Blog do Chico Maia

Acompanhe o Chico

A alegria e a dor do futebol em uma única noite

O futebol ainda exerce tanta fascínio mundo afora por causa de situações como a desta noite em Belo Horizonte e Santos: tudo pode acontecer! E ninguém é capaz de antecipar quem será o vitorioso na disputa pela classificação às finais da Copa do Brasil, quando um dos times ou os dois em disputa pode ganhar e não levar. Ou, de repente, a disputa que se aparenta dificílima, quase impossível, se torna fácil em função do ótimo desempenho de um combinando com a má atuação do outro ou a infelicidade de um ou mais jogadores, em um ou mais lances “fatais”.

Gosto de recorrer à memória para pegar exemplos de feitos considerados impossíveis que se tornaram realidade, e também o inverso: o que seriam “favas contadas” se transformou em pesadelo para o favorito. O futebol mundial e o nosso, nacional, doméstico, são fartos disso. É só cutucar a memória que qualquer torcedor vai se lembrar de momentos históricos do seu próprio time.

E a arbitragem? Se for feliz, o resultado será justo; em caso de interferência indevida no placar, terá ajudado alguém a chegar à glória de forma injusta. E, como as leis do futebol são frágeis neste aspecto, grandes injustiças também marcam a história do futebol. Gols de impedimento, bola que entrou mas arbitragem disse que não, e vice versa; gol de mão; uma falta que foi ou que não foi marcada, e por aí vai.

No frigir dos ovos, quando o seu time triunfa você adere ao chavão “o futebol é bom por causa dessa imprevisibilidade mesmo!”. Quando seu time fracassa a frase é outra: “vou parar de acompanhar essa porcaria; só tem fdp…”. Até o jogo seguinte, e vida que segue!

JOGOSFoto: Globo.com

É o que penso de Atlético x Flamengo; Santos x Cruzeiro.

Lamento que os dois jogos sejam no mesmo horário, 22 horas. Bom seria poder assistir às duas partidas, que serão sensacionais em virtude de todos os ingredientes que as movem.


» Comentar

Comentários:
27
  • Thiago disse:

    Quem e perdedor ? Eu ? Os eleitores que votaram na mudança ? Quem não quer mudança escolheu que o outro lado e perdedor? Vá ver sua conta de energia pra ver se não está mais cara. Vá ao supermercado e me diga se não tem inflação sem controle. Aguarde mais alguns dias pra vc ver a gasolina onde vai parar. E vc acha que eu sou mal perdedor?
    Acorda pra cuspi meu irmão! Todos vão sentir o peso da incompetência do atual governo, e aprenda gente boa, o meu candidato não e o Aecio mas eu tenho vergonha na cara e não voto em mensaleiro, em corruptos da petrobras e nenhum assecla que mete a mão no meu bolso!!!

  • Gabriel Gouveia disse:

    Thiago, não votei no PT, mas respeito o voto dos mineiros. Ninguém neste mundo tem a verdade, pra poder julgar os outros. Suas palavras ofensivas são sintomas de um mal perdedor. Arrogância e falta de respeito neste país é lixo!

  • Thiago disse:

    Técnico inexperiente e assim espera as coisa azedarem pra depois mudar. Marcelo Oliveira prova que não sabe nada de mata mata, estratégista de uma jogada só. Receosamente achei que ia dar o que deu. E está em risco tbem o campeonato brasileiro.

  • Thiago disse:

    O Aecio perdeu a eleição em minas porque a maioria dos mineiros são burros e chucros. Pensam de forma arcaica e provinciana, repito, a maioria.
    Sobre os jogos de hoje não estou acreditando no futebol do Cruzeiro. Acho que os dois mineiros não passam pra final mas o atlético tem mais chances que o Cruzeiro. Esse segundo tempo do Cruzeiro está complicando e hoje se não tiver fôlego e organização vai infelizmente, perder a vaga.

  • Alisson Sol, já que vc em sua infinita, rara sabedoria e isenção, àqueles torcedores que são radicalmente contra o time adversário, o que acha de alguns comentários neste tópico que partiram de seus colegas azulinos? Também são adeptos de (sic) “vida vazia”?

    – Sim, além de torcer sempre contra o radicado, ainda sinto nojo… “só” isso! Algo contra?

  • Gabriel Gouveia disse:

    Mudando de pau pra cacete, o ZZ Azul subiu à tribuna e disse esta pérola ao Aécio: “…O senhor perdeu as eleições em Minas, porque os mineiros, principalmente os pobres, votaram na outra candidata…” Arrogância pura!

  • JULIO AVILA disse:

    paulo vc nao sabe nada inocente!
    pq sera q passou o jogo do galo hein?
    simplismente pq era o flamengo so isso e vc me fala de excursionar pela europa e conquistar o primeiro titulo internacional? q titulo e esse?
    campeao do gelo? kkkkkk fica jo andre e CONCEIÇAO
    FLA E CRUZEIRO TEM MAIS PESO E TRADIÇAO
    SO VC Q NAO QUER VER

  • geovany altissimo disse:

    vou ver se minha bola de cristal tá boa, 3×0 pro galo – cruzeiro sai nos penaltis

  • luiz ibirité disse:

    pois eu não to em cima do muro não, quero e estou torcendo muito para uma final mineira, tomara, pois essa final será épica ( já cantei a pedra aqui que o galo vira pro segundo tempo com o placar de 2×0).

  • Paulo disse:

    Julio,
    Galo e flamengo tem muito mais peso do que cruzerin e santos. Galo foi o primeiro clube brasileiro a excursionar pela Europa e conquistar o primeiro título INTERNACIONAL. O fla já foi campeão do Mundo
    Nos jogos de ida porque a Globo passou Fla x Galo?
    Jogo de volta porque a globo vai ´passar Galo x fla?
    Mais alguma dúvida?

  • Pedro Vítor disse:

    Se for analisar o resultado, aí para esta pessoa que vos fala, acredito que 1 a 0, vantagem mínima de gols, não traz uma segurança, é um bom resultado, mas perigoso, porque se o Santos faz no início da partida, a situação se inverte, pois terá apenas 45 minutos para mudar o panorama do jogo.

    Mas acho que o time do Marcelo esta mais pronto, tem um goleiro que faz a diferença nestes momentos decisivos. Não tenho coragem de cravar, porque o Santos já esqueceu o Brasileiro e o foco total na Copa do Brasil, lhe dá um ânimo a mais em relação a desgaste físico.

    Já o resultado do Flamengo, é meio caminho andado. 2 a 0, lhe dá uma segurança, uma margem de erro. Um grande resultado, só não tem funcionado com o Atlético, que vem rebatendo este conceito há dois anos. Mas esta mais pro Flamengo se classificar!

    Acho que o time do Atlético, tem totais condições de reverter este resultado, porque todo mundo sabe que dentro de casa o time joga bola, fora de casa, deve adotar o sistema do W.O!

  • Claytinho ( Nova Vista/BH ) disse:

    Também acho que está totalmente em aberto. Tanto no jogo aqui de BH, quanto no jogo lá de Santos.

    Afirmar mesmo os dois times que farão a final da Copa do Brasil, não passa de “chutômetro”, ou então a expressão daquilo que a pessoa gostaria que fosse.

  • audisio disse:

    Se o Marcos Rocha não virar Avenida Rocha e correr para recuperar sua recomposição depois de atacar e se não achar que é craque e entrar pra valer dividindo com vontade, se acertar pelo menos 10% dos laterais que bate, se acertar pelo menos 20% dos passes e jogar com firmeza, se Douglas Silva acertar pelo menos 3 cruzamentos e marcar de perto seus adversários, se o miolo da zaga não deixar a bola cruzar dentro da pequena área sem fazer nada, se Donizete estiver em forma para correr os 90 minutos, se Dátolo acertar pelo menos 10% dos lances que participar e se o Luan jogar um pouco menos esbaforido com sua garra habitual, se Tardelli não inventar de dar aqueles toques de primeira armando a maioria dos contra ataques dos adversários, se Maicosuel não baixar a cabeça e arriscar de fora da área ter mais auto estima e confiança e se o time arriscar a chutar mais, se Carlos jogar na sua real posição de centro avante e não virar secretário do Douglas Silva na lateral esquerda e se o Levir Culpi tiver a iniciativa de mexer no que realmente estiver necessitando de ser alterado e não esperar burocraticamente até os 30 do segundo tempo para fazer suas alterações, se Levir Culpi não inventar de mexer no que estava dando certo por algo duvidoso por estar com medo do adversário, se a torcida incentivar o time e não se enervar com a cera do Flamengo, se o juiz der os descontos corretos e não puxar a sardinha para o lado da praia, acho que o Atlético tem uma chance!

  • Paulo Afonso disse:

    Hoje à noite veremos mais um capítulo da história alvinegra sendo escrita no Mineirão… Lamentavelmente acho que será um capítulo que já vimos… Não que eu duvide do que este time é capaz de fazer, principalmente amparado pela mais apaixonada de todas as torcidas… Mas é porque eu tenho certeza do que aquele trio (que hoje é um quinteto) que normalmente veste amarelo tradicionalmente faz… Vou torcer como nunca hoje… Apostando inclusive num placar de 3×0 para o Galo… Mas acho pouco provável uma classificação… Me mantenho firme apenas na minha torcida e na minha paixão… Estas permanecerão inabaladas independentemente do resultado, que só será capaz de mudar meu humor…

  • Olá, Chico! Como o futebol ainda consegue fazer de uma quarta-feria um reveillon. Acreditação!!!

  • JULIO AVILA disse:

    coisa feia e torcida do santos e do atletico fazendo baderna na porta dos hoteis de madrugada,isso e coisa de gente sem serviço policia tem que prender esses baderneiros pq ali nao fica somente os jogadores tem tb familias

  • Paulo disse:

    É impressionante como o site superesportes e a “rádio de Minas” gostam de assuntos polêmicos envolvendo o Galo e a massa.
    Só divulgam questões polêmicas, para desestabilizar o time.
    Todas as torcidas fazem isso e ninguém faz nada. A bandidagem jogou latas cheia de cervejas no ônibus do Galo as vistas da PM e ninguém fez nada , não comentou nada.
    Ontem o repórter JVX levou ao seu perograma a coronel Cláudia perguntando a ela se a PM estava pronta para agir contra a galoucura. Meu Deus porque essa perseguição?
    Porque ele jamais levou a PM no programa para saber se ela estava preparada para coibir a violência, as barbáries cometidas pela bandidagem azul durante todo o ano de 2013 e esse ano também quando a bandidagem baleou 4 torcedores atleticanos????????????????????

  • Silvio Torres disse:

    E o Carlos, será que vai entrar em campo hoje? Ou vai viver o resto da vida daquele gol contra o Cruzeiro?

  • ZédoGalo disse:

    O juiz de Galo X Fla já aprontou em várias partidas. Apesar de ser da Fifa (grandes bostas) é vacilão e complica. Tomara que os erros sejam mais a nosso favor. Haja coração. Mas eu acredito, porque não?

  • J.B.CRUZ disse:

    A FINAL da COPA BRASIL DE 1.996,na primeira partida contra o PALMEIRAS no MINEIRÃO, criou-se a expectativa na IMPRENSA e principalmente na TORCIDA de que nós (CRUZEIRO), venceríamos por um placar dilatado, pois a equipe deles (PALMEIRAS), veio a BELO HORIZONTE sem vários titulares, pois CAFÚ,SANDRO,FLÁVIO CONCEIÇÃO e DJALMINHA estavam suspensos; e MÜLLER (depois viria para o CRUZEIRO)já havia desligado do clube..
    Eu tinha consciência de a coisa não seria assim, pois naquele momento o PALMEIRAS tinha a melhor equipe do País e além disso a COPA DO BRASIL era o seu maior objetivo..
    Apesar dos desfalques, eles não perderam o poder de marcação e o empate por 1 x 1 foi encarado como derrota por muita gente e o favoritismo que estava do nosso lado passou para eles..
    Após esta partida a pessoa mais importante para o grupo foi o PRESIDENTE ZEZÉ PERRELLA, pois foi ele quem mais acreditou no título..Em momento algum ele desanimou e em todos os contatos que tinha com a comissão técnica e jogadores, afirmava que o CRUZEIRO seria CAMPEÃO..Ele (ZEZÉ) acabou contagiando o grupo, que se fechou e passou a ter confiança muito grande na conquista do título(BI)..
    Na segunda partida, o time entrou em campo confiante e nem o gol do PALMEIRAS,LUIZÃO logo aos 5 minutos, abalou o CRUZEIRO..A equipe continuava jogando tranqüilamente e chegou ao empate, GOL de ROBERTO GAÚCHO, ainda no primeiro tempo..
    No segundo tempo o CRUZEIRO suportou a pressão deles e o título veio naquele GOL do MARCELO RAMOS, conquistado com méritos indiscutíveis…

    Podemos até palpitar antes do jogo o placar final; mas, sem comprimisso..

    O minuto seguinte pertence ao SENHOR JESUS !!..

    VAMOS AGUARDAR !!!…

  • Thales Rosa disse:

    Maravilha! O Joinville subiu para a serie A, como fica a 150 km de Curitiba em pista duplicada é mais um joguinho do Melhor time do Brasil para assistir ano que vem!!

    Hoje o Cruzeiro se classifica para sua 6° final da copa do Brasil, enquanto outros times que se dizem grandes nunca chegaram a uma final sequer….

  • Pedro Vítor disse:

    Já que não posso ver as duas, vou ver apenas o tradicional, o monumental, o sensacional, inconfundível, o que contesta o óbvio, que duvida das dificuldades alheia, que é devoto a milagreiro, que tem uma sitonia incontestavel com sua fiel torcida, que move sentimentos, que carrega no peito e na alma, o drama, a alegria e a tristeza, não é milagre é Atlético Mineiro!

    Como diz o Fred Melo Paiva, eu acredito no Milagre dos Milagres!

  • Chico, Bom Dia!
    ABSOLUTAMENTE imprevisível os resultados desta noite. Tudo pode acontecer. Meu Cruzeirão dependerá do rodízio dos vacilões (domingo último foi a vez do esforçado Léo cumprir o seu papel – ou seria PAPELÃO). Se jogarmos com aplicação e seriedade – PRINCIPALMENTE NOS ÚLTIMOS CINCO MINUTOS!!! – temos condições de irmos para a final. Bem que Marcelo Oliveira poderia criar por conta próprio um tempo técnico aos 42 min. do segundo tempo para pôr o dedo dos jogadores numa tomada 220 volts e deixarem-nos ligados. Devemos ter levados gols numa cinco partidas neste ano, sempre nesse período final do jogo. Não me atrevo a ariscar um palpite, pois os times estão muito iguais; vai depender de quem estiver numa noite melhor E VACILAR MENOS. Dedé, Léo, Egídio, Milton, Lucas e demais homens do meio, por favor, dêem um bicão na bola e põe ela lá na praia. É feio não. Feio é perder por bobeira. Que Minas esteja na final (de coração).

  • Fernando disse:

    A verdade, a felicidade e o conhecimento passam por duas dimensões:

    1º) Aquela em que examino o mundo a partir de minhas impressões e;
    2º) Aquela que considera os outros para um constante aperfeiçoamento de suas elaborações.

    É importante conhecer aquilo que vejo tanto quanto é importante reconhecer que outros fazem o mesmo e não necessariamente alcançam a mesma concepção. Disto resulta também a promoção da tolerância, uma vez que a pluralidade emerge deste entendimento.

    Nesses tempos onde algumas pessoas de arvoram a gritar por regimes ditatoriais. Ahhhh, se essas pessoas conhecessem Bertrand Russel…

    https://www.youtube.com/watch?v=IJcqP9fGBSk

    Tolerância, meus caros, tolerância…quer seja no futebol, quer seja na política.

    Gritar por ditadura em uma democracia é fácil, quero ver fazerem o contrário…

  • Dudu GALOMAIO BH disse:

    Flamengo e cruzeiro em vantagem… tomara que a coisa desande pra eles. 8)

  • JULIO AVILA disse:

    se o peso da camisa manter td dentro da normalidade
    hj passam cruzeiro x fla mas CB sempre tem zebras mas acho que essa noite nao vai ter