Blog do Chico Maia

Acompanhe o Chico

Ascensão do Galo: quatro vitórias consecutivas e manutenção do caminho ao título pelo Cruzeiro

O Atlético cresce a cada rodada enquanto o Cruzeiro administra a gordura acumulada, que deverá lhe garantir o título. Além dos desfalques, uma rotina durante o Brasileiro, o Galo enfrentou um Vitória desesperado, que precisava somar um ponto que fosse, de qualquer jeito, já que o rebaixamento lhe bate às portas. O time baiano foi guerreiro e ousado. Não se intimidou com o Independência lotado nem com a pressão atleticana desde o primeiro minuto. Logo aos 13 do segundo tempo o técnico Ney Franco trocou o zagueiro Kadu, que tinha tomado cartão amarelo, pelo atacante Edno.

O Galo criava oportunidades, mas as finalizações foram improdutivas até aos 39 quando Tardelli tabelou com Josué e marcou o belo gol que abriu o caminho da vitória e a manutenção na zona da Libertadores, que estava sendo perdida em função do triunfo do Grêmio sobre o Botafogo no Maracanã.

O jovem Carlos correu muito, fez ótimas jogadas, mas não conseguiu finalizar com a perfeição que vinha  demonstrando nos jogos anteriores. André mais uma vez apagado, como se o time jogasse com um jogador a menos. Foi substituído por Dodô, que tabelou com Tardelli na cobrança do escanteio e cruzou na cabeça do Guilherme, para que ele marcasse o segundo gol. Aliás, um prêmio ao Guilherme, que brilhou de forma especial nesta partida.

CAMVIT

O Cruzeiro fez o dever fora de casa ao trazer quatro dos seis pontos disputados. Vitória sobre o Coritiba e empate em Recife onde todo jogo contra o Sport é difícil. A esta altura o técnico Marcelo Oliveira administra a grande diferença de pontos em relação ao segundo colocado até a rodada que dará ao time o título por antecedência.

Levir Culpi já viveu todo tipo de situação no futebol e não esconde que anda de “saco cheio”, falando até em se aposentar. Importante que o futuro presidente do Atlético, o atual vice, Daniel Nepomuceno, se esforce para tentar renovar com o treinador.

Mesmo com tantas contusões, suspensões e falta de tempo para treinar, Levir conduz o Galo em campanha positiva no Brasileiro.

A instabilidade dos concorrentes se contrapõe à regularidade cruzeirense, tanto que o vice líder se reveza nas rodadas: já foi o Fluminense, o Corinthians, o São Paulo e agora é o Internacional. Isso é que garante a previsão de nova conquista do Cruzeiro pelo segundo ano consecutivo.

O domingo esportivo começou com alegria para os amantes do basquete brasileiro que tenta voltar a ocupar espaço de relevo no cenário mundial. A conquista do título intercontinental pelo Flamengo que venceu o Maccabi, de Israel, por 90 a 77 na final, foi uma injeção de ânimo, especialmente nestes preparativos para o Jogos Olímpicos de 2016.


» Comentar

Comentários:
45
  • J.B.CRUZ, avise ao seu BAIÃO que pelas contas dele poderiam estar faltando 09 pontos, mas o genuinamente mineiro aplicou duas “cipoadas” em seu “cliente” preferido: o time radicado!

  • Paulo Afonso disse:

    Galo precisaria atropelar todo mundo até a 30ª rodada (Criciúma, Fluminense, São Paulo, Chapecoense, Bahia) e nas 8 rodadas finais perder apenas 2 jogos e empatar um… É muito difícil chegar ao título, mas ser vice é bem provável…

  • Paulo Afonso disse:

    Xará, a imprensa aqui é moderada por qual ala? Então meu caro, na ditadura mineira, não veremos ninguém maldizendo os celestes…

  • J.B.CRUZ disse:

    Ô Edson, pelas contas do BAIÃO, ainda falta 3 pontos para o galo se livrar definitivamente da segundona..voilá!!

  • audisio disse:

    Agora é tentar colocar um time com a faca nos dentes e muita adrenalina para ganhar do Criciúma lá dentro e buscar o segundo lugar! Torcendo por um empate no jogo dos líderes, daí pra frente é só soltar é só acelerar!

  • ZédoGalo disse:

    Acho que o Levir está dando um claro sinal de que precisa ter seu contrato renovado agora para 2015, uma vez que ele sabe que o planejamento no Galo até o momento foi mais emocional que racional. Vamos Kalil, mexa-se rápido por favor. Ele é o melhor técnico dos últimos tempos.

  • Edson Dias disse:

    O que me intriga é que a turma que disse que o Galo iria sofrer pra não ser rebaixado SUMIU!!!

  • Isabella disse:

    Eu sou fiel frequentadora dos jogos do Galo no Horto e nunca que soltam essas bombas. No mínimo estranho fazerem isso justo agora.

  • Tércio Oliveira disse:

    Desde a morte daquele torcedor no Chevrolet Halls que a torcida do Galo não apronta. Agora, essa visível campanha pra incriminar a massa atleticana. Duvido se os incidentes do clássico, o sanduíche e a bomba de ontem, não foram armações pro Galo perder mando de campo e descaracterizar nossa torcida. Um sanduíche ou pizza e uma bomba ao finalzinho do jogo… Podem investigar!

  • Paulo disse:

    Mais duas questões que a imprensa Não comenta por se tratar de cruzeirin:
    1º Todos os adversários tem jogado contra o cruzeirin desfalcado de pelo menos 4 jogadores. O Sport jogou sem 7 ( SETE) titulares
    COMO FICARAM OS CASOS: Os QUATRO torcedores atleticanos baleados?
    O ataque selvagem ao ônibus do Galo as vistas da PM?
    E a cotovelada covarde do Egidio no Luan que teve duas costelas quebradas???
    Será que tudo acabbou em pizza como as barbáries cometidas pela bandidaem azul durante todo 2013???

  • José Antonio disse:

    É bom o Galo tomar cuidado porque agora qualquer coisa é motivo de perseguição naquele tribunal…. Parece que a bomba ontem foi fora do Independência pois não teve nenhum sinal de fumaça e já estão fazendo onda…
    Basta olhar a tabela e nos cinco primeiros lugares estão dois mineiros, dois gaúchos e um paulista que pode deixar o G4 na próxima rodada, basta o Grêmio vencê-lo e o Galo empatar… E isso é uma tragédia para a dona do futebol brasileiro, então todo cuidado é pouco….. E parece que tem setores da imprensa mineira que querem prejudicar o Galo dando sempre mais atenção que o caso merece….

  • Matheus disse:

    Vale lembrar , que nos últimos 6 jogos – 13 pontos em 15, tivemos uma média de 12 desfalques

    Contra o Vitória foram 13 e na próxima rodada contra o Criciúma podemos ter 15

    Méritos do Levir

  • Hernando disse:

    No Galo não há titulares, o plantel é o melhor da América do Sul, mesmo sem Ronaldinho, jogamos e ganhamos de qualquer suposto líder de campeonato em qualquer hora e lugar, com roubalheira de juiz ou não! Os fatos estão aí, sem repetições de escalação e mandando ver em todo mundo sem dó e sem piedade!!

  • Pedro Vitor disse:

    Obrigação vencer o Criciúma, que fez 13 gols apenas em 25 jogos. O Galo com uma defesa sólida, dois volantes de pegada forte, e o ataque com mobilidade, criando 5 a 6 chances claras de gol a cada rodada.

    Mesmo sendo na casa do adversário, sem vários titulares, entre suspensos, convocados, e machucados, quase 15 desfalques. Mas o Dátolo volta.

    Contra o Corinthians pela Copa do Brasil, tem que saber jogar, não pode ir com toda sede ao pote. Condições de vencer o Corinthians em São Paulo, o Galo de Levir, tem. Mas tem que segurar, não levar gols, e se possível fazer um. Vítória por 1 a 0, na casa do adversário é melhor resultado da Copa do Brasil.

    Então é isto, provável equipe para Quarta Feira:

    —————Victor—————
    —–Léo Silva——–Jemerson–
    Marcos Rocha———-Douglas-
    —-Josué——–Donizete——
    –Dátolo—–Tardelli———–
    —-Guilherme——–Carlos—–

  • EDUARDO - BH disse:

    O levir tá calando os criticos, inclusive a mim. com tantos problemas, O Galo tá numa posiçao incrivel na tabela. ganhou jogos com muitos, muitos desfalques. e o banco atleticano era tao ou mais critcado. o tecnico tá tirando leite de pedra.

  • EDUARDO - BH disse:

    Acho que o terceiro cartao amarelo do tardelli foi de proposito. contra o criciuma já nao estaria fora para a seleçao?
    O do guilherme deve ter sido para ser poupado para a copa do brasil. o cara nao aquenta seguencia pessada , machuca facil

  • Stefano Venuto Barbosa disse:

    A verdade é que o cruzeiro não vem jogando nada nesse segundo turno e o Marcelo Oliveira já tem a desculpa pronta ‘PERDA DE MANDO DE CAMPO”. O que ninguém quer falar é que todo mundo sabe como o cruzeiro joga e o time não está conseguindo sair da marcação, porque não tem um jogador agudo como o Tardelli. O resto é perfumaria e fábrica de linguiça.
    Tardellli está fazendo a diferença no Galo, joga muito. Gostei muito desse lateral esquerdo do Galo, menino cheio de qualidades. O Galo está se acertando com o andar do campeonato e já está entre os melhores times do segundo turno. Ainda tem muita água pra rolar e um empate cruzeiro x inter seria uma boa pro Galo.

  • Paulo Afonso disse:

    Sobre o Tardelli ainda podemos dizer mais… Ele está 3 gols atrás do artilheiro do campeonato… Porém, dos 3 jogadores que têm mais gols que ele, nenhum vive melhor momento… Tardelli engrenou e tem grandes chances de ser ainda o artilheiro da competição…

  • audisio disse:

    O Carlos é um craque. Um pouco mais de treino em finalização e será um dos principais jogadores do país. Boa entrevista do Levir quando um repórter cruzeirense tentou demerece-lo.

  • Pedro Vitor disse:

    Na verdade nem é pelo vice, porque olhando por este lado,

    QUEREMOS SER CAMPEÂO!

    Importante é entrar direto na Libertadores. Ter mais tempo de pré-temporada, e retornar o clima de euforia, pois aí poderemos afirmar, o Galo é candidato novamente ao Bi Da Libertadores 2015.

    Agora perdemos Tardelli e Guilherme, dois jogadores fundamentais. Dátolo volta, e apostaria no Dodô, que entrou bem contra o Vitória.

    E as Marias, Marcelo Oliveira, que se segurem, que o Inter vem aí igual a Tsuami!

  • audisio disse:

    Como o Levir ainda insiste com o Bebezao? Quase joga fora o jogo insistindo no que está provado que não funciona. André é carta fora do baralho e ponto final. O Dodo deu outra dinâmica ao jogo e em 15 minutos o time produziu mais do que em 75.
    De ponto em ponto o cruzeiro fica arrumado desculpas por sua visível queda técnica.
    O Galo está chengando e acho cedo para o cruzeiro comemorar o campeonato. Como Atleticano estou torcendo por empate no jogo cruzeiro e Inter.

  • Paulo Afonso disse:

    Sobre a sequência do Campeonato, o Galo entrou forte na briga pela vice liderança… Vejo que temos uma possibilidade muito grande de ficarmos nas duas primeiras posições, algo que acredito ser inédito para o futebol mineiro… Talvez isto mostre a importância do momento que vivemos… O Galo terá muita dificuldade pois enfrentará um carrasco histórico e ainda estará desfalcado (e chamo de desfalque o Tardelli, claro)… Já o Cruzeiro enfrentará um freguês histórico (para se ter uma ideia, a última vez que o Inter conseguiu vencer o time celeste tendo os mineiros como mandantes foi em 1987) e deverá manter a escrita, pois além disto o time gaúcho é totalmente irregular… Seria excelente para o futebol mineiro vermos Galo e Cruzeiro nas duas primeiras posições tanto do Brasileirão quanto da Copa do Brasil, cada um ficando com um título…

  • Paulo Afonso disse:

    Sério que alguém do Cruzeiro reclamou alguma coisa? Não vi absolutamente nada sobre o jogo celeste… Só de curiosidade fui ver o que aconteceu com o Henrique… O lance é muito claro… O Durval chega para tentar dar o combate, mas o Henrique chega primeiro e vira de costas… o Zagueiro do Sport tenta parar e tirar o pé, mas acaba atingindo o volante celeste… O próprio Durval pede para parar o jogo, mas o time do Cruzeiro deu sequência e tentou fazer o gol… Tentaram tirar vantagem da situação e depois reclamaram? Estou perguntando porque não vi nada do jogo, então não sei quem teria reclamado… Mas se alguém tiver feito isto, a gente vê a questão do caráter…

  • Renato - 7 Lagoas disse:

    Pai de Neymar pode assumir Uberlândia junto com Alexandre Pires.

    http://www1.folha.uol.com.br/esporte/2014/09/1523712-pai-de-neymar-esta-perto-de-assumir-gestao-de-clube.shtml

    Olha que pode estar aí a saída para os clubes do interior do País, especialmente para aqueles situados em cidades com estrutura de CT e estádio, como são os casos do Uberlândia e do Democrata de Sete Lagoas.

    Ao contrário do que quer a FIFA, os empresários/investidores nunca mais deixarão o futebol. Vão apenas se adaptar.

    http://www1.folha.uol.com.br/esporte/2014/09/1523712-pai-de-neymar-esta-perto-de-assumir-gestao-de-clube.shtml

  • Junior Gam disse:

    O problema do galo são os jogos fora do Horto.

  • Raws disse:

    Soltaram uma bomba no Independência, depois dos problemas no clássico e as prováveis punições, alguém acredita que algum torcedor do Galo levaria algum artefato explosivo para o estádio?
    Venho batendo na mesma tecla, tanto de um lado como de outro, basta se infiltrar na torcida rival para conseguir um prejuízo para o adversário. Será que os “inteligentes” que julgam não pensam nessa real possibilidade?

  • Paulo Afonso disse:

    Vale fazer um comentário especial sobre o Tardelli… Sem Ronaldinho e com Levir, ele voltou a atuar na sua, não sendo o armador tradicional e nem o centroavante de área… Ele fica flutuando, buscando o jogo, criando, finalizando… Volta algumas vezes para marcar, mas tem fôlego para chegar com perigo até o final do jogo… É novamente o craque do time e assume tranquilamente o posto de jogador de maior responsabilidade… Jogando assim, não há dúvidas de que é o melhor jogador em atividade no Brasil…

  • Paulo Afonso disse:

    O Galo faz uma campanha de recuperação… Já colou no São Paulo (perde no critério desempate saldo do gols por causa de um gol, que poderiam ser os 2 que levou do Santos à toa) e mira o Inter agora… Ontem o Vitória jogou muito fechado e deu bastante trabalho… Mas a recompensa pela insistência veio no final e fizemos 2 importantes gols… O que preocupa é que o termômetro do time é o Tardelli, que está fora da próxima partida… Tem que ver se o Dátolo volta e o time consegue pelo menos a vitória contra o Criciúma…

  • Rodrigo Assis disse:

    A realidade é que com elenco limitado, desfalque de tardelli pra seleção e possível perda de mandos, o Atlético deve apresentar uma queda de rendimento em breve…

  • Chico, Bom Dia! Ao contrário da horrorosa partida do meu Cruzeirão no sábado, ontem o jogo do Atlético Mineiro foi eletrizante, muito bom. Fica bem claro (aliás, falo isso desde a primeira rodada) que seu time estar entre os melhores do Brasil. Talvez tenha faltado um pouco de planejamento ou acerto da decisão de montagem (permanência) do time pra 2014, no fim do ano passado. Se o Atlético estive um elenco um pouco mais qualificado estaria brigando pelo título.
    Já o Cruzeiro enfrenta todas as dificuldades esperadas para o 2º turno que sempre é mais difícil e disputado. Mas ainda acredito no Tetra – claro que não está fácil; nunca esteve.

  • luiz ibirité disse:

    o chico e esta reportagem aqui num é interessante
    http://oglobo.globo.com/esportes/associacao-nacional-dos-arbitros-ameaca-parar-brasileiro-14061360
    Só que ai vem um domingo de brasileirão, jogo santos2x0goiás e xiii será que realmente a arbitragem não esta “atrapalhando ” o nosso futebol? depois do gol (q não foi marcado) o jogo poderia ter tido um resultado diferente.
    a arbitragem é ruim mesmo e não assume que está mal preparada e deficiente.

  • fernando cabral disse:

    Continuo achando que o levir é fraco apesar do seu caráter incontestável , talvez a sua virtude neste momento seja não está inventando e sim fazendo o arroz com feijão e uma pitada de sorte. Para quem não é atleticano é até um bom jogo de se ver mas pra mim tem sido um jogo de constante susto , os dóis últimos jogos tudo poderia ter acontecido felizmente ganhamos .

  • Marcos disse:

    Se não fosse o mal planejamento do começo do ano e a saída de Ronaldinho o Atlético seria campeão brasileiro com sobras ou disputaria esse título de igual pra igual com o Cruzeiro. Quatro vitórias atleticanas sofridas, bem no padrão Galo de qualidade.
    Tudo indica que o G4 de 2014 será composto pela dupla mineira e pela dupla gaúcha. Corinthians e São Paulo vão forçando barra pra não irem pra Libertadores do ano que vem, e o Fluminense mesmo vencendo o São Paulo não passa muita confiança.
    É a ‘periferia’ do Brasil dominando o futebol brasileiro, para desespero de quem está no ‘centro’!

  • Bruno de Oliveira disse:

    Chico, caso o Levir decida-se por continuar a carreira de treinador espero que ele permaneça no Galo. É o treinador mais lúcido do Brasil atualmente. Tem alguns problemas com as substituições, mas sejamos justos, ele não tem muitas opções. Alguns podem dizer que a culpa é dele porque disse que o Galo não precisava de reforços. Aí está mais uma virtude! Ele não achava que o elenco era bom, mas sabia não não é de bom senso contratar jogadores com salários atrasados. Levir sabe que não há como motivar um elenco nessas condições. Após ser questionado sobre os erros de finalização do jovem atacante Carlos ele disse que é algo normal para um jovem de dezenove anos e que pode ser melhorado com treinamento de fundamentos. Chutes com ambas as pernas. Mostrou que está atento às deficiências do elenco. Tão importante quanto conhecer as qualidades do seu elenco é conhecer suas deficiências e Levir não só conhece as deficiências como lamenta não ter tempo para corrigi-las por conta da sequência de jogos e contusões. Acredito que nem mesmo o líder do campeonato conseguiria ter uma boa sequência com tantos jogadores lesionados. São nada mais que treze jogadores no DM sendo que todos eles, à exceção do zagueiro Emerson, foram titulares em algum momento. Ainda temos o agravante de que devido ao desgaste físico ele não tem treinado o time. Tem dado orientações apenas por meio de vídeos. Ainda acredito que podemos conquistar uma vaga para a Libertadores e ano que vem, certamente, teremos uma campanha bem melhor se o Levir puder treinar esse time desde o início da temporada. Os jovens, principalmente, terão grande aprendizado com esse treinador.

  • J.B.CRUZ disse:

    Mais uma vez um final de semana tranqüilo para os clubes mineiros…
    A saga CRUZEIRENSE rumo ao TETRA, vai se solidificando a cada rodada…
    A caminhada é difícil, com vários obstáculos colocados no caminho da RAPOSA.. Mas, se o título não vier, certamente será por meios escusos; e não pelo belo trabalho apresentado pela competente Diretoria,Equipe técnica e os excelentes jogadores que o MAIOR DAS AMÉRICAS tem…….

  • Pedro Vitor disse:

    Seria muito legal, se terminassemos em segundo lugar geral do Campeonato Brasileiro. Com uma base montada, boas promessas, e elenco maduro, e com discurso de contratações pontuais, como em 2013.

    O Levir é peça fundamental, para 2015. Vale todo esforço para uma renovação!

    Galo deu uma sacudida boa no Brasileiro. Muito em função do Levir Culpi, das decisões em barrar o Ronaldinho, e dar oportunidade aos jovens da equipe junior. Penso que se tivesse feito um bom planejamento, com ele na mudança, de treinador no final de 2013, hoje estaríamos com chances reais de título, e Libertadores poderia ter sido melhor aproveitada!

  • Olá, Chico! O que era apenas alguns jogos de “emoções” do tipo Roberto Carlos se transformou em uma arrancada “punk” do tipo The Clash. http://www.euvistoacamisadogalo.com.br/

  • Paulo disse:

    Parabéns ao Levir que até hoje não conseguiu repetir o time pelo menos duas vezes. O Galo vem vencendo seus jogos com time todo remendado, sem jogadores para forma o banco
    Hoje contra o Vitória foi outra prova
    Isso também a imprensa não fala.

  • Paulo disse:

    Galera,
    é impressionante como essas marias principalmente o técnico azul, choram…Arrumam tantas desculpas quando perdem e empatam. Culpam Arbitragem, Clima, gramado, torcida adversária etc… Qualquer entrada mais dura dos adversários choram…falam que se a arbitragem tivesse dado cartão, expulsasse …a história do jogo seria outra. O caso recente é a tal entrada de jogador do Sport no Henrique. Mas elas não reclamam e não tocam na questão quando usam da deslealdade como fizeram com o Galo, Egídio deu uma cotovelada no Luan e acabou tendo duas costelas fraturada.
    Isso ninguém fala.
    Pimenta nos olhos dos outros é refresco!!!

  • Ednei disse:

    Galo insistir em Jô e André é perder tempo. Melhor colocar entrar com alguém da base mesmo. Carlos ou Dodô são melhores opções.

  • Márcio Luiz disse:

    Pois é, Chico!

    E os pseudo-atleticanos que passavam por aqui só pra dizer que com o Levir o Galo só iria brigar pra não cair, sumiram; despareceram; escafederam-se.

    Chegaram a sugerir Doriva e Ney Fraco em vez do Levir.

    Quá quá quá.

  • luiz ibirité disse:

    chico to torcendo muito, mas muito mesmo pelo vice campeonato do galo kkkk.

  • Frederico Dantas disse:

    Acho que o campeonato está longe de estar definido. O Inter deve reduzir a vantagem celeste para 6 pontos faltando ainda longas 13 rodadas.

    A próxima é crucial com o confronto direto. Se o Inter bate o Cruzeiro o campeonato estará abertissimo.

    Por outro lado, se a Raposa fizer o tem que feito em quase todos os seus jogos no Mineirão….

    P.S.: Se o jogo for mesmo no Mineirão.

  • joé disse:

    O André não foi um jogador a menos, foi a mais…para o adversário…inclusive em uma jogado do Galo ele tirou a bola que ia entrar. É preciso abrir os olhos com jogadores como ele e o Jô, que jogam duplamente mal: uma vez perdendo gols, outras entregando contra-ataques ou atrapalhando jogadas do time.