Blog do Chico Maia

Acompanhe o Chico

A falta que Alexandre Matos fará e não fará ao Cruzeiro

Num primeiro momento a saída de Alexandre Matos não provoca nenhum estrago no Cruzeiro, já que o time está montado, o treinador de contrato renovado e poucas aquisições precisam ser feitas para a próxima temporada. O grande mérito dele, junto com o Marcelo Oliveira, na montagem deste grupo vencedor é que os dois conheciam jogadores de grande potencial que jogavam em clubes das prateleiras do meio e de baixo e nas categorias de base de vários, o próprio Cruzeiro inclusive; que poderiam dar certo na Toca da Raposa.

AM

Antes de ganhar a oportunidade de ouro no mundo azul, Alexandre trabalhou até então no América, e conhecia como a palma da mão a segunda divisão nacional, os clubes do interior do estado e a base, assim como o Marcelo. Era onde o América buscava e busca jogadores em função do pouco dinheiro para investir, ao contrário dos maiores clubes do país.

Marcelo foi técnico das categorias de base a vida toda, com períodos rápidos como “tapa-buraco” do profissional do Atlético. Ganhou a sua grande chance por parte do Ney Franco, como auxiliar dele no Coritiba, e o substituiu quando este saiu para comandar a base da CBF. Competentes que são, o diretor de futebol e o treinador souberam usar o respaldo que tiveram do presidente Gilvan de Pinheiro Tavares, que enfrentou pesadas críticas e advertências por arriscar tanto com dois supostos inexperientes.

Chegaram onde quase ninguém acreditava e o grupo que montaram deverá continuar dando bons resultados pois a única perda importante é o próprio Matos, que entretanto, não joga futebol, e em curto e médio prazos, sua ausência não pesará. Além do mais, o Cruzeiro tem lá dentro nomes à altura para substituí-lo. Sem falar na estrutura administrativa remontada por Benito Masci em meados dos anos 1980, que teve sequência e evolução com os irmãos dele, César e Salvador, e depois Zezé e Alvimar Perrela. O Dr. Gilvan acompanhou tudo de perto e participou diretamente de quase todas as gestões do Cruzeiro, começando com Felício Brandi. Ele tem 53 anos de clube; é inteligente, honesto e dedicado em tempo integral. Por isso está se dando tão bem na presidência.

Continua imune a pressões, principalmente no que se refere a abrir os cofres do Cruzeiro.


» Comentar

Comentários:
42
  • alex dias disse:

    Acho que ele tem créditos sim no Cruzeiro mas não fara falta para os torcedores celestes pois o que faz falta mesmo pra torcida é jogador que vira ídolo no clube.

    Perguntem para a maioria dos torcedores quem foi o diretor de futebol do Cruzeiro em 2003 ? Poucos saberão, mas isso é normal, claro.

  • marcelo nascimento disse:

    Entrando agora no debate…..
    Sou Atleticano mas vou dar pitaco nesse assunto. Me soou uma furada a forma com que o Gilvan conduziu essa negociação. Colocar um diretor em atividade dupla, mesmo que por um mês (cruzeiro e palmeiras) é um erro primário.
    Óbvio que se ele tiver coisa boa na manga irá jogar pro lado de lá.

  • Alisson Sol disse:

    Luiz Ibirité,

    Este negócio de que queria montar time para vencer e o presidente não concordou é difícil de acreditar. E para 2014? Este ex-Diretor de Futebol montou um time para “não conquistar a Libertadores e o Mundial de Clubes“?

    O que fica mais aceitável, entre tantas notícias de tantas fontes que a gente não sabe muito como conferir é o seguinte: ele pediu um aumento salarial. Queria se comparar ao diretor de futebol do Atlético-MG, que já foi também diretor de futebol do Cruzeiro. Só que, convenhamos, o hoje diretor de futebol do Atlético-MG levou o Cruzeiro a uma final de Libertadores, venceu a Copa do Brasil, e depois foi para o Atlético-MG, e lá venceu a Copa do Brasil e a Libertadores. Sem falar que, a não ser quando muito instigado, trabalha calado!

    Enquanto isto, o mais recente ex-Diretor de Futebol do Cruzeiro parece se esquecer que o América-MG foi rebaixado na administração dele!
    Se ele quer o mesmo salário do Diretor de Futebol do Atlético-MG, a solução é simples: dê os mesmos resultados. Fosse o presidente, diria a ele: “_No dia em que chegarmos à final da Libertadores, seu salário aumenta automaticamente. Nem precisa ganhar“. Mas tem de ser realista: dizer que “para chegar lá temos de contratar o time da Alemanha” é fácil…

  • AlexSouza disse:

    Foi-se. Cumpriu o contrato e foi bem pago por isso. Quando Maluf saiu houve semelhante falatório; idem quando saiu Felício Brandi, quando se desfez o time histórico em 1977; quando se encerrou a parceria com a Hicks; quando se encerrou a gestão Perrela/Alvimar. O Cruzeiro vai continuou sua trajetória. Aquela situação do empréstimo de Willian, na venda de Diego Souza a Metalist, deu a Mattos muita projeção, contudo não se pode esquecer de bobagens como: Neilton, JBatista, Marlone, Samúdio, Rodrigo Souza…
    As saídas de atletas e dirigentes profissionais de clubes (e em todas as áreas da vida) acontecem, na maioria das vez, pelo desejo legítimo de ganhar mais. Como isso não pode ser falado abertamente são alegadas crises, desgastes, divisão, desejo de autonomia, sonho antigo e outras estórias…

  • ROBSON RODRIGUES DE SOUZA disse:

    Caro Chico,
    que falta faz profissionais nesta area fazem, ja que quem indica jogadores é o treinador e a palavra final e do presidente? me parece até que estes diretores servem apenas de escudo para p presidente??? dizer que um diretor é quem montou o elenco????

  • J.B.CRUZ disse:

    Rei morto; Rei posto…É ele que não quer ficar…
    WALDIR BARBOSA, tem 18 anos de CRUZEIRO; sabe tudo do clube e é atual Gerente de Futebol…Chance para ele…

  • luiz ibirité disse:

    Pessoas ligadas ao alto comando do clube contam que, enquanto o diretor de futebol planejava montar um grande time para 2015, com chance de conquistar a Taça Libertadores e o Mundial de Clubes, o presidente queria enxugar a folha salarial, dar mais espaço aos jogadores da base, como Judivan e Hugo Ragelli, e assim evitar qualquer tipo de crise financeira. Dessa forma, visando o crescimento profissional, Mattos vai buscar novos mercados fora do Cruzeiro e. ao que tudo indica, isso deve ocorrer no Palmeiras, principal interessado no dirigente. Por outro lado, Gilvan tenta esconder a decepção com a perda do principal executivo da gestão justamente no início de um novo mandato de três anos na presidência.
    Fui ate o g1 para conferir a reportagem, se o teor que esta aqui em cima for veridico to com o presidente, acho q ja é um passo muito importante.

  • luiz ibirité disse:

    li uma reportagem hoje no superesportes sobre as contrataçoes q o ex-diretor alexandre matos fez no inicio la em 2012, ufa q loucura, rafael donato, souza, emerson, alex silva, + alguns outros, vixe, no começo foi terrivel terrivel, agora q siga seu caminho + nesse angu tem caroço.

  • João Reis disse:

    Puxa vida! O cara vai embora sem pagar o que nos deve…Ele disse, quanta feira tem mais,vamos pagar aquela dívida,podem esperar! Esperar o quê? O treme treme saiu pelas portas do fundo, sem pagar ninguém.E olha que o galo fez 4 empréstimos a juros medianos. 1 a 0… 3 a 2…2 a 0… 1 a 0…nessas horas ninguém viu,não tava lá, não tem nada assinado…assim como em 1927 no fatídico 9 a 2.

  • Thiago disse:

    Vai fazer mais falta que Marcelo Oliveira. Vcs vão ver voltar à época de contratações de medíocres.

  • J.B.CRUZ disse:

    VALDIR BARBOSA,,,,é o nome….

  • Alex Fernandes disse:

    …Júlio Ávila, foi esse aí mesmo é quem deu chapéu no Kalil…era o Goulart ou o pobrezinho e perna de pau do Tardelli…mas nós não contávamos com a astúcia do Dr. e do Atrupelááá´e perdemos o “cracaço” Goulart e ficamos com o medíocre Tardelinho….essa dupla azulina magou muito a gente….o Mattos então quando disse que iria cobrar uma dívida da gente eu até fiquei preocupado….kkkkk…..o que um cara perde por não ficar calado….Ávila , vc é um poeta….

  • Alisson Sol disse:

    Sem comentários, exceto meus parabéns ao Gilvan por se livrar de mais um sujeito sem qualquer identificação com o clube.

    Para quem quiser ver exemplos de gente realmente fazendo algo de bom para o Brasil, e para o mundo, assista a palestra de uma das fundadoras da organização Meu Rio no TED Global: link

    Há pessoas sérias no Brasil, tentando mudar o processo político em que se delega poder a cada 4 anos para gente que vai passar 3 anos espalhando benefícios no maior nepotismo, e o último ano inaugurando obras inacabadas. Depois de assistir algo como esta palestra do TED, seus neurônios estarão livres do nome do ex-Diretor de Futebol do Cruzeiro! A estória que ela cita de como conseguiram evitar que se demolisse uma escola para criar estacionamento para a Copa é algo emocionante.

  • André Corrêa disse:

    Eu nunca fui adepto dessas idéias de imprensa atleticana, cruzeirense, etc. Mas eu gostaria de entender por que a imprensa mineira não dá nenhuma notícia ruim sobre o Cruzeiro.

    A saída de Alexandre Mattos já estava sendo noticiada no Rio e em São Paulo desde segunda-feira; será que era só aqui que ninguém sabia? ou será que sabiam e não podiam falar, assim como ninguém fica sabendo dos salários que o Cruzeiro está devendo aos seus jogadores que estão fora do elenco ou em outros clubes?

    E as inúmeras ações trabalhistas que o clube está sofrendo e perdendo? Ninguém fala, mas quando é o Atlético que sofre nas mãos dos imparciais juízes de direito do nosso Brasil, aí dá manchete até na Gazeta da Pedreira!

    É bem difícil de entender isso.

  • Paulo Afonso disse:

    Como eu havia dito, se ele recebesse uma proposta de lá, iria na mesma hora… Seria a oportunidade de sair de trainee para profissional… Agora ele vai sofrer as cobranças do cargo que ele ocupará, terá responsabilidades e precisará apresentar resultado… Além disto, passará a assumir o papel principal e não mais de coadjuvante… O Cruzeiro agora poderá ir atrás do Alexandre Faria, Dimas Fonseca ou até mesmo do Eduardo Maluf… Não vejo ganhos nem perdas, apenas uma movimentação natural de mercado…

  • Raws disse:

    Saindo do tema, a presidente(a) chorou…
    Então nem tudo está perdido. Existe sentimentos naquele corpo que ocupa um espaço que nunca deveria ser seu.
    Existe sentimentos se não for fingimento, com relação ao sofrimento das vítimas e seus parentes.
    Desculpe-me presidente(a), Não acredito! Suas ações, as de seus pares e de seu partido, não demonstram sensibilidade alguma. Os parentes das vítimas sofrem, com toda razão por um período negro de nossa história, porém milhões sofrem no dia a dia, por um período vermelho que teima por vossa ação ou nossa omissão, em não se acabar.
    Guarde suas lagrimas(de crocodilo) para o futuro, pois acredito que se houver justiça, mesmo que divina, precisará delas.
    Só o futuro mostrará, quão maléfico para esse país e para seus filhos uma escolha equivocada.

  • Pablo de Souza Rezende disse:

    Prezado Chico Maia,

    Boa Tarde,

    Hoje, agora, neste momento estive dando uma lida na sua página, observei que alguns dos internautas, perguntaram sobre o ex- repórter policial Pedro Luiz Carrapeta. No passado ainda quando eu era pequeno, todos diziam ele ser meu avô materno, pai da minha, fruto de caso extra conjugal. Até mesmo, me recordo que ainda quando criança havia ido até a casa de meus avós paternos no pretexto de me conhecer, na verdade foi na busca de um empréstimo financeiro com meu avô paterno, depois nunca mais o vi.
    Lendo a coluna, do Jornalista Eduardo Campos, ficou esclarecido que o mesmo havia falecido, na dependencia do alcoóll, sem ainda terém confirmado seu falecimento.

    Atenciosamente

    – Belo Horizonte

  • Pedro Vítor disse:

    Mas dizem que houve um desgaste entre o Gilvan e o Matos. Isso Gilvan deixa o Matos ir embora, porque credita o sucesso do clube ao seu comando apenas.

    Isso será comprovado no ano que vem!

    Quanto ao Matos, esta certíssimo, ganhava 80 mil, vai receber 120 mil, e vai ter um clube grande assim como o Pirangi, porém com um estádio novo. Diferentemente de quando chegou vindo do América, desconfiado, agora esta com a bola toda!

  • Silvio Torres disse:

    Pois é, Chico, se faltava alguma prova da parcialidade, da torcida descarada, da falta de profissionalismo quando se trata de paixão clubística da “imprensa” mineira, esse caso é a tampa do caixão. Foi preciso o G1 entrar na história e contar a verdade sobre a saída do Mattos. Vergonha! Enquanto as manchetes negativas contra o galo correm soltas durante 365 dias do ano, qualquer fato que não seja favorável ao Cruzeiro é devidamente omitido, mascarado, ignorado. Prá não ir muito longe. Enquanto a saída do Tardelli vira mais uma “crise” nos nossos veículos e comentaristas, a saída do Lucas Silva é noticiada como um fato sensacional!!?? É espetacular, segundo nossa imprensinha, o Cruzeiro ficar mais fraco porque o cara tá indo pro Real Madrid???!!!

  • Célio Batista disse:

    É praticamente impossível o Palmeiras fazer um time pior que este o ano que vem. Com o dinheiro disponível para contração, e com a possível contratação do Mano, ele tem tudo para se consagrar em S. Paulo, e ganhando muito dinheiro. O Cruzeiro começa o ano já perdendo.

  • Márcio Luiz disse:

    Esse gênio todo aí concorre com o R. Goulart no quesito “frase do ano”:

    “Nós vamo atropelá…” X “Quarta-feira tem mais…”

    E… ops! hoje é quarta-feira.

    Será que hoje tem?

  • Marcos José disse:

    Coitado…não ficará nem 1 ano no Palmeiras…kkkkkkkk

    O “Parmeiras” é igualzinho ao América….um monte de sócio, cismados a empresários de jogadores e que querem, a todo custo, ganhar algum din-din empurrando jogadores pernas-de-paus no time.

    A turma do amendoim, como é conhecida essa parte dos sócios do clube não dará sossego ao Alexandre Matos. Eles sempre será um estranho no ninho.

    O José Carlos Brunoro, que é paulista e palmeirense, foi fritado por essa turma de sócios do “Parmeiras”….coitado do Alexandre, será frito em óleo quente. A imprensa paulista debochará até do sotaque dele.

    Anotem aí…ano que vem ele estará de volta, com o rabinho entre as pernas.

  • Anderson Palestra disse:

    Acho esse cargo muito supervalorizado. É claro que o sujeito não pode ser idiota como o Dimas Fonseca. O gerente de futebol tem que saber negociar valores e tempo de contrato para que não ocorra casos como Farias, Charles, Bebezão, Emerson (Zé Pequeno). O gerente tem que mostrar que no clube ele receberá em dia, e por isso, o salário dele deve ser menor. Que o Cruzeiro paga 100% de salário e não usa subterfúgios como “direito de imagem”, que tem estrutura, que não existe pressão de organizadas como Palmeiras e Corinthians, etc….
    Se o gerente souber fazer isso, ótimo, porque dinheiro para contratar o Cruzeiro tem. Claro que o matos teve toda competência ao pegar o Cruzeiro com o caixa limpo e com dinheiro a receber somente em maio de 2012, e contratar com modéstia no início, mas com voluptuosidade depois.

  • EDUARDO - BH disse:

    “Antes de ganhar a oportunidade de ouro no mundo azul, Alexandre trabalhou até então no América, e conhecia como a palma da mão a segunda divisão nacional, os clubes do interior do estado e a base, assim como o Marcelo. Era onde o América buscava e busca jogadores em função do pouco dinheiro para investir, ao contrário dos maiores clubes do país.

    Marcelo foi técnico das categorias de base a vida toda, com períodos rápidos como “tapa-buraco” do profissional do Atlético.”

    A equipe vencedora do cruzeiro nao foi montada com base nesta experiencia acima mencionada pelo Chico. Foram contrataçoes caras, de jogadores da serie A do BR . As promessas contratadas nao vingaram ou nao foram responsaveis diretamente pelas conquistas

  • Apesar dos comentários com uma paixão enorme tentando desmerecer o trabalho do Alexandre, ele fez um excelente trabalho. Só não sei se no palmeiras tera tranquilidade para trabalhar. Lá a politica fala mais alto.

  • audisio disse:

    Ótimo profissional. Quando a imprensa fala tanto em planejamento e organização tenho minhas dúvidas que ela saiba mesmo do que está comentando. Alexandre é um cara muito dinâmico, adaptou muito bem ao futebol os princípios e as técnicas da administração e sem dúvida nenhuma foi o principal responsável pelo sucesso do cruzeiro! Associando-se à novidade do Novo Mineirão e a mudança da maneira como o Marcelo Oliveira armou a equipe taticamente, aprendeu observando o sucesso do Cuca fizeram o tripé do sucesso. Alexandre aprendeu rápido como o mundo do futebol funciona e sendo muito eficaz, produziu resultados.
    O cruzeiro dá um grande salto para trás. Ninguém é insubstituível, mas às vezes se leva um tempão para encontrar alguém que o faça!
    Aposto se juntarem Borges e Dagoberto dão o salário do Alexandre com sobras…
    De volta ao passado com Waldir Barbosa e Guilherme Mendes. Os adversários que comemorem!

  • Stefano Venuto disse:

    O Matos é um marqueteiro de marca maior, errou e acertou tanto quanto o Maluf, montou um bom time, mas quem indicou os jogadores foi o Marcelo Oliveira, esse sim merece aplausos.
    O Matos não atropelou, podiam contratar o Anselmo Ramon pro seu lugar, esse sim atropela todo mundo.

  • Pedro Vítor disse:

    Todo profissional esta sujeito a deixar seu cargo, por valorização. Não é apenas os jogadores que fazem isso!

    Vai para o Palmeiras. Ele foi bem no América, e repetiu no Pirangi do Sul, a competência. Agora no Palmeiras o desafio é maior!

  • Mauricio Sepultura - Serrano disse:

    O Carlos Alberto Silva, saiu do cru-cru para o palmeiras, e disse que estava trocando um teco teco por um Boing 747.
    O Alexandre Farias está fazendo o mesmo.
    Sinais do tempo.

  • Frederico Dantas disse:

    Pra mim futebol já deu por este ano. Está aberta a “silly season”, como é chamado em outros esportes este período de muitas mentiras e poucas verdades sobre quem vai fazer o quê aonde.

    Concordo com aqueles que, inclusive em outros posts, acham que estão superestimando o trabalho deste diretor. Acho que o presidente do Cruzeiro fez certo quando apostou nele e continua fazendo deixando ele seguir seu caminho fora da Toca.

  • JULIO AVILA disse:

    agora gostaria de saber
    se o kalil gosta + de taça do q de mulher como ele fez esses quarenta anos sem mulher e sem taça

  • Alberto Rolla disse:

    A evolução da indústria automobilística brasileira.

    No ano de 1971 d.C. (não confundir d.C. com a.C., muitos confundem por ser no século passado), quando o atlético sagrou-se campeão brasileiro, a produção da indústria automobilística brasileira estava a todo vapor, vejam:
    – A Volks produzia 3 unidades/mês do seu top de linha, o Fusca,
    – A Ford produzia 2 unidades/mês do Corcel (este carrão fazia a fantástica marca de 0 a 100 em apenas 7 minutos),
    – já a Willians 1 unidade do Gordini/mês, 1 unidade do Vemaget a cada três meses e 1 unidade da Rural Willians a cada 6 meses.
    Como evoluiu a indústria automobilística neste perríodo. Recordar é viver…

  • JULIO AVILA disse:

    esse ai e o msm que chapelou a kalil com o goulart e o gagoberto
    mitos obrigado fez do cruzeiro o maior clube do brasil va em paz e boa sorte, agora a piada do dia atleticano falando em titulos por fax depois de 50 anos na fila

  • Juscelino Pereira disse:

    Quanta hipocrisia, dizer que foi o Matos que contratou este elenco do Cruzin. Se fosse assim, o América estaria na 1ª divisão e recheado de craques em seu elenco. Quem contrata é a cúpula!

  • Rodrigo Assis disse:

    Alexandre Matos, mais um que calado é um poeta.

  • Nivaldo Santos disse:

    Matos se dará bem no Palmeiras, é um time que tem as mesmas características do Cru Cru: são de origens italianas, amigos da cbf e ganham títulos por fax. A diferença é que, há poucos dias o Palmeiras foi declarado campeão do mundo de mil novecentos e la vai borrachinha, portanto, a dívida do Matos com o Cru Cru, ele não terá no “Parmêra”.

  • luiz ibirité disse:

    o chico outro detalhe, se ja se despediu então ja pode ser retirado de todas as negociações, pois pode meter os pes pelas mãos, fazer hagada daquelas e ainda entregar a paçoca pro parmeiras.

  • luiz ibirité disse:

    o cruzeiro perde, mas, nunca vi tanto alvoroço por um dirigente, uns vão outros aparecem, é dificil + logo passa, duro é o jvx dizer q o gilvan so tentou igualar o salario hoje durante a reunião, acho q ele ja tava afim de vazar e no parmeiras com certeza vai rolar + grana.

  • Rafael disse:

    Chico, tem algum caroço nesse angu. Alguma coisa azedou na relação dele com o presidente ou com o técnico ou jogadores.
    Ele pode ter pedido alto pra ficar, tendo em vista o grande aumento que teve o Marcelo Oliveira – aumento de 33% mais prêmio de 1,5 milhão.
    Talvez não tenha gostado desse aumento todo pro técnico e um menor pra ele.
    E Mattos é meio nervosinho, parece não combinar muito com o estilo do Gilvan e nem do Marcelo, que reclama, mas não chega a ser nervoso.

  • Paulo disse:

    Vai embora sem pagar aquela dívida…? Atropelar todos até o Galão? kkkkkkkkkkkkkkkkk

  • thales rosa disse:

    Chico assim espero… Tomara que não faça falta..

    Ruim será somente para o proprio Matos que sai de um time estruturado para ir montar um palmeiras todo esfacelado onde a torcida ameaça jogadores q ninguem quer jogar…

  • Ao dizer que o radicado iria (sic) “atropelar” na Libertadores, ele não contava que uma carreta carregada estava vindo à sua direção, sem freios e na contramão…
    – A famosa quarta-feira dele e do Goulart seria amanhã?
    – É novo, um dia aprende!