Blog do Chico Maia

Acompanhe o Chico

Punição absurda: Grêmio excluido da Copa do Brasil!

Uma punição absurda, endereçada ao alvo errado. Os racistas identificados é que deveriam ser punidos. Punir a instituição não atinge aos responsáveis pelas agressões.

O mesmo vale para os marginais que infestam as torcidas. Aprontam, mas os clubes é que são obrigados a jogar de portões fechados ou em estádios neutros. Isso só incentiva outras ações marginais.

Mas, este é o Brasil, onde não sabemos qual justiça é mais complicada, a desportiva ou a comum.

CIRCO

O circo desta tarde do STJD, em foto do Globoesporte.com

Notícia do Globoesporte.com

* “O Grêmio está excluído da Copa do Brasil. A decisão ocorreu após julgamento no Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) na tarde desta quarta-feira. Em quase quatro horas de sessão no Rio de Janeiro, os auditores resolveram pela punição após denúncia feita pela procuradoria, baseada no artigo 243-G (e seus parágrafos) do Código Brasileiro de Justiça Desportiva (CBJD).”

A notícia completa no

http://globoesporte.globo.com/futebol/times/gremio/noticia/2014/09/gremio-e-excluido-da-copa-do-brasil-apos-julgamento-por-injurias-raciais.html?utm_source=Twitter&utm_medium=Social&utm_content=Esporte&utm_campaign=globoesportecom



» Comentar

Comentários:
24
  • Douglas Oliveira disse:

    Discordo! Quando há brigas nas torcidas ou objetos jogados ao campo, a lei prevê exclusão, perda de pontos etc. A lei só deve valer quando há agressão física? Agressão moral, ética e racial não precisam de punição? Vale tudo? Acho que o clube deve sim pagar pelo ocorrido. Não somente pelo fato de ser responsável pelo jogo, mas por todo o contexto. É uma forma de um clube de futebol, que pouco – ou nada – contribui para a sociedade, de dar, ao menos o exemplo. E esse exemplo está na lei.

  • Paulo disse:

    caro julio césar aqui está o link que vc comentou>
    aliás vejam que absurdo. a bandidagem desafiando e desrespeitando a justiça e ninguém faz nada|!!!
    http://www.hojeemdia.com.br/esportes/cruzeiro/torcedores-brig-es-voltam-a-ignorar-punic-o-no-mineir-o-1.182242
    paravras do autor: continuamos na esperança de que a lei seja aplicada e que a justiça prevaleça

  • Ivan junior disse:

    Novamente o apito amigo ajuda os times do rio. Vergonha.

  • João Amaro disse:

    Depois do que vi ontem nos jogos Ceará x Botafogo e Flamengo e Coritiba, somado a tudo que já vi ao longo dos meus quase 60 anos, vou fazer o (im) possível para não mais acompanhar futebol. Isso já tá me fazendo mal. Da política já desisti há anos! Agora, é a vez do futebol. Vou procurar ler coisas boas, visitar locais agradáveis, assistir a esportes onde prevalece o fair play, como o tênis. Vou criar minha “ilha da fantasia” pra ter mais momentos de alegria e pureza. Não aguento mais sujeira e sacanagem.

  • Paulo César disse:

    E sobre a arbitragem de ontem: “erraram” contra Coritiba e Ceará. Assim, com aspas. Falo hoje, para não ser oportunista lá na frente: se o Cruzeiro terminar o turno “somente” com 5 pontos, vão “errar” contra eles como “erraram” contra o Galo em 2012 e o próprio Cruzeiro em 2010, principalmente se o Mengo (!?) e o Timão (?!) estiverem “próximos”.

  • Paulo César disse:

    Queria ver se o STJD teria peito para excluir o Grêmio se o jogo da ida tivesse sido 3 x 0 para os gaúchos. Concordo com a punição ao clube, que tem históricos de racismo forte, mas discordo do oportunismo barato do STJD.

  • Vinicius Campos disse:

    Caro Chico Maia,

    como alguns aqui eu discordo de você. Os atos provocados pelos torcedores em questão, fora de integrantes de torcidas organizadas. Na minha opinião a partir do momento que o clube tem envolvimento direto com estas quadrilhas, porque me desculpem quem não gostar pra mim é quadrilha, então, a a partir do momento em que o clube libera ingressos para este tipo de gente, libera transporte, tem a capacidade de mandar retirar as cadeiras deixando um espaço para eles como eles querem e da maneira que eles querem, então o clube é envolvido e tem que ser responsabilizado sim pelos atos deles. Os gritos de racismo vieram da organizada e não dos torcedores de bem que pagam ingressos caros como qualquer um outro.

    Até o ocorrido no jogo da Copa do Brasil contra o Santos o Grêmio não havia feito nada, quem estava fazendo e cobrando responsabilidades era a mídia e a sociedade. O Grêmio somente tomou uma atitude mais firme depois do jogo contra o Bahia pelo Brasileiro onde nitidamente esta organizada estava cantando “chora macaco imundo” como provocação e afronta direta a todos nós que somos contra este tipo de atitude. Esta mesma torcida a uns 5 meses atrás estava fazendo a mesma coisa com o Paulão do Inter, e era possível identificar as pessoas que fizeram isto. E o que o Grêmio fez? Nada.

    Sendo assim mesmo que tudo indicasse que o Grêmio seria eliminado normalmente, na minha opinião o clube teria que ser punido sim, pois somente assim tenho certeza que o clube irá romper com torcidas organizadas que tem que acabar sim. Sei que tem muita gente boa entre as organizadas que apenas torcem e amam seus clubes mas elas tem que acabar sim.

    Muito bem fez o cruzeiro quando rompeu com este tipo de torcedor, e deveria ser exemplo para o Brasil inteiro.

    Quando o clube é conivente, agrada, dá benefícios a este tipo de torcedor, enquanto forem ligadas a organizadas, que paguem mesmo e que sejam punidos mesmo. Seja o Grêmio, seja o meu Galo, seja o cruzeiro, curintia, flamengo e por aí vai. Que se puna sim o clube pois desta forma o próprio clube vai tomar atitudes severas contra as organizadas.

    Esta é minha opinião, não digo que é errada e nem certa mas é o que eu penso.

  • Paulo Afonso disse:

    A Copa do Brasil ontem teve dois cariocas se classificando… Neste esquema de “mata-mata” os cariocas sempre vão chegando… Vai que acontece uma final aí entre Flamengo e Botafogo, salvado o futebol carioca…

  • Paulo Afonso disse:

    Entendo o posicionamento do Chico… Também acho que a punição ao clube acerta o alvo errado… E tem mais, puniram o árbitro e seus auxiliares também por não terem escutado um torcedor no meio do estádio cheio gritando “macaco”… Outros casos onde o próprio árbitro chamava o jogador de “macaco” não foram passíveis de punição, mostrando a total falta de preparo deste tribunal… Eu que já perdi as esperanças na justiça comum, não me surpreendo nem um pouco com estes tribunais desportivos…

  • Julio Cesar disse:

    Bom dia a todos ! Não sei em qual blog que vi um link mostrando a repartição vazia onde deveriam estar simpatizantes brigões do Pirangi no dia do jogo, como punição pelo envolvimento em brigas.
    Então, a punição não foi cumprida.
    Discordo que o clube seja penalizado. Conversa fiada que ele é o responsavel pela segurança. Num jogo no Horto, eles jogaram tudo que tinham a mão sobre a torcida do Galo, brigaram entre si e o Galo foi punido. Então, torcedores adversarios vão ao estadio do mandante, aprontam (ate a policia chegar e ate enfrentam a policia) e o clube mandante não garantiu segurança ??
    É o pais da injustiça. Não ha punição severa aos infratores.
    Concordo com alguem que escreveu aí que a torcida do Galo gritar “bicha” ainda pode render punição.
    Bem, mudando o foco, e o apito amigo voltou com força total. Penalti inexistente para o Flamengo, e falta não anotada pelo arbitro na origem do terceiro gol. É amigos, o futebol merece outros 7X1 !!!

  • Alex Dias disse:

    Concordo Chico. Se fosse aqui com um time mineiro a galera
    iria tá p.. da vida. Mas iriam dizer que achariam justo.

    A punição teria que ser jogar com portoes fechados (caso o gremio classificasse para as proximas fases), alem de multa e prisao dos envolvidos no caso.

  • kleber Bsb disse:

    Circo, circo e mais circo!!!!! Fluminense na primeira divisão de 2014!!! Dá nojo essa cúpula, que desmanda no futebol brasileiro. Sem mais boa noite ao pessoal do blog.

  • J.B.CRUZ disse:

    Estamos em uma época muito estranha de se fazer JUSTIÇA!
    E os direitos do torcedor gremista que foi ao estádio só para torcer para o seu clube?..Pessoas sem capacidade para dirimir dúvidas, sem discernimento e sensibilidade,estão mais para semear a discórdia do que conciliar e manter o bom entendimento entre os seres humanos..

  • Nelton disse:

    Olá Chico. esta punição só esta acontecendo porque é contra um time fora do eixo Rio/São Paulo. Estamos cansados de ver isso acontecer. Mesmo sendo ATLETICANO, torço para que, se não for o meu GALO campeão, que seja o outro mineiro ou algum de outro estado que não seja este EIXO, que só que usar a LEI DE GERSON.

  • mauro disse:

    Absurdo eh o que fizeram com o aranha, tem que punir o clube mesmo assim outros ‘torcedores’ pensaram duas vezes antes de cometer o mesmo erro.

  • Alisson Sol disse:

    Como sempre, gente querendo aparecer em cima do esporte. É uma punição inócua, pois dificilmente o Grêmio iria reverter o placar mesmo.

    Imaginem a palhaçada que isto pode causar. Quero ver o dia em que um Palmeirense vestir a camisa do Corinthians e começar a insultar um jogador do Flamengo em uma partida no Itaquerão.

    Eu achava que, crescendo lendo Murilo Rubião, não havia algo mais fantástico do que a literatura. Mas o que ocorre no esporte no Brasil, principalmente o futebol, é impossível de imaginar. Fosse um conto, achariam um absurdo…

  • Anderson Palestra disse:

    Concordo. O clube nao deve ser punido pelo seus torcedores. So fizeram isso porque o Gremio estava virtualmente eliminado.

  • Nelson Henrique disse:

    Vamos comecar a ir aos estádios de terno, gravata ou melhor de fraque.

    noVEADOis, desde 1927

  • Fábio Augusto disse:

    Discordo de você Chico Maia.

    Eu e minha família deixamos de ir aos estádios por causa desses marginais das torcidas organizadas.

    O futebol só terá o brilho de antes quando esta turma for banida por completo dos estádios.

    Os clubes tem culpa sim no cartório e devem ser punidos pois são eles que subsidiam os ingressos e viagens desses maloqueiros.

    Os clubes já ganham dinheiro de mais da TV e podem sim, jogar de portões fechados. A falta de renda (de jogos que têm em média 15 mil torcedores) não matará nenhum clube brasileiro.

    A tal moça já está marcada pelo resto da vida por este ato imbecil que infelizmente, vemos no dia a dia de nossas cidades.

  • Olá, Chico!
    DISCORDO de você. O Clube é o responsável pelo o jogo. E mais… Não concordo em usar o termo ALGUNS. É hipocrisia. Só aumenta e alimenta esse ódio. Essa menina é apaixonada pelo Grêmio. Era até sócia do Clube. Não sei o porquê de alguns usarem ASPAS… E as pessoas ao lado não se ofenderam? Ou melhor, não se ofendem? Pois o problema é crônico. Ainda mais em se tratando da torcida do Grêmio a qual tem um histórico que não a favorece. FOI SIM A TORCIDA DO GRÊMIO QUE HOSTILIZOU Aranha. Ou foi a do Internacional? Agora, é claro que o problema é muito mais abrangente. De boa! Só a quem é direcionado esse ódio tem a dimensão exata da gravidade. O resto é falácia.

  • Maria Alice disse:

    Deveriam aplicar este mesmo procedimento (exclusão por x anos) quando houver morte de torcedores também.

  • Robson Costa disse:

    Uai Chico, nada sobre a rodada da CB deste meio de semana? Os Cru crus vão ficar furiosos, é a maior competição do mundo.
    Temo pelo Galo! O time titular já é fraco, imagina a “baba” que vai entrar! Será que vamos ressuscitar o Palmeiras? Ê Galo, faz essa massa sofrer!

  • thales rosa disse:

    Discordo Chico, nesse caso ai vai cair em cima sim dos racistas.. da pior maneira possivel, se forem pegos andando pelas ruas de porto alegre é capaz de serem agredidos, essa moça entao é bom sumir por uns dez anos pois a torcida vai responsabilizar somente ela…

  • João disse:

    Caro Chico discordo de sua opinião o Grêmio é o responsável pelo espetáculo, na Europa para o time não ser punido tem que mostrar e achar os envolvidos e o Grêmio não fez isso:

    http://globoesporte.globo.com/futebol/times/gremio/noticia/2014/09/vice-presidente-do-gremio-faz-criticas-aranha-uma-grande-encenacao.html

    Vamos punir quem então??????