Blog do Chico Maia

Acompanhe o Chico

Dinheiro é fundamental, mas não é tudo!

A importância de um bom começo em campeonato por pontos corridos ficou bem caracterizada na rodada passada. O Atlético, que nem tão bem foi no primeiro turno, se manteve entre os quatro primeiros, mesmo perdendo de 3 a 1 para um dos piores da disputa, o Criciúma. O número de vitórias é o mesmo do Grêmio, o 5º, mas o Galo tem um gol a mais de saldo. Imagine o Cruzeiro com nove pontos de frente, depois da ótima atuação contra o Internacional, o segundo colocado. E nada justifica a idéia de alguns de alterar a fórmula de disputa, voltando aos injustos “mata-mata”.

A imprensa nacional anda assustada com o poderio de mineiros e gaúchos por dois anos consecutivos, mesmo com as fortunas a mais arrecadadas em publicidade e direitos de TV por cariocas e paulistas. A explicação é simples e foi dada numa frase do Alexandre Kalil, quando assumiu o Atlético, quebrado, em fins de 2008: “em qualquer clube grande, se o presidente não roubar e não deixar roubar, o dinheiro sobra”.

SPOK

Também vale lembrar outra explicação do Kalil, quando todos da imprensa falávamos que o futebol brasileiro estava prestes a repetir uma “espanholização” com o predomínio dos clubes mais endinheirados como Barcelona e Real Madri, depois da nova divisão de cotas dos direitos de transmissão pela TV em nosso país.

Dizia Kalil: “Essa turma do Rio e de São Paulo é tão complicada que não saberá utilizar a fortuna a mais que recebe em relação a nós”. Importante lembrar que nessa mesma toada, Gilvan de Pinho Tavares acabou com a conversa fiada de que o Cruzeiro tinha que vender um jogador por ano para sobreviver. Papo do Zezé Perrela.


» Comentar

Comentários:
34
  • Clayton B. Coelho disse:

    Valeu Vinicius Campos !

    Bem lembrado. Em 2012 seu time deixou escapar o título justamente por perder ponto bobo pra time que não chegaria a lugar nenhum. Coisa que o Cruzeiro não vem fazendo.

    Abraços

  • Vinicius Campos disse:

    Grande Clayton.

    Camarada realmente ainda falta algumas rodadas mas se tem uma coisa que su time não faz e acho que isto é uma grande mérito do Marcelo de Oliveira, é cochilar, vacilar, ou se acomodar. É impressionante como o Marcelo tem o grupo na mão. Resultado de bom trabalho. Nós tivemos o nosso bom momento mas que poderia ter sido muito mais aproveitado. Por exemplo o BR2012. Era do Galo, não tinha como não ser, mas o próprio Cuca que é um grande técnico sim, mas pecava nas palavras quando dizia que uma hora o time vai cair de rendimento. Tanto disse que o time se acomodou na reta final e perdemos o Br12 para o fruminense.

    Até hoje lamento muito este título perdido pois o perdemos não para grandes times para para, ponte preta, bahia, nautico, portuguesa, flamengo que estava uma baba, goias, atlético goianiense e por aí vai. Contra todos estes times o Galo perdeu vários pontos e foi aí que perdemos o campeonato e não no apito como muitos acham. Paciência. Vida que segue.

    No mais além da qualidade do seu time meu camarada o psicológico está muito bem. O objetivo está sendo levado a risca. Resultado de bom trabalho.

    Grande abraço e se cuida.

    Saudações Atleticanas.

  • Tércio Oliveira disse:

    Sou atleticano e concordo com você Rick. Apenas uma ressalva, não sei se do lado azul terão tantos lucros assim não, afinal, os gestores tem cada mágica e os lucros somem dentro da “cartola”. Hoje em dia tá difícil acreditar nos homens públicos!

  • Rick Cardoso disse:

    Pelo visto ninguém aqui procurou saber mais sobre o balanço dos clubes. DINHEIRO É, SIM, fundamental! Não se enganem, não se iludam!!! Vcs podem não acreditar, mas aquele “Socooorro Dilma” que pegou muita gente desprevenida, a mim, não surpreendeu em NADA !!!

    http://esportes.terra.com.br/futebol/libertadores/para-decidir-libertadores-kalil-elevou-divida-atleticana-em-r-150-milhoes,0583bf4ab1bef310VgnVCM20000099cceb0aRCRD.html
    .
    Digo mais, ambos os clubes fecharam 2O13 com déficit, e esse camp. BR14 para o Cruzeiro será não apenas uma conquista histórica marcante (por ser um Bicampeonato INÉDITO para os mineiros), mas tbm um alívio financeiro por causa da boa premiação (algo em torno de 1O milhões), além do ganho maciço de mídia comercial e espontânea que valorizam demais a marca do clube, o que já se refletiu na renegociação dos contratos de patrocínio Master e da fornecedora de material esportivo.
    .
    Repito, não se iludam, não se enganem ! Dinheiro não cai da árvore !!! Quem bota ingresso a 1O reais (mas com média pagante de 12.OOO) e banca salários europeus aos seus jogadores, está abarrotando os armários com esqueletos.

    Pois podem esperar até o final da próxima temporada … novas “surpresas” virão!

  • Alencar Coelho, boa noite! Porque se doeu tanto? Não estou defendendo o Kalil, apenas reconhecendo o que ele fez e ainda fará, meu caro!
    – O que os vários presidentes de seu clube realizaram, além de fazer o deca-campeão passar vexame nacional, sendo subtraído 06 pontos de sua até então belíssima campanha na atual série B? e como vc sabe de minha “mala” e de meu “montar barraco”?

  • Thiago disse:

    Marcao a Filo mandou um recado pra vc. O coitado. Ispia só esse coitado…
    Kkkkkkkkkkkkk

  • Alencar Coelho disse:

    Cara mala esse tal Marcão de Varginha… Fazendo média pra caramba com o presidente Alexandre “Kaiu”…… Monta um barraco e mora com ele…

    Coelho sempre!!!!!!

  • O Inter provou que infelizmente ainda não tem time pra ganhar do cruzeiro: por enquanto só o genuinamente mineiro deu duas cipoadas em seu cliente preferencial!
    – Galo, o eterno algoz dos celestes: isto é fato!

  • Claytinho ( Nova Vista/BH ) disse:

    Combinado Alisson Sol !

    Dia 15/10 eu tenho uma consulta decisiva com a Cardiologista, onde vou apresentar os exames finais que acabei de fazer e terei a “sentença” da minha real condição de saúde. E se vou poder a jogar ( enganar… rs ) com o meu futebol lá no clube… rs

    Abraços

  • Fausto disse:

    Bom tentei argumentar como se estivesse lidando com pessoas inteligentes, como a arrogância e a soberba anda juntos com o lado Fresco da Lagoa, melhor deixar pra lá.

  • Alisson Sol disse:

    Clayton,

    Meu irmão citou. Vejamos se nos encontramos no clube do Cruzeiro, pois eu só chego depois do Brasileiro acabar. Vai cuidando da saúde!

  • Claytinho ( Nova Vista/BH ) disse:

    Caro Vinicius Campos,

    Como Cruzeirense, te agradeço pelas palavras. No entanto, ainda falta muita coisa. Qualquer vacilo, qualquer cochilo, podem representar a perda de um Campeonato praticamente garantido.

    Daqui umas nove ou dez rodadas talvez já dê pra sentenciar o Cruzeiro como Campeão, mas por enquanto ainda é cedo.

    Abraços

  • Claytinho ( Nova Vista/BH ) disse:

    Caro Alisson Sol,

    Bem observado. O Abel entrou com três volantes, mais preocupado em não perder. Não encarou como a grande decisão que poderia ser pra eles. Deu no que deu e bom pro Cruzeiro mesmo.

    Aproveitando… Seu irmão te falou que encontrou comigo no Mineirão já tem um tempinho ?? Estava eu lá na parte dos bares, aí ele me parou e falou: “Vc é o Clayton lá do Blog do Chico Maia ?? Eu sou irmão do Alisson Sol”. Conversamos um pouco e nos despedimos. Depois mande um abraço pra ele.

    Abraços

  • Ednei disse:

    Acho precipitada esta análise de que o dinheiro não influi no resultado. Este ano ainda não conta. O Corinthians ainda não recebe a diferença gritante da cota de TV em relação aos times de minas, isso será em 2016 e 2017. O Corinthians só começou a jogar no seu estádio mesmo depois da Copa. Além disso o time tem sofrido pela insistência da base campeã do mundo em 2012. Em breve, montando novo time, com bala na agulha pra contratar, arrecadando mais de TV e muito de bilheteria será outra conversa.

    Há sim méritos nos times de Minas mas a situação ainda não está plenamente estabelecida.

  • Thales Rosa disse:

    Pelo visto entao voltaram a roubar do atletico, pois não tem sobrado dinheiro nem para pagar os salarios…

    Ou entao essa é a prova que o atletico-mg é apenas um clube medio e nao grande….

    Das duas uma…

  • julio disse:

    JA VI QUE ANO QUE VEM VAI TER MUITA VIUVA DO KALLIL
    ACREDITAN EM TUDO QUE ELE FALA DEPOIS PASSAM VERGONHA
    APENAS 5% DO QUE ELE FALA E VERDADE O RESTO E JOGAR PRA TORCIDA, ENQUANTO ISSO O “VELHO GAGA” COMO OS ATLETICANOS GOSTA DE CHAMALO SO FICA NA MIUDINHA E SO FALA QUANDO ALGUEM MEXE COM ELE,COMO FEZ COM O PRESIDENTE DO SAO PAULO
    PRESIDENTE DE CLUBE TEM QUE CUIDAR DO CLUBE E NAO FICAR APARECENDO TODA HORA PRA FALAR ASNEIRA

  • Fausto disse:

    Julio,

    engano seu, a primeira coisa que o Kalil fez, foi eliminar a divida trabalhista, o que não é facil, teve coragem para trazer o R10( jogada de alto risco) que na época, confesso fui contrario, o Galo ganhou projeção mundial, uma libertadores e uma RECOPA de quebra, esta equacionando a divida fiscal, apesar das noticias recentes, e já esta em andamento o projeto de um estadio proprio.

    Portanto meu caro, apesar de concordar que ele não acertou em todas, mas o saldo é muito positivo.

    Acredito que o futebol mineiro tem tudo para ser linha de frente do futebol brasileiro daqui em diante…..

  • OIveira disse:

    Não fez em toda a vida dele de Atlético.

  • julio disse:

    sera que o victor achou as borboletas que ele
    estava procurando? acho que nao rsrs

  • Alisson Sol disse:

    Clayton,

    Análise corretíssima.

    Só faltou completar que, melhor que o Marcelo Oliveira, também está difícil encontrar. Veja, por exemplo, o Internacional. Era jogo para o Abel ir para cima, e levar de 5×1 ou ao menos empatar. Se o Inter empatasse, creio que até virava, pois o momento do jogo seria todo dele. Mas, se você puder rever a partida, notará que o Inter faz o primeiro gol e fica no “a qualquer momento resolvemos” (que é o mesmo problema que o Cruzeiro tem jogos decisivos). Enfim: era jogo de “mata-mata” para o Internacional, e se comportaram como apenas mais um jogo de campeonato. Bom para o Cruzeiro pois creio que ali, entregaram o campeonato.

    Agora, é só tomar cuidado para não desconcentrar. Como sempre, o futebol de SP vence uma ou outra partida, e as crônicas sobre a “Reação Paulista” começam! Só não é pior que o Rio de Janeiro, onde qualquer vitória do Flamengo já reativa a “Volta a Tóquio” (não sei para quê?!)

  • Vinicius Campos disse:

    A todos os amigos cruzeirenses do blog, meus parabéns pelo belo trabalho e competência.

    Não existe a menor possibilidade do cruzeiro não ser campeão novamente. O Audisio resumiu muito bem toda a situação.

    Parabéns a todos os cruzeirenses.

  • Esqueci de constar que pelo que estamos sabendo aqui no interior, ao passar as chaves para seu futuro sucessor, provavelmente Daniel Nepomuceno, Kalil poderá deixar encaminhado a construção do estádio do Galo… o que tem de gente com dor de cotovelo por isso é brincadeira, viu… mas dou razão à essa minoria: é para ter medo mesmo!

    – Não comentarei nada com relação ao pagamento da dívida parcelada com a União, senão teremos internações coletivas celestes em todo estado!

  • Frederico Dantas disse:

    O Audisio bebeu? Rs.

  • Para àqueles (as) supostos torcedores que profetizavam que o Galo jamais seria CAMpeão da Libertadores, o clube proprietário do melhor CT do Brasil deu as cartas: em dois anos levantou dois CAMpeonatos sulamericanos: Libertadores e Recopa, isso é mais que fato! Isso sim que “incomodou” muita gente da segunda torcida das alterosas!

    – Kalil em seu atual mandato “só” construiu o melhor CT do Brasil e de quebra foi CAMpeão da Libertadores e não contente, repetiu a dose com a Recopa!

  • Pedro Vitor disse:

    Que lateralzim de meia tigela este Douglas Santos. Cada jogo que passa ele demonstra mais insegurança. Não Marca, não ataca, não faz um cruzamentos, erra todos os passes, hoje ele é pior jogador do time!

    Volta Emerson Conceição!

    Volta Pedro Botelho!

    Improvisa o Alex Silva, ou coloca o Dátolo na esquerda, se não vamos cair literalmente na tabela de classificação, o lateral do Fluminense, vai nadar de braçada no Douglas!

  • luiz ibirite disse:

    audisio que lucidez, concordo com vc.
    clayton o m.o explicou ao final do jogo q wilian e l.silva eram os mais bem preparados para bater a penalidade pois eles tinhan um indice de aproveitamento muito grande durante esta semana, e acho q o m.o está doidinho para ganhar um titulo de mata-mata pessoalmente e profissionalmente, não para calar os “criticos” mas como uma forma de resposta para aqueles que o acham um treinador “incompleto”.

  • Anderson Palestra disse:

    Pois é Julio, o câncer deixou o Cruzeiro sem dinheiro em caixa e com a renda da TV (RURAL) já recebida. O Gilvan só viu a cor do dinheiro em maio com a cota de TV do Brasileiro. Naquele ano a Globo não adiantou a receita do brasileirão pelo fato dos valores terem ficado elevados, se não fosse isso, o câncer pegava a grana.

    Em maio, com o dinheiro da receita da TV o cruzeiro contratou bons jogadores e , no meu modo de ver, o principal jogador daquele ano, o Tinga. Jogador de grupo, sem vaidade, que cadencia o jogo. Contratamos também o Borges e o Ceará, que apesar de velhos e rodados, trouxeram ao Cruzeiro tranquilidade para terminar o Brasileirão sem o susto do ano de 2011.

    Tenho por mim que o Gilvan é um funcionário público aposentado, que ganha ótimos vencimentos, sem contudo ser rico. Ele não almeja desfilar em camarote BRAHMA na sapucaí, nem frequentar boates na zona sul achando que é um rapazinho e “chegando” na própria filha. Não quer ter helipóptero e nem limusine. Acredito que o objetivo dele é colocar seu nome na história do clube, já tendo feito isso.

    Não é arrogância da minha parte, mas o Cruzeiro, na administração Gilvan, ou seja, pelos próximos 3 anos, tem tudo para ter muitos títulos. Depois eu não sei, já que notícias dão conta que o câncer pode voltar, principalmente que o filhinho não conseguiu se eleger e estará no fim de mandato que não conseguirá se eleger (Maldita herança do Itamar, tomara que esteja sapateando no inferno).

  • julio disse:

    eu lembro quando gilvan pegou o cruzeiro e contratou so jogador medio pra ruin e disse que no ano seguinte as coisas iam melhorar os atleticanos fizeram ate campanha, “gilvan eterno”! mas a verdade e que oque gilvan fez em 2 anos kallil nao fez em todo seu mandato fato

  • audisio disse:

    É importante reconhecer os méritos do cruzeiro. Sou atleticano, mas não sou tapado nem cego! Tenho uma imensidão de amigos cruzeirenses com os quais convivo num excelente ambiente.
    É muito difícil o cruzeiro perder este campeonato! Parabéns para a diretoria que soube montar um time contratou um treinador que finalmente amadureceu para ser vencedor e soube levar sua torcida para um grande estádio e montar um sistema de sócio torcedor que funcionasse. O resultado é o bicampeonato.
    Alexandre Kalil fez um bom trabalho na sua gestão. Começou com excesso de entusiasmo e boas intenções e trouxe Luxemburgo e Dorival Junior, deu uma sorte maravilhosa e o Cuca estava aí dando sopa. Depois do Marrocos, errou profundamente com Paulo Autoriori. Deu o maior título da história do Galo, mas voltou absolutamente à rotina dos antecessores.

  • É o único dirigente mineiro que não tem medo de dizer a verdade, pois, não possui rabo-preso com a CBF e sua Comissão de arbitragem, além do STJD!
    – Às vezes é falastrão, mas esse é o jeito peculiar de “ser Kalil”!

  • Clayton B. Coelho disse:

    O Cruzeiro ganhou do Inter. Abriu nove pontos. Ótimo.
    Porém, é justamente por causa de um jogo como aquele, que eu não acredito no Marcelo Oliveira pra “mata-mata”.
    Em jogo de decisão não se brinca. Quando o William pegou a bola pra bater aquele penalty, era pro técnico intervir e falar: “William, não. Quem vai bater é fulano”. Mas não. Ele ficou na dele. Num momento crucial do jogo.
    É decisão poxa… Não pode brincar, arriscar.
    Aí aconteceu aquela lambança e o fator psicológico virou a favor do Inter.

    E quanto ao dinheiro, realmente, havendo lisura, planejamento e competência, a probabilidade de conquista aumenta muito.

    Ser Campeão Brasileiro nos tempos de hoje, não é fácil. É só pra quem é competente mesmo.

    E se o Cruzeiro conseguir ser por duas vezes seguidas, vai incomodar muita gente… rs

  • Agora imagina se os dirigentes tivessem a capacidade de explorar isto. O futebol mineiro ia dominar o pais.

  • J.B.CRUZ disse:

    Em qualquer atividade humana, tem que se ressaltar, principalmente em esportes coletivos,; o entrosamento,a união; o pagamento em dia e a competência aliada a sorte do corpo diretivo (Presidente,diretores,comissão técnica,técnico,jogadores e torcida)..
    CRUZEIRO SEMPRE !!!.

  • Anderson Palestra disse:

    O Kalil eliminou um monte come e dorme que mamava na sede de Lourdes, merito dele.
    Em compensacao fez muita compra horrorosa. Ganhou de um lado e perdeu de outro (Andre bebezao, p. ex.). A vantagem dele e ter um padrinho rico (BMG).

    A vantagem do Cruzeiro foi ter eliminado o cancer e ter feito o “pessimo negocio” com a Minas Arena, impulsionando o Socio torcedor.

    Ainda e cedo para comemorar, mas para o Cruzeiro faltam somente 9 rodadas.