Blog do Chico Maia

Acompanhe o Chico

Reinaldo agora é avô e bateu bola por telefone com o conterrâneo João Bosco

Toda vez que venho a Conceição do Mato Dentro é como se fosse a primeira vez, e toda edição do Projeto Matriz o prazer é o mesmo da primeira, de 25 anos atrás.

Há coincidências e satisfações que só acontecem em Conceição. Eu voltava à Pousada Alto do Baú, de caminhada de uma hora até o Salão de Pedras, quando me encontrei com o cantor e compositor João Bosco, indo pro café, depois de um showzaço do Projeto Matriz, memorável, de quase duas horas, na Praça do Rosário, na noite de sexta-feira.

CMD

Cena da minha caminhada desta manhã

Do “bom dia” formal ao papo sobre atividades físicas foi um pulo para chegar ao futebol e o trabalho de cada um.

JB1

No café do Alto do Baú: Geraldo Afonso, o dono da pousada (esquerda), João Bosco e este locutor que vos fala

Como todo mineiro que se preza, perguntei pela terra dele, Ponte Nova e ele respondeu que matou saudade alguns dias atrás em show que fez lá. Perguntou se eu sabia o resultado de Brasil e Colômbia, que jogavam quando ele saiu da pousada para o show. Respondi que foi 1 a 0, gol de falta do Neymar, e ele lembrou que não há mais centroavantes como o conterrâneo mais ilustre dele, Reinaldo, com quem há tempos não falava.

Contei que daqui algumas semanas irei a Ponte Nova, a convite dos amigos da torcida “Reinagalo”, para tradicional homenagem que todos os anos eles prestam ao “Rei”.

João Bosco manifestou a vontade de convidar o Reinaldo para um jogo da banda dele (cheia de gaúchos brilhantes) contra o Farroupilha, de Pelotas, no mês de novembro, mas não tinha o telefone dele. Isso não seria problema e liguei para o Reinaldo e os coloquei em contato.

Em quase meia hora de conversa, o genial e grande músico pediu ao não menos genial e grande artilheiro que ensinasse os caminhos do gol para os atuais centroavantes, e que ele foi o maior atacante que viu jogar.

Disse ao Rei que até hoje flamenguistas mais radicais cobram dele o fato de já ter vestido a camisa do Atlético e a fotografia dessa “traição” de muitos anos atrás, rende até hoje. Explica a todos que não vestiu “a camisa do Galo, mas do Rei”. Foi o apoio dele à primeira e vitoriosa candidatura do Reinaldo a deputado estadual em Minas. Ele com a camisa alvinegra e o Rei com o famoso violão do João Bosco.

Reinaldo topou jogar pelo time do conterrâneo no Rio Grande do Sul e eles ficaram de acertar os detalhes na próxima ida do Rei ao Rio, onde tem ido muito, em função do nascimento da sua primeira neta, Carolina, um mês atrás, filha do Daniel, o seu filho.

E eu, jacu de grota de Sete Lagoas, fazendo essa ligação, em Conceição do Mato Dentro, desses dois pontenovenses patrimônios da prateleira de cima do futebol e da música nacionais e do mundo!

Uma honra que não tem preço!

JB2

João Bosco entre o Geraldo Afonso e a patroa Leila, a que manda na pousada e no dono!


» Comentar

Comentários:
0
  • nelson roberto b. junior disse:

    SAN Chico! Dá uma vontade de lagar tudo e passear nestes locais. Belas imagens. Grande João Bosco, violinista e compositor mineiro, que sempre me faz lembrar de’ Cores do mar, festa do sol vida é fazer, todo o sonho brilhar ser feliz no teu colo dormir e depois acordar…” E o Grande Rei, que genialidade de Reinaldo! Se jogasse hoje,valeria muito mais do que Messi ou Neymar. Craque igual a esse eu nunca vi! Emocionte, vai ser sempre o nosso rei! Quem quiser de deliciar e matar a saudade, segue o link
    http://www.youtube.com/watch?v=ejAMZgZf4ek

  • Herminio disse:

    A Adolescência/Juventude do Cantor João Bosco se passou em Ouro Preto, tendo morado na República Sinagoga, na Rua das Mercês!

    Tempos depois morando no mesmo local e também formando-se em Engenharia surgiu outro grande cantor Mineiro: Rubinho do Vale ( meu contemporâneo).

  • Dario Diaz disse:

    O João Bosco não se importará que eu diga, em Minas Gerais ele é Atleticano (Galo) e no Rio Flamenguista, na adolescência dele uma ligação muito forte com Rio e não teve jeito. Em Minas sempre gostou do Galo.
    O irmão dele o Tunay chegou a compor e gravar uma música em homenagem ao Reinaldo, “quando a bola vai rolar, Vale Verde, Mineirão todos conhecem o seu poder”,,, Tunay Atleticano também.
    Valeu Chico, muita nostalgia, que saudades.
    Grande João Bosco.

  • Herminio disse:

    Quanto ao outro comentário Mineiro torcedor de outro estado: lamentável!

  • Herminio disse:

    Engenheiro e Cantor João Bosco formado na Escola de Minas de Ouro Preto.

  • Thiago disse:

    E só o Cruzeiro estar na frente do placar que da aquela vontade de ser retranqueiro do Marcelo Oliveira. Que cara idiota, no melhor momento do time no segundo tempo ele inventa o tal do william farias, tenha santa paciência.

  • Thiago disse:

    Começou a roubalheira a favor do fluminense PQP.

  • Olá, Chico! Sempre belas imagens… Ah! Chico, vou deixar uma ótima dica aqui, para quem sabe você postar no blog: Livro – Jogo do senta: a verdadeira origem do chororô: http://www.euvistoacamisadogalo.com.br/2014/09/livros-jogo-do-senta-verdadeira-origem.html

  • Eduardo - BH disse:

    Que fique a lição politica:- Minas nao é curral eleitoral de ninguem. Nós mineiros, nao aceitamos esta condiçao.
    Avante Brasil !!!!

  • “Se alguém quiser saber quem foi Reinaldo, pergunte à bola!”
    – Não é a toa que Reinaldo foi escolhido o maior jogador do futebol mineiro de todos os tempos, depois de ninguém menos que Pelé… ambos são Reis, eternos!