primeira “dupla técnica” do país. Mas olha o diretor técnico da CBF, e seus interesses…

  • Ulisses disse:

    Chico boa tarde.
    O Cruzeiro caminha a passos largos para ganhar novamente o campeonato com o pé nas costas. Não por estar apresentando um futebol de primeira linha o tempo todo, pode ser só por algum período do jogo. Se continuar enfrentando e abrindo as retrancas como no segundo tempo de ontem, não vai ter pra ninguém.
    Certamente, não vai conseguir imprimir tal ritmo sempre, todavia, se os adversários não começarem agora a tentar deter a nossa caminhada, quando acordarem não dará mais tempo de reação.
    Friso sempre que para um time fora do eixo do mal ganhar o campeonato, tem que estar sobrando e estamos como em 2003 e 2013. Se nos garfarem um gol, não vamos ficar lamentando como se fossemos os maiores sofredores e roubados do mundo, temos que ir lá e fazer dois ou três.
    Ah vão relembrar aquele jogo com o Corinthians em 2010, ali não estávamos muito à frente dos demais como nos anos anteriormente citados. Só se o time de uma hora pra outra deixar de jogar bola ou então a CBF escolher outro time para nos atrapalhar e jogar todas as fichas na arbitragem e demais maracutaias. Como é bom ver nosso estado ter que ser destaque, mesmo que forçadamente na imprensa nacional…
    Ah como é bom também e até estranho ver um atleticano de quatro costados (definição sua) como nosso técnico, vibrar na beira do gramado a cada gol do Cruzeiro, confesso que eu não ficaria assim muito à vontade…semana passada levei um amigo atleticano para conhecer o novo Mineirão juntamente com seu filho cruzeirense e foi hilário ver depois no serviço, as gozações do novo “atletirense” como passou a ser conhecido o Leno por nossos amigos. Grande abraço a todos.

  • Vinicius Campos disse:

    O Cruzeiro caminha a passos largos para ganhar outro brasileiro. Quando joga com time pequeno não vacila e fatura os três pontos. Seja em casa ou seja fora vem jogando muito bem. Assim como no brasileiro de 2013. Gilvan sem duvida e um grande dirigente e Marcelo Oliveira um grande tecnico.

    Veremos hoje como vai jogar o meu Galo. O jogo de hoje sem dúvida vai mostar quais são as pretenções do nosso time para o resto da temporada.

  • Bruno de Oliveira disse:

    O presidente do Cruzeiro é muito competente. Principalmente pelo fato de ter bancado um treinador que tinha enorme rejeição da torcida. Fez excelentes contratações, muitas indicadas pelo próprio treinador. A verdade é que o time do Cruzeiro não tem nenhum craque. Tem sim alguns excelentes jogadores. Mas tem um conjunto que impressiona. O grande mérito do Marcelo foi dar a esse time um padrão de jogo que não se altera mesmo quando joga com o time praticamente reserva. O Marquinhos, que foi ridículo em clubes anteriores, tem se destacado. Isso mostra como o treinador conhece seu grupo e sabe como aproveitar um jogador. Quando o time é bem treinado muitos jogadores rendem bem.

    O Cruzeiro apresenta-se como o maior candidato ao título e com doze rodadas já tem oito pontos de vantagem sobre o segundo colocado.

    Conquistas valorizam jogadores e treinador. Chegará o momento em que o Marcelo buscará novos desafios. Dificilmente o time manterá o mesmo nível de atuação. Até mesmo porque nota-se claramente o bom trabalho feito pelo treinador que sabe tirar o máximo de cada jogador.

  • Zé Carlos disse:

    O que me incomoda nisso tudo é que o Marcelo Oliveira praticamente nasceu no Galo. Morou lá a vida toda até ser escorraçado pelo Kalil.

  • thales rosa disse:

    Otima materia do UOL sobre a atual realidade do Cruzeiro e do Futebol Brasileiro..

    Cruzeiro já faz o que o resto do Brasil não conseguiu entender

    O Cruzeiro é um time de ponta europeu jogando contra brasileiros. É uma Alemanha fazendo jogos semanais contra seleções brasileiras emocionalmente fragilizadas e sem Neymares. Neste sábado o atual campeão nacional matou mais uma: 5 a 0 no Figueirense, sem medo de fazer mais um, sem substituir um atacante por um volante no segundo tempo. Sem Bastian Schweinsteiger. Sem Philipp Lahm. Sem megalomania, também. Não foi preciso gastar uma fábula para montar a melhor equipe do país. Só foi preciso compreender que o futebol praticado no Brasil – e pelo próprio Cruzeiro – até 2012 é totalmente inferior ao praticado pelos principais clubes da Europa. É líder absoluto do Brasileirão, com 28 pontos.

    O 4-2-3-1 virou mania mundial, até no Brasil, depois de ser revivido intensamente e com sucesso na Europa, nos últimos anos. Mas futebol não é pebolim (ou totó). Não basta posicionar os jogadores da forma como manda o manual para o futebol europeu acontecer de forma mágica. Marcelo Oliveira, técnico, sem a grife de Pep Guardiola, sabe bem disso. E conseguiu compreender e aplicar aquilo que muitos treinadores no Brasil entendem, mas não têm capacidade de fazer acontecer. O Cruzeiro é o único time do país que supera o abismo visto nos 90 minutos do Mineirazo no dia 8 de julho.

    1. Não há mais espaço para centroavantes que só chutem

    Sim, Marcelo Moreno é centroavante e ele é titular do Cruzeiro. Mas ele não é um empurrador de bolas para o gol, como há na maioria das equipes do país. O 9 genuíno hoje em dia é pior que o 9 falso – Marcelo Moreno não é falso 9, mas um verdadeiro atacante completo. Sai da área, participa da construção de um time com fluidez tática, no qual volantes, meias e atacantes participam das fases defensiva e ofensiva.

    Com o boliviano, a equipe ganha mais um trabalhador sem a bola e não depende de um ou dois jogadores para iniciarem jogadas ofensivas. O técnico Marcelo Oliveira mostra o tipo de futebol que pratica em alterações como a deste domingo, no meio da goleada sobre o Figueirense, com duas trocas ao mesmo tempo: Marquinhos, ponta, por Dagoberto; Marcelo Moreno, centroavante, por Marlone. Jogou 25 minutos sem ninguém na área. Fez mais dois gols.

    2. Não há mais espaço para armadores que só armem

    “Ele é meia à moda antiga”. A frase que normalmente é usada como elogio na verdade celebra a incapacidade de um jogador para se encaixar nas novas necessidades do futebol. Hoje em dia quem mais sofre com isso é Paulo Henrique Ganso, que ouve a cada jogo de Muricy Ramalho que tem de entrar mais na área adversária e arriscar mais finalizações. Ricardo Goulart, do Cruzeiro, nunca foi à seleção brasileira e é muito menos conhecido, mas joga muito mais. Faz tudo o que Ganso não faz, e sem ter a técnica do camisa 10 do São Paulo. No meio de campo, é artilheiro do Brasileirão com 8 gols. James Rodríguez, artilheiro da Copa do Mundo de 2014 e contratado nessa semana pelo Real Madrid, também é meia.

    O Cruzeiro é a equipe que mais finaliza no Brasileirão. E com pontaria: 70 chutes certos, no gol, em 12 jogos, segundo números do Footstats. Ricardo Goulart chuta tanto no gol quanto o centroavante Marcelo Moreno: 14 finalizações certas. Ser meia não significa ser responsável por armar o jogo, mas sim ocupar aquela faixa de campo e trabalhar igualmente para o time. Éverton Ribeiro e Marquinhos, que têm ocupado as pontas do setor ofensivo, não chutam com a mesma frequência, mas também desempenham funções inglórias, como o acompanhamento ao lateral adversário, o que muitas vezes os deixa longe do gol. Mas faz o time vencer.

    3. Não há mais espaço para volantes que só destruam

    A dupla que ocupa o centro do 4-2-3-1 do Cruzeiro é Henrique e Lucas Silva. Henrique foi, durante toda a carreira, um segundo volante. No próprio Cruzeiro, em outros tempos, chegou a ser até o terceiro homem de meio de campo. Hoje é o primeiro, quem toma a bola dos companheiros de defesa e inicia as jogadas.

    Sabe, também, destruir jogadas. Mas cumpre o mais importante, algo que o holandês Johan Cruyff – que participou das duas últimas revoluções táticas do futebol, na Holanda e na Espanha – já falava no início dos anos 90: os jogadores de defesa têm de saber jogar futebol. Henrique sabe. Seu companheiro de posição sabe mais ainda. O jovem Lucas Silva, de 21 anos, chegará à seleção brasileira até 2018 se Dunga – ou outro – entender aquilo que o Cruzeiro entende e aplica sobre futebol. Lucas Silva vai de uma área à outra, passa bem e finaliza melhor. Fez gol neste sábado.

    4. A bola corre mais que o ser humano

    O Cruzeiro não encurta tanto o espaço quanto extremos espanhóis vistos nos últimos anos, mas toca muito a bola. Mais do que qualquer equipe no Brasileirão, uma média de 408 passes por partida. Número ainda inferior aos das principais seleções da Copa do Mundo, mas acima da média do país. O que já é um padrão no futebol de ponta ainda não virou prática comum no Brasil.

    http://esporte.uol.com.br/futebol/campeonatos/brasileiro/serie-a/ultimas-noticias/2014/07/27/cruzeiro-entendeu-o-que-o-futebol-brasileiro-nao-conseguiu-entender.htm

  • thales rosa disse:

    Pois é joaquim esse cidadao, kalil, fala esse tipo de asneira e a torcida atleticana aplaude cegamente… nunca caem na real sobre quem é o real presidente do atletico.. tem gente usando o atletico-mg para lavar dinheiro e ficar ainda mais rico e os bobos aplaudem de pe e elegem ele como melhor dirigente..

    Blz.. fiquem com seu Kalil e nos ficamos com GILVAN… GILVAN Eterno por favor!!

    Em 3 anos a frente do Cruzeiro ele ja é o maior presidente da Historia, so falta a libertadores e o mundial e ele passa os Perrellas em tudo!

  • Paulo Afonso disse:

    Bom lembrar que este chocolate começou com um pênalti “REDÍCULO”, como diria Paulo Bonfá… E ainda teve gol impedido e tudo mais… A máquina celeste até agora enfrentou 4 adversários: jogou em casa contra o São Paulo, fora contra Corínthians, fora contra o Inter e um clássico… Destes jogos, venceu apenas 1 (Inter em campo neutro), empatou com o São Paulo e perdeu para Corínthians e Galo… O grande mérito do Marcelo Oliveira parece ser trabalhar bem a parte física e mandar o time correr muito… Assim tem vencido todos os times pequenos e conseguido esta vantagem… Não deixa de ser uma estratégia que inclusive tem dado certo…

  • Marcos disse:

    O futebol do Cruzeiro parece ter sido inspirado no da seleção alemã…

  • O pior cego é aquele que não quer ver. O Cruzeiro joga o melhor futebol do Brasil e quase ninguém enxerga isso. A mídia caolha é a principal responsável. Eixo Rio- São Paulo já era. Existe futebol melhor aqui do que lá. Acordem, impressa caolha!

  • Antônio Melquíades disse:

    Mas será que dia um juiz vai errar contra o cru cru?

  • Gabriel Gouveia disse:

    Aquele pênalti foi mais “maroto” do que o do Fred contra a Croácia.
    Normalmente, o time pequeno explora a ansiedade pela falta do gol de quem joga em casa, ai me vem o árbitro e dá um pênalti daquele.
    O gol do Dedé ele faz falta antes de subir, o defensor levanta as mãos
    E a banheira do Goulart? Tá tudo muito fácil!
    Como na Libertadores não tinha a “mão grande”, lá o Cru Cru era time comum.

  • Rick Cardoso disse:

    Chico, nada disso ! Deixe o Marcelo quetinho no Maior de Minas. Seleção é uma bagunça, está recheada de cartolas sem credibilidade e jogadores reservas de clubes do leste europeu. Ou vc’s querem queimar o Marcelo Oliveira? Ele está bem no Cruzeiro e sabe preparar a equipe p disputar três pontos como poucos!
    .
    OFF-TOPIC

    Em época de eleição, veja como aparecem fórmulas milagrosas e populistas, mas quem paga é a viúva e o erário públcio:

    http://josiasdesouza.blogosfera.uol.com.br/2014/07/26/cartolagem-invadiu-a-pequena-area-do-tesouro/

  • Alex Dias disse:

    Galera,

    O grupo do G4 final so sera definido a partir do segundo turno.

    Mas pela vantagem o cruzeiro pode ficar entre os 4 mas ainda titulo
    nao tem como saber ja que o BR desse ano, acredito, sera complicado
    no segundo turno com times pequenos complicando os grandes.

  • Frederico Dantas disse:

    Tão bom quanto o placar e os consequentes 3 pontos somados foi a seriedade com que o time tratou o jogo mesmo com a fatura liquidada.

    Sábado 6 e meia da tarde (todo mundo tem algo que fazer sábado à noite) e chovendo canivete. Mais de 20 mil pagantes. Mais que um Independência.

  • luiz ibirité disse:

    que chocolate, quem vai parar esse time??

  • dick luiz disse:

    concordo com você que o Marcelo é um bom técnico e tomara que seja tetra esse ano e fature a copa do brasil mas para seleção ainda não.
    pra mim o técnico deveria ser o zico
    parabéns pelo blog é muito bom

  • joao francisco disse:

    marcelo tecnico da selecao ??? faz me rir tem outros na frente desse TRAIRA !!!!

  • Genivaldo Barbosa disse:

    É muito fácil treinar um time que árbitro inventa pênalti, gol de falta e gol impedido. Não tem jogador expulso, não sofre pênalti e uma tabela favorável. Até o Marquinhos, que não jogou nada no Palmeiras e Flamengo, virou craque. Até o Passoquinha joga bola nesse time!

  • Gilmar disse:

    Torço para o Galo, mas reconheço que Marcelo é o melhor técnico do brasil.
    Foi cracaço como jogador e está mostrando que é excelente no comando de equioes. -Parabéns!

  • J.B.CRUZ disse:

    Mais uma vez o MINEIRÃO presenciou uma aula de futebol..
    FALA MARCELO OLIVEIRA;
    “Baseei-me na minha convicção e também na coerência, pois DEDÉ foi titular durante todo ano e é um jogador importante..Ele se contundiu, voltou e está bem””..
    MANOEL foi irrepreensível em todos o jogos que jogou desde a sua chegada ao CRUZEIRO, mas com a volta de DEDÉ, foi para o banco convicto que não estava na “reserva’, pois no MAIOR DAS AMÉRICAS NO SÉCULO XX não existe reservas e sim 33 titulares…
    No CRUZEIRO não tem essa de melhor que o outro..
    Todos são bons…Entra um,sai outro é a mesma coisa; MESMO!!!

  • thales rosa disse:

    Em 12 rodadas o Cruzeiro ja tem 8 pontos de vantagem sobre o segundo colocado… Gilvan é o melhor presidente de clube do Brasil.. o cara manda bem demais

  • thales rosa disse:

    Se o Cruzeiro tivesse representando a seleção na Copa a taça ficaria no Brasil.. O time esta jogando bem demais, mesmo com o DEDE fazendo força contra o time deu um show no segundo tempo com o campo mais seco.. Não tem para ninguem esse ano vem outra TRIPLICE COROA para BH!!

    Cruzeiro TETRA do Brasileiro
    Cruzeiro PENTA da Copa do Brasil!!

    Chorem adversarios… e fiquem pra tras..